Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Data Visualization > Conteúdos de Data Visualization > Primeiras aulas do curso Oracle Analytics: visualizando dados

Oracle Analytics: visualizando dados

Oracle Analytics - Apresentação

Olá! Meu nome é Daniel Siqueira, sou instrutor na Escola de Dados e gostaria de dar as boas-vindas ao nosso curso de Visualizando Dados com Oracle Analytics.

Daniel Siqueira é um homem negro, usa óculos de armação quadrada e preta e headphones. Ele veste uma camiseta branca e, por cima dela, um casaco jeans azul escuro, abotoado até a altura do peito. Está sentado. Ao fundo, é possível ver uma estante com alguns livros e objetos de decoração.

Nesse curso, acompanharemos a Roberta, uma pessoa que já estudava Ciência de Dados e Análise de Dados há um bom tempo e conseguiu sua primeira oportunidade de trabalho no e-commerce Clube do livro. O e-commerce está crescendo bastante e precisa visualizar algumas métricas para ajudar na tomada de decisões estratégicas para o futuro.

Sendo assim, a Roberta foi contratada com uma equipe e nós os acompanharemos nesse processo, entendendo como a equipe conseguirá gerar visuais. Para isso, utilizaremos o software do Oracle Analytics, que é um software muito robusto, completo e que oferece algumas vantagens, por exemplo, é gratuito e tem uma tecnologia chamada Augmented Analytics ou Análise aumentada.

Em muitos momentos, o Oracle Analytics nos auxilia com insights e sugestões de tratamento dos dados ou até mesmo de interpretação dos dados das colunas, ajudando bastante nesse processo.

Nós aprenderemos a instalar o Oracle Analytics e os recursos para que ele funcione com a potencialidade máxima do Augmented Analytics. Também a importar os dados, ou seja, trazê-los para dentro do software. Temos, no Oracle Analytcs, a tela "Home". Nós aprenderemos a importar os nossos dados, criar uma pasta de trabalho e também a trabalhar com diferentes tipos de gráficos, isto é, visuais.

Aprenderemos a formatar gráficos e a usar as formatações, baseadas nos conceitos mais aplicados de Data visualization ou "Visualização de Dados", como, alterar a cor ou deixá-los, objetivos e compreensíveis. Também vamos utilizar cálculos. No Menu lateral, temos a pasta "Meus cálculos". Com ela, conseguiremos utilizar funções na construção de métricas mais robustas.

Também conheceremos as Propriedades da tela, ou seja, deixar o ajuste livre, duplicar a tela, copiar os visuais, enfim, passaremos por uma série de pontos até finalizarmos Criando um Dashboard, com duas páginas contendo todas as informações que o Clube do Livro nos pedirá.

Além disso, formataremos e exportaremos uma apresentação, ajudando a construir um storytelling que agregará bastante ao Clube do Livro. Então, é isso! Conte comigo em todo o passo a passo desse curso. Se surgir alguma dúvida, não deixe de ir ao fórum e tente fazer todas as atividades, porque isso te ajudará a criar uma base maior dos conteúdos.

Um ponto bastante importante é: quando falamos em Data Visualization, é fundamental que você vá além do que estudaremos no curso, pois não teremos tempo suficiente para aprender todos os recursos do software.

Conforme você for assistindo os vídeos, recomendo que pause e se aprofunde um pouco mais nos conteúdos. Você pode tentar, por exemplo, mudar as cores ou fazer outras alterações. Isso fará muita diferença no seu aprendizado. Nos encontramos no próximo vídeo!

Oracle Analytics - Projeto

Na tela, temos a imagem da Roberta (desenho de uma mulher branca, com cabelos castanhos, óculos de armação vermelha e quadrada. Ela está sorridente, com a perna esquerda levemente dobrada e as mãos apoiadas na cintura. Veste uma camiseta branca, cinto preto e calças cinza).

A Roberta estuda Ciência de Dados há algum tempo e agora conseguiu sua primeira oportunidade de trabalho no e-commerce Clube do Livro que, como o próprio nome sugere, vende livros e artigos relacionados ao universo da leitura.

O e-commerce já é um sucesso, porém, está em expansão e contratou a Roberta para fazer parte de uma equipe de analistas que ajudarão a visualizar algumas métricas que auxiliarão a tomar decisões. Vamos analisar, com a Roberta, as métricas que eles passaram para a equipe dela e que desejam analisar.

Primeiro, eles querem visualizar em um painel as vendas e faturamentos do e-commerce. Desejam ter uma visualização das vendas por cidade, já que o e-commerce opera com vendas no Brasil inteiro. Esperam entender como funciona a venda dos livros por categoria, isto é, quais são as categorias mais vendidas, o número de livros vendidos no último período por categoria. Também pretendem visualizar como funcionam as vendas por semana, se está crescendo ou caindo e qual é a taxa.

Ainda pensando nas métricas, desejam entender um pouco mais sobre os clientes. Querem saber quais são os clientes que mais compraram, qual o valor que gastaram, se existe uma média de idade que costuma comprar no e-commerce, qual é o ticket médio e também fizeram algumas pesquisas com os clientes a fim de descobrir o grau de satisfação.

Eles passaram essas métricas para a Roberta e a sua equipe, mas não decidiram qual tecnologia ela deveria utilizar. O primeiro passo do projeto é, justamente, escolher o player. Nós temos alguns no mercado, mas, como a Roberta, durante seus estudos, teve contato com um player excelente, ela trouxe essa sugestão para a equipe e justificou destacando algumas qualidades.

O player é o Oracle Analytics Cloud. Para esse projeto, usaremos a versão desktop. Dentre os motivos de termos o escolhido, o primeiro é que ele é gratuito, e esse já é um bom argumento.

O segundo motivo é um grande diferencial que o Oracle Analytics tem, a tecnologia do Augmented Analytics, que, em português, poderíamos traduzir como "Análise aumentada". O software, por si só, tem uma inteligência artificial que sugere vários tratamentos e análises, facilitando muito o nosso trabalho.

Nesse curso, nós acompanharemos o passo a passo da Roberta e nos surpreenderemos com algumas características desse player. O primeiro passo é instalar o programa, mas isso ficará para o próximo vídeo.

Oracle Analytics - Instalando o Oracle Analytics

Já que a Roberta decidiu usar o Oracle Analytics Desktop, vamos baixar esse programa e instalá-lo na nossa máquina. Para isso, podemos ir até o Google e digitar "Download Oracle Analytics desktop". Para facilitar, disponibilizamos este link com acesso direto ao site da Oracle Analytics, mas, se preferir, você pode fazer o passo a passo no Google comigo.

Quando pesquisamos no Google "Download Oracle Analytics desktop", o primeiro resultado que aparece é um anúncio, por isso, não o acessaremos. O segundo resultado é o site "Oracle Analytics Desktop", também não acessaremos esse link, porque, no momento da gravação, ele não está funcionando. Sendo assim, vamos para o terceiro resultado, que é "Oracle Analytics Desktop | Oracle Middle East | Regional".

Nós selecionaremos esse terceiro link e abriremos a página da Oracle. Nela, apertaremos em "Download", que está no canto superior esquerdo da página. Ele nos direcionará para outra página. Caso você ainda não tenha tido contato com a Oracle, ele pedirá para que você crie uma conta e, depois, faça o Logon, isto é, que você acesse a conta. Se você já tem uma conta, precisará fazer o acesso da mesma forma.

Também disponibilizaremos um passo a passo para ajudar nesse ponto, mas é muito simples criar uma conta, além de gratuito. Após ter feito o Logon, vamos até "Plataforms" e apertaremos ao lado do campo para escolher o download para Mac OS ou Windowns. No nosso caso, optaremos pelo Windowns. Ao selecionarmos essa opção, ele já carrega o tamanho do programa. Agora aparece um botão verde com a opção de "Download".

Mas, antes de completarmos o Download, precisamos aceitar os termos da licença do Oracle. Está escrito, em inglês, que devemos aceitar os termos da licença, "You must accept the Standard Oracle License Agreement". Esta mensagem aparece como um link, que nós apertaremos.

Ele abrirá uma tela com o texto da licença, que leremos até o final. Depois disso, podemos fechar a tela, retornar à página e marcar o checkbox avisando que já lemos o texto.

Agora, sim, podemos apertar o botão verde de "Download". Ele baixará um executável, que está na parte inferior da tela. Vamos selecioná-lo e ele abrirá uma janela da Oracle, em que indicaremos onde queremos baixar o software. Deixaremos em "Downloads" mesmo e apertaremos "Next". Na próxima tela, ele começará o processo para baixar, de fato, o programa.

Quando o download aparecer completo, poderemos abrir o programa na pasta em que o baixamos. No nosso caso, em "Downloads". Nesta pasta, encontraremos um arquivo zipado. Vamos dar um duplo clique e ele abrirá um arquivo que também daremos um duplo clique para executar e descompactar. Após isso, aparecerá uma janela com a seguinte mensagem: "Deseja permitir que este aplicativo faça alterações no seu dispositivo?". Nós selecionaremos a opção "sim".

Então, aparecerá outra janela com algumas perguntas, se desejamos criar um atalho e se queremos que ele abra depois que instalar. Vamos marcar essas opções e apertar "Install" para que ele complete a instalação. Após a instalação, surgirá o botão "Finish" que apertaremos para finalizar. Após apertá-lo, abriremos o Oracle Analytics.

Estamos visualizando o Home, onde ficam as sessões quando já trabalhamos com alguns arquivos. Eu tenho vários arquivos abertos, porque já trabalhei bastante com esse programa, mas no seu, se é a primeira vez que você está instalando, terá apenas o "Sample Project", um projeto padrão que existe para que você possa explorar e compreender melhor o software.

Nós temos várias opções e pontos a observar. Ainda no Home, no canto superior esquerdo, temos o menu sandwich com algumas opções: "Catálogo"; "Dados, quando fazemos a importação; e até uma sessão bastante interessante, que não estudaremos nesse curso, mas que está relacionada com o aprendizado por máquina, com machine learning. Repare que temos diversas possibilidades de trabalho dentro deste software.

Vamos fechar o menu sandwich e voltar para o Home. O primeiro passo para começarmos o projeto junto com a Roberta é importar a base de dados que o Clube do Livro nos disponibilizará. Mas, como fazer essa importação dos dados para dentro do Oracle Analytics? Nós discutiremos isso no próximo vídeo.

Sobre o curso Oracle Analytics: visualizando dados

O curso Oracle Analytics: visualizando dados possui 128 minutos de vídeos, em um total de 56 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Data Visualization em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Data Visualization acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas