Primeiras aulas do curso Introdução ao SQL com Oracle: Manipule e consulte dados

Introdução ao SQL com Oracle: Manipule e consulte dados

Instalando e configurando o Oracle Database - Introdução

Meu nome é Vitorino Vila, eu vou ministrar para vocês o curso de introdução ao SQL usando Oracle. Dois pontos importantes antes de você começar. Esse curso é voltado para quem nunca viu SQL, ou já viu, mas não tem muito conhecimento. Eu vou oferecer depois desse alguns outros cursos dentro da linha Oracle mais aprofundados. Você também pode seguir as carreiras aqui na Alura de SQL server e de MYSQL. São literalmente quase as mesmas aulas.

Vou começar esse treinamento falando da história do SQL, como ele surgiu. Também vamos ver a história da Oracle, como ela surgiu. Vamos instalar o Oracle na máquina de vocês e vamos mostrar como instalar o Oracle express e o SQL developer, interfaces de acesso ao banco de dados Oracle. Depois vamos começar o treinamento.

Vamos entender os tipos de dados que temos na tabela Oracle e a criar uma tabela. Quem inclui, também tem que aprender a excluir. Depois vamos aprender a inserir dados. Vamos aprender a alterar dados e a excluir.

Depois, vamos ver a parte de consulta. Como extrair dados de uma tabela? Todos os comandos que veremos são superficiais, apenas para você que nunca viu, para você ter seu primeiro contato.

Instalando e configurando o Oracle Database - História do SQL

Vamos falar da história da linguagem SQL. Você que está tendo o primeiro contato, é bom saber como ela surgiu, o motivo, o histórico dela. O SQL foi desenvolvido no início dos anos 70, nos laboratórios da ICM, na Califórnia. Tinha como objetivo mostrar a viabilidade de um modelo relacional que estava sendo desenvolvido por um estudioso chamado Could. Ele imaginou uma forma estruturada de fazer pesquisas nos banco de dados. Até aquele momento, não tinha um relacionamento entre as tabelas em que eram armazenados.

Os primeiros que surgiriam são chamados de banco de dados sequenciais, e possuem uma trilha de caracteres de texto, que não permitia algum relacionamento entre eles. Com o surgimento dos bancos de dados relacionais, o Could pensou em criar uma linguagem que fosse fácil para extrair ou manipular dados, aproveitando o relacionamento entre eles.

Para o meio dos anos 80 a Oracle também estava procurando uma maneira fácil de manipular estruturas relacionais. No final dos anos 80, um órgão chamado ANSI estipulou alguns padrões para as consultas nos bancos de dados relacionais. Foi criado então uma linguagem SEQUEL, que traduzindo seria algo como linguagem de consulta estruturada.

A linguagem SQL veio com o objetivo de padronizar a forma como os dados são consultados nesses bancos de dados relacionais. Hoje em dia, todos os bancos que se dizem relacionais adotam o SEQUEL, mas ele não é somente usado para consulta de dados, mas também criação, alteração, estrutura, forma como o banco de dados interage com a segurança.

Podemos falar que existem grandes vantagens do banco de dados relacionais, e mais precisamente dessa padronização. A primeira seria o aprendizado. O profissional que sabe SQL facilmente vai usar. Algumas pequenas diferenças existem entre plataformas, mas isso é algo fácil de se adaptar.

Também temos a portabilidade. Fica muito fácil migrar sistemas que utilizam Oracle, MYSQL, vice-versa. Quanto mais você usa o ansi, fica mais fácil depois fazer uma portabilidade e evitar funções específicas do banco.

Se seu sistema utiliza relatórios, temos uma garantia de que eles vão funcionar durante muito tempo, principalmente para as novas versões. Então seu sistema nunca vai ficar fora

O fato de todo mundo falar SQL permite que os sistemas possam se comunicar entre si. Fica muito mais fácil.

Como há um padrão de linguagem, quando a empresa for selecionar o uso de um banco de dados relacional, não vai ficar presa à linguagem de comunicação. Ao decidir o uso de um banco de dados relacional vai usar outros critérios de escolha. Só que essa padronização tem algumas desvantagens.

A primeira é falta de criatividade. O SQL possui limites que podem não atender as novas demandas do mercado, principalmente com o advento das redes sociais. Tanto é assim que hoje estão surgindo outros bancos que utilizam padrões diferentes. Chamamos de NSQL. Eles atendem melhor as demandas de redes sociais, mas aí foge do padrão ANSI.

A linguagem SQL não é uma linguagem bem estruturada. Para suprir essa falta, os bancos de dados criaram suas linguagens internas que fazem esse tipo de estruturação usando o SQL. Mas aí vamos dizer que isso está fugindo um pouco do padrão ANSI.

Esse padrão possui três grandes grupos de comando. O primeiro são os DDLs, que vem de linguagem de definição de dados. É a parte que permite a manipulação das estruturas de dados. Criar banco, tabelas, alterar índices, todos os comandos que mexem com a estrutura são do tipo DDL.

A segunda linha chamamos de DML. É um grupo de comandos que tem como objetivo gerenciar os dados, incluir, alterar, excluir informações que estão dentro das estruturas, como as tabelas. Tirar informações das estruturas e exibir para os usuários.

Também temos o DCL, que é um grupo de comandos que nos permite administrar o banco de dados. Mas não sua estrutura. A administração, gerenciar usuários, como ele vai ser armazenado, etc.

Quis dar nesse vídeo um apanhado geral da história, vantagens e desvantagens dessa linguagem.

Instalando e configurando o Oracle Database - História da Oracle

Vamos falar um pouco sobre a história da Oracle. A empresa foi fundada em 1977, e se chama SDL. É uma empresa de consultoria, que contava com três executivos principais. O considerado dono da empresa é Larry Ellison. Ele era apenas um funcionário naquela época de uma empresa que era parceira. Tanto ele quanto a SDL participaram de um projeto da CIA para desenvolver um banco de dados sob medida. Esse projeto tinha o codinome interno de Oracle. Nessa época, enquanto eles estavam trabalhando nesse projeto, o Larry esteja muito interessado no desenho de uma linguagem SEQUEL. Ele conheceu o projeto, trouxe para os amigos e perguntou se conseguiriam implementar a linguagem SEQUEL dentro desse banco.

Eles se juntaram e adicionaram o SEQUEL ao projeto original, criando a primeira versão do produto. Essa história mostra um pouco sobre como a empresa surgiu.

Em 1978 a CIA começa a usar esse bando de dados feito para ela. A SDL muda de nome e passa a se chamar RSI. Em 1979, a RSI pega o projeto, cria uma versão dois e publica no mercado, não mais como consultoria, mas como produto fechado para quem quisesse utilizar. Normalmente eles diziam que não lançariam a versão um do software porque as pessoas teriam medo de comprar na primeira versão.

A força aérea americana comprou o produto. Em 1982 A RSI muda o nome da empresa para Oracle System Corporation. A empresa passa em 1982 como nome o nome do seu principal produto.

Em 1983, é lançada uma versão reescrita usando a linguagem C. O fato deles terem desenvolvido o produto em C fez com que houvesse certa portabilidade do Oracle em ambientes diferentes. Ao fazer em C, você tem um programa usado em vários computadores.

Em 1984, a versão 4 é lançada. Ela tem controle de leituras, para que muitas pessoas possam acessar ao mesmo tempo. E também foi a primeira versão voltada para o computador.

Em 1986, a Oracle começa sua primeira versão de banco de dados cliente servidor para uma plataforma de baixo nível, que é a plataforma dos personal computers.

Em 1987, a Oracle já se tornava a maior empresa de banco de dados. Eles também começam a implementar uma série de funcionalidades no banco de dados. Passando para 1988, o primeiro bloqueio de linha é implementado. Além disso, em 1988, implementaram com um backup que você pode executar enquanto o programa está no ar.

Em 1992 é lançada a versão 7 com pequenas melhorias, nada significativo. Em 1993 é introduzida a primeira interface de desenvolvimento de aplicações Oracle. É uma interface GUI, que você utiliza para criar formulários, uma interface de acesso. Em 1994 falece um dos fundadores da empresa. Em 1995 vem a primeira versão em 64 bits, o que ainda era raro, voltando para grandes servidores.

Em 1996, todos os pequenos updates são consolidados na nova versão. Em 1997 é lançada a versão 8 do Oracle, com uma novidade do ambiente web. Vale até destacar que essa 8 dava suporte nativo ao Java. Em 1998 temos o primeiro banco de dados voltado para o Linux. Também há uma integração muito maior com Java.

Em 1999 tínhamos a versão 8i. Melhora as versões em desenvolvimento. Em 2000, temos o lançamento do Oracle 9i, onde você tem um banco de dados de cash de camada intermediária. É lançada uma plataforma, começa a visualizar plataformas móveis.

Em 2003 temos a versão 10g, com um banco preparado para grandes servidores. O 10g é um produto bem estável e aceito, o que fez com que a Oracle demorasse a lançar novos produtos. Em 2007 veio o 11g, com uma melhoria bem significativa.

Nesse período todo, a Oracle se tornou uma empresa que vai muito mais além. Ela passou a adquirir diversas tecnologias. Ela comprou a dona do Java, o MYSQL, o que até hoje não entendo. Felizmente, continuaram como duas coisas separadas, com desenvolvedores separados.

Espero que eu tenha dado um interessante apanhado sobre a história da Oracle.

Sobre o curso Introdução ao SQL com Oracle: Manipule e consulte dados

O curso Introdução ao SQL com Oracle: Manipule e consulte dados possui 237 minutos de vídeos, em um total de 55 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de SQL e Banco de Dados em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda SQL e Banco de Dados acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1269 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1269 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1269 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1269 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas