Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Habilidades Interpessoais > Conteúdos de Habilidades Interpessoais > Primeiras aulas do curso Propósito profissional: seja protagonista da sua carreira

Propósito profissional: seja protagonista da sua carreira

O que é propósito? - Apresentação

Boas-vindas ao curso de propósito profissional!

Este curso é para quem ama o que faz, gosta do que faz, mas que ainda sente que falta alguma coisa. Esse curso traz uma reflexão acerca do propósito e como pode realmente impactar a vida no trabalho e as pessoas ao redor.

Nesse curso, você vai aprender:

Além disso, vamos entender como os valores de cada pessoa pode ser um indicativo se ela está no lugar certo para trabalhar e como eles podem direcionar as escolhas no trabalho.

Também faremos uma reflexão sobre qual o significado de sucesso, que pode ser diferente para cada pessoa. E vamos entender como alinhar tudo isso com as escolhas de carreira e também aprender a identificar se estamos no ambiente de trabalho certo de acordo com o nosso propósito e valores.

E por fim, conheceremos formas de não deixar o propósito de lado e entrar no modo “deixa a vida me levar”. A importância de sempre revisitar as escolhas, verificar se o caminho ainda faz sentido e se o propósito ainda é o mesmo.

Nós temos muita coisa legal neste curso! Vamos começar?

O que é propósito? - Razão de ser

Nesse curso, vamos acompanhar a jornada de Lucas, um desenvolvedor de 28 anos, que é apaixonado por tecnologia, ama o que faz, mas não se sente realizado completamente.

Trabalha na empresa Apeperia, e decidiu entender um pouco mais sobre os motivos de, mesmo amando o que faz, ainda não sentir que está completo em seu trabalho.

Lucas, por mais que gostasse de desenvolver e trabalhar com tecnologia, tinha ainda algumas dificuldades para acordar todos os dias de manhã para ir ao trabalho.

Com frequência ele tem se sentido insatisfeito e falta de um sentido maior, em alguns momentos ele acaba tendo emoções negativas, e sempre tem a sensação de que está faltando alguma coisa. Que mesmo amando o que faz e sendo desenvolvedor — que era seu sonho — ele ainda não se sente satisfeito.

Lucas uma vez ouviu falar sobre os propósitos das empresas, e como todas as ações delas são baseadas neles, e percebeu que poderia aplicar a mesma ideia para si mesmo.

Resolveu então pesquisar sobre propósito e percebeu que não era tão simples como imaginava mas que, sim, era possível ele ter um propósito.

  1. Conhecer a si mesmo: por mais que ele soubesse que ama tecnologia, ele não entendia direito como chegou até ali ou qual era o resultado que queria entregar e nem onde gostaria de chegar. Ou seja, ele precisava se fazer algumas perguntas como:
    • Quem sou eu?
    • O que eu quero fazer?
    • Onde eu agrego valor?
    • Como posso alinhar meu propósito profissional com a minha vida pessoal?
    • Porque às vezes é isso que falta para ele. Então ele precisou refletir sobre essas questões para entender ele mesmo.
  2. Pensar sobre o futuro: depois de refletir quem ele é, o que já não foi tão fácil, o próximo passo seria pensar sobre o futuro:
    • Onde eu quero chegar?
    • O que preciso melhorar ou evoluir?
    • Muitas vezes ele se percebia trabalhando sem ter uma visão de futuro. E ter uma visão de futuro é importante, faz parte de seguir um propósito.
  3. O que me gera motivação: refletir sobre o que ele já fez e pensar nos próprios talentos, o que faz bem e o que não gosta, com perguntas como:
    • O que me faz perder a noção do tempo?
    • Quais são meus valores? O que me motiva? Quando me sinto realizado?
    • Quais os meus talentos?
    • O que eu tenho prazer em fazer?
    • Lucas percebeu que não tinha isso tão claro, que às vezes era difícil identificar aquilo que o motiva e ele, realmente, decidiu refletir sobre isso, sabendo que era importante.
  4. Quem me inspira? É importante perceber que quem inspira geralmente é porque criou-se uma conexão, ou identificação com essa pessoa. Então ele vai refletir sobre:
    • O que essas pessoas fazem que eu mais gosto?
    • O que essas pessoas fazem que me inspiram?
    • Por que eu me inspiro nelas? Por que eu vejo nelas um exemplo a ser seguido ou um padrão de inspiração?
    • Por que eu admiro tanto essa(s) pessoa(s)?

