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UX Strategy: visão estratégica do negócio

Fundamentos UX Strategy - Apresentação

Olá! Eu sou a Deise da Luz, instrutora de UX aqui na Alura e também consultora de negócios e UX para o segmento de moda. Tenho mestrado em design estratégico e também já trabalhei alguns anos em agências de marketing digital para clientes como Vale e L'Oréal, por exemplo.

#acessibilidade: Eu sou uma mulher morena, tenho olhos castanhos e cabelos castanhos com mechas loiras. Estou usando uma camisa roxa e estou num cenário de fundo branco com uma iluminação roxa-azulada.

Desejo as boas-vindas ao curso Visão estratégica de negócio, que faz parte da formação de UX Strategy.

Para quem é esse curso?

Esse curso foi pensado para quem deseja se tornar uma pessoa estrategista de UX - seja de forma interna, no time da empresa em que já trabalha; ou de forma externa, ou seja, prestando consultoria para uma empresa ou cliente de qualquer setor e qualquer tamanho.

Esse curso também atende UX Designers, Gerentes de Produtos e pessoas que atuam em qualquer posição estratégica em uma empresa (nas áreas de marketing e branding, por exemplo), que desejam iniciar um projeto pensando primeiramente na experiência da pessoa usuária.

Projeto: Mosaico Bank

Para tornar esse curso bastante prático, trabalharemos com o cliente Mosaico Bank: um banco fictício desenvolvido para que você possa praticar todas as técnicas e ferramentas de UX Strategy que conheceremos ao longo das aulas. O nosso objetivo principal será desenvolver o briefing de projeto para a Mosaico Bank até o final desse curso.

O que estudaremos?

Para criar esse briefing de projeto, aprenderemos sobre:

Gostou?! Então pegue seu café e venha comigo nessa jornada!

Fundamentos UX Strategy - Conhecendo a Mosaico + Ementa

Vamos conhecer melhor o nosso cliente, a Mosaico Bank, e também a ementa desse curso.

Mosaico Bank

Para começar nosso contato com a empresa, vamos conferir sua identidade visual:

logo da Mosaico Bank. sobre um fundo branco, a palavra "Mosaico" em letras garrafais azul-escuras. sobre a letra "M", uma forma geométrica amarela que lembra uma etiqueta apontando para baixo, acompanhando o vinco da letra.

Basicamente, a Mosaico é uma fintech, um banco nativo do ambiente digital que quer desenvolver produtos e serviços inovadores para um público bem segmentado. Entenderemos melhor os objetivos e características da Mosaico ao longo das nossas aulas.

Ementa do curso

O curso está dividido em quatro aulas, que tratarão dos seguintes assuntos:

O objetivo central desse curso é aprender a desenvolver o Briefing de Projeto de UX Strategy. Todas as nossas técnicas e práticas girarão em torno da construção desse briefing, que faremos no Notion ou em qualquer outra plataforma em que você se sinta mais confortável de trabalhar. Ao longo das aulas, você receberá todas as instruções para construir o briefing conosco!

Agora, vamos entender mais a fundo os objetivos de cada aula.

Aula 01: Fundamentos de UX Strategy:

Aula 02: UX Strategy e Negócios Digitais:

Aula 03: Mercado e Cultura de UX Strategy:

Aula 04: UX Strategy e Planejamento Estratégico

Construiremos aos poucos a documentação do briefing. No início, na aula 01, preencheremos algumas etapas, na aula 02 preencheremos mais duas ou três, e assim por diante. Então, não se sinta ansioso ou ansiosa com a visualização total desse documento, porque o objetivo do curso é que, ao final, você saia tendo aprendido a construir um bom briefing de projeto de UX Strategy.

Esperamos que você esteja empolgado ou empolgada para iniciar, de fato, o nosso conteúdo. Começaremos no próximo vídeo, falando sobre o Briefing de Projeto.

Vamos lá?

Fundamentos UX Strategy - Briefing do projeto

Nessa aula, conheceremos a estrutura de um Briefing de UX Strategy e iniciaremos o Briefing da Mosaico Bank. Lembrando que o Briefing é o entregável final desse curso, o projeto em que trabalharemos ao longo das aulas.

O que é um briefing?

Para começar a falar sobre briefing, convido você a imaginar que está se candidatando para uma vaga em uma empresa. Provavelmente, antes de se candidatar, você coletará algumas informações básicas sobre a empresa e a vaga, certo?

Você pesquisará sobre o setor da empresa, o tamanho dela, quantos funcionários trabalham nela aproximadamente. Procurará entender se essa é uma empresa já consolidada no mercado ou uma startup que nasceu há pouco. E, principalmente, buscará as informações sobre a vaga para entender se suas habilidades realmente combinam com o que a empresa está buscando.

Quando estamos falando de iniciar um projeto para um negócio, isso não é diferente. Nós precisamos entender uma série de questões sobre a empresa, sobre o setor em que ela atua, o nicho para quem oferece seus produtos e serviços e, assim, começar a pensar em estratégias.

O documento em que armazenamos essas informações e que também serve como guia do que precisamos descobrir, passo a passo, se chama Briefing.

Por que ele é tão importante?

O briefing serve para documentar, ou seja, armazenar e algum lugar específico, todas as informações que coletamos. É importante que esse lugar exista, porque será compartilhado com outras pessoas e áreas.

Imagine que alguém entrará no meio do projeto como especialista em pesquisa, ou UX researcher. Essa pessoa precisa do histórico de tudo o que já foi construído até o momento de seu trabalho ser iniciado. Então, ela acessará o briefing e entenderá tudo o que for necessário.

Esse documento será revisitado em todo o projeto, do início ao fim. No final do projeto, por exemplo, quando estivermos em fase de testes e validação de ideias, voltaremos ao briefing para verificar se as ideias que estamos projetando realmente combinam com os objetivos e metas do negócio.

O briefing também serve para nortear a tomada de decisões. Nesse documento, constarão todas as informações mais importantes sobre o negócio que nos dirão se o caminho pensado é ou não interessante. Note como esse documento é valioso!

Algumas empresas já possuem essas informações bem documentadas, e outras precisam de um esforço um pouco maior para isso. A sugestão para você, que quer se tornar estrategista de UX, é:

Assim que iniciar um projeto com uma empresa de qualquer tamanho, verifique a existência desse briefing. Se as informações padrão de um briefing (que conferiremos adiante) ainda não estiverem documentadas, é o seu papel se comunicar com as diferentes áreas e documentar todas essas informações. O briefing de projeto pode, sim, ser uma responsabilidade do estrategista de UX! Esse é um convite que fazemos a você.

Briefing UX Strategy

Vamos, então, conhecer a estrutura do briefing e começar a preenchê-lo para o nosso cliente, o Mosaico Bank. Migraremos para o Notion para iniciar! Disponibilizamos o link do template do Briefing UX Strategy no Notion para você poder acessar e, a partir das suas próprias ferramentas, preencher esse documento.

A estrutura apresentada no Notion segue a seguinte divisão, cujas informações você deve verificar se existem ou, então, coletar antes de iniciar um projeto de estratégias de UX:

Agora, nos deteremos na primeira seção:

Visão geral

Vamos clicar na seção "Visão geral" do nosso Notion. Temos a seguinte descrição do que é essa seção de um briefing:

A visão geral é a parte introdutória do briefing. Nessa parte, iremos coletar informações básicas sobre a empresa, como: tamanho, setor, atividade principal, produtos, serviços e proposta de valor.

Trabalharemos em um cenário em que a Mosaico Bank já possui essas informações e está nos passando para documentarmos no nosso briefing de projeto.

Para facilitar, pegaremos as informações de um arquivo à parte e preencheremos nosso documento de briefing oficial com elas:

TAMANHO/SETOR: a Mosaico Bank é uma instituição financeira (fintech) que chegou no mercado no ano de 2022. Seu modelo de negócios é inspirado em bancos digitais como Nubank e C6. Ainda pode ser considerada uma empresa de pequeno porte que está buscando se posicionar como o banco digital dos Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), que querem modernizar a forma como se relacionam com seus bancos tradicionais

ATIVIDADE PRINCIPAL: serviços financeiros em formato de banco digital

PRODUTOS E SERVIÇOS: transações bancárias, empréstimos, financiamentos, investimentos e benefícios. A Mosaico Bank tem como objetivo oferecer uma experiência completa de banco para seus usuários. O modelo de negócios está sendo pensado para trazer toda a cartela de serviços que os bancos consolidados oferecem, incluindo benefícios personalizados como programa de milhas e cashback.

Nós, estrategistas de UX, fomos contratados para desenvolver esse programa de milhas.

PROPOSTA DE VALOR: um banco digital que oferece benefícios personalizados

Preenchidas essas informações no nosso Notion, vamos deixando-o bastante organizado. Lembre-se que é um documento que será acessado por todos que participarem do projeto!

O que vem pela frente?

Na próxima aula, falaremos sobre: por que precisamos de UX Strategy, afinal?

Sobre o curso UX Strategy: visão estratégica do negócio

O curso UX Strategy: visão estratégica do negócio possui 151 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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