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Tráfego pago: estratégias e aplicações

O que é tráfego - Apresentação

Olá! Boas vindas ao curso de Fundamentos do Tráfego Pago!

Sou a instrutora Ana Mascarenhas e sou especialista em Marketing Digital.

Antes de começarmos os estudos, falaremos sobre alguns detalhes. Primeiro, este curso é voltado para estudantes de Marketing ou Publicidade que desejam começar a trabalhar com com Tráfego Pago, além de pessoas que têm apenas afinidade com o tema.

Nossas aulas também são interessantes para quem é empreendedora ou empreendedor, e quer saber como usar o Tráfego Pago para agregar valor ao negócio e melhorar a divulgação do produto ou serviço.

Inclusive é útil para colaboradoras ou colaboradores dentro do setor de Marketing de uma empresa ou qualquer de outro, que precisam migrar para esse modelo, mas não sabem por onde começar. Portanto, este é o ponto de partida para se tornar especialista!

Os conteúdos que abordaremos ao decorrer do curso começarão para entendermos o que é Tráfego, Tráfego Pago e Tráfego Orgânico, além de suas aplicações dentro do conceito de planejamento de campanha de Marketing Digital.

Entenderemos quais são as estratégias por trás do Tráfego Pago e como chegaremos à decisão de usá-lo ou não em nosso negócio e divulgação.

Saberemos sobre as principais plataformas que existem hoje, além de aprendermos a configurar uma conta empresarial em cada uma delas, para depois decidirmos em qual investir os esforços para se especializar.

Também entenderemos como fazemos um planejamento de campanha de Tráfego Pago. Seja qual for a plataforma, existem organizações básicas obrigatórias para todo tipo de produto ou serviço.

Por fim, mas não menos importante, vamos entender o papel da profissão de Gestor de Tráfego, como se posiciona no mercado e como se especializa para chegar neste cargo.

Então este conteúdo será bastante útil! Vamos lá?

O que é tráfego - Definindo tráfego

Para iniciarmos nossa primeira aula, imaginemos o seguinte cenário: somos sócios de uma loja física de equipamentos esportivos, porém com o tempo, o número de visitantes diários caiu bastante e já não temos tantos clientes, portanto as vendas também caem.

A solução que encontramos neste caso foi a criação de e-commerce para expandirmos nossa área de atuação, e assim não precisaremos vender apenas em certos horários e nem só localmente para quem mora mais perto da loja.

Portanto, há uma infinidade de possibilidades de vendas desta forma. Feito isso, configuramos nosso catálogo de produtos, anunciamos a novidade e o site já está bem bonito.

Mas agora precisaremos pensar como ter esses visitantes e concorrer com outros e-commerces que já possuem uma boa visibilidade nas pesquisas das pessoas e para outras pessoas que possam se interessar pelos nossos produtos.

Antes de chegarmos nessa parte, entenderemos o que é Tráfego: se refere a movimentação ou circulação de pessoas em um determinado local. Então é o mesmo significado que há na análise de trânsito em estradas, ou número de pessoas em shoppings ao final do ano, por exemplo, entre outras situações que comportam esse conceito.

Na internet, nos referimos ao tráfego de usuárias e usuários que navegam em sites, blogs, plataformas e etc. Inclusive, as redes sociais podem trazer outros nomes quando falamos de número de visitantes, como alcance, impressão, quantidade de sessões únicas no site, entre outros termos.

Logo, refere-se ao fluxo de pessoas que cada portal recebe. Existem dois tipos de Tráfego, o Tráfego Orgânico e o Tráfego Pago, e é imprescindível saber trabalhar muito bem as estratégias de Marketing para cada um.

A seguir, descobriremos mais detalhes sobre isso.

O que é tráfego - Tráfego Orgânico e Tráfego Pago

Agora que já sabemos o que é Tráfego e que precisamos desse fluxo de usuárias e usuários dentro do nosso e-commerce para voltarmos à ativa com nossas vendas, entenderemos o que é o Tráfego Orgânico, e mais adiante abordaremos o Pago.

O Tráfego Orgânico é todo a movimentação de pessoas no site que o encontram de maneira gratuita e espontânea. É gratuito no sentido de que não é a usuária ou usuário que paga para acessar, e sim no sentido de que não estamos pagando nada para atrair essa atenção.

Afinal, é o que acontece espontaneamente em todas as redes e plataformas; se temos uma rede social aberta ao público comercial, todo o acesso que recebemos e não pagamos por isso é Tráfego Orgânico, a mesma coisa acontece com um vídeo no Youtube que não foi patrocinado mas recebe as visualizações mesmo assim, por exemplo.

Então é muito importante termos um trabalho conciso e interessante no conteúdo digital produzido e ofertado à audiência, para que não precisemos pagar para ter clicks.

Faremos isso com o Marketing de atração e/ou de conteúdo que gera interações e atrai os perfis ideais para que entrem no site de maneira espontânea, sem pagar pelo acesso.

Porém, nosso negócio é novo e local, e temos pressa em fazer valer o investimento no e-commerce. Então o Tráfego Orgânico é uma estratégia de Marketing que funciona bastante, mas somente a longo prazo.

Portanto, se quisermos ter bons resultados com o Tráfego Orgânico, precisaremos nos atentar aos primeiros detalhes, como posts bem produzidos e com conteúdos de valor, entender o que a audiência gosta de receber em redes sociais ou em seus outros canais, ter noção do que é melhor aceito e o que não, o que é possível de ser visto nas métricas de resultados.

Entendendo tudo isso, conseguiremos sempre otimizar o trabalho para gerar um Tráfego Orgânico bem qualificado. Neste momento, não temos tempo suficiente para entender e criar este conteúdo, e nem traçar o perfil de cliente ideal na internet até começarmos a ter esse retorno espontâneo.

Por essa razão, começaremos o trabalho de divulgação na internet com o Tráfego Pago, que se refere a todo o fluxo já citado que encontra nossa plataforma e redes sociais de maneira paga.

Assim, seremos anunciantes que pagam para receber os acessos que queremos, que podem ser por meio de links patrocinados, publicações anunciadas, posts turbinados em redes sociais, e-mail marketing, entre outros.

Por exemplo, quando pesquisamos algum serviço ou produto no buscador do Google, notaremos que as primeiras posições exibidas possuem uma tag escrito "anúncio" ao lado.

Ou seja, esses anunciantes estão pagando para o Google colocar seus links em evidência nos resultados da busca, assim como é possível pagar para as outras maneiras de aumentar nossa visibilidade em outras ferramentas.

Antes de "nos aventurarmos" no Tráfego Pago, precisaremos ter muito bem organizado qual é a nossa verba, afinal temos que saber quanto tempos disponível para investir, depois nosso objetivo, se é vendas, gerar leads, contatos, branding, entre outros.

Também analisaremos qual a plataforma será usada para investirmos, seja o Facebook, Instagram, Google, Twitter, LinkedIn, e etc. Principalmente, temos que elaborar muito bem as nossas estratégias antes de decidirmos sobre os pontos mais importantes do trabalho.

A seguir, começaremos a entender como fazer esse planejamento estratégico, o que é necessário ser delimitado e traçado junto com a equipe envolvida antes de lidar com Tráfego Pago de fato.

Sobre o curso Tráfego pago: estratégias e aplicações

O curso Tráfego pago: estratégias e aplicações possui 129 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Tráfego Pago em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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