Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso Photoshop 2022: tratando fotografias de modelos

Photoshop 2022: tratando fotografias de modelos

Analisando a imagem - Apresentação

Olá, tudo bem? Sou o Felipe Labouriau, Designer Gráfico, instrutor na Alura e quero te convidar a participar do nosso curso de tratamento de imagens com o Photoshop 2022. Nele vamos enfrentar os principais problemas relacionados ao trabalho com fotografias de modelos.

Então vamos abordar um grande espectro de questões partindo desde problemas mais simples, como a descontaminação de cores, passando por questões mais complexas como um completo tratamento da pele, removendo marcas de expressão, espinhas, suavizando a pele de um modo geral. Inclusive, aplicando uma maquiagem.

Vamos ver também como moldar a luz conforme os nossos objetivos por meio de uma técnica de Dodge and Burn vamos trazer mais volumetria e destaque para partes específicas do rosto. Vamos conhecer também a ferramenta Liquify a fim de remodelar partes do corpo humano a fim de corrigir problemas, por exemplo, de distorção.

Então esse curso é para você que já conhece um pouco do Photoshop. Não vou te apresentar o software do zero. Vou partir do princípio que você já domina os conceitos mais fundamentais da ferramenta para podermos realizar todos esses tratamentos. Espero que você tenha curtido a nossa proposta. Nos vemos no curso.

Analisando a imagem - Overview

Olá, tudo bem? Quero te dar as boas-vindas a mais um curso na Alura. Muito obrigado pela sua participação. Vou aproveitar esse espaço para conversarmos rapidamente sobre tudo aquilo que vai ser trabalhado de fato durante o curso.

Como já disse anteriormente, vamos enfrentar as principais questões relacionadas ao trabalho com fotografias de modelo. Ou seja, vamos realizar diversos tratamentos para diferentes problemas. Vamos começar o curso pelos problemas mais básicos, como a contaminação de cores. Quando temos um tom que está contaminando demais a imagem.

Vamos realizar o chamado balanço de branco vendo como o Photoshop pode nos ajudar a fazer isso de uma forma automática quando o problema é bastante óbvio, como no caso dessa fotografia. Vamos ver também como realizar essa descontaminação quando é muito mais suave, entendendo e conhecendo as chamadas camada de checagem, Check Layer que nos permite observar parâmetros das fotografias que por vezes o olho nu não consegue.

Então vamos realizar essa descontaminação muito mais precisa quando ela acontece de uma forma mais suave. Vamos ver também como enfrentar um problema que tem uma solução bem simples, mas que é um problema bem comum, que é o reflexo duro, ou seja, a luz muito marcada no rosto de uma modelo.

Vamos ver como tratar essa questão ao mesmo tempo que preservamos a tridimensionalidade e as volumetrias naturais do rosto. Na sequência, vamos realizar um tratamento completo da pele. Removendo em um primeiro momento as marcações mais óbvias, como as espinhas e acnes, depois realizando a separação de frequências.

Vamos entender o que é isso e como podemos suavizar a pele de modo geral, equilibrar os tons enquanto preservamos a textura para que não tenha um resultado muito falso tipo um boneco de cera. Vamos ver também como trazer um filtro neural, uma nova funcionalidade do Photoshop nessa versão 2022 para que aproveitamos a maquiagem de uma fotografia de referência e traga para a nossa.

Vamos conversar também sobre a manipulação da luz. Como podemos trazer volumetria e principalmente destaque para partes específicas do rosto por meio de uma técnica de Dodge and Burn que vamos aplicar tanto no rosto quanto no cabelo. Vamos conversar sobre o que merece destaque, quais são as informações mais importantes de um retrato.

Conhecendo também um filtro chamado alta frequência que nos permite trazer mais textura para a fotografia, para o conteúdo dela. Vamos falar sobre tridimensionalidade, sobre volumetria, mas também sobre profundidade. Como pode trazer mais interesse para essa fotografia? É uma imagem que está ótima, muito bem clicada, mas não tenho uma relação muito legal entre figura e fundo.

Vamos ver como acentuar essa diferença para que tenhamos uma imagem de um modo geral mais volumétrica. Então vamos criar um fundo de uma nova cor, aplicar uma nova atrás para aí sim trazer a fotografia e trabalhar essa tridimensionalidade com a luz de contorno. Uma luz que vai deixar, de modo geral, esse retrato com muito mais profundidade, com muito mais interesse visual.

Vamos conhecer um tratamento muito simples que por meio de uma única camada de ajuste conseguimos deixar a pele com tons muito mais ricos e também mais volumétricos, uma imagem com linhas, contornos de um modo geral, marcações na pele de sorriso, de expressões mais pronunciadas.

Por último vamos conversar sobre problemas relacionados a distorção de lente. Quando temos, por exemplo, no caso dessa fotografia, um afunilamento do rosto e como por meio do filtro Liquify podemos corrigi-lo. Então o nosso conteúdo vai ser bastante prático. Vamos conhecer diversos tratamentos.

A partir do próximo vídeo já vou apresentar o que são as camadas de checagem, como podemos utilizá-las justamente para realizar os tratamentos. Mais uma vez, muito obrigado pela sua participação. Te vejo no próximo vídeo.

Analisando a imagem - Check layer: matiz

Antes de começarmos a fazer os tratamentos nas imagens, quero te apresentar um grupo de ferramentas. Na verdade, um conceito muito interessante que vai fazer parte do nosso fluxo de trabalho e tenho certeza que pode te ajudar muito também.

Qual conceito é esse? São as chamadas camadas de checagem, Check Layers em inglês. Vão nos ajudar tanto a enxergar detalhes, características específicas de uma imagem que talvez não consigamos enxergar em primeiro momento ou por falta de experiência ou porque às vezes esses detalhes são bem difíceis de serem percebidos a olho nu. E também vão nos ajudar durante o processo de tratamento.

E aí vamos observar três características fundamentais de qualquer imagem, de qualquer fotografia que são os matizes. Ou seja, as cores que estão acontecendo em uma determinada imagem, a saturação dessas cores, ou seja, o quão intensas essas cores são, quanto dessas cores tenho e a luminosidade da imagem de um modo geral.

Então já estou com uma imagem aberta no Photoshop e quero nesse primeiro momento enxergar as cores, os matizes que estão acontecendo nessa imagem. Então o que preciso fazer? Preciso remover a saturação. Não quero saber o quão intensas essas cores são. Só quero saber quais cores são essas e a luminosidade.

Ou seja, se essas cores são claras ou escuras. Essas duas informações não me interessam nesse primeiro momento e podem, inclusive, atrapalhar o meu julgamento. Por isso que olhar a imagem nesse primeiro momento pode não fazer com que você tenha a atenção atraída por alguma característica específica. Vamos isolar essa característica das cores para enxergar com mais precisão.

Como vou fazer isso? Vou criar uma camada de ajuste, venho aqui embaixo no lado direito, de cor sólida. E como falei, quero tirar o hue que é matiz que é o H, o S que é a saturação, saturation e deixar a luminosidade neutra.

Então vou deixar o hue em 0, a saturação 0 e o B brightness que é a luminosidade vou deixar em 50 que é um cinza 50%. 100% de luminosidade é o branco puro, 0 de luminosidade é o preto puro. O meio do caminho entre eles é o cinza 50%. Só que fiz esses ajustes e nada aconteceu. Estou enxergando uma camada cinza. Por quê?

Porque agora preciso trocar o modo de mesclagem dessa camada que está em normal e vou trazer para Luminosity, luminosidade. O que esse modo de mesclagem faz? Ele pega a luminosidade da camada de cima e aplica na camada de baixo. Como é uma luminosidade neutra, tirei a luminosidade da camada de baixo. Não tem saturação nenhuma nesse cinza neutro que selecionei e deixei visível apenas os matizes, as cores puras dessa camada de baixo.

Note como agora consigo enxergar que existe um domínio muito grande do azul, do ciano, nessa fotografia que talvez em um primeiro momento nem tenha percebido, não tenha me chamado muito a atenção. E esse domínio de azul, por exemplo, não me agrada muito, quero removê-lo, quero fazer um balanço mais correto das cores. O que posso fazer?

Logo acima da camada original vou criar uma camada de ajuste de curvas. Nesse primeiro momento não se preocupe tanto nos ajustes em si que vou fazer. Vamos trabalhar com mais profundidade e com mais detalhes durante o curso. Posso vir no canal de azul e diminuir a presença do azul. Lembrando que vou descer a curva. Posso vir no canal vermelho e aumentar a presença do vermelho que vai diminuir por consequência a presença do ciano.

Faço um ajuste dessa maneira. Vamos ver o antes e depois. Vamos chamar a camada de ajuste. Depois e antes era assim. Note como deu uma equilibrada um pouco maior, como as cores ficaram um pouco mais corretas.

Mas o mais importante nesse momento é você se concentrar não no ajuste em si, como disse, vamos ver isso com mais calma, mas sim na camada que criamos que é uma camada que tem 0 de matiz, 0 de saturação e uma luminosidade de 50% que depois aplicamos o modo de mesclagem Luminosity para justamente enxergarmos apenas os matizes, apenas as cores puras sem informação de saturação, sem informação de brilho, de luminosidade.

Então finalizo esse primeiro vídeo por aqui. É um vídeo rápido, só para conhecermos a camada de checagem de matizes. No próximo vídeo vamos conhecer outras dessas camadas para irmos alinhando esse conhecimento para que durante o curso troquemos uma ideia sem precisar ficar voltando no que são camadas de checagem. Finalizo esse vídeo por aqui. Nos vemos no próximo vídeo.

Sobre o curso Photoshop 2022: tratando fotografias de modelos

O curso Photoshop 2022: tratando fotografias de modelos possui 142 minutos de vídeos, em um total de 47 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas