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C II: Avançando na linguagem

Curso online de C II: Avançando na linguagem

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  • Crie funções
  • Manipule arrays
  • Entenda ponteiros e endereços de memória
  • Manipule entrada e saída, e escreva em arquivos
  • Boas práticas de programação
  • Crie um jogo de forca completo
  • 8h para conclusão
  • 68 atividades
  • 185 minutos de videos

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Público alvo

Alunos de faculdade ou pessoas que desejam entender mais sobre a linguagem C.

Nível de Dificuldade

Básico

Instrutores

  • Maurício Aniche

    Doutor em engenharia de software pela USP. Um dos idealizadores do Alura e atualmente pesquisador pela Delft University of Technology na Holanda. Pode ser encontrado em clubes de dança de salão.

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Conteúdo Detalhado

  1. O Jogo de Forca

    • Entendendo o próximo desafio
  2. Manipulando Arrays

    • O que são arrays
    • Como declarar arrays
    • Como escrever dentro de arrays
    • Como pegar o conteúdo de uma posição do array
    • Loops dentro de loops.
  3. Números binários

    • Que computadores conseguem representar apenas 0s e 1s na memória
    • Que conseguimos escrever qualquer número com números binários
    • Que podemos criar padrões e regras para escrever números com ponto flutuante, usando números binários
    • Que números hexadecimais também são bastante importantes e utilizados
    • Como funciona o padrão bitmap
  4. Escrevendo as Próprias Funções

    • A escrever funções próprias
    • A fazer uso das funções declaradas
  5. Ponteiros e Endereços de Memória

    • O que são ponteiros
    • Como usar ponteiros em C
    • Que arrays são ponteiros
    • A declarar funções com parâmetros
    • A criar funções com retorno
    • A usar variáveis globais
    • Quando não usar variáveis globais
  6. Entrada e Saída (I/O)

    • A criar e usar header files próprios
    • A manipular entrada e saída
    • A abrir arquivos com fopen
    • A usar modos diferentes de abrir arquivo, como só leitura ou só escrita
    • A ler e escrever, com fscanf e fprintf
    • Que a biblioteca de I/O é grande, e precisamos buscar sempre pelo manual das funções
  7. Finalizando o Jogo

    • A quebrar funções em funções menores
    • A usar constantes para evitar números mágicos repetidos
    • Ifs ternários

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