Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Vendas > Conteúdos de Vendas > Primeiras aulas do curso Vendas de alta performance: técnicas para melhorar seu aprendizado

Vendas de alta performance: técnicas para melhorar seu aprendizado

Aprender a aprender - Introdução

Em um mundo tão digital, em que a informação está disponível o tempo todo, para todas as pessoas, como a pessoa vendedora de alta performance pode ser relevante para seus e suas clientes?

Se você quer descobrir, faça este curso conosco! Aqui, entenderemos como a preparação pode ser fundamental para que uma pessoa vendedora faça vendas de alta performance.

Além disso, abordaremos maneiras de otimizar ao máximo o processo de aprendizagem recorrente para nos tornarmos a referência que nossos e nossas clientes precisam.

Retomaremos o método PESC para focarmos na etapa de Preparação. O que devemos estudar? Como buscamos as informações? Como fazemos o nosso aprendizado acontecer e tornamos o processo de vendas cada vez mais efetivo?

Alguns dos tópicos que abordaremos neste curso são:

São elas que nos levam a boas oportunidades

A pessoa vendedora só conseguirá mostrar valor para os e as clientes se tiver um ótimo conteúdo para isso.

Existem técnicas e ferramentas que tornam o nosso dia a dia mais focado no aprendizado, fazendo com que cada conteúdo aprendido seja mais aplicável.

Sabemos que há muita informação disponível por aí, mas se o nosso desafio é sermos relevantes para os e as clientes, como podemos encontrar o conteúdo que nos auxilie a alcançar esse objetivo? Descobriremos o que estudar e onde procurar os conteúdos que nos levem às vendas de alta performance.

Ao longo deste curso, abordaremos várias ferramentas que otimizam o processo de aprendizado.

Falaremos também de como transformar o nosso aprendizado em vendas e resultados.

Então, se você quer potencializar o seu trabalho enquanto pessoa vendedora de alta performance e gerar cada vez mais resultados em vendas, venha fazer este curso com a gente!

Aprender a aprender - Velocidade da mudança

Já sabemos que há uma mudança exponencial acontecendo: tudo muda muito rápido e a geração de informações é cada vez mais veloz. A nível de exemplo, a tabela abaixo nos mostra quanto tempo algumas tecnologias demoraram para atingir o número de 50 milhões de usuários.

TecnologiaTempo para alcançar 50 milhões de usuários
Telefone75 anos
Avião68 anos
Carro62 anos
Rádio38 anos
Televisão14 anos
Internet4 anos
Facebook3,5 anos
Twitter2 anos
Angry Birds35 dias
Pokemon Go19 dias

Perceba que o tempo foi acelerando para cada tecnologia nova, chegando ao ponto em que um jogo de aplicativo como o Angry Birds alcançar 50 milhões de usuários em apenas 35 dias. É neste contexto que precisamos aprender a aprender constantemente e de maneira ágil.

A Harvard Business School fez uma pesquisa com sete mil alunos, empresários e pessoas do mundo dos negócios, para entender por quanto tempo o conhecimento que adquirimos se mantém relevante.

As pessoas envolvidas na pesquisa chegaram à conclusão de que 20% daquilo que aprendemos se perde em um ano, ou seja, fica defasado mediante a atualizações que acontecem no mundo.

Isso significa que, em cinco anos, 100% do conteúdo que aprendemos já se desatualizou!

Para usarmos termos contábeis, estamos depreciando totalmente o nosso conhecimento em um período de apenas cinco anos. Por isso, é importantíssimo nos mantermos atualizados e atualizadas.

Outro dado interessante é que, segundo o Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças que estão no ensino médio trabalharão em empregos que nem existem ainda. Como podemos nos preparar para esse futuro que muda tão rápido e será tão diferente do mundo que conhecemos hoje?

O grande diferencial para uma pessoa que adota a postura de vendedora consultiva está na capacidade de aprender coisas novas de maneira rápida e eficaz.

Então, não há mais um começo, meio e fim: o aprendizado é uma jornada que deve durar a nossa vida toda. Por isso, o mercado utiliza o conceito de lifelong learning, ou seja, o aprendizado ao longo da vida.

Esse conceito se refere à nossa capacidade de aprender, desaprender e reaprender coisas, para não ficarmos para trás em um mundo que muda tão rapidamente.

Mas e se aprender, assim como as vendas consultivas, fosse uma técnica?

É possível aprender rápido e obter resultados com isso!

Com isso, conseguiremos nos manter na posição de vendedores e vendedoras consultivas que são relevantes para os nossos e as nossas clientes. Quer saber como isso funciona? Então, assista à próxima aula!

Aprender a aprender - Técnicas de aprendizado

O modelo de educação com o qual aprendemos não nos ensinou a pensar e a aprender: decoramos algumas coisas, discutimos outras, mas não estávamos inseridos e inseridas em um contexto de lifelong learning, ou seja, em um aprendizado contínuo.

Por isso, um dos nossos desafios profissionais hoje é reaprender a maneira como aprendemos. Que técnicas podemos usar para aprender de modo a gerar mais resultados?

Existem dois livros que nos ajudam com isso, são eles:

O primeiro fala de técnicas para aprender depois que somos adulto. Já o segundo nos orienta para utilizar vinte horas para aprender sobre um assunto de maneira focada.

Neste curso, traremos um pouco do conteúdo dos dois livros e apontaremos alguns caminhos possíveis para trilharmos um caminho de aprendizado focado em vendas.

Autoconhecimento

Para qualquer processo de aprendizado, precisamos nos conhecer primeiro. A primeira pergunta é: o que você sabe que não sabe? Faça um balanço do que está faltando no seu repertório e identifique os conhecimentos que você quer obter. Podemos começar a nossa busca a partir daí.

Na sequência, precisamos entender o porquê, o nosso propósito para aprender alguma coisa. Por isso, pergunte-se: Por que você quer aprender isso? Onde vai aplicar esse saber?

Depois, priorize o que é mais importante. É impossível aprender tudo ao mesmo tempo e tentar fazer isso só nos leva à frustração. A nossa dica é: faça um exercício de autoconhecimento e saiba o que você busca com base no que ainda não sabe. Em seguida, tenha foco no seu propósito e priorize.

Digamos que você irá conversar com um cliente na próxima semana. Por isso, seu foco pode ser: o que você ainda não sabe sobre este cliente? Que informações deve buscar sobre a empresa em que trabalha? Qual o seu objetivo nessa primeira conversa?

Por isso, a primeira dica é exercer o autoconhecimento para saber o que falta, entender onde você usará o conhecimento adquirido e saber priorizar.

Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda as perguntas.

Quando começamos a estudar uma coisa, descobrimos que não sabemos outras coisas a respeito daquele assunto. Por isso, entenda que, quanto mais você souber, mais perceberá que precisa melhorar e saber mais.

É importante tomar cuidado para isso não te sobrecarregar: o objetivo é entender que o caminho é assim mesmo. Por isso, cada vez que você vislumbrar um universo de informações desconhecidas, respire fundo e priorize.

Lembre-se de se perguntar: Qual é o seu propósito? Onde você quer usar aquela informação? Com isso, busque formas de priorizar e eleger o que você irá estudar agora. Uma coisa de cada vez.

Depois disso, desconstrua uma habilidade em sub habilidades ou pequenas partes que possam ser aprendidas. Por exemplo: uma coisa é estudar uma cliente, outra coisa é conhecer os casos de sucesso da sua solução para clientes semelhantes. Em seguida, precisamos aprender perguntas poderosas e, por fim, conheça o próprio produto.

Perceba que o objetivo de ser um ou uma vendedora consultiva preparada para dialogar com uma cliente específica já é um propósito que pode ser desmembrado em várias partes, ou seja, em sub habilidades a serem aprendidas.

A aprendizagem não acontece na zona de conforto!

Pense em um atleta que precisa treinar para se superar. É um processo dolorido, repetitivo. Por isso, às vezes o início da nossa jornada pode parecer difícil, mas faz parte do processo. Quando superamos as dificuldades, sentimos que tudo vale a pena.

Por isso, a dica é: fique perto de pessoas melhores que você! Desafie-se a ser mais e ir além. Qual é a graça em achar que sabemos tudo?

Sempre haverá muito o que aprender e uma boa estratégia para descobrir o que não sabemos é ficar perto de pessoas que sabem mais do que nós. Assim, acabamos nos "contaminando" positivamente e nos desafiando a aprender cada vez mais.

Feedback

A melhor maneira de saber se estamos ou não no caminho certo é pedindo feedback. Pode ser uma avaliação de clientes, sócios e sócias, da chefia, de colegas de trabalho e familiares.

Sempre que aprendemos uma habilidade nova, precisamos colocá-la em prática. Para saber se fomos bem ou não, o feedback é essencial.

Por exemplo: uma instrutora da Alura aprendeu uma técnica nova para usar na aula. Como ela pode receber o feedback? Gravando, assistindo ao material e mostrando-o para outras pessoas. Assim, ela pede feedback de quem assistiu. O que elas acharam legal? O que não deu certo? O que elas melhorariam? Assim, podemos saber se estamos no caminho certo ou não.

Remova as barreiras físicas e emocionais

Digamos que você está estudando em um ambiente barulhento em que, de minuto em minuto, alguém te pergunta alguma coisa. Provavelmente o seu processo de aprendizado demorará mais tempo.

Assim, uma das barreiras físicas a serem removidas é o espaço inadequado, o barulho etc. Se você estuda em um lugar escuro e que te dá sono, é provável que não conseguirá evoluir no seu aprendizado. Isso também se aplica a lugares com muitas interrupções ou cadeiras desconfortáveis.

As barreiras físicas precisam ser identificadas para proporcionarmos o melhor ambiente e potencializarmos o nosso aprendizado.

Já nas barreiras emocionais, é muito comum nos sentirmos perdidos, inseguros ou desmotivados. Olhemos pela seguinte perspectiva: quando éramos crianças, conseguimos aprender habilidades dificílimas, como falar, andar e nos relacionarmos com outras pessoas. Então, tudo é possível desde que tenhamos dedicação e foco.

Pratique

Por fim, arregace as mangas e comece a praticar! O livro The First 20 Hours propõe que estabeleçamos metas dentro desse período de 20 horas. Comprometa-se consigo que você dedicará 20 horas, conforme a sua disponibilidade, a um determinado aprendizado e propósito.

Estude, aplique o aprendizado, busque feedback, corrija os erros e aplique novamente. Organize essas 20 horas em uma linha do tempo e perceba que você conseguirá ver o resultado desse aprendizado na sua rotina.

Sobre o curso Vendas de alta performance: técnicas para melhorar seu aprendizado

O curso Vendas de alta performance: técnicas para melhorar seu aprendizado possui 143 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Vendas em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Vendas acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas