Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Startups e Empreendedorismo > Conteúdos de Startups e Empreendedorismo > Primeiras aulas do curso Viabilidade de Projetos & Negócios: seleção de alternativas de investimento

Viabilidade de Projetos & Negócios: seleção de alternativas de investimento

Recapitulação de conceitos - Apresentação

Olá, seja muito bem-vindo e muito bem-vinda ao nosso curso de Viabilidade de Projetos e Negócios - Seleção de Alternativas de Investimento.

Sou Roberto Pina, a primeira aula tem um caráter introdutório de recapitulação de conceitos e nesse primeiro vídeo apresento em linhas gerais como será nosso curso.

O público alvo deste curso são empreendedores, gestores de negócios e portfólios, analistas financeiros, consultores de negócios, e aspirantes as posições acima.

O que vamos ver nesse curso? Primeiramente faremos uma revisão sobre montagem de fluxo de caixa e análise do mesmo. Depois falaremos sobre resultados operacionais e a questão tributária dos impostos. E então falaremos sobre análise de sensibilidade de fatores de fluxo de caixa, como que diferentes fatores influem, e com que intensidade, no resultado de um empreendimento.

E trataremos da seleção de investimentos para resultados futuros com probabilidades desconhecidas, quando estamos totalmente no escuro. E seleção de investimentos para resultados futuros com probabilidades conhecidas, futuro incerto, porém com alguma distribuição de probabilidade conhecida.

Os benefícios para os participantes envolve uma evolução no conhecimento sobre criação e desenvolvimento de negócios financeiramente sustentáveis, evolução também do conhecimento sobre a variação de viabilidade financeira de iniciativas. E assim, contribuir na atualização e na evolução profissional.

Como pré-requisito seria extremamente importante que o aluno ou aluna fizesse inicialmente o curso da plataforma da Alura “Viabilidade de Projetos & Negócios: Fluxo de Caixa, Juros, VPL, TIR, Payback” .

A primeira parte do presente curso é uma revisão do que foi apresentado neste pré-requisito. E depois continuaremos então como uma espécie de continuação realmente dos conceitos.

No próximo vídeo vou falar sobre a proposição de um projeto prático para o curso. Vamos em frente então, vejo você no próximo vídeo!

Recapitulação de conceitos - O projeto prático do curso

Neste segundo vídeo da aula 1 falarei sobre o projeto prático do curso. Visando fixar seu aprendizado, você será convidado, será convidada a acompanhar um caso de seleção de alternativas e realizar alguns estudos sobre seu próprio contexto.

Vamos retomar o caso do David, do curso anterior. O David era um desenvolvedor VB que saiu do trabalho e com as suas economias decidiu criar um negócio de cestas de café da manhã com temática geek.

Para isso, ele fez as primeiras previsões, as primeiras análises, montou um fluxo de caixa previsto para um negócio, apurou capital de giro e já tomou algumas decisões. Viu valor presente líquido, fez uma comparação do retorno desse empreendimento com uma aplicação financeira que o gerente do banco dele ofereceu, e pela análise da taxa interna de retorno resolveu continuar apostando no seu empreendimento, e assim por diante.

Ela já tomou algumas decisões importantes, só que agora ele vai se deparar com novos dilemas e desafios. Existem mais itens a comparar, a analisar, e a decidir. E vamos então continuar acompanhando o caso do David nas decisões adicionais que ele vai precisar tomar e dessa forma praticar os conceitos e técnicas que nós vamos ver aqui no nosso curso.

Se você tiver uma iniciativa própria que esteja sendo mapeada financeiramente, especialmente se ela apresenta alternativas que você tem que escolher, então o que nós veremos será útil para você também.

Então esse será o nosso trabalho prático e continuaremos usando a planilha de apoio, que é uma ferramenta simples que desenvolvemos para ajudar nos cálculos e nas análises.

No próximo vídeo vamos começar a ver a recapitulação de conceitos do curso anterior para aquecer os motores para a continuação das nossas análises a respeito da viabilidade de projetos e negócios. Vejo você no próximo vídeo!

Recapitulação de conceitos - Recapitulação de conceitos #1

Nesse terceiro vídeo da aula 1 vamos recapitular conceitos fundamentais de viabilidade de projetos e negócios e montagem de fluxo de caixa.

Iniciando pelo próprio conceito de fluxo de caixa. Trata-se de uma representação das entradas e saídas de dinheiro ao longo do tempo. Então eu tenho uma régua que representa a linha de tempo, onde cada pedacinho dela é um período. E aqui temos, por exemplo, a representação de um desembolso realizado no momento 0, uma seta vermelha saindo da linha do tempo, P0.

Nesse outro exemplo eu tenho uma receita obtida no final do período 3, uma seta que representamos com a cor azul, apontando para a régua. Outro exemplo, uma receita obtida no final do período 6, e assim por diante. Então temos o mapeamento do que entra e do que sai em termos de dinheiro no nosso empreendimento.

Imagem de título "Fluxo de Caixa - Representação das entradas e saídas de dinheiro ao longo do tempo". Há uma linha horizontal com sete pequenos traços perpendiculares que a cruzam e a divide em seis espaços de legenda "período". No início desta linha, está "P0: Desembolso realizado no momento zero". Ao final da terceira divisão, exatamente no centro da linha, está "R3: Receita obtida ao final do período três". No fim da linha, está a legenda "R6: Receita obtida ao final do período seis".

Outro conceito importante é o de capital de giro. Um negócio no princípio começa vendendo pouco e com o tempo ele vai engrenando. Então no primeiro mês, no segundo mês, é basicamente só despesa. Depois as vendas começam, eu chego num ponto de equilíbrio e daí para frente vai dando lucro.

Nesses períodos iniciais o empreendedor deve bancar o negócio, ele tem que colocar dinheiro para zerar as posições e com isso fazer frente ao andamento da operação. Esse é o chamado capital de giro.

Juros, um conceito fundamental, é a remuneração, a justa remuneração advinda de aplicarmos ou emprestarmos dinheiro. Então se eu tenho, por exemplo, um período e faço uma aplicação ou empréstimo em um momento zero, representado na régua por P0, depois de um período eu quero receber de volta. Eu recebo uma receita R1 acrescida de juros do período.

Eu deixei de ficar com dinheiro, corri o risco de não receber, então é justo e certo que eu receba lá na frente depois do período um valor acrescido de juros. Representamos os juros com a letra “j” minúscula como juros percentuais, por exemplo, 5% ao período.

[02:31]Então a minha receita R1 vai ser igual ao valor P0 mais o valor P0 acrescido de juros, ou seja, P0 vezes “j” sobre 100, ou seja R1 = P0 + P0*(j/100). Colocando esse P0 em evidência, eu tenho R1=P0*(1+j/100). Então essa é a fórmula básica de juros após um período.

Imagem de título "Juros - Remuneração advinda de aplicarmos ou emprestarmos dinheiro" contendo uma linha horizontal curta de legenda "um período". Em seu início há a legenda "P0: Aplicação ou empréstimo", e ao final há a legenda "R1: Valor obtido após o período, acrescido dos juros do período". Abaixo, há a fórmula de "R1" igual a "P0" mais "P0", abre parênteses, vezes "j" dividido por cem, fecha parênteses. Em seguida, há a fórmula desenvolvida para "R1" igual a "P0", abre parênteses, vezes “1” mais "j" dividido por cem, fecha parênteses. Também há a legenda "j= juros percentual (por exemplo, j=5%/período)".

Temos aqui uma fenomenologia dos juros compostos, e essa é a forma mais utilizada de juros no mercado, consistindo em aplicar juros sobre juros. Quando tenho mais de um período, a cada período eu aplico juros sobre o saldo anterior conseguido até então.

Então meu valor final vai ser o valor inicial com a aplicação de juros no primeiro período, vezes a aplicação de juros no segundo período e assim por diante, então Vf= Vi*(1+j/100)*(1+j/100)*.... Então eu sempre vou aplicando juros sobre o saldo anterior.

Imagem de título "Aplicação de juros compostos" seguido do item com texto "Esta fórmula é mais utilizada e considera 'juros sobre juros' (a cada período aplica-se juros sobre o saldo anterior)". Abaixo há a fórmula de "Vf" igual a "Vi" vezes, abre parênteses, "1" mais "j" dividido por cem, fecha parênteses, vezes, abre parênteses, "1" mais "j" dividido por cem, fecha parênteses, vezes seguido de reticências. O trecho após "Vi" possui a legenda "'N' vezes, ou seja, abre parênteses, ‘1’ mais 'j' dividido por cem, fecha parênteses, elevado a 'N'".

Isso acontecendo “n” vezes eu tenho então o fator (1+j/100)^N. Os juros compostos podem trabalhar a nosso favor quando estamos aplicando, mas pode trabalhar contra nós também quando estamos pagando juros de um empréstimo.

Como existem juros o dinheiro tem valor no tempo. Então X reais lá no futuro, por exemplo, 100 reais daqui a 10 anos não equivale a 100 reais hoje. Então esse valor nominal 100 ele tem um poder de compra diferente ao longo do tempo, porque existe inflação, existem juros, existe oportunidade de eu aplicar ou emprestar esse dinheiro e por isso os valores nominais ao longo do tempo têm na verdade uma diferença.

Vamos fazer aqui um pequeno exercício de valor do dinheiro no tempo. Imagine que eu tenho três valores de fluxo de caixa e tenho que escolher um deles. No fluxo 1 eu tenho uma receita no final do mês 1 de 20, no final do mês 2 de 20, e no final do mês 3 de 20 também, perfazendo um total de 60.

No fluxo 2, no final do mês 1 eu tenho 10, ao final do mês 2 eu tenho 20, e ao final do mês 3 eu tenho 30, também dando um total de 60, porém eu tenho uma rampa ascendente de recebimentos.

E o nosso fluxo 3 ele começa com 30, depois no final do mês 2 eu recebo 20, e no final do mês 3 eu recebo 10. A soma também dá 60, porém eu tenho uma rampa descendente. Qual desses três fluxos do ponto de vista financeiro é melhor?

Valor do dinheiro no tempo

Como existem os juros, R$ X no futuro não equivalem a R$ X hoje, pois é possível aplicar ou emprestar este dinheiro, e com isto conseguir um montante maior.

Assim sendo, qual dos fluxos de caixa abaixo é mais favorável?

Receita final do mês 1Receita final do mês 2Receita final do mês 3Total
Fluxo 120202060
Fluxo 210203060
Fluxo 330201060

É o fluxo 3, porque ele antecipa recebimentos. No fluxo 3, ao final do mês 1 eu já tenho 30 para aplicar ou para emprestar, ao passo que nas alternativas anteriores eu tenho 10 e 20. Então do ponto de vista financeiro é sempre melhor eu antecipar recebimentos, e o fluxo 3 ele tem um perfil de fazer com que eu receba o dinheiro mais cedo, portanto ele é mais favorável.

Em contrapartida, quando eu estou pagando, quando estou fazendo um desembolso, é o contrário, é sempre melhor que eu faça os pagamentos o mais tarde possível. Então essa é a questão do valor do dinheiro no tempo.

No próximo vídeo vamos continuar a recapitular importantes conceitos da temática de viabilidade de projetos e negócios. Até o próximo vídeo!

Sobre o curso Viabilidade de Projetos & Negócios: seleção de alternativas de investimento

O curso Viabilidade de Projetos & Negócios: seleção de alternativas de investimento possui 93 minutos de vídeos, em um total de 46 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Startups e Empreendedorismo em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Startups e Empreendedorismo acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas