Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Edição de Vídeo > Conteúdos de Edição de Vídeo > Primeiras aulas do curso Premiere Pro: editando um vídeo com roteiro

Premiere Pro: editando um vídeo com roteiro

Entendendo a ilha de edição - Apresentação

Fala, estudante! Esse curso é para você que está começando a editar vídeos. Estamos no segundo curso da nossa formação, sendo que o primeiro é um curso teórico e esse é o nosso primeiro curso prático.

Antes de explicar o que vamos abordar no curso, quero fazer a minha autodescrição:

#acessibilidade

Eu sou o Bruno Cruz, sou um homem negro de pele clara, estou usando uma camiseta lilás com uma corrente de prata no pescoço. Atrás de mim, tem uma parede branca com duas prateleiras repletas de livros e DVDs, além de alguns quadros de filmes que eu gosto muito.

Nesse curso, vamos editar um projeto de matéria jornalística. Escolhemos esse projeto para começar a formação pois a edição de matérias jornalísticas é muito simples e corriqueira no mercado.

Entenderemos desde como interpretar um roteiro de matéria jornalística, até como funciona esse mercado e todos os jargões técnicos da área.

Em seguida, vamos mergulhar na prática de edição e montaremos a nossa matéria seguindo um roteiro básico.

Também entraremos em trabalhos de áudio; vamos eliminar ruídos, fazer um tratamento, nivelar e equalizar o áudio.

Depois, partiremos para uma aula de efeitos, onde vamos aprender a fazer correções de cor, censuras, track masking (efeito muito aplicado no mercado).

Na quinta aula, fechamos o nosso curso abordando transições e como fazer a exportação do arquivo, gerando uma versão final e assistível do projeto.

Se você gostou dessa proposta, vem comigo e eu te vejo no próximo vídeo!

Entendendo a ilha de edição - Visão geral

Fala, estudante! Vamos fazer a overview (visão geral) do nosso curso?

Entendendo a interface

Daremos início aos estudos entendendo a interface do Premiere, tendo o nosso primeiro contato com a ferramenta, onde faremos a criação do nosso projeto, aprenderemos a trabalhar com dois monitores, a personalizar a interface buscando a maior produtividade no trabalho.

Entendendo o espelho

Em seguida, vamos entender como foi planejada essa matéria jornalística. Falaremos sobre a criação do espelho, sobre como funciona o mercado jornalístico, e haverá também um momento para entendermos jargões da área.

Depois, faremos o ingest, que nada mais é que a importação de todo o nosso material para o Premiere, já visando alguns parâmetros técnicos, talvez um transcode, uma copy, ou uma criação de proxy.

Montagem da matéria

Na aula 2, faremos a montagem da matéria.

Esse processo irá começar pela edição dos OFFs, áudios gravados posteriormente à reportagem, arquivos especificamente de áudio. Na sequência, entramos com as sonoras, captações em que temos tanto o uso de imagem quanto de áudio. Por fim, trazemos as imagens de corte para preencher os OFFs.

Mixagem de áudio

Uma vez estruturada e assistível a nossa matéria, entraremos na aula de áudio, onde aprenderemos sobre mixagem e equalização de áudio, fazer uma limpeza, eliminar ruídos, deixar o áudio trabalhado e profissional.

Aplicando efeito

Em seguida, temos uma aula de efeitos, na qual vamos aprender a simular zoom in e zoom out, e como funciona a inserção de efeitos no Premiere.

Além disso, faremos um exercício de track masking (quando há uma máscara acompanhando algum elemento em movimento na nossa cena). Nesse caso, vamos fazer a censura de uma das pessoas entrevistadas.

Esse material é apenas um estudo de caso. A reportagem em questão não precisa de nenhuma censura, trata-se de uma matéria muito simples, mas é importante ter isso no nosso portfólio, então devemos fazer esse estudo.

Aplicando transições

Após essa aula, vamos aprender a inserir transições e veremos como isso se aplica em uma linguagem audiovisual, indo além de simplesmente criar uma transição no vídeo.

Em breve, entenderemos o que uma transição significa para as pessoas espectadoras, apesar de às vezes elas nem perceberem que a transição acontece, pois as usaremos de forma muito sutil.

Exportação

A partir desse momento, iremos exportar o nosso projeto, lidando com alguns parâmetros técnicos, entendendo o que vai agregar mais qualidade ao nosso trabalho. Assim, finalizaremos o nosso curso!

Te vejo no próximo vídeo. Vamos lá?!

Entendendo a ilha de edição - Chegando na ilha de edição

Fala, estudante! Nesse vídeo, teremos nosso primeiro contato com o Adobe Premiere Pro. Logo ao abrir a ferramenta, há uma janela exibindo uma lista com os últimos projetos trabalhados.

Janela inicial cinza do Adobe Premiere Pro, composta pelos elementos descritos acima e abaixo na transcrição.

No dia a dia, em uma ilha de edição, todos os últimos projetos com os quais trabalhamos são de fácil acesso, sem a necessidade de vasculhar pastas no servidor ou no computador para encontrar e modificar as últimas ações realizadas.

Além disso, há os botões para abrir um projeto ("Open Project") menos recente que não esteja na lista, e para criar um projeto ("New Project").

Nós só teremos acesso à interface onde serão feitas as edições propriamente ditas quando houver um projeto aberto, seja ele já trabalhado ou novo, o que faremos agora.

Após clicar em "New Project", será aberta uma tela onde iremos definir o nome do projeto e a localização dele no computador, ou seja, para ter acesso à interface, já teremos um arquivo do Premiere salvo na máquina (ou em um servidor, a depender de como é o fluxo de trabalho na sua empresa).

Nomearemos o projeto como "VT_FrioBrasilia" e definiremos uma localização do material na máquina. Para isso, vamos em "Project Location > Choose Location...".

No meu computador, tenho uma pasta com todo o material que utilizaremos ao longo do curso, a qual disponibilizei para download.

Dentro dela, há uma pasta destinada à edição ("_Edição"). É nela que vou inserir todos os arquivos editáveis do Premiere.

Não me refiro aos vídeos exportados que serão assistidos pelas pessoas espectadoras, mas sim aos arquivos do Premiere, os quais podem ser abertos e editados posteriormente.

Uma vez definido o nome e a localização do projeto, clicamos em "Create" para criar o projeto. Dessa forma, podemos visualizar a interface para entender o processo de edição.

Chegando na ilha de edição

Abaixo, temos a interface inicial do Premiere:

Interface inicial cinza do Adobe Premiere Pro, formada por cinco painéis divididos em duas linhas, dois na primeira e três na segunda. Na primeira linha, temos o monitor de origem à esquerda e o monitor de programa à direita; e na segunda linha, temos o painel de projeto à esquerda, o painel de ferramentas no centro, e a timeline à direita.

Perceba que a interface é dividida em alguns painéis. No primeiro deles, por exemplo, temos as categorias "Source" ("Fonte"), "Audio Clip Mixer ("Mixer de clipe de áudio"), e "Metadata". No decorrer do processo de edição, vamos aprender a utilizar cada um desses painéis.

Caso queira, você pode mudá-los de lugar. Basta selecionar o item e arrastá-lo para onde desejar. Dessa forma, modificamos a interface para encontrar formas mais intuitivas de trabalhar.

Além disso, ao clicar no nome de qualquer painel e arrastar pressionando "Ctrl", ele será aberto em uma nova janela, ou seja, não estará mais linkado à interface.

Isso é muito útil quando trabalhamos com dois ou três monitores. Podemos colocar, por exemplo, painéis em monitores específicos e montar a interface conforme desejado, tendo uma visão macro da interface de trabalho.

Mesmo separada em uma janela individual, podemos arrastá-la novamente para dentro de um dos paineis da interface.

Project Panel

Um dos painéis é o chamado project panel (painel Projeto). Nessa área, estarão todos os arquivos que fazem parte desse projeto. Logo, todo o material que está na pasta que você baixou entrará nesse espaço.

Painel "Projeto" do Premiere, formado por uma tela cinza contendo categorias na parte superior, o nome do projeto abaixo, seguido de uma caixa para importar arquivos, e por fim um campo onde ficam os arquivos importados.

Source

Traremos esse material a partir de "Source".

Painel "Source" do Premiere, formado pora tela cinza contendo, na parte superior, as categorias "Source", "Effect Controls", "Audio Clip Mixer", e "Metadata".

Trata-se de uma área de pré-recorte do material, onde definimos um ponto de entrada e um de saída para o material bruto, ou seja, um ponto onde ele começa e outro onde ele termina.

Timeline

Esse é o material que traremos para a timeline ("linha do tempo"). Suponha que, de 30 minutos de vídeo bruto, usaremos apenas 10 segundos. O recorte desses 10 segundos é o que será levado para o painel timeline, exibido abaixo.

Painel "Timeline" do Premiere, formado por uma tela cinza contendo uma linha do tempo.

Por que fazer esse recorte? Por que é necessário pré-recortar o material antes de trazê-lo para a timeline?

Não é obrigatório; se quisermos, podemos trazer o material bruto para a timeline, mas é interessante trazê-lo recortado por uma questão de organização, para garantir que ele não irá sobrepor outro arquivo e evitar uma timeline bagunçada.

Program Monitor

Tudo o que estiver na timeline, iremos assistir pelo program monitor (monitor de programa). É nele que veremos o resultado do nosso vídeo editado, isto é, o vídeo da maneira como será exportado.

Monitor de Programa do Premiere, formado por uma tela cinza contendo um player.

Conclusão

Temos, portanto, dois painéis para assistir, um para recortar, e outro para saber como está ficando o projeto.

O processo se repetirá sempre da mesma forma:

Antes de partir para a prática e fazer a importação dos arquivos para iniciar o nosso processo de edição, é necessário entender como funciona o planejamento do vídeo que iremos editar.

Precisamos vasculhar as pastas que você acabou de baixar e ver o material disponível, descobrir como são os áudios e vídeos, ter uma noção do material e se familiarizar com o que faremos ao longo das aulas.

Primeiramente, devemos entender o que é o espelho, o mapa da nossa produção, o nosso roteiro.

Nesse curso, faremos o projeto da edição de uma matéria jornalística. Estamos começando por essa área porque a edição jornalística é corrida e simples; trata-se de algo com um roteiro muito objetivo que devemos começar e terminar no mesmo dia.

Precisamos entender como funciona esse espelho e as suas particularidades. Esse será o assunto do nosso próximo vídeo!

Sobre o curso Premiere Pro: editando um vídeo com roteiro

O curso Premiere Pro: editando um vídeo com roteiro possui 113 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Edição de Vídeo em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Edição de Vídeo acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
por
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
por
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

Matricule-se

Ultra

12X
R$209
à vista R$2.508
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, com mensagens ILIMITADAS

    Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.

  • Luri Vision, a IA que enxerga suas dúvidas

    Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

  • 6 Ebooks da Casa do Código

    Receba cupons da Casa do Código, a editora da Alura, e escolha ebooks que acompanharão a sua jornada de aprendizado para sempre.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas