Primeiras aulas do curso Windows Forms com C#: eventos do mouse e mais componentes

Windows Forms com C#: eventos do mouse e mais componentes

Interagindo com Mouse - Introdução

Oi, tudo bem? Meu nome é Victorino Vila e esse é o curso de Windows Forms com C# Parte 3. Nesse curso, nós vamos voltar a dar ênfase a menus, só que vamos começar esse treinamento mostrando como é que eu consigo capturar o posicionamento do mouse dentro do formulário, bem como o que eu estou fazendo com o mouse, ou seja, quais são as teclas que eu estou apertando no mouse, em qual posição eu teclei essas teclas. E também vou mostrar como, por exemplo, eu mudo a figura do cursor.

Principalmente quando queremos mostrar para o usuário que alguma coisa está processando. Depois que fizermos alguns exercícios teóricos, teóricos quando eu digo é sem um objetivo prático. Nós vamos fazer esses exemplos dentro do Visual Studio mostrando como funciona, mas em formulários simples. Nós vamos aplicar esse conhecimento lá no nosso aplicativo que viemos desenvolvendo desde o curso C# Parte 1.

Basicamente nós vamos lá onde nós temos as pastas, as abas das "Tab Pages" quando vamos abrindo a aplicação, eu vou criar um menu flutuante sobre aquela pasta quando o usuário der o botão direito do mouse sobre ela, vai conseguir escolher algumas opções. Depois disso nós vamos começar a construir uma aplicação sobre os formulários que nós já fizemos antes de um banco, chamado banco Bytebank.

Nessa aplicação nós vamos começar fazendo o cadastro de clientes e no final do curso eu vou preparar o design do formulário que vai fazer parte do cadastro de clientes do banco Bytebank. E claro, vamos anexar a chamada desse formulário dentro da aplicação que nós já viemos desenvolvendo desde o curso Parte 1. Então é isso que nós vamos cobrir nesse treinamento. Espero que vocês gostem. Um abraço e vamos seguindo em frente. Tchau.

Interagindo com Mouse - Recuperando o ambiente

Para nós começarmos esse treinamento é legal que tenhamos na nossa máquina um projeto com alguns arquivos já carregados dentro do Visual Studio. Então em primeiro lugar, se você não tem o Visual Studio, por favor faça a instalação dele. Caso você não saiba instalar o Visual Studio, no curso Introdução a Windows Forms para C# Parte 1, na primeira aula eu mostro como nós fizemos a instalação do Visual Studio.

Então se você já vem fazendo os cursos de Windows Forms para C# e está em uma máquina diferente, em uma máquina limpa, voltem lá no curso 1, na aula 1 e sigam os passos para fazer instalação do Visual Studio. Com o Visual Studio instalado, se vocês não fizeram o curso Parte 2 e não tem o projeto final do curso Parte 2, o que nós vamos fazer agora é recuperar esse projeto. Então aqui embaixo no link do vídeo ou lá no [MÃO NA MASSA], vai ter um link onde você vai clicar e baixar um arquivo compactado com o projeto que nós vamos usar como projeto inicial para este treinamento.

Na minha máquina eu já tenho ele. Eu criei na minha máquina local um diretório chamado Windows Forms e vou criar um subdiretório chamado "Curso". Esse caminho Windows Forms Curso, na máquina de vocês pode ser qualquer um. E aqui dentro eu vou colar esse arquivo compactado que eu baixei e descompactar aqui. Dentro dele eu vou ter um arquivo com extensão ".sln" que é a solução do meu projeto.

Vou clicar duas vezes nesse arquivo ".sln" e o Visual Studio, que já está instalado na minha máquina, vai abrir. E pronto, eu tenho aqui o meu projeto que vai ser o pontapé inicial do nosso treinamento. A partir desse projeto, nós vamos continuar a fazer o curso de Windows Forms Parte 3. Então é isso. Um abraço e até o próximo vídeo.

Interagindo com Mouse - Mouse

Quando eu falo de uma aplicação Windows Forms, eu estou falando de uma aplicação onde o usuário vai usar muito o mouse para trabalhar com aplicação. Ele vai usar o mouse, por exemplo, para clicar no botão, para selecionar um item de menu, para arrastar um componente de um lugar a outro. Então o uso do mouse na aplicação Windows Forms é muito importante. E é importante que você saiba como fazer através do C# de capturar o que o usuário está fazendo com mouse da minha aplicação.

Aqui em cima nesse slide eu tenho alguns eventos que podem ser capturados em cima de ações que o usuário vai fazer com o mouse. Aqui eu não tenho todos os eventos disponíveis. Estou mostrando só alguns principais e além disso nem todo componente tem todos esses eventos disponíveis. Dependendo da característica do componente um evento não tem muito sentido acontecer. Um evento que nós já vimos muito nos dois primeiros cursos de Windows Forms para C#, foi o evento “Click”.

Foi quando eu clico sobre um botão. Foi o exemplo que nós vimos mais nos cursos que já fizemos. Mas eu tenho, por exemplo, o evento "Duplo Click". Quando eu clico duas vezes, por exemplo, sobre um componente, sobre uma imagem, sobre um label. Eu tenho alguns outros eventos que tem a ver com o movimento do mouse sobre o componente. O "MouseEnter" é quando, por exemplo, o meu mouse entra dentro da área onde está localizado o componente.

Já o "MouseHover" é quando o mouse fica passeando dentro do componente, dentro dos limites onde o componente se encontra. O "MouseLeave" é quando o mouse sai do componente. O "MouseDown" é quando o cursor está sobre o componente e eu aperto um botão e mantenho esse botão apertado. Quando eu faço isso, eu chamo o evento "MouseDown". O "MouseWheel", eu acho que é assim que se fala, ele seria o evento que é chamado quando eu rodo aquela roda que fica em cima do mouse.

Aí eu chamo o "MouseWheel". Já o "MouseUp" é o inverso do "MouseDown". O "MouseDown" acontece quando eu clico e mantenho pressionado o botão do mouse sobre o componente. Quando eu tiro o dedo desse botão, por exemplo, aí sim eu estou chamando o "MouseUp". Outra coisa, nós temos também como capturar o que o mouse fez sobre o componente.

Então, por exemplo, se eu dou um clique sobre o botão, eu posso dar esse clique com o botão da direita do mouse, da esquerda ou, por exemplo, com o botão do centro do mouse, que normalmente é pressionar aquela a roldana que tem em cima do mouse para baixo. Então eu posso capturar qual foi a tecla que o usuário pressionou no mouse. Logo, se eu pegar a propriedade "Button" eu vou ter o tipo de botão que eu cliquei. Se foi o botão da esquerda, da direita ou o botão do meio.

O evento "Clicks" vai retornar o número de cliques que eu fiz com o mouse. O "Delta" está muito relacionado com a roldana e ele me diz quantas voltas eu girei com o botão da roldana. A coordenada X e Y é uma coordenada em pixels relativa dentro da área do componente onde ele vai me dar a coordenada onde eu cliquei com o mouse, seja com botão da esquerda, da direita ou com o do meio que é eu pressionar a roldana do mouse para baixo.

Então esses são propriedades que me retornam o que eu fiz com o mouse. É diferente, aqui em cima ele me diz o que aconteceu sobre o componente. Exemplo, um clique. Eu cliquei sobre o componente com o mouse, mas o evento não me diz se eu cliquei com o botão da esquerda, da direita ou do centro. No evento "Click" eu tenho uma variável que é passada para o evento.

Então eu tenho a propriedade dessa variável, por exemplo, ".Button" vai me dizer se eu cliquei com o botão da esquerda, da direita ou centro. ".Clicks", quantos cliques eu dei e assim por diante. Outra coisa que é interessante é eu mudar o desenho do cursor. Normalmente como, por exemplo, está sendo mostrado aqui em cima, o cursor é aquela seta mais ou menos em -45 graus. Apesar de que no sistema operacional Windows você pode modificar isso, mas não importa, existe um desenho de mouse padrão.

Eu posso, dependendo das minhas ações, trocar esse desenho. Por exemplo, para mostrar que eu estou esperando alguma coisa ser processada. Isso é uma das coisas que mais usamos para modificar o desenho do mouse. Então é isso que eu queria falar com vocês sobre o mouse. Nos próximos vídeos vamos colocar em prática esse conhecimento. Um abraço.

Sobre o curso Windows Forms com C#: eventos do mouse e mais componentes

O curso Windows Forms com C#: eventos do mouse e mais componentes possui 224 minutos de vídeos, em um total de 64 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de .NET em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda .NET acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas