Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso Photoshop Mobile: editando imagens no tablet

Photoshop Mobile: editando imagens no tablet

Conhecendo o App - Apresentação

Olá tudo bem? Eu sou o Felipe Labouriau, designer gráfico e instrutor aqui na Alura, e quero te convidar a participar do nosso curso de Photoshop Mobile, nele você vai aprender do zero como utilizar esse software, entendendo as diferenças dessa versão do Photoshop em relação a versão desktop.

Durante o curso nós vamos realizar uma série de tratamentos comuns para imagens, como por exemplo, enfrentar problemas relacionados a iluminação, então vamos tratar tanto imagens superexpostas, quanto imagens subexpostas, vamos enfrentar problemas relacionados a cores, vamos ver como dentro do Photoshop Mobile podemos descontaminar as cores que podem estar atrapalhando a sua imagem.

Vamos realizar tratamentos em fotografias de modelos também, removendo espinhas, elementos distrativos de modo geral como fios de cabelo, vamos ver como incrementar o resultado final desse tipo de fotografia.

Vamos criar também uma composição, ou seja, uma combinação de duas ou mais fotografias em um mesmo ambiente da maneira mais natural possível, depois vamos levar essa composição aqui para o Photoshop na sua versão desktop, entender como se dá o intercâmbio entre esses dois softwares.

Para realizar o curso eu recomendo que você já tenha algum conhecimento de Photoshop, eu não vou apresentar os preceitos básicos dessa ferramenta.

É bom lembrar que o Photoshop Mobile nesse presente momento aqui, está acontecendo apenas no iPad, então você vai precisar de um iPad para acompanhar o curso. Espero que você tenha curtido a nossa proposta, e nos vemos aqui no curso.

Conhecendo o App - Overview

Olá, tudo bem? Boas vindas a mais um curso aqui na Alura, muito obrigado pela sua participação, eu quero aproveitar esse espaço para conversarmos de uma maneira bem rápida sobre aquilo que nós vamos trabalhar durante o curso.

Esse curso ele é de apresentação do Photoshop Mobile, então caso você nunca tenha trabalhado com esse software, vamos começar pelo zero aqui na ferramenta, mas é importante que você já tenha alguma experiência com o Photoshop desktop, porque eu não vou falar dos conceitos mais básicos desses softwares, não vou explicar o que são ações destrutivas e não destrutivas, o que é um objeto inteligente, eu vou partir do princípio que você já está familiarizado com esses conceitos, caso você ainda não esteja, faz o nosso curso aqui na Alura de introdução ao Photoshop e depois volta nesse aqui mobile.

Caso você já tenha essa base, nós então vamos começar apresentando essa tela aqui de início do Photoshop Mobile, conhecendo quais são as opções aqui disponíveis, para você por exemplo, criar um novo arquivo, entender o que tem de diferente aqui em relação a versão desktop, como também importar uma imagem, ou um documento que você já tenha salvo aqui no seu dispositivo.

A maior parte do curso vai ser prática, mas vamos ter um vídeo específico em que nós vamos conversar sobre a exposição, ou seja, sobre a captura de luz no momento em que é capturado uma fotografia e como essa entrada de luz pode influenciar no seu resultado final, na sua imagem.

Então vamos na primeira aula do curso tratar da iluminação das imagens, então vamos resolver por exemplo o problema de uma imagem superexposta, em que houve uma entrada exagerada de luz, vamos trabalhar com camadas de ajuste, nesse caso específico aqui com a camada levels.

Depois vamos resolver o problema de uma imagem subexposta, em que a situação é inversa, houve pouca entrada de luz e consequente perda de detalhes, vamos resolver o problema com uma camada de ajuste de curvas e ver como as curvas podem nos ajudar a trazer mais saturação também para as cores, vendo como Photoshop nos oferecem diferentes maneiras de realizar a mesma tarefa.

Vamos falar também sobre contaminação de cores, como que um tom específico, um canal de cor específica, pode estar sobressaindo na sua imagem, como você vai resolver esse problema, inclusive utilizando o recurso de check layers, camadas de checagem, que vão nos ajudar a enxergar esses problemas, bem como perceber alguns que nos passaram despercebidos.

Vamos ainda nesse momento de falar da iluminação tratar luzes duras, ou seja, luzes que estão chamando muita atenção, que estão muito marcadas em uma fotografia e como resolver esse problema, não mais agora com camada de ajuste, mas com ferramentas de clonagem.

Na aula seguinte, vamos fazer um tratamento de imagem no seu sentido mais literal, vamos abrir essa fotografia aqui de modelo e retirar alguns pontos que estão nos atrapalhando, sem fazer um juízo de valor do que é bonito, do que é feio, mas remover pintas, manchas, equilibrar a iluminação do rosto de um modo geral, bem como também entregar um resultado de uma maneira mais bem acabada.

Na aula seguinte vamos criar uma composição, ou seja, vamos combinar duas ou mais imagens em um mesmo ambiente da maneira mais natural possível para que fique um resultado crível, então vamos conversar sobre essa ambientação das luzes, da saturação, das cores, como ajustar tudo isso para que essas imagens diferentes, fotografias tiradas em ambientes diferentes, em momentos diferentes, com equipamentos diferentes, pareçam fazer parte da mesma cena.

Por último vamos levar essa composição aqui criada inicialmente no Photoshop Mobile, para o desktop, entendendo como é tranquila essa transição entre as versões do software, para na versão desktop finalizar essa composição com recursos que ainda não estão disponíveis aqui no Photoshop Mobile.

Então em resumo, é um curso com muita prática para você saber do zero como utilizar aqui a versão mobile do Photoshop, entendendo as diferenças em relação a versão desktop e sabendo quais são as vantagens, e em alguns momentos as desvantagens de trabalhar com o iPad, mais uma vez muito obrigado pela sua presença, e nos vemos nos próximos.

Conhecendo o App - Primeiros passos

Nessa primeira aula aqui, nós vamos ter um contato inicial com o Photoshop na sua versão mobile, então eu estou aqui com o software aberto, primeira coisa que você provavelmente vai notar é a diferença do layout, do workspace dessa versão mobile, em relação a versão desktop.

Isso se dá por dois principais motivos, o primeiro deles é que estamos comparando afinal de contas plataforma diferentes, um tablet versus um computador de mesa ou um notebook, e também o segundo motivo, o fato de que essa versão mobile ainda não tem todas as funcionalidades e ferramentas oferecidas pela versão desktop, que não custa lembrar, já tem mais de 30 anos de desenvolvimento, que permitiu a Adobe entregar um software como ele é hoje, no caso do Photoshop, essa versão mobile é muito mais recente então eles ainda estão trabalhando para entregar mais funcionalidades.

Então o Photoshop vai me abrir nessa tela aqui de boas-vindas, chamada de Home, como podemos ver aqui no canto superior esquerdo, por padrão, ele sempre vai ter uma mensagem aqui para mim, nesse caso Artwork. Now a lot less work, que é uma propaganda para o Adobe fresco, um outro software deles está ao lado direito aqui, New and upcoming features, que são as novas funcionalidades previstas para o Photoshop mobile e aqui embaixo em recent, tenho os meus trabalhos recentes, caso você ainda não tenha utilizado o software não vai ter nenhum trabalho aqui.

Na sequência em your work abaixo de home, eu tenho na aba superior justamente os meus trabalhos, em cloud documents, os meus arquivos salvos na nuvem, shared with you os meus arquivos compartilhados com você, em deleted, os arquivos deletados que você trabalhou e resolveu excluir.

Em learn abaixo de your work, nós temos conteúdos educacionais sobre o Photoshop, então nós temos tutoriais, nós temos vídeos de pessoas trabalhando com diversas funcionalidades aqui da ferramenta, é interessante caso você queira também adquirir um pouco mais de conhecimento, nesse caso aqui eles são em inglês.

Em Discovery, abaixo do learn, nós vamos ter ainda, projetos de outros criadores, nós vamos ter streamings de produtores de conteúdo para estar trabalhando com o Photoshop Mobile, criando conteúdo nessa plataforma.

Então nós temos essas quatro primeiras opções aqui, que dizem respeito muito aos seus trabalhos já criados, e também a conhecimentos e conteúdos relacionados ao Photoshop mobile e depois aqui no canto inferior esquerdo, nós temos em create new, a possibilidade de criar um novo documento.

Vamos ter essa tela menu flutuante que é muito similar a versão desktop do Photoshop, na primeira aba em recents, nós temos os formatos recentes de documento que por ventura eu já criei, depois em print, nós temos as predefinições de formatos para a impressão.

Em screen, os formatos para a tela e em films and videos formatos para produção audiovisual.

E aí se você for criar um arquivo aqui, você vai notar que as opções, as configurações para esse arquivo novo não são exatamente iguais àquelas oferecidas pela versão desktop do Photoshop, principalmente no que diz respeito aos arquivos para a impressão.

Então embora aqui em print tenhamos as dimensões de arquivos para impressão, a versão mobile do Photoshop, ainda não disponibiliza o modo de cores cmyk, que é o modo de cores para impressão.

Então se eu vier aqui canto direito inferior em color mode e clicar em RGB, o Photoshop vai me avisar, que sim, ele sabe que isso é importante e eles ainda estão trabalhando nisso, não tenho como escolher o modo cmyk da mesma forma que eu não tenho como escolher arquivos com mais de 8 bits, eu não consigo trabalhar com arquivos com 16 bits de cores.

Então você pode fazer todo seu trabalho aqui dentro do Photoshop mobile com o arquivo em RGB e depois na sua versão desktop fazer a conversão, porque os formatos de trabalho da versão mobile e desktop, são intercambiáveis, então você pode iniciar o seu trabalho aqui dentro do mobile, ele vai salvar um arquivo PSD, que futuramente você pode abrir no seu computador, no seu notebook.

O que vai te dar uma liberdade criativa muito grande, você dependendo daquilo que estiver fazendo não vai precisar fazer todo o trabalho 100% dele dentro do Photoshop mobile, você pode iniciar, e depois caso queira ainda algumas funcionalidades que só existiam na versão desktop, fazer essa transição muito simples.

Então aqui na parte superior direita, dentro dessa janela de novo documento, nós temos em units a possibilidade de você escolher a unidade de medida desse seu arquivo novo, temos pixels, polegadas, centímetros e milímetros, e pontos, você pode ainda clicar, em width e height para determinar a largura e a altura, respectivamente desse documento, digitando aqui os valores.

A orientação você pode dizer se vai ser um arquivo retrato ou paisagem, trocar a resolução no caso aqui 300 pixels per inch, pixels por polegada, ou pode trocar ainda para pixels por centímetro se assim quiser.

Por último, temos ainda como vai ser esse seu background desse documento novo, como vai ser ele, se vai ser em branco, preto ou transparente, então essa tela aqui é muito parecida com a versão desktop, mas tem ainda algumas limitações, vou fechar aqui rapidamente no x.

E te mostrar a outra opção aqui que é import and open, que você vai poder abrir no caso aqui do meu iPad direto a sessão de fotos, posso abrir ainda os meus arquivos em files, e camera eu posso clicar, tirar uma foto e aí automaticamente a partir dessa foto começar o meu trabalho.

No caso eu vou abrir uma pasta aqui, então vou vir em “Files” e vou abrir essa fotografia, note como ele vai criar o meu artigo novo sem aquela camada bloqueada, como acontece na versão desktop, então aqui dentro de layers, nosso painel de camadas vai acontecer do lado direito da mesma forma como a versão desktop, eu só tenho a opção aqui de visualização, eu posso desabilitar a visualização ou habilitar, mas ele não vai estar bloqueado, essa camada não vai vir bloqueada.

Ainda em tempo, eu estou trabalhando com uma Apple pencil, porque eu estou utilizando aqui um iPad, recomendo que você utilize alguma caneta dessa natureza, porque vai te dar uma precisão muito maior com a ponta dela, no momento que você for utilizar o Photoshop, principalmente para fazer seleções, alguns ajustes com ferramentas que são mais precisas do que utilizar o seu dedo, você pode utilizar o dedo, mas eu recomendo você trabalhar com uma caneta dessa.

E aí nós abrimos um arquivo aqui dentro do Photoshop, do lado direito você vai enxergar a sua camada, o seu painel de camadas, como é na versão desktop, como eu disse, e do lado esquerdo vão estar as suas ferramentas.

E você note que não temos aqui a parte superior do software, aquele cabeçalho com ferramentas escondidas, ou seja, ferramentas que estão dentro de outros menus, na versão mobile do Photoshop nesse momento atual, todas as ferramentas oferecidas estão acontecendo aqui no nosso painel do lado esquerdo, podemos ter subseções de ferramentas, mas não temos aquelas funcionalidades do cabeçalho, não vamos ter por exemplo galerias de filtros grandes e complexos como na versão do Photoshop Mobile

Nessa primeira aula eu queria te mostrar esse primeiro contato com o software, explicar o básico, de como abrir um arquivo, como criar um arquivo, essas diferenças que nesse momento ainda não são muito grandes, mas que começam a ficar maiores quando abrimos uma foto, ou cria um arquivo novo como eu fiz agora.

Vou mergulhar de uma maneira um pouco mais profunda, sem claro falar detalhadamente todas as ferramentas no próximo vídeo, mas vamos entrar neles aqui, entender também como que o software vai se comportar quando eu selecionar uma ferramenta em específico.

Então vou finalizando esse vídeo por aqui, como sempre quero te lembrar que o espaço do fórum está aberto para você tirar suas dúvidas, fazer seus comentários e nos vemos no próximo vídeo.

Sobre o curso Photoshop Mobile: editando imagens no tablet

O curso Photoshop Mobile: editando imagens no tablet possui 142 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas