Alura > Cursos de Data Science > Cursos de SQL e Banco de Dados > Conteúdos de SQL e Banco de Dados > Primeiras aulas do curso Microsoft SQL Server 2022: administrando o banco de dados

Microsoft SQL Server 2022: administrando o banco de dados

Entendendo o papel do DBA - Apresentação

Olá! Meu nome é Victorino Vila e te desejo boas-vindas ao curso de SQL Server Administração!

Victorino é uma pessoa de pele clara e olhos escuros. Seus cabelos são curtos, lisos e grisalhos. Tem barba e bigode também grisalhos e usa uma camiseta preta. Ao fundo uma parede lisa com iluminação azul-claro.

Nesse curso aprenderemos quais são as atividades da pessoa responsável por administrar o ambiente do SQL Server.

Para isso, usaremos o exemplo de um consultor chamado Marcos, contratado por uma empresa de varejo para administrar o ambiente SQL Server.

A partir disso, conheceremos as diferentes versões do SQL Server e realizaremos a instalação para reproduzirmos todo o trabalho do Marcos.

Depois, aprenderemos como o profissional irá criar, gerenciar e eventualmente remover a base de dados. Para isso, descobriremos como funciona a estrutura de arquivos do banco de dados.

Em seguida aprenderemos sobre backups, que periodicamente precisam ser gerados para preservar os dados do banco de dados e restaurados quando necessário.

Estudaremos o backup full, que faz uma cópia completa da base de dados e para complementar esse tema aprenderemos as políticas do backup. Nesse cenário, Marcos tentará entender o processo de atualização dos dados, criar e implementar uma política de backup.

O tema seguinte é a autenticação no SQL Server. Descobriremos como o consultor criará os usuários do SQL Server associados ao ambiente do sistema.

Por fim, estudaremos as autorizações no SQL Server. Marcos irá conceder privilégios de acesso a alguns usuários à nível de banco de dados e servidor.

Temos uma longa jornada de aprendizados pela frente. Prepare-se para começar!

Te esperamos no próximo vídeo!

Entendendo o papel do DBA - Versões do SQL Server

Nesse curso usaremos o case do Marcos, contratado por uma grande empresa de varejo para ser o administrador do banco de dados da empresa, o DBA.

Versões do SQL Server

O banco de dados escolhido pela empresa foi o SQL Server. Sendo assim, a primeira missão de Marcos é escolher a versão do SQL Server que será utilizada.

Para isso, ele precisará considerar vários fatores, como:

Requisitos do sistema

É preciso garantir que o hardware e o sistema operacional sejam compatíveis com a versão escolhida.

Funcionalidades necessárias

Cada versão oferece um conjunto diferente de recursos e funcionalidades, é preciso escolher o que mais se adéqua ao seu ambiente de negócios.

Licenciamento

O SQL possui diferentes opções, incluindo licenças por núcleo ou por servidor.

Escalabilidade

É necessário que o SQL escolhido tenha possibilidade de ser escalável, já que ele espera que o uso do banco de dados cresça ao longo do tempo.

Suporte

É preciso entender o tipo de suporte oferecido por cada versão do SQL Server.

Segurança

Dependendo da versão escolhida, Marcos terá acesso a recursos mais ou menos avançados de segurança.

On premise ou nuvem

Por fim, o profissional precisa decidir onde instalar o SQL Server. Podendo ser um premisse, ou seja, no servidor da empresa ou em nuvem.

Essa decisão é fundamental, afinal, se ele optar por uma instalação em nuvem, muitas atividades exercidas serão repassadas pelo administrador da nuvem, como o backup ou administração do espaço físico das bases de dados.

Atualmente, os três mais utilizados são o Azure da Microsoft, o Google Cloud e a AWS da Amazon.

Analisando esse cenário, Marcos decidiu utilizar a versão SQL Server 2022 e realizar a instalação on premise.

Porém, além dessas escolhas, existem tipos diferentes de edições. Sendo:

Enterprise Edition

Essa edição oferece recursos avançados de autodesempenho e segurança. É muito utilizado por empresas corporativas.

Standard Edition

Oferece recursos básicos de gerenciamento de banco de dados, relatórios, integrações e análises de dados. É voltada para empresas de pequeno e médio porte.

Express Edition

Essa é uma edição gratuita, ideal para desenvolvedores e organizações que precisam de uma plataforma de banco de dados básica para aplicativos de pequeno porte.

Developer Edition

Uma versão mais completa, projetada exclusivamente para desenvolvimento e teste.

Conclusões

Analisando essas opções, Marcos percebe que somente Enterprise Edition e Standard Edition são pagas e para uso comercial.

No caso da Express Edition é possível utilizá-la comercialmente, porém é preciso considerar que é limitada a uma base de dados pequenas.

Pensando disso, Marcos escolhe a Enterprise Edition, afinal, a empresa na qual trabalha é muito grande.

Nesse curso, colocaremos em prática todas as atividades do dia a dia do Marcos. Sendo assim, mesmo com a escolha do Marcos, utilizaremos a versão Developer Edition, assim não será preciso pagar nenhuma licença de uso.

Na atividade seguinte ensinaremos como fazer a instalação do SQL Server versão 2022 - Developer Edition e também do SQL Server Management Studio.

Leia com atenção e faça a instalação do software. Nesse material também daremos detalhes sobre as opções de instalação para que você possa ter um conhecimento mais profundo.

Feito isso, te esperamos no vídeo seguinte. Até lá!

Entendendo o papel do DBA - Principais atribuições da pessoa DBA: rotinas e processos

Marcos foi contratado para ser o DBA da empresa, o Database Administrator, no português Administrador de Banco de Dados.

Funções de um DBA

Nesse vídeo, vamos entender quais são as funções exercidas por um DBA.

Instalação e configuração do banco de dados

Após a instalação é necessário realizar a configuração, definir a política de crescimento e determinar onde fisicamente o banco de dados será gravado.

Monitoramento do desempenho

O DBA precisa monitorar continuamente o desempenho do banco para poder identificar possíveis gargalos e problemas de desempenho.

Também é preciso otimizar o banco, reorganizar a estrutura, ajustando algumas configurações e assim trazer melhorias.

Gerenciamento de segurança

Marcos deve garantir que o banco de dados esteja protegido contra acessos não autorizados, roubo de dados e outras ameaças.

É preciso estabelecer políticas e procedimentos de segurança, gerenciar as contas dos usuários e aplicar as permissões adequadas.

Realização de backups e recuperação de dados

Realizar backups periódicos do banco de dados para garantir a integridade destes é essencial. Em casos de falha, é preciso ter uma recuperação rápida.

Gerenciamento da capacidade do banco de dados

Outra função muito importante é o monitoramento do crescimento do banco ao longo do tempo. A partir disso é possível avaliar se será necessário adicionar mais hardware ao ambiente ou utilizar a estrutura do banco de dados para suportar o tamanho dos arquivos físicos.

Nesse curso, focaremos em todas as funções acima, exceto o monitoramento do desempenho. Faremos isso especificamente em outro curso de SQL Server 2022 da formação.

Até o próximo vídeo!

Sobre o curso Microsoft SQL Server 2022: administrando o banco de dados

O curso Microsoft SQL Server 2022: administrando o banco de dados possui 171 minutos de vídeos, em um total de 57 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de SQL e Banco de Dados em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda SQL e Banco de Dados acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas