Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Motion Design > Conteúdos de Motion Design > Primeiras aulas do curso Motion Design: crie animações incríveis no After Effects

Motion Design: crie animações incríveis no After Effects

Conhecendo o projeto do curso - Apresentação

Fala, estudante! Meu nome é Bruno Cruz, sou editor de vídeo, motion designer e instrutor na Alura.

Bruno é um homem negro de pele clara. Tem cabelo e barba curtos e pretos, e olhos castanho-escuros. Está de camiseta preta com a palavra "OSAKA" escrita na vertical em letras brancas. Ao fundo, uma parede branca com uma tonalizade azul e roxa devido à iluminação do ambiente. À esquerda, um vaso de plantas no chão; à direita, uma estante preta com objetos decorativos.

Para quem é esse curso?

Esse é o primeiro curso da nossa formação em Motion Design, voltado para você que é de UI/UX e deseja trazer essa linguagem para o seu trabalho. Também é voltado para você que simplesmente tem interesse em Motion Design e deseja aprender a fazer animações, colocando seus gráficos em movimento.

Você não precisa ter conhecimento técnico prévio para realizar esse curso. Mesmo você que não domina o Illustrator e o Photoshop pode embarcar nessa jornada sem problemas, pois conseguiremos seguir com o conteúdo tranquilamente!

Projeto

O projeto desse curso é uma vinheta de abertura para aplicativo. Temos o Bytebank, um banco fictício criado para as formações da Alura, que traz para nós a necessidade de criar uma vinheta interessante, que transmita um aspecto tecnológico e moderno, para ser aplicada na interface do aplicativo.

Para isso, utilizaremos o After Effects e um pouco do Illustrator para criar alguns assets que usaremos na vinheta.

O resultado almejado é o seguinte:

Audiodescrição do vídeo: Trilha sonora animada, com percussão e baixo marcantes. Sobre uma tela branca, vários quadrados em tons de verde e cinza se movimentam em círculo em direção ao centro, se juntando para formar a logo da Bytebank. A logo é uma forma geométrica plana e complexa em um verde vivo, cujo formato lembra a representação gráfica de um pixel, com a palavra "Bytebank" em letras pretas e em itálico logo abaixo.

logo da Bytebank conforme descrito no texto.Essa vinheta será produzida de forma totalmente compatível com a exportação para softwares de prototipagem de interfaces, como o Figma ou Adobe XD.

O que aprenderemos ao longo do curso?

Esperamos que você tenha gostado desse projeto e queira aprender Motion Design conosco.

Nos encontramos no próximo vídeo!

Conhecendo o projeto do curso - Visão geral

Fala, estudante! Que legal que você resolveu iniciar o curso e estudar conosco. Nesse vídeo, vamos entender mais detalhadamente tudo o que abordaremos ao longo das aulas.

Aula 01: Conhecer o Projeto

Nessa primeira aula, vamos conhecer o nosso projeto e, também, entender um pouco sobre o mercado de Motion Design de modo geral.

Começaremos entendendo a diferença entre Motion Design, Animação e VFX. Em seguida, falaremos sobre áreas de atuação com Motion Design.

Depois, entraremos na interpretação de Briefing e Manual de Marca. O Manual de Marca é a defesa visual de como a marca deve funcionar, guiando as obras que criaremos em defesa dessa marca também. Já o Briefing nos guia no projeto em específico.

Por fim, falaremos sobre o Processo Criativo, de elaboração das ideias, para direcionar criativamente o projeto em que trabalharemos.

Aula 02: Conhecer o After Effects

Na segunda aula, entenderemos como funciona a interface do After Effects e como configurar composições para trabalhar nela. Começaremos a desenhar a logo do nosso projeto, construindo apenas a sua forma, sem animação a princípio.

Aula 03: Animações Principais

Após o primeiro desenho, entraremos na aula em que trabalharemos com as animações principais do nosso projeto: a logo e o vórtice solicitado logo no início do Briefing.

Aula 04: Animações Secundárias

Nessa aula, trabalharemos o Glitch com o texto pedido no Briefing. Esse Glitch será totalmente compatível com a exportação para Figma e Adobe XD.

Em seguida, entenderemos algumas propriedades de Shape Layers: como podemos fazer desenhos e linhas que vão cruzando a tela e deixando a nossa animação com um "tempero" visual um pouco mais requintado.

Aula 05: Exportação e Portfólio

Por fim, falaremos sobre os formatos de vídeo que conseguimos exportar a partir do After Effects e como realizar essa exportação utilizando outro software da Adobe, o Media Encoder.

Esse software permitirá que façamos uma fila de renderização, juntando tanto projetos de vídeo puro com o After Effects, e também renderizações provenientes do Premiere.

Com o vídeo exportado, falaremos sobre portfólio, como e onde é interessante divulgá-lo e também sobre processos de contratação. Deixaremos algumas dicas para organizar seu portfólio e currículo e como se comportar diante desse processo.

Com isso, fechamos esse nosso primeiro curso da formação de Motion Design.

Estamos muito felizes por você estar aqui! Nos encontramos no próximo vídeo.

Conhecendo o projeto do curso - O que é motion, animação e VFX

Vamos começar essa jornada de aprendizado explicando a diferença entre Motion Design, Animação e VFX. São três áreas entendidas como diferentes no mercado, mas que se encontram em vários pontos.

Sendo assim, o conhecimento que você adquirir para uma, provavelmente fica próximo do resto do conhecimento que você precisa adquirir para atuar em outra área.

Conceitos

Motion Design

Quando falamos de Motion Design, estamos falando da animação de Design Gráfico. Ou seja, temos peças que são — preferencialmente — de Design Gráfico e estão ganhando movimento por meio das animações.

Animação

Ao falar do mercado de Animação, estamos falando precisamente de animação de personagens. Ou seja, há personagens, figurinos e cenários animados na tela, e uma preocupação narrativa com a história que estamos contando.

VFX

Já o VFX se trata de efeitos visuais numa cena física, real, captada com uma câmera, que levamos para o computador para fazer um pós-processamento para inserir elementos fantasiosos. Por exemplo, após gravar uma cena da série Game Of Thrones, colocamos um dragão nela posteriormente com VFX.

Mas, já fazíamos tudo isso muito antes de ter o nome de VFX e Motion Design.

O animador Norman McLaren, em 1940, fez um vídeo com formas abstratas animadas; ou seja, com Motion Design em sua composição de filme:

Audiodescrição do vídeo: Sobre um fundo vermelho, o vídeo inicia com a palavra "DOTS" em letras garrafais e vazadas, num tom de vermelho mais claro e iluminado. A palavra some, e alguns pontos pretos piscam na tela devagar. Esses pontos vão surgindo e sumindo mais rapidamente, como se estivessem sendo jogados para longe, às vezes se combinando e criando formas mais abstratas. Essas formas piscam, se separam e se dividem em mais pontos pretos.

Pensando que os primeiros filmes sobre os quais o instrutor tem conhecimento são década de 1920 e 1930, temos esse vídeo sendo feito pelo menos 15 anos depois, quando o termo "Motion Design" sequer existia, muito menos o cargo de motion designer.

Norman McLaren foi conhecido por toda a comunidade do audiovisual como animador. E a animação do exemplo foi feita em película, colocando o rolo de filme na mesa e desenhando, quadro a quadro, o movimento dos seu elementos. O resultado foi o vídeo dos pontos!

Motion Design hoje

Quando citamos o nome "Motion Design", pensamos em exemplos mais contemporâneos, com animações mais precisas e um ritmo mais rígido, obedecendo aos princípios de animação sobre os quais falaremos mais adiante.

Um vídeo da empresa Envato pode nos ajudar a entender isso melhor. A Envato é uma plataforma que disponibiliza diversos templates de vídeo, Motion Design e Design Gráfico.

Outras empresas assinam o seu serviço mensalmente para poder baixar esses templates e customizá-los para seus próprios projetos. Isso torna o trabalho de toda a equipe artística mais ágil e, ainda assim ,muito bonito.

Contudo, a Envato precisa ficar pesquisando todas as tendências de mercado para manter a plataforma interessante. Com base nisso, a empresa veiculou um vídeo sobre as trends ("tendências") do mercado de Motion Design:

Audiodescrição do vídeo: Vídeo de propaganda da plataforma da Envato, de título "Motion Graphics trends". Ao longo do vídeo, pessoas se transformam em personagens animados; frases e palavras surgem e desaparecem da tela, falando sobre os serviços e produtos oferecidos pela empresa; personagens e cenários animados em 2D e 3D tomam espaço, assim como gráficos e formas abstratas, e às vezes interagindo com vídeos reais.

No exemplo, podemos ver que, mesmo quando se trata de Motion Design, temos animação de personagens e cenários também, apenas mais básicos e planos. Também temos Motion Design aplicado em cenas gravadas no live-action, o que seria o que chamamos de VFX.

Sabendo disso, é importante entender que, mesmo ocupando um cargo de motion designer numa equipe, você consegue interagir com essas outras áreas e trabalhar com animação de personagens e VFX.

Especificidades de cada área

Para entender a diferença entre Motion Design e animação, vamos considerar o curta-metragem "Dueto" de Glen Keane:

Audiodescrição do vídeo: Sobre um fundo escuro, dois personagens vazados de traços azuis e luminosos: um bebê e seu cachorrinho. No trecho de exemplo, eles brincam juntos e, a cada cena, crescem um pouco. O bebê vai se tornando uma criança maior e o filhote se torna um cachorro adulto, sempre brincando juntos. Essas cenas se cruzam com as cenas de uma bebê que vai crescendo e se tornando uma garota maior, brincando e dançando balé, até que os três se encontram.

Glean Keane é um animador muito popular no mercado de animação, referência para muitas pessoas que trabalham com animação de personagens. É importante conhecê-lo!

Podemos perceber que, em sua animação, os personagens não são simples: não os vemos apenas de frente ou de lado, pois eles possuem tridimensionalidade. Eles viram de costas, de frente, de lado, se deformam e reformam, e os cenários se criam e mudam de maneira fluída e vívida.

Essa animação foi toda feita desenhando quadro por quadro, como deveria ser. É um processo que exige um grande aprofundamento e especialização no conhecimento de desenho, algo que não precisamos tanto quando se trata de Motion Design.

Já para entender mais profundamente o que é VFX, precisamos entender o que são efeitos especiais. O VFX é um processo de pós-produção que exige o computador.

Mas, o cinema existe desde muito antes de o computador conseguir fazer esse tipo de coisa, como no seguinte exemplo:

Audiodescrição do vídeo: Trecho de um filme de Star Wars em que personagens trocam ataques sobre uma plataforma espacial no alto de um prédio, com uma cidade fictícia ao fundo. Essa plataforma é substituída pela sua silhueta na cor branca. Essa cena é cortada e aparece esse quadro com a silhueta pintada numa tela, com dois homens a explicando. Seguem-se imagens de um homem pintando essa plataforma na tela e adicionando detalhes.

Quando tínhamos um cenário fantasioso como esse, nós faríamos uma pintura numa placa de vidro, a colocaríamos na frente da câmera e gravaríamos a cena, já sabendo a posição da câmera antes de fazer a pintura.

Tudo isso era analógico, valendo-se de processos reais envolvendo maquetes, pinturas de cenário e set de filmagem ambientado. Para explodir uma nave na cena, era necessário explodir uma nave de verdade durante a gravação do filme. Tudo isso exige uma expertise muito analógica.

Quando falamos de VFX, de produções aplicadas em computador, estamos falando de pessoas especializadas em aplicar todos esses efeitos visuais e fantasiosos no digital. Tem arte, também, mas feita de forma completamente diferente, como no exemplo:

Audiodescrição do vídeo: Trecho de um filme mais recente de Star Wars, em que pilotos de naves estão numa perseguição. São mostrados os elementos fantasiosos dessa cena sendo criados no computador, com animação em 3D e edição de vídeo.

Devido a essa carga digital que temos ao VFX, há conhecimentos dessa área que se relacionam e intersseccionam com o que aprenderemos nessa formação em Motion Design.

Então, a recomendação é: ao concluir todos os cursos da formação em Motion Design, escolha se você deseja se aprofundar ainda mais nessa área especificamente, ou se seu interesse está em animação de personagens ou VFX. Vá entendendo aos poucos o que faz sentido para a sua vida de profissional da área de design gráfico e audiovisual.

Deixaremos os links de todos os vídeos usados como exemplo nessa aula na atividade a seguir, para você assistí-los completos!

Já aprendemos as diferenciações entre essas áreas tão próximas. Em seguida, falaremos sobre as áreas que você pode atuar no mercado de Motion Design.

Nos encontramos lá!

Sobre o curso Motion Design: crie animações incríveis no After Effects

O curso Motion Design: crie animações incríveis no After Effects possui 161 minutos de vídeos, em um total de 57 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Motion Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Motion Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
por
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
por
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

Matricule-se

Ultra

12X
R$209
à vista R$2.508
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, com mensagens ILIMITADAS

    Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.

  • Luri Vision, a IA que enxerga suas dúvidas

    Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

  • 6 Ebooks da Casa do Código

    Receba cupons da Casa do Código, a editora da Alura, e escolha ebooks que acompanharão a sua jornada de aprendizado para sempre.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas