Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso Photoshop 2022: manipulando imagens

Photoshop 2022: manipulando imagens

Organização dos elementos - Apresentação

Olá, tudo bem? Eu sou Felipe Labouriau, designer gráfico e instrutor na Alura. Quero te convidar a participar do nosso curso de manipulação de imagens com Photoshop 2022. Com esse curso você será capaz de chegar a esse tipo de resultado que você está vendo em tela, no qual nós combinamos diferentes imagens, chamados de assets, na mesma cena, a fim de ter o resultado mais natural possível.

Para isso nós vamos conhecer diversas técnicas que permitirão que nós lancemos um olhar crítico sobre cores, e principalmente iluminação, para que esses dois parâmetros conversem corretamente e possam gerar esse resultado aqui.

Nós vamos dar um passo além no trabalho de máscaras de camada, camadas de ajuste e filtros, para que o trabalho assets e imagens totalmente distintas, que têm propriedades de realces e sombras diferente, trazendo todos eles para a mesma linha, para que eu tenha a sensação correta de perspectiva e profundidade para que a minha cena funcione da maneira mais correta visualmente.

Então esse curso é para você que já conhece o Photoshop. Espero que você tenha curtido a nossa proposta. Eu te vejo aqui no curso.

Organização dos elementos - Overview

Olá, tudo bem? Quero te dar as boas-vindas ao nosso curso, agradecer a sua presença, mas além disso, aproveitar esse espaço para conversarmos rapidamente sobre tudo aquilo que será feito durante o curso. A ideia aqui é gerar um arquivo de imagem por meio de uma manipulação de diferentes assets para ser carregado na web, na plataforma Behance, para que eu possa criar o meu portfólio online.

Para mostrar as minhas habilidades, caso um dia eu esteja participando, por exemplo, de um processo seletivo para uma vaga de estágio, uma vaga de emprego. Esse curso, como eu já falei anteriormente, é para você que já conhece o Photoshop, então eu não vou te explicar os básicos da ferramenta. Inclusive vou partir do princípio que você já domina técnicas de seleção.

Então nós vamos trabalhar com diferentes assets, ou seja, diferentes imagens, e algumas delas têm fundos que eu preciso separar a figura do fundo. Eu vou te apresentar uma técnica de seleção que vai permitir que eu selecione, por exemplo, essa ilha, que é um objeto complexo, e separe ela do fundo.

Que eu chegue a uma máscara dessa natureza aqui, bem feita e com diversos objetos difíceis de serem selecionados, difíceis de serem controlados.

Vamos ver que técnica eu utilizei para chegar a esse resultado. Depois, na sequência, vamos iniciar o nosso trabalho de montagem dessa composição, combinando esses assets já tratados, já sem fundo, no mesmo ambiente. E vamos observar cores para ver se, por exemplo, a cor do mor, da superfície, está conversando com fundo.

Também vamos ver como observar a iluminação, para que faça sentido, por exemplo, essa tartaruga, a superfície do mar e o barco estarem no mesmo plano.

As áreas de sombra e as áreas de realce da tartaruga estão conversando com as áreas de sombra e de realce da superfície do mar? Então vamos conhecer camadas de checagem de luz e de cores, para conseguirmos separar essas informações específicas e olhar elas com mais atenção.

E iniciar todos os tratamentos que vão permitir justamente essa mesclagem mais correta dos elementos. Vamos fazer o tratamento dos elementos que estão acima da superfície da água e dos elementos que estão abaixo da superfície da água. Por exemplo, no caso da ilha, que é o elemento mais importante da nossa composição, vamos ver como criar a projeção da luz do sol na ilha em si.

Originalmente a ilha era dessa forma, vamos tirar uma camada de ajuste, que vai trazer as informações da luz amarelada do sol. Sol esse que, por acaso, também nós criamos, originalmente não existia na nossa composição. Então vamos tratar os elementos acima da linha da água, observando essa incidência da luz do sol, vamos tratar aqueles que estão abaixo da linha da água, vendo como a luz se comporta abaixo da água.

Como eu tenho informações mais azuladas, mais escuras, um pouco menos saturadas também, mas também eu tenho a incidência da luz do sol debaixo d'água, vamos ver como trazer essa luz. Eu vou deixar alguns pequenos desafios para você durante o curso como, por exemplo, você fazer o ajuste aqui da tartaruga, originalmente a tartaruga era dessa forma aqui.

Eu preciso que ela esteja mesclada corretamente na composição, então eu vou pedir para você trazer camadas de ajuste para melhorar essa mesclagem toda.

Então o curso, como eu já falei, ele pede que você já conheça o Photoshop, você não precisa necessariamente ser especialista na ferramenta, eu vou te apresentar técnicas justamente para você ganhar esse conhecimento, mas é importante que você já domine o software um pouco.

Porque eu não vou te explicar o que são camadas, o que é uma transparência, o que é uma camada de ajuste, uma máscara de camada. Mais uma vez, muito obrigado pela sua participação, boas-vindas, e nos vemos aqui pelo curso.

Organização dos elementos - Seleção com Canais

Vamos iniciar a parte prática do nosso curso começando a fazer o tratamento dos assets, os ativos que fazem parte da nossa composição, são todas essas imagens que você está vendo na tela, elas estão disponíveis para você fazer o download e seguir passo a passo o curso.

Bem como também, se achar interessante, fazer um outro arranjo, uma outra composição. Não se esqueça de compartilhar esses seus resultados no fórum. Como são muitas imagens eu não vou ficar individualmente tratando cada uma delas, senão o nosso curso seria só sobre isso, e não é esse o propósito.

Eu quero, neste vídeo, focar em uma técnica de seleção um pouco mais sofisticada, para quando o objeto a ser selecionado for mais complexo. Mas eu quero te mostrar também que tipo de técnicas você pode utilizar. Lembrando: o curso aqui é para você que já conhece um pouco do Photoshop, que você sabe o que são as ferramentas de seleção manual, as ferramentas de seleção automática, você já conhece elas.

Se você não conhece ainda, espere um pouco, dê um passo atrás, faça um curso nosso que seja mais introdutório. Então vamos abrir o Photoshop, eu estou aqui, por exemplo, com essa imagem da tartaruga.

Eu só quero selecionar a tartaruga, o resto do mar eu não tenho interesse. Tecla "C", ferramenta crop, vou diminuir essa minha prancheta de trabalho. "Enter" vou confirmar a ação, "Ctrl + 0" vou dar o fit to screen.

Vou desbloquear essa camada original, vou chamar a ferramenta quick select, e eu posso habilitar essa opção "Select Subject" no menu, que é uma seleção automática que o Photoshop faz, por meio da sua inteligência artificial, reconhecendo o assunto, o subject dessa imagem. Você verá que ele me entrega um resultado bem satisfatório.

Eu recomendo que nesse primeiro momento, em que você estiver fazendo essas seleções, que você trabalhe de forma não-destrutiva, ou seja, com máscaras de camada, porque caso você cometa algum equívoco você possa voltar atrás. Então a tartaruga aqui selecionada, só clicar no botão da máscara, crio uma máscara dessa camada e já separei a tartaruga do fundo.

No caso, por exemplo, dessa outra imagem aqui, eu quero que esse conjunto de montanhas que está em primeiro, segundo plano, seja o fundo da ilha que vamos fazer na composição.

Eu preciso remover toda essa parte aqui de cima, como deixar essa parte de baixo também escondida. Como eu posso trabalhar aqui? Posso chamar uma máscara de camada e o pincel, tecla "B", com o foreground preto, que é a cor que esconde dentro da máscara, eu posso ir contornando a montanha e manualmente fazer essa minha seleção.

Então você utilize a técnica que você se sentir mais confortável e que funcione melhor para a imagem que você for trabalhar. E a técnica que eu quero te mostrar neste vídeo vai nos ajudar a separar essa ilha em relação ao fundo.

Vamos experimentar, por exemplo, aquela técnica de select subject, para ver que resultado vai nos entregar. Então eu vou desbloquear a camada aqui, quick select tool, "Select Subject". O Photoshop vai demorar um pouco mais para processar, porque essa é uma imagem mais complexa, tem mais detalhes, então a inteligência artificial, ela leva um pouco mais de tempo, mas ainda assim nos entregou uma seleção.

Vamos, só a título de observação, criar uma nova camada a partir do conteúdo desta seleção, vou manter as informações na camada original, então aqui no "Ctrl + J". Vamos ver o que o Photoshop nos entregou aqui.

Vou criar um fundo para ficar atrás dessas seleções que fizermos, para eu enxergar um contraste bom entre figura, vou jogar esse fundo para trás.

Note como tem áreas problemáticas, como ele não selecionou dentro das árvores, como ficou parte do céu ainda visível, problema aqui também, aqui embaixo.

Não fica uma seleção muito legal. Como vamos fazer? Vou esconder essa camada, chamar a camada original, mantive aquela ainda para observarmos o antes e depois das duas técnicas. O que eu preciso fazer, dentro de uma máscara, para esconder e revelar informações? Eu preciso pintar áreas, que serão escondidas, de preto e deixar as áreas visíveis de branco.

Vamos observar que se eu acessar os canais da minha imagem, eu tenho informações referentes à essa imagem, justamente em tons brancos e pretos. Vamos ver? Os canais, o que são? São os canais de cores que compõem a imagem que estamos vendo.

Vamos lembrar que estamos trabalhando com uma imagem no modo de cores RGB, red, green, blue, ou seja, essa imagem é decomposta por um canal de cor vermelha, um canal de cor azul e um canal de cor verde, e eu tenho as nuances desses tons, que depois todos os canais, quando misturados, nos entregam esse resultado aqui na tela.

Dentro de cada um dos canais eu vou ter informações de quantidade de luz dessa determinada cor. Por exemplo, se eu acessar o canal vermelho, as informações em branco, quanto mais branco eu tiver dentro de um canal específico, mais dessa cor eu tenho. Quanto mais escuro, ou seja, quanto mais cinzas e pretos eu tiver nesse canal, menos dessa cor eu tenho.

Então observe como essa imagem tem muito pouco vermelho, nós não temos nenhuma parte com o branco muito marcado, bem como também não temos nenhuma parte 100% preta, logo nós não temos um contraste muito marcado entre a ilha e o fundo atrás dela, ou seja, o céu e o mar. Vamos observar o canal verde, por exemplo.

A mesma coisa. Agora, se observarmos o canal azul, note como, principalmente na vegetação, na parte relativa à ilha, eu tenho muitas informações de preto, ou seja, pouca presença do azul.

No céu atrás eu tenho muitas informações de branco, ou seja, uma presença mais acentuada do azul. Nós podemos confirmar isso visualizando a camada, a imagem com as suas cores todas de novo.

Então eu vou aproveitar essas informações do canal azul para justamente criar a minha máscara, que precisa de informações em branco e preto.

Como eu não quero estragar esse canal original, eu vou duplicar ele. Eu clico com o botão direito, "Duplicate chanel", vou chamar ele de "Mascara". Criei esse canal máscara, vou tirar a visualização do canal azul. Eu preciso acentuar a diferença entre brancos e pretos. Como eu posso fazer isso? Por meio de um ajuste.

Como estamos dentro dos canais, eu não tenho como criar camadas de ajuste. Eu vou no menu "Image > Adjustments". Note que nem todos estão habilitados.

Mas o "Levels" está habilitado. Se eu vir aqui, a partir das áreas de sombra e começar a trazer para a direita, eu vou deixando as áreas de sombra ainda mais pronunciadas. Cuidado para não exagerar, para não começar a invadir as partes brancas. É suave, eu vou trabalhar por volta de 20 e poucos, 25. Vamos ver, 24 é um valor legal.

E também vou acentuar mais os brancos, para termos um contraste mais marcado. Acho que 223 está interessante, vamos ver um antes. E depois. Deixei mais marcada essa diferença, posso trazer um pouco mais ainda, vamos ver. Beleza, vou confirmar a ação.

Mas ainda assim eu não estou com esse contraste tão forte como eu queria. Tem áreas, principalmente mais próximas das plantas, essa área aqui, que temos um cinza muito próximo do preto. Vamos observar o céu, como o céu não está 100% branco.

Então, o que eu vou fazer aqui? Eu vou, de alguma forma, precisar de uma ferramenta que vai passar por cima das áreas pretas, deixando só as áreas pretas mais marcadas. Que ferramenta é essa? A ferramenta burn. Enquanto que quando eu passar por cima das partes brancas, só as partes mais brancas ficam acentuadas, a ferramenta dodge. O dodge e burn.

Vou chamar a minha ferramenta burn primeiro. Eu vou atuar sobre pixels que são escuros, ou seja, as sombras. Dentro de "Range" eu vou deixar os "Shadows" habilitados. "Exposure", ou seja, a exposição, o quão forte será a atuação desta ferramenta - você pode trabalhar em 100%, que você precisará de menos passadas.

Ou, se você quiser ser um pouco mais conservador, você pode trabalhar nos 50%, que geralmente é o padrão que vem com a ferramenta. Eu já vou chamar os 100%. Note que no momento que eu passar o pincel nas áreas brancas e pretas, ele só acentua a marcação das áreas mais escuras.

Aqui, nesse espaço entre as árvores, onde tem partes mais complexas, eu posso dar um toque só, não vou ficar pressionando muito forte. Aqui eu passo, aqui em cima eu passo também, dou um toque, passo aqui em cima.

Eu vou tirar o zoom. Passo do outro lado, um toque nessas áreas mais difíceis, vou passando dessa forma. Eu vou fazendo o contorno dessa ilha porque, afinal de contas, eu quero separar ela do fundo, o contorno é que precisa ficar bem marcado. Vou passando dessa maneira aqui. Nessa ponta direita da ilha é mais chato, note que começa a invadir um pouco a área branca.

Mas não tem problema, nós vamos corrigir isso. Passo no canto direito. Vou tirar o zoom. Agora vamos chamar a ferramenta "Dodge". Eu quero que o alcance seja apenas os "Highlights", ou seja, as áreas de realce, as áreas mais claras. Exposição de 100, vou me aproximar da lateral esquerda da ilha, vou dar mais um zoom.

Vou passando. Cuidado, porque se você passar muito, eu posso começar a apagar as áreas pretas. Vou dar um "Ctrl + Z", desfazer. Aqui eu recomendo que você trabalhe, talvez, com uma exposição mais baixa, 50 e dê pequenos toques mais suaves.

Estou passando na lateral, tiro o zoom, passo aqui, nessas partes mais sensíveis dou um toque só. Vou aproximar, vou dando uns toques mais suaves e vou fazendo o contorno da ilha. Um toque aqui, tirar o zoom. Aqui eu acho que eu posso aumentar um pouco mais a exposição, ou seja, a força da ferramenta, coloco em 100 e vou passando.

Fazendo o contorno aqui, dessa forma. Tiro um pouco do zoom. Aquela área problemática, trouxe volta, repare, não tem mais um cinza acontecendo perto do preto. Vamos lá, passo o dodge aqui também. Já dei uma contornada principal na ilha.

Preciso agora realçar tanto os brancos quanto os pretos. "Ctrl + 0", vou chamar o meu pincel na tecla "B", vou trabalhar, por exemplo, na parte interna da ilha, com ele em preto. Vou aumentar bastante o pincel, deixar com uma dureza bem alta, pode ser 100%. Eu vou pintando a ilha aqui dentro.

Como a parte interna não tem problema, a nossa área de atenção maior é o contorno, eu posso pintar a parte interna toda de preto sem muita discriminação. Eu posso passar dessa forma, já tenho um contorno bem satisfatório da ilha, a parte interna também.

Para eu salientar ainda mais esse contraste, preciso pintar agora a parte branca. Então verto o meu foreground, chamo o foreground branco e vou pintando aqui. Eu vou acelerar essa parte do vídeo, que eu só vou pintar essas áreas cinzas para termos um contraste legal e eu já volto.

Então eu tenho informações bem contrastadas de brancos e pretos. Agora eu vou aproveitar o conteúdo desse meu canal para fazer uma seleção. Segurando a tecla "Ctrl", vou clicar no "Thumbnail" desse canal, trago de volta toda a visualização do canal RGB, tiro a visualização da máscara.

Volto no meu painel de camadas e crio uma máscara de camada.

Só que o que aconteceu? A máscara foi criada invertida, porque ela estava com a ilha em preto. Vamos dar um "Ctrl + Z". Segurando o "Alt" eu vou clicar sobre a máscara da camada e eu separo só a ilha.

Note como agora eu tenho uma seleção muito mais sofisticada. Vamos ver o antes. E o depois. Vamos tirar um pouco do zoom. Tem áreas que podem ficar ainda assim problemáticas. Não tem problema, eu posso esconder. Vou inverter o pincel, vou deixar ele com o foreground preto, vamos diminuir a dureza, posso esconder parte dele.

Tirar um pouco do zoom. Aqui deu um corte muito duro. Posso chamar um pouco de volta com o foreground branco, tem uma parte dessa vegetação de volta. E uma parte dessa, assim.

Na verdade, vamos deixar visível apenas o que quisermos, então, desde que faça sentido, eu posso trabalhar dessa forma. Vamos ver a diferença: antes.

E depois. Aqui, principalmente, nessas áreas onde eu tinha ainda uma parte muito grande do céu aparecendo entre as árvores, não está aparecendo, e eu enxergo só a vegetação. Como eu disse, vamos utilizar essa imagem junto com muitas outras, em uma composição.

Ela estará menor, então alguns detalhes não vão chamar tanta atenção assim. Essa parte de baixo da ilha nós vamos deixar sobreposta por outros elementos, então isso eu não preciso resolver neste momento.

Mas o importante era você observar essa técnica, que procuramos um canal que dê um contraste forte de brancos e de pretos, e realce essas informações de brancos e pretos para preservar os detalhes originais da camada. Finalize esse vídeo por aqui, te vejo no próximo vídeo.

Sobre o curso Photoshop 2022: manipulando imagens

O curso Photoshop 2022: manipulando imagens possui 139 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas