Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Startups e Empreendedorismo > Conteúdos de Startups e Empreendedorismo > Primeiras aulas do curso Viabilidade de Projetos & Negócios: fluxo de caixa, juros, VPL, TIR e payback

Viabilidade de Projetos & Negócios: fluxo de caixa, juros, VPL, TIR e payback

Orçamento de capital - Elementos e conceitos básicos - Visão geral do curso

Boas-vindas ao nosso curso de Viabilidade de Projetos e Negócios Parte 1. Sou o Roberto Pina e vamos conduzir esse curso introdutório de viabilidade financeira de iniciativas.

A Aula 1 tem um caráter bastante introdutório, vai falar sobre o orçamento de capital, elementos e conceitos básicos, e neste primeiro vídeo vou apresentar brevemente o curso. O público-alvo deste curso de viabilidade são empreendedores, gestores de negócios e portfólios, analistas financeiros, consultores de negócios, e aspirantes às posições acima, ou seja, pessoas ligadas direta ou indiretamente com a questão de viabilidade financeira de iniciativas.

O que vamos tratar neste curso que tem um caráter como eu disse bem introdutório? Falaremos de orçamento de capital, seus elementos e conceitos básicos, montagem do fluxo de caixa de um empreendimento, que é o assunto central, e métodos fundamentais para análise de investimento.

A parte de fluxo de caixa vamos fazer uma análise para julgar a viabilidade financeira daquele negócio que é objeto deste fluxo de caixa. Os benefícios para os participantes são os seguintes. Uma evolução nos conhecimentos sobre criação e desenvolvimentos de negócios financeiramente sustentáveis, e também no conhecimento sobre a validação de viabilidade financeira de iniciativas.

Mesmo para quem não conhece nada de finanças o curso vai trazer uma contribuição importante, porque vamos caminhar nos conceitos de maneira bem tranquila, passo a passo, para criar realmente um alicerce bastante firme e bastante tranquilo para em cursos posteriores evoluirmos nessa temática financeira.

Mesmo que você não conheça nada de juros simples ou compostos, valor presente de desembolsos, capital de giro, nada disso, não se preocupe, de uma forma bem tranquila vamos caminhar nesses assuntos e tudo vai ficar bastante claro para vocês.

Outro benefício é a contribuição na atualização e na evolução profissional. Nos diversos assuntos que compõem os conhecimentos de inovação e gestão, esse aspecto de viabilidade financeira é um elemento bem importante que contribui para a formação de um gestor mais completo.

Como pré-requisitos citamos o curso empreendedorismo, da ideia ao plano de negócios, que pode ser feito na plataforma da Alura e constitui uma base para melhor aproveitar o presente curso.

No próximo vídeo vou falar sobre a proposição de um projeto prático para este curso, que vai ajudar muito na fixação dos conceitos, vejo você lá.

Orçamento de capital - Elementos e conceitos básicos - Como será o projeto prático

Olá, neste segundo vídeo da nossa Aula 1 falarei sobre o projeto prático do nosso curso. Visando fixar seu aprendizado, você será convidado a realizar um projeto ao longo deste curso. Este projeto consistirá no mapeamento em linhas gerais dos aspectos de viabilidade financeira de um negócio ou projeto.

Dentro do padrão pedagógico da Alura, vamos fazer um exercício prático que vai nos ajudar a consolidar nosso ensinamento. Para ajudá-lo nesta atividade prática, vamos acompanhar passo a passo o caso do nosso amigo David. O David foi durante muito tempo desenvolvedor VB, acabou se desligando da empresa, e ele deseja agora fazer alguma coisa nova, ele deseja empreender.

A ideia do David, que acabou de se desligar e está com algum dinheiro é criar um negócio próprio de cestas de café da manhã com temática geek. Essa é a ideia dele.

Ele precisa saber se o investimento que ele vai fazer do seu rico dinheiro, das reservas que ele acumulou nos últimos anos como empregado, se isso tem viabilidade financeira ou não. Então ele começou a estudar as entradas e saídas de dinheiro previstas para essa iniciativa dele, ou seja, o fluxo de caixa, para avaliar se essa empreitada é viável ou não, se ela está mostrando uma perspectiva de lucro ou se é algo que sinaliza prejuízo.

Esse é nosso desafio. Vamos acompanhar passo a passo os estudos necessários para a iniciativa do David e ver se ela é viável financeiramente ou se é melhor o David mudar de ideia ou mesmo deixar o dinheiro aplicado no banco.

Para nos ajudar nessa análise e numa série de coisas que nós faremos ao longo do curso, está disponível para você uma planilha de apoio que você pode baixar na área do aluno e que nos ajudará nos cálculos, na montagem do fluxo de caixa, e na apuração de diversos elementos fundamentais para o julgamento da viabilidade financeira do nosso projeto ou do nosso negócio.

Vou mostrar para vocês de maneira muito rápida por alto a estrutura dessa nossa planilha de apoio. Observe que ela tem três abas, a aba fluxo de caixa, a aba capital de giro e uma aba chamada VPL e TIR. Na primeira aba, fluxo de caixa, vamos colocar mês a mês para a iniciativa do David ou para qualquer iniciativa que esteja sob análise o valor de previsão de vendas, as despesas variáveis e as despesas fixas.

Para cada box desse posso abrir livremente a quantidade de linhas que forem necessárias, só tomando cuidado para não violar as fórmulas. O que são despesas variáveis e fixas será explicado em um momento oportuno. Para cada mês existe um resumo com as vendas brutas previstas, o total de despesas variáveis e o total de despesas fixas.

Assim, para os N meses do nosso empreendimento que está sendo projetado. Na segunda aba, que é de capital de giro, aqueles valores vão ser trazidos para cá. Haverá uma consolidação de resultado e de saldo acumulado, e aqui vamos ver como obtemos o capital de giro do empreendimento.

A planilha vai apurar para nós dois importantes indicadores de viabilidade, que é VPL, o valor presente líquido, e o TIR, a taxa interna de retorno, será explicado cada um. E além disso, nessa planilha, nessa coluna onde tem resultados, ela será bastante útil para nós para colocarmos fluxos financeiros de diversos exercícios que vamos fazer e ela trazer para nós esse fluxo para um valor presente.

Isso é uma coisa muito comum nas avaliações, nos exercícios e nas situações reais quando lidados com fluxo de caixa, e aqui essa coluna nos ajudará nisso também. Ficará muito claro como ao longo do curso.

Essa é nossa planilha de apoio, vamos usar ao longo do curso, vocês vão ver que ela vai ser nossa grande companheira de caráter muito prático para uma série de situações, uma série de cálculos que vamos ter que fazer. No próximo vídeo vamos começar com a teoria, falando de orçamento de capital.

Orçamento de capital - Elementos e conceitos básicos - Orçamento de capital

Vamos iniciar então a teoria do nosso curso falando do conceito de orçamentação de capital, qual é a grande questão envolvida no estudo de viabilidade de projetos e negócios.

A questão central é a seguinte. Quais dentre as muitas alternativas de investimento devem ser selecionadas a fim de que os fluxos monetários a longo prazo sejam maximizados?

De uma maneira simples podemos entender o capital como grana que está sendo colocada no negócio e que vai ser transformada em produtos ou serviços para gerar um resultado de vendas. Esse aporte de capital tem diversas alternativas. Posso aportar em um projeto A, em um projeto B, ou mesmo não aportar em nenhum projeto, deixar esse dinheiro rendendo em aplicações financeiras, também é uma alternativa.

O que baliza a decisão são os resultados trazidos pelos fluxos monetários de longo prazo. Esse capital vai trabalhar para mim e em um prazo razoável deve me trazer um retorno na forma de lucro. Isso baixa nossa decisão de aporte de capital.

Esse problema de ter que compor cenários e de tirar uma conclusão, de chegar numa decisão, existe porque o capital é limitado. Se o capital fosse ilimitado poderia deixar em qualquer lugar, ele nunca acaba e não estaria também sujeito a riscos. Mas no mundo real o capital é limitado, ele é precioso e está sujeito a riscos.

Além disso, existe o capital de outros investidores, que estão altamente interessados em saber qual é o destino que aquele dinheiro vai ter em uma certa iniciativa na qual eles estão apostando.

As perguntas básicas envolvidas aqui são as seguintes. Eu invisto nesse negócio ou deixo o dinheiro aplicado, como falei? Quanto preciso investir para que essa iniciativa decole? Quanto preciso vender para obter certo rendimento mínimo atrativo? Isso é uma questão bastante crucial também.

E outra, que é muito importante, que está na cabeça de todo investidor, é quando o meu negócio vai começar a dar lucro. O empreendimento no início é como um bebezinho. Ele precisa ser cuidado, e durante algum tempo vou ter mais despesas do que receitas.

Depois de certo tempo, quando meu volume de vendas aumentar, o negócio começa a andar com a própria perna, começo a ter um resultado. Nesse período, preciso fazer aportes, preciso amparar o negócio para que ele se equilibre. E esse tempo tem que ser razoável. Temos que verificar, analisando o nosso negócio qual é esse tempo necessário para atingir o chamado ponto de equilíbrio, e a partir daí o negócio andar com suas próprias pernas.

A partir desse momento, quando ele estiver andando sozinho também, qual o resultado previsto. Não adianta ele andar sozinho e trazer um resultado muito pequeno para o nosso aporte de capital.

Para responder essas questões e iniciar o nosso estudo, a primeira coisa que temos que fazer é a montagem de um fluxo de caixa para o nosso empreendimento, projetar o fluxo de caixa, e é isso que vamos ver no próximo vídeo.

Sobre o curso Viabilidade de Projetos & Negócios: fluxo de caixa, juros, VPL, TIR e payback

O curso Viabilidade de Projetos & Negócios: fluxo de caixa, juros, VPL, TIR e payback possui 84 minutos de vídeos, em um total de 35 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Startups e Empreendedorismo em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Startups e Empreendedorismo acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas