Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UI Design > Conteúdos de UI Design > Primeiras aulas do curso UX Writing: Arquitetura da Informação em Writing

UX Writing: Arquitetura da Informação em Writing

Entendimento - Apresentação

Boas-vindas a mais um curso da maravilhosa formação de UX Writing da Alura! Meu nome é Mateus Villain; caso você não me conheça, eu sou instrutor da escola de UX Design da plataforma e vou ser seu parceiro ao longo deste novo conteúdo que você está traçando para aprender.

Você já deve até ter passado por mim em algum curso anterior, só que agora eu dei um jeito no meu cabelo e na minha barba, eles não estão tão grandes quanto antes, mas isso não vai mudar a qualidade do nosso conteúdo.

Antes de falarmos sobre o que de fato vamos aprender, hashtag acessibilidade, é extremamente importante. Eu sou uma pessoa de pele branca; cabelo, sobrancelha, olhos e barba castanho-escuro; meu cabelo está bem raspado, minha barba está média, tapando boa parte do meu pescoço.

Na minha frente tem um microfone sendo segurado por um braço articulado, e atrás de mim tem uma grade com alguns quadros pendurados e, do lado dela, uma estante com alguns livros e objetos antigos, como uma máquina de escrever.

Agora que já nos conhecemos um pouco melhor, vamos falar sobre o conteúdo que de fato vamos aprender, que é a arquitetura da informação, que é um conteúdo extremamente antigo e importante para qualquer pessoa que quer trabalhar com writing. Isso de fato vai ser um pré-requisito muito importante para você.

Ao longo das aulas, esses são os conteúdos que vamos aprender: na aula 1, vamos aprender sobre arquitetura da informação, para o que ela serve, quais as vantagens, e preparar o nosso ambiente para as necessidades do nosso público.

Na aula 2, vamos começar o processo de antologia, validando as necessidades que pesquisamos e analisando detalhes para gerarmos um glossário.

Na aula 3, trabalharemos com taxinomia, criando a estrutura de navegação do produto digital; e, para fechar, na aula 4, realizaremos o processo de coreografia, unindo os entregáveis que realizamos anteriormente.

Gosto de ressaltar, tanto nesse curso quanto nos outros, que apesar de o foco ser para as pessoas que querem atuar com o UX Writing, ou se já não atuam, que estão na fase júnior e querem se desenvolver um pouco mais, isso não exclui a possibilidade de qualquer outra pessoa, de qualquer outra profissão ou ramo, acompanhar esse conteúdo.

Então, se você tiver um mero interesse, por menor que ele seja, em aprender sobre a arquitetura da informação e sobre qualquer outro conteúdo ao longo da formação a respeito de UX Writing, você é mais que bem-vindo para estudar conosco.

Lembrando que, qualquer dúvida, o fórum e o Discord estão por aí, e espero muito que nos vejamos no próximo vídeo.

Entendimento - Arquitetura da informação

Se você chegou neste vídeo, significa que você está interessado em estudar arquitetura da informação, o que me deixa muito feliz. O proposto deste vídeo é aprendermos sobre arquitetura da informação. Vem comigo.

A maneira que mais gosto de falar sobre esse processo, sobre o que é a arquitetura da informação, é mostrando um pouco da plataforma da Alura. Dá só uma olhada.

Essa é a página inicial do site da Alura, “alura.com.br”, com certeza você já passou por essa página, e ela é simples, você já sabe como ela funciona. No topo, temos “Mergulhe em tecnologia”, um texto chamativo com uma ilustração, a barra de navegação no topo, aqui temos cada card com as escolas e um preview dos cursos e das formações que mais possuem engajamento.

Vamos descendo e temos uma mensagem do Paulo, o nosso CEO, falando mais sobre a Alura, tanto que o vídeo se chama “Saiba mais sobre a Alura”, basicamente, informações para a pessoa que é nova entender o que é a Alura, o que é essa escola.

Vamos descendo e temos mais noção sobre a formação das escolas que temos aqui dentro, cada uma delas; descemos mais, temos depoimento de alunos que passaram conosco; temos divulgação da FIAP + Alura; temos comentários em formato de vídeo, etc.

Na parte do topo, clicamos para entrar na plataforma e caímos na nossa dashboard, que já contém o curso “UX Writing: escrevendo textos para usuários”.

Quando chegamos na dashboard e você já é aluno nosso, o foco já muda um pouco, o foco é mais voltado para o estudo, para o ensino, para aprender mesmo. Como isso funciona?

Basicamente, você vai fazer a navegação em cima. Clicamos em “Meu aprendizado” e ele já tem a página atual que estamos, “Dashboard”, temos “Meus cursos”, “Meus planos de estudo” e um menu específico meu.

“Conteúdo”, o que temos nele? Tudo relacionado aos estudos que podemos ter dentro da plataforma. Por exemplo, temos “Aluraflix”, “Alura+”, “Formações”, “Challenges”, “Imersões”, e tudo mais que a Alura nos oferece.

Na parte de “Comunidades”, antes de eu abrir, você só assistindo o vídeo, não clique lá, o que você acha que tem aqui dentro? Claro, é possível que você já tenha clicado, mas, de memória, o que você consegue dizer a partir do texto “Comunidade”?

Basicamente, são formas de interação com outras pessoas, com uma comunidade, como víamos no Orkut. Temos “Discord Alura”, “Fórum”, “Minhas interações”, “Ranking”, tudo aquilo que podemos fazer para interagir com outras pessoas está reunido aqui dentro.

Temos o ícone de sino para as notificações de coisas novas e as opções para a nossa própria conta, “Perfil e certificados”, “Editar perfil”, “Minha matrícula”, “Minha vitrine DEV” e “Sair”.

Conseguimos navegar por aqui de uma forma totalmente livre. Por exemplo, quero dar uma olhada nas formações que a Alura tem. Vamos dar uma olhada, quero explorar uma formação de UX.

Aqui vemos todas as escolas e todas as suas formações. Descemos, encontramos a escola de UX; está por ordem alfabética, sabemos que o “U” está embaixo, “UX Design”, clicamos, viemos para a formação UX.

Aqui, já conseguimos visualizar todos os cursos, todos os conteúdos relacionados a essa formação. Essa é uma forma de fazermos pesquisas, de fazermos navegações pela Alura, de uma forma simples, em que fomos em “Conteúdo” para encontrar um conteúdo de uma formação.

Obviamente, temos outra: clicando na lupa e pesquisando, por exemplo, “Formação UX”. A primeira coisa que aparece é “Formação UX Design”. Ela nos levou para o mesmo lugar, de uma forma até um pouco mais prática.

Entendeu um pouco dessa analogia que acabei de fazer? Basicamente, foi o seguinte: estou mostrando para você que, dentro da plataforma, temos uma arquitetura bem grande, só que, ainda assim, todas essas informações estão muito bem organizadas, bem como falei no começo do vídeo.

Todas as informações relacionadas a “Meu aprendizado” estão organizadas só dentro desse menu. “Dashboard” tem a relação, o painel geral de tudo que estamos aprendendo, os progressos, os cursos que estamos aplicando, os planos de estudo que realizamos, etc.

Tudo isso está muito bem organizado, mas, obviamente, como uma arquitetura complexa, temos outros modos de encontrar algumas informações que temos, e uma delas foi a que acabei de mostrar, que foi pela lupa, realizando o processo de busca dentro da plataforma.

Isso que é arquitetura da informação, é a estrutura de informações e navegações que temos dentro de qualquer produto digital. Quando digo “qualquer”, é qualquer mesmo, é um site, é um aplicativo para smartphones, para tablets, para smartwatches, para qualquer coisa.

Tudo isso, para cada produto que vamos trabalhar, temos que passar por essa etapa. Imagine se, quando estavam construindo a plataforma da Alura, não tivessem organizado a arquitetura. Pode ser que a parte de “Aluraflix”, “Formações” e “Challenges” estivesse dentro de “Meu aprendizado” por algum motivo, simplesmente tivesse sido feito de forma aleatória.

Nada é feito de forma aleatória, tudo tem que ser devidamente organizado. Por isso que, ao todo, existem esses três grandes menus e formas mais simples para aquelas pessoas que querem algo mais rápido, que já são mais profissionais, que já têm mais tempo e experiência com tecnologia poderem ter um caminho mais tranquilo.

E pessoas que estão aprendendo agora poderem navegar de forma mais segura, tranquila. Isso é arquitetura da informação e é isso que vamos projetar ao longo deste curso para o nosso projeto da formação.

Te vejo agora no próximo vídeo para continuarmos levantando questões e falarmos um pouco do nosso processo de construção do curso. Te vejo lá, valeu.

Entendimento - Etapas do processo

Vamos entender agora como vai ser nosso processo para construção da arquitetura da informação do nosso produto.

Aqui, fiz a divisão nos três grandes modelos que a arquitetura da informação possui, que é a ontologia, a taxonomia e a coreografia. Cada uma delas vai ser uma respectiva aula: antologia, aula 2; taxonomia, aula 3; e coreografia, a última aula, aula 4.

Essa primeira aula é o que estou chamando de fase de entendimento. Vamos entender o que é arquitetura da informação e levantar algumas necessidades que vamos fazer a partir do próximo vídeo.

Quando chegarmos na ontologia é que começaremos de fato o nosso processo de arquitetura da informação. O que é ontologia?

Lembra que quando estávamos na plataforma da Alura, estávamos falando sobre as navegações, do “Meu aprendizado”, do “Conteúdo” e da “Comunidade”?

Então, aqui temos cada informação, um texto, uma frase pequena, mas que remete a um todo muito grande. “Meu aprendizado”, dentro da Alura, possui um significado enorme, da mesma forma que “Conteúdo”, até porque é uma plataforma que cria muito conteúdo, mas não só em formato de cursos ou vídeos, em outros formatos também, de texto, de áudio, etc.

E também a parte da “Comunidade”. Sabemos que a Alura é uma comunidade muito forte, não só entre escolas, mas todas as escolas juntas. Tudo isso dentro do fórum, que é algo antigo, como no Discord, algo mais recente.

Enfim, temos diversos termos que identificam algo muito maior, e é o que vamos fazer com a ontologia, criando nosso projeto da aula 2, que vai ser um glossário de palavras e termos.

A partir das necessidades que vamos levantar no próximo vídeo, vamos começar a entender um pouco mais sobre os desejos e os problemas que as pessoas usuárias futuras do nosso produto passam.

E vamos conseguir entender melhor quais são as informações que elas já utilizam e os termos ideais que devemos utilizar tanto no time interno quanto para conversar com o público dentro do produto e dentro de canais de comunicação.

A partir da ontologia, vamos para a taxonomia que, no mundo real, tem muito a ver com animais, mas que se encaixa perfeitamente dentro da arquitetura da informação. Basicamente, a taxonomia vai ser a estruturação do nosso produto.

Puxando mais uma vez, vou sempre usar o exemplo da plataforma da Alura porque é uma plataforma que você já conhece, até porque, se você está assistindo este vídeo, você já deve ter navegado por muitas páginas aqui dentro.

Basicamente, na taxonomia, é quando vamos definir a estrutura de cada coisa. Por exemplo, o que vai ter dentro do meu aprendizado? Vai ter “Dashboard”, “Meus cursos”, “Meus planos de estudo”, o que mais pode ter?

Estou na página inicial e, a partir dela, posso ir para onde? E desse onde, posso ir para mais algum lugar? A pessoa sabe que está aqui? Sabe que pode voltar? Ela tem como ir para outro canto?

Todas essas dúvidas, toda a estrutura e mapeamento do nosso produto vai ser feito na fase de taxonomia, e o nosso entregável final dessa fase vai ser um sitemap. Não se preocupe, se você não sabe o que é um sitemap, nós vamos ver isso mais para frente.

Por último, mas não menos importante, é a parte da coreografia. Basicamente, a forma mais tranquila de entender a coreografia é dizendo que vamos unir o melhor dos dois mundos.

Vamos pegar os entregáveis que fizemos na ontologia, que é basicamente nosso glossário, juntar com a taxonomia, levantando todas as necessidades que obtivemos e as pesquisas que vamos fazer, para, no fim, gerarmos um fluxograma.

Vai ser uma evolução bem direta do nosso sitemap. Ele vai também mostrar a estrutura do nosso produto, só que agora não vai ser só a estrutura de navegação, mas a estrutura de navegação com as funcionalidades, com ações que as pessoas podem realizar.

É algo mais complexo, só que extremamente útil, extremamente rico, não só para o UX writers, não só para UX ou UI designers, mas também para pessoas desenvolvedoras.

Essa é a estrutura do nosso curso. Lembrando, qualquer dúvida, fórum e Discord estão abertos. Nos vemos por aí, valeu!

Sobre o curso UX Writing: Arquitetura da Informação em Writing

O curso UX Writing: Arquitetura da Informação em Writing possui 111 minutos de vídeos, em um total de 34 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UI Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UI Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas