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Mobile Marketing: como engajar seu cliente

Seu negócio e novo consumidor - Apresentação

Sou Raquel Antoniette, professora e consultora de Marketing Digital. Tenho 17 anos de experiência em Marketing Digital e queria convidar você a participar do nosso curso de Mobile Marketing.

Durante o curso vamos ter um caso verídico de uma empresa que sentiu a necessidade de engajar os seus clientes implementando soluções do Mobile Marketing. Teremos a oportunidade de vivenciar desde o modelo de negócio entendendo quem são os novos consumidores, também entendendo como funciona a jornada do cliente com relação à marca e como ver uma forma de engajar o seu cliente no funil de vendas.

Tudo isso só é possível porque eu vou disponibilizar para vocês ferramentas que vocês poderão baixar e usar no seu dia a dia, no seu caso no Marketing Digital. Vamos ver também todas as ferramentas do Mobile Marketing, entender como elas funcionam e detectar como elas podem e devem se encaixar dentro da marca que vamos estudar ao longo do curso.

Vamos ver também com relação às ferramentas do Mobile Marketing, entender como elas funcionam e ver cada caso onde elas se encaixam dentro da nossa marca que vamos ver ao longo do curso. Também vamos ver dicas para ver como se alcançar a excelência digital e no final do curso vamos ter um plano traçado de como atingir a relevância no Marketing Digital de forma atualizada e estruturada.

Eu espero muito que vocês gostem do curso, eu me coloco aqui a disposição para tirar dúvidas e trocar ideias e nos vemos no próximo vídeo.

Seu negócio e novo consumidor - Overview

Boas-vindas a mais esse curso, obrigada por vocês estarem aqui. Antes de iniciar quero comentar com vocês como nós vamos trabalhar. O nosso objetivo é que você consiga traçar um plano concreto, atualizado e consistente do seu Mobile Marketing a ponto de você conseguir engajar os seus clientes usando esse dispositivo.

Nós vamos ver um caso verídico que é a ShowPants. A ShowPants é um E-commerce de calça focado em mulheres. No módulo 1, nós vamos entender a importância de olhar o modelo de negócio, como o seu negócio funciona, quais são os seus objetivos antes de iniciarmos as estratégias de marketing.

Seguimos o curso falando do novo consumidor, quem é esse novo consumidor? Como ele se comporta? Como com a chegada da internet esse olhar, esse consumo foi alterado? É com base nesse novo comportamento desse novo consumidor que vamos criar as estratégias de marketing que veremos ao longo do curso.

No módulo 2 nós vamos criar junto personas e jornada de cliente. Personas nada mais são do que a nossa representação na internet. A persona que nós vamos criar vai ser o nosso avatar, ela que vai ser o interlocutor da nossa comunicação das nossas estratégias.

A jornada do cliente é a experiência que o cliente tem ao longo do processo da compra e também o processo da recomendação. Vale lembrar que ao longo do curso eu vou disponibilizar para vocês ferramentas, planilhas e templates onde vocês poderão criar tudo o que for necessário.

Aqui, por exemplo, é o mapa da jornada do cliente que é o mapeamento dessa jornada que nós vamos fazer juntos que facilmente você consegue identificar no seu negócio o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Finalizamos a última etapa desse segundo módulo falando do funil de vendas, a importância de se trabalhar com um novo funil de vendas com mais etapas porque assim vamos conseguir conduzir o nosso lead não só até a etapa da venda, mas também até a etapa da fidelização, da recomendação que é efetivamente onde ele usa o seu produto ou seu serviço e chega a recomendar para outras pessoas.

No módulo 3 nós vamos falar das ferramentas do Mobile Marketing, quais são os seus pontos importantes e os seus casos de uso. Veremos: SMS, E-mail Marketing QR Code, Notificações Push, Realidade aumentada, Realidade virtual, Geolocalização e Sistema de proximidade.

Vamos ver um comparativo do aplicativo e do site mobile. Quando é suficiente ter um aplicativo e quando é necessário ter um site mobile responsivo para o nosso negócio.

E entramos para o último módulo falando o que é PWA, que é o meio do caminho entre termos um aplicativo e ter um site mobile porque ele proporciona uma melhor experiência para os nossos clientes no mobile.

Finalizamos o curso dando dicas de como conseguir alcançar a excelência digital. No final do curso será possível você ter um plano traçado para a sua empresa, para o seu negócio. Obrigada e nos vemos no próximo vídeo.

Seu negócio e novo consumidor - Modelo de negócio

Nesse vídeo, vamos falar sobre modelo de negócio, a importância de olharmos para o modelo de negócio antes de ir direto para o Mobile Marketing ou especificamente para o Marketing.

Aqui nós vamos entender porque é importante olharmos as estratégias e os objetivos da empresa onde o mobile está inserido antes efetivamente de olharmos as ferramentas e as estratégias do mobile. Vamos nessa.

Aqui, ao longo do curso, vamos ter conosco o caso da ShowPants, que é uma empresa com loja física focada em calças para mulheres e faz três anos que eles começaram com o E-commerce. Hoje eles estão com a seguinte situação: eles estão com baixa conversão de vendas no mobile e precisamos entender porquê.

Quando falamos baixa conversão, o que isso quer dizer? Hoje 50% do tráfego que chegam na ShowPants, ou seja, 50% das pessoas do tráfego que chegam no site já chegam através do mobile, mas efetivamente só 1% faz a compra. E agora queremos entender o porquê que isso está acontecendo.

Na verdade, antes de vermos especificamente os números de vendas, se é baixo ou se é alto, o que está acontecendo, precisamos dar um passo para trás e entender qual o contexto onde o mobile está inserido, entendendo os objetivos e as estratégias da ShowPants.

Fazemos isso fazendo perguntas: Quais são os objetivos do negócio? É o mesmo objetivo para o mobile ou mobile hoje é visto só como um braço ou como um canal de vendas? Quando fizemos essas perguntas chegamos a conclusão que o objetivo hoje da ShowPants é vendas e o mobile é visto só como um canal de vendas.

Isso quer dizer que hoje efetivamente o mobile ainda não é uma estratégia de marketing. Conseguimos investigar isso primeiro olhando o carrinho de compra, o que chamamos carrinho de compra ou funil de conversão que é onde a pessoa faz efetivamente a compra. Olhando o funil de compra, já que efetivamente a primeira missão nossa da ShowPants era descobrir a baixa vendas, por isso nós fomos usar o carrinho de compra.

Nós detectamos que efetivamente hoje só temos números do último passo, ou seja, só detectamos quem efetivamente comprou no site. Hoje a ShowPants descarta todos os outros passos que as pessoas não chegaram a conclusão. Isso quer dizer que, efetivamente hoje a ShowPants só se preocupa com as vendas e o outro que podemos detectar é que a ShowPants não consegue trabalhar os outros passos porque não houve um rastreamento dos números das pessoas que já estavam no site, mas ainda não estavam preparadas para comprar.

Isso não quer dizer que elas ainda não tenham interesse. Essa questão do rastreamento nos outros passos no funil de conversão é muito importante ser feito. A consequência disso é que a ShowPants fica fazendo ações isoladas e soltas porque efetivamente como ela não faz o rastreamento das outras etapas, ela não faz um ponto superimportante no marketing que se faz muito que é a questão do remarketing.

Ou seja, ela reimpacta as pessoas que de alguma forma demonstraram um certo interesse no produto dela. Isso pode ser resolvido fazendo o mesmo procedimento que fizemos no último passo onde temos os números replicando esse procedimento para os outros passos.

Ou seja, nós precisamos incluir um código, uma tag, no site em casa, um dos passos para podermos primeiro rastrear as pessoas e segundo ter os números. Só com isso vamos conseguir resolver e tentar entender o que está acontecendo ao longo do funil para termos uma baixa conversão de vendas.

Outra questão que vimos também é que o mobile é visto só como um canal de vendas. O que acontece aqui? Qual a importância, a relevância que o mobile hoje tem na vida das pessoas? Provavelmente o mobile é o objeto mais íntimo hoje que temos. Nós podemos minimizá-lo só como um canal de vendas, quando, na verdade, é nele que está a oportunidade de nós fazermos relacionamento e criar vínculos com os nossos clientes e potenciais clientes.

É esse vínculo que nós criamos entre empresa e marca que é o que sustenta a relação dessas empresas a mediano e a longo prazo. A partir do momento que entendemos a questão do relacionamento, foi detectado que hoje as pessoas estão na internet para fazer quatro macro atividades, estão na internet para se: comunicar, relacionar, informar e para entreter.

Fiquem tranquilos que essas quatro macro atividades vamos revê-las nos próximos vídeos e elas vão desmembrar em todas as nossas estratégias de marketing. Aqui, efetivamente, eu queria contar que nós estamos na internet para fazer essas quatro macro atividades.

E aí o que podemos fazer seguindo essa linha do modelo de negócio para tentar entender aonde o mobile aí está inserido? Nada mais do que fazer uma compra no meu site, eu vou entrar no meu site e vou fazer uma compra para replicar a experiência que o usuário tem para fazer uma compra.

Eu entrei no site da ShowPants, coloquei uma calça no meu carrinho de compra, escolhi o número da minha calça, escolhi a cor e efetivamente percebi que o botão comprar não aparece aqui. Só fica aqui o botão escolher como se efetivamente eu já não tivesse escolhido a calça que eu quero comprar.

Como eu faço para comprar essa calça? Fui conversar com o pessoal da ShowPants para entender o que aconteceu. Eles fizeram uma nova versão do site que é a versão do site responsivo. Ao longo de todos os vídeos e desse curso, nós estamos partindo do princípio que hoje o site já é responsivo, mobile responsivo.

Isso quer dizer que a sua tela, o seu conteúdo, o seu site vai adaptar-se independente do tamanho da tela sem impactar na experiência, na usabilidade do usuário no seu site. Aqui fomos entender o que aconteceu, quando eles foram lançar a nova versão do site da ShowPants, a proprietária achou que isso dessa forma, esse layout, ficava mais legal e mais bacana e mais bonito.

Quando, na verdade, tanto o marketing quanto a TI já sabiam que essa nova versão, assim com esse botão escolher, já funcionava porque já não funcionava na versão antiga. O que nós percebemos aqui é que a proprietária toma decisões sem consultar os times de marketing e de TI.

Qual o problema disso? A partir do momento que não escutamos as outras áreas que estão envolvidas diretamente no produto ou no projeto estamos anulando a oportunidade de ter o conhecimento das outras áreas que já estão na linha de frente com o produto e com o nosso site e já sabem as dificuldades e as partes boas, o que funciona no nosso site e não conseguem somar essa experiência, esse conhecimento para uma nova versão do site.

Esse é um problema muito comum: comunicação entre as áreas. Que facilmente seria resolvido com reuniões de projetos periódicos, principalmente com os projetos mais relevantes para a empresa, alinhando o que deveria ser feito, o que funciona e o que não funciona. Vamos recapitular o que nós vimos neste vídeo.

Primeiro falamos sobre o modelo de negócio, a importância de dar um passo para trás, entender o contexto onde estamos inseridos antes de olhar especificamente as estratégias do mobile. Descobrimos que o mobile não era visto como estratégia do marketing e era visto apenas como uma extensão de vendas.

Quando detectamos isso temos que dar o famoso passo para trás e tentar entender o que está acontecendo. Detectamos facilmente o problema do tagmento que só temos os últimos números do último passo do funil de compra e também detectamos a questão superimportante e crítica que é a questão de não aparecer o botão de comprar.

Antes de eu olhar efetivamente só os números de vendas isolados, eu com esses dois números já entendo o porquê do número de vendas está um pouco afetado com relação a esses dois pontos que eu preciso resolver. Vimos também que o mobile é focado em vendas e com isso vimos que o mobile tem uma relevância grande e não podemos minimizar o mobile só como um canal de vendas.

Com isso comentamos que o comportamento do consumidor hoje é que ele está na internet efetivamente para fazer quatro macro atividades que são: comunicação, entretenimento, relacionamento e informação. Vamos ver isso mais detalhado nos próximos vídeos e, com isso, vamos na direção de ter uma melhor performance no mobile. Nós nos vemos no próximo vídeo dando continuidade às estratégias de marketing com relação a esses quatro comportamentos. Obrigada.

Sobre o curso Mobile Marketing: como engajar seu cliente

O curso Mobile Marketing: como engajar seu cliente possui 169 minutos de vídeos, em um total de 55 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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