Primeiras aulas do curso Power BI: Explorando recursos visuais

Power BI: Explorando recursos visuais

Conectando e criando medidas - Apresentação

Olá, meu nome é Davi Neves e eu sou o instrutor que ministrará o curso de Power BI: Explorando recursos visuais que tem como foco a utilização de alguns recursos visuais e tornará o nosso dashboard ainda mais profissional.

E a ideia é nos conectarmos a uma pasta de trabalho do Excel. A partir dessa conexão, tratar os dados, transforme esses dados, desenvolva medidas para que possamos utilizar essas medidas nos visuais que vamos conhecer durante o curso.

E, a partir disso, vamos abordar alguns temas bem interessantes como acessibilidade, no qual vamos deixar o nosso dashboard ainda mais acessível, através de alguns recursos disponíveis dentro do Power BI Desktop.

E, para finalizar vamos desenvolver esse dashboard do zero, mas, vamos criar uma apresentação com alguns recursos como indicadores e seleção, para que torne a apresentação mais dinâmica.

E, para não deixarmos essa apresentação só para nós, vamos publicar na web, a apresentação e o dashboard, de tal forma que eles consigam acessar de qualquer lugar e compartilhar com qualquer pessoa. Espero vocês aqui no curso e até mais.

Conectando e criando medidas - Conectando ao Dataset

Para iniciarmos o nosso projeto, nós vamos importar o DataSet do RH que temos com o Power BI. Mas, antes, eu vou mostrar para vocês como está esse DataSet. Vou abrir a pasta do projeto e dentro dela tem um arquivo que é uma planilha do Excel, chamada “dataset rh”.

E como podemos ver, essa planilha tem várias colunas com bastante informação, para que possamos explorar e obter aquelas respostas, segundo as perguntas feitas.

Eu vou fechar o arquivo do Excel, fechar a pasta e abrir o Power BI Desktop. Então, vamos aguardar o Power BI Desktop abrir.

Ele abriu, já está carregando as configurações e já abriu a tela inicial de obtenção de dados e é, justamente, onde vamos clicar.

Vamos clicar em “Obter Dados” e dentro da janela que abre, quando clicamos em “Obter Dados”, temos vários tipos de conexão e uma delas é a conexão do Excel.

Vamos clicar em conexão do Excel para procurarmos a pasta que temos, o DataSet do RH. Dentro da janela de documentos que abre, vou clicar no ícone da “Área de Trabalho” na lista de arquivos no canto esquerdo, depois na pasta “Projeto” e acessar o arquivo “dataset rh”.

Com isso, o Power BI já vai realizar essa conexão e ler aquela pasta. Ele vai ver que existem dados ali dentro. E como podemos observar, ele trouxe duas informações: trouxe uma tabela e trouxe uma planilha.

A tabela é o melhor tipo de conexão que podemos fazer dentro de uma pasta de trabalho do Excel. Por quê?

Porque a tabela, nós realizamos uma conexão em específico naquela tabela. Ou seja, se tiver alguma alteração dentro da planilha, fora da tabela, o Power BI não vai puxar essa informação. Ele só vai puxar informação dentro da tabela.

Com isso, vamos selecionar a tabela “Tb_contratacoes” e clicar em transformar dados. Por quê?

Porque precisamos realizar algumas transformações. Normalmente, existem alguns tratamentos que precisamos fazer, antes mesmo de carregarmos esses dados. Então, vou clicar em “Transformar dados”.

E já podemos observar que o programa abriu uma nova janela, o editor do Power BI, que é, justamente, o local que vamos realizar todos os tratamentos dentro do DataSet. Mas, isso eu vou deixar para a próxima aula.

Conectando e criando medidas - Transformando os dados

Com o DataSet já importado, nós vamos realizar alguns tratamentos que são necessários dentro desse DataSet. E um deles, o primeiro, é a coluna salário. Por quê?

A coluna salário está trazendo um valor muito grande para cada funcionário. Isso porque ela é referente a 1 ano. Eu vou alterar o nome dessa coluna, vou colocar “Salário/Ano”, para que saibamos que essa coluna é referente ao salário anual. É o quanto a pessoa, quanto o funcionário recebe por ano.

E nós vamos ajustar para mensal, então, vamos pegar um valor dessa coluna é dividir por 12. Como vamos fazer isso? Nós vamos acessar a opção “Adicionar coluna”, na parte superior do Editor do Power Query, na terceira aba, e clicar na opção “Coluna Personalizada”.

Dentro dessa opção, nós temos dois campos. Tem o campo de “Nome” dessa coluna, que vamos colocar “Salário/Mês”, e o outro campo é da barra de Fórmulas.

Nós temos as opções para trabalharmos com as colunas disponíveis no canto direito. Podemos, até, clicar duas vezes em “Salário/Ano” e vamos ver que ele vai ser passado para o campo de fórmulas; vamos dividir por 12 essa coluna.

É só clicar “OK” e já temos a nossa nova coluna com o problema resolvido. Já temos o valor mensal de cada funcionário.

Com isso, nós também vamos observar que algumas colunas de dados estão um pouco bagunçados. Primeiro, temos o dia no meio e o mês na frente. Essa já é uma informação importante, ou seja, está no formato americano.

E algumas estão ajustadas como dados e outras não, então, precisamos realizar algumas alterações. Vamos selecionar todas as colunas de dados. Nós temos 3 colunas; vamos ver se tem mais algumas. 4 colunas. Perfeito!

Selecionamos a coluna “DataNascimento”, selecionamos a coluna “DataContratacao”, “DataSaida” e a coluna “DataAvaliacaoPerformance. E vamos clicar com o botão direito em uma delas e vamos escolher a opção “Alterar Tipo”, e nós temos a opção “Usando a Localidade”.

Quando clicamos em “Usando a Localidade”, vamos conseguir ajustar, informar que a localidade é americana. Então, vamos colocar a localidade americana na janela que apareceu ao clicar na opção. Vamos procurar.

Em inglês, Estados Unidos. Pronto, escolhido “Inglês (Estados Unidos)”, podemos, também, já escolher qual o tipo de dado que estamos incorporando. Sabemos que é “Data”. Então, informamos a Data, dizemos que o tipo é de Data e informamos que é esse tipo de dado. E com isso, é só clicar em “OK” e vamos ver que tudo vai se ajustar.

Vocês podem observar que as colunas estão mais uniformizadas. Temos todos os dados, agora de uma forma correta, os dias na frente, o mês no meio e o ano no final. Podemos observar que conseguimos, com isto, tratar este tipo de dado.

Agora, já finalizamos todos os tratamentos que precisávamos para avançarmos para a próxima parte, que é a criação de medidas.

Nós vamos fechar e aplicar todas essas alterações para que seja carregado para dentro do Power BI Desktop todos esses tratamentos e o DataSet para dentro do programa. Vamos esperar esse carregamento.

Nós observamos que no canto direito, na área “Campos”, nós temos a tabela com todas essas colunas importadas e, a partir desse momento, nós vamos criar as nossas medidas. Mas, isso vai ficar para o próximo vídeo.

Sobre o curso Power BI: Explorando recursos visuais

O curso Power BI: Explorando recursos visuais possui 126 minutos de vídeos, em um total de 59 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

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