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Lua parte 1: Crie um jogo de RPG em 2D

Estudando este mês:

e mais 102 alunos(as)

Resumo do curso

  • Aprenda a criar uma heroína e movimentá-la
  • Crie novos elementos como chaves e portas
  • Verifique a colisão entre objetos
  • Entenda como gerar efeitos sonoros
  • Dê vida a inimigos inteligentes que perseguem o jogador
  • Exporte o jogo finalizado em HTML

Público alvo

Qualquer interessado em aprender como desenvolver jogos 2D utilizando Lua

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Última atualização

28/08/2018

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245

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Descubra se esse curso é pra você lendo as primeiras aulas de Lua parte 1: Crie um jogo de RPG em 2D

Instrutores

  • Guilherme co-fundou a Caelum, a Alura e o GUJ. Com mais de 15 anos de experiência no ensino de programação e habilidades digitais, coordena as equipes de produção de cursos na Alura. É tecnólogo com viés matemático e medalhista de ouro em competições nacionais de computação, representando o Brasil nos mundiais. Participante ativo da comunidade open source e de educação em tecnologia, autor de 7 livros da área.

  • Jeferson é desenvolvedor e instrutor com mestrado em Ciência da Computação pela USP. Sua maior experiência é em Java, Android e desenvolvimento de jogos. Participou de várias maratonas de computação da USP e seu paper sobre Renderização interativa de câmeras virtuais ganhou o prêmio do melhor paper no Symposium on Virtual and Augmented Reality 2010 (Natal, RN).

Conteúdo Detalhado

  1. Introdução

    • Criando e movimentando um personagem
    • Trabalhando com um mapa
    • Melhorando o código e Magic Numbers
    • Fazendo colisão para cima
    • Melhorando o código
    • Colisão nas quatro direções
    • Importando os sprites e a nossa heroína
  2. Animação

    • Começando a animar a heroína
    • Animação completa quadro a quadro
    • Refatorando a Animação
  3. Desenhando e lidando com objetos

    • Começando os objetos
    • Capturando as chaves
    • Corrigindo a captura de chave
    • Abrindo portas e contando chaves
    • Bloqueando a passagem em portas fechadas
  4. Efeito Sonoros

    • Aplicando efeitos
  5. Inimigos

    • Criando inimigos e o Game over
    • Mais refatorações
    • Inimigo perseguindo em todas as direções
    • Bloqueando o inimigo
    • O inimigo mais esperto
  6. Finalizando o jogo

    • Tela de título
    • Exportando o jogo para html
    • Conclusão

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nossos alunos e alunas

Experiências de quem já mergulhou com a gente.

Curso fantástico, espetacular. Não conhecia Lua nem TIC 80. O projeto do curso também foi sensacional. Obrigado Alura!!!

Lua parte 1: Crie um jogo de RPG em 2D

Rui Felipe de Oliveira Cardozo

O instrutor Guilherme tem uma excelente didática, descontraída mas que prende a atenção nele, buscando antes de tudo o método dedutivo para solução das tarefas do que simplesmente ensinando códigos para ocasiões que muitas vezes quem inicia em programação (não é o meu caso) não sabe como lhe dar. Facilmente ele tem a "skill" natural para dar aula de qualquer coisa, para qualquer público de qualquer idade que teria sucesso certo. Acredito que esse seja o maior diferencial desse curso. Parabéns!

Lua parte 1: Crie um jogo de RPG em 2D

Thiago de Almeida Simões

Impressionante as técnicas de refatoração do utilizadas pelo Guilherme para a construção do jogo!O único ponto fraco é a linguagem LUA que mais parece um javascript que não é fortemente tipada e orientada a objetos . Por não ser tipada, os erros acontecem apenas em tempo de execução e não em tempo de compilação. E, por não ser orientada a objetos, os objetos do jogador e do inimigo não podem ter uma classe ancestral em comum para compartilhar propriedades e comportamentos. Outro ponto, é que a medida que o código vai crescendo fica confuso e difícil de entender por causa do código "linguição" em um único arquivo.

Lua parte 1: Crie um jogo de RPG em 2D

Marcos Kazimoto

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