Lucas percebeu que propósito não é algo tão simples assim. É preciso muito conhecimento de si mesmo, muita autorreflexão. Não é algo que ele vai encontrar em um livro, ou de algum vídeo na internet, facilmente.

É fruto da autoconsciência e de um olhar mais atento a tudo ao seu redor. Olhar para dentro e entender as motivações dele mesmo e as motivações que fazem com que ele olhe para o futuro, sabendo onde quer chegar, com inspiração em pessoas. E tudo isso faz parte da construção do propósito.

O primeiro livro que Lucas olhou durante os seus estudos foi o “Ikgai: o segredo dos japoneses para uma vida longa e feliz”, este é um livro que estuda o estilo de vida de uma das cidades onde existem mais centenários no Japão, indicativo de vida longa, e os nativos de lá chamam de "ikigai", que é a razão pela qual nos levantamos pela manhã.

No ikigai, juntam-se:

Todos eles refletem “O que você ama” a partir:

Junto, no meio de tudo isso, somando todas essas interseções, está o ikigai, a “razão de ser”. Muitas pessoas acreditam que o propósito de carreira e pessoal devem ser separados e diferentes, porém somos apenas uma pessoa e é muito difícil nos dividir em duas para nos sentirmos inteiros. Somos apenas uma pessoa.

Assim, Lucas percebeu que não dava para separar a carreira da vida pessoal.

Portanto, o propósito é o que dá sentido, que nos faz levantar da cama, sabendo que faz parte de algo maior, sabendo que impacta positivamente de alguma o seu trabalho, as pessoas ao redor e talvez até no mundo.

Lucas viu que, apesar de desafiador, pensar sobre propósito é algo que realmente fazia sentido para ele, algo que ele realmente gostaria de entender mais profundamente, incluindo entender como o propósito pode se relacionar com sua carreira.

O que é propósito? - Como conhecer seu propósito

Lucas se surpreendeu com a profundidade do assunto, mas estava dedicado a encontrar o seu propósito.

Ele percebeu que mesmo com todas as reflexões, todos os seus pensamentos sobre quem ele é, o que o motiva, quem são as pessoas que o inspiram e até mesmo o que ele quer para o futuro eram muito difíceis de escrever, ou descobrir o seu propósito sozinho.

E por isso isso foi pesquisar sobre o assunto e achou o livro “Encontre seu porquê”, de Simon Sinek. Nesse livro, o autor discorre sobre alguns passos de como encontrar o seu porquê, que nada mais é do que o seu propósito e a sua razão de ser.

Então, neste livro, o autor dá alguns passos:

O primeiro passo é selecionar algumas histórias marcantes e importantes da própria vida, ou do trabalho, ou dos dois, e entender quais foram as emoções que sentiu, quais foram os impactos que causou, quais foram as contribuições que fez ou sentiu nessas histórias.

Quanto mais profundamente ele refletir sobre essas histórias, mais profundamente ele vai entender o que já era emoção positiva e negativa para ele, qual impacto ele gostou de causar, de preferência positivo, e identificando quando ele causou um impacto negativo e não foi tão legal. E quais contribuições ele foi capaz de fazer e como se sentiu em relação a isso. É muito importante ter essa visão.

Uma das histórias que ele lembrou foi do dia que ajudou a avó a usar o celular pela primeira vez, e como ficou satisfeito por poder ajudá-la com algo que ela achava que era muito complicado, e que ele considerava simples. Ele percebeu que ajudá-la naquela simples tarefa para ele já trouxe uma sensação de satisfação por ajudar a avó com algo que era muito complicado para ela.

Ele teve um sentimento e uma sensação de contribuição, de impacto positivo. Agora ele precisa resgatar mais e mais histórias dessas para encontrar o próprio "porquê", o próprio propósito dele.

O segundo passo seria encontrar uma pessoa que pudesse ajudá-lo a entender melhor essas histórias. Essa pessoa não poderia ser tão próxima, que chegou a viver essas histórias, pois essa pessoa pode não ter uma visão muito objetiva. Por exemplo, não é legal o Lucas fazer esse exercício com a avó dele, pois ela estava em uma das histórias, então já não tem uma visão muito objetiva. Sendo assim o ideal é evitar pessoas muito próximas do convívio, como pais, mães, irmãos...

Esse acompanhamento poderia até ser feito com um(a) psicólogo(a) ou coach, mas não é obrigatório, porque o único requisito necessário aqui é ser uma pessoa de confiança para falar sobre essas histórias.

Pensando nisso, Lucas lembrou de uma ex-colega de trabalho de Lucas, que mudou de empresa, mas com a qual ele mantinha contato e com a qual trocava ideias sobre propósito quando trabalhavam juntos.

Ele achou até interessante, pois caso ela tivesse interesse em fazer esse exercício, poderia ajudá-la também. Além disso, ela não era uma pessoa com a qual ele convivia todos os dias, não é uma pessoa que o conhece desde a infância, mas é uma pessoa na qual ele confia e que traria uma visão mais objetiva e clara sobre aquilo que ele tá falando, enquanto ele conta essas histórias.

O terceiro passo seria passar algumas instruções para essa colega, pois essa pessoa teria uma parte muito importante, ao ouvir as histórias, iria categorizar os temas e também encontrar pontos em comum em relação aos sentimentos de cada história, percepções de conquistas e fracassos, além de instigá-lo a realmente se abrir e chegar no ponto crucial que tornou aquela história marcante.

Dessa forma, não deixar que Lucas ficasse apenas na superfície das sensações enquanto contasse as histórias e levá-lo a uma compreensão mais profunda de quais eram as motivações, sentimentos e as conquistas

Com base no exemplo da avó, o tema da história de Lucas seria: “ajudar alguém a superar um desafio”. Sem Lucas perceber, passou por diversas experiências semelhantes, nas quais ele ajudou alguém a superar um desafio.

Com isso, a colega dele percebeu que ao ajudar a avó, ele sentiu orgulho, por ter ajudado e a conquista veio da satisfação de ter ajudado uma pessoa.

Esse encontro tem alguns detalhes, como:

Depois de levantar os temas, Lucas já poderia começar a perceber que tinha coisas semelhantes e podia tentar escrever a frase que representaria o seu propósito.

Segundo o autor Simons Sinek, as frases geralmente seguem o seguinte formato:

“[ Contribuição ] de modo que [ impacto ]."

Onde o primeiro espaço é a contribuição e o segundo é o impacto dela.

Depois de conversar com a amiga e tudo o que ele contou e se deu conta com as anotações feitas por ela, ele criou um rascunho do que começaria a ser o propósito dele:

Rascunho de Lucas

"Ajudar e apoiar as pessoas, de modo que elas consigam superar desafios com mais autonomia."

A partir dessa frase, vem a compreensão de que Lucas tem um desejo genuíno de ajudar as pessoas, mas não simplesmente de ajudar, ajudar para que essas pessoas consigam superar desafios sozinhas, e assim ter mais autonomia na vida delas.

Simon Sinek também rascunhou o seu próprio "porquê" em uma frase:

Inspirar pessoas a fazerem as coisas que as inspiram, de modo que juntos possamos mudar o mundo.”

Assim, ele aponta a sua contribuição (inspirar pessoas a fazerem as coisas que as inspiram) e o impacto a partir dela (poder mudar o mundo juntos).

Segundo Simone Sinek, em seu livro “Encontre seu porquê”, o PORQUÊ é uma ferramenta que pode proporcionar clareza ao que é indefinido e tornar tangível o que estiver abstrato, e que descobrir o porquê injeta paixão no seu trabalho.

Porém, descobrir o porquê é como peneirar ouro no rio do passado: o ouro está lá, perdido nos detritos do rio, escondido pela água corrente. Por isso, durante o exercício, é importante que as histórias tragam detalhes específicos, que seja possível resgatar a emoção sentida e como ao contá-la isso impacta a outra pessoa e a ele mesmo.

Importante ressaltar que o propósito não é o que QUEREMOS ser, mas sim o que realmente SOMOS, e o objetivo de compartilhar essas histórias não é o de descrever o que Lucas fez, mas revelar quem ele é.

Lucas ficou surpreso com tudo que aprendeu a partir do exercício de compartilhar histórias e entender os sentimentos, conquistas, percepções. Ele se deu conta de que as coisas já estavam ficando mais claras, mas também percebeu que nem sempre estava vivendo o seu propósito na sua vida profissional.

Sobre o curso Propósito profissional: seja protagonista da sua carreira

O curso Propósito profissional: seja protagonista da sua carreira possui 121 minutos de vídeos, em um total de 36 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Habilidades Interpessoais em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Habilidades Interpessoais acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
por
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
por
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

Matricule-se

Ultra

12X
R$209
à vista R$2.508
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, com mensagens ILIMITADAS

    Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.

  • Luri Vision, a IA que enxerga suas dúvidas

    Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

  • 6 Ebooks da Casa do Código

    Receba cupons da Casa do Código, a editora da Alura, e escolha ebooks que acompanharão a sua jornada de aprendizado para sempre.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas