Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso LightRoom Mobile: tratando imagens no app

LightRoom Mobile: tratando imagens no app

Conhecendo o App - Apresentação

Olá, tudo bem? Eu sou o Felipe Labouriau, designer gráfico, instrutor aqui na Alura, e quero te convidar a participar do nosso curso sobre o aplicativo Adobe Lightroom, uma poderosa ferramenta de tratamento de imagens para dispositivos móveis.

Nesse curso, além de te apresentar esse aplicativo do zero, nós vamos conhecer uma série de técnicas e ferramentas para realizarmos tratamentos de imagens que vão deixar as suas fotografias visualmente mais interessantes.

Para isso, nós vamos conversar sobre quais são as principais informações que você deve chamar atenção em diferentes fotografias.

Vamos trabalhar tanto com fotografias de modelos, ou seja, com pessoas, como também com fotografias de paisagem, atentando para as particularidade de cada uma dessas imagens, e fotografias também de alimentos, explorando sempre ao máximo o que o Lightroom tem a nos oferecer para chegar a esses resultados visualmente interessantes.

Para realizar o curso é interessante que você já tenha algum conhecimento prévio no tratamento de imagens. Esse não precisa ser o seu trabalho do dia a dia, mas é interessante que você domine o básico. Nós temos cursos aqui em dispositivos móveis, por exemplo, sobre o Photoshop, que seria um passo anterior.

Mais uma vez, a nossa proposta aqui é explorar ao máximo o Lightroom, para te apresentar técnicas e ferramentas para deixar as suas imagens ainda mais interessantes. Espero que você tenha curtido a nossa proposta e te vejo aqui no curso.

Conhecendo o App - Overview

Quero te dar as boas-vindas a mais um curso aqui na Alura, agradecer muito a sua presença, mas também aproveitar esse espaço para conversarmos rapidamente sobre tudo aquilo que vai ser trabalhado durante o curso.

A nossa proposta é te apresentar o aplicativo Adobe Lightroom para dispositivos móveis. Eu vou utilizar o Lightroom num iPad, mas ele é essencialmente a mesma ferramenta de um smartphone.

Se você estiver trabalhando em outro dispositivo, o layout possivelmente vai ser um pouco diferente, principalmente a localização exata das ferramentas, mas ele é essencialmente o mesmo aplicativo, você vai ser capaz de realizar as mesmas funções que nós vamos executar aqui.

Além disso, eu vou trabalhar utilizando uma caneta própria para o iPad, de modo que algumas ações, principalmente o trabalho com máscaras vai ser facilitado para mim.

A nossa proposta é que você explore tudo o que o Lightroom tem a oferecer, para que você consiga realizar tratamentos de imagens explorando as principais informações da sua imagem.

Nós vamos dar início ao curso lançando um olhar crítico sobre as suas fotografias. No caso específico aqui, vamos começar com fotografias de modelo, observando, por exemplo, uma eventual contaminação de cores, para realizarmos o balanço do branco, equilibrar a iluminação da imagem para, na sequência, começarmos os tratamentos.

Tratamentos estes que, no caso aqui da fotografia com a modelo, vão se preocupar em destacar mais a modelo em relação ao fundo, criando uma relação de figura e fundo, que nós vamos bater bastante durante o curso, para depois começar a fazer os tratamentos em si.

Vamos deixar o fundo menos saturado, com cores menos evidentes, mais escuro. A modelo em si com uma pele mais texturizada, que é uma informação que nós vamos eleger como relevante, como que merece destaque, com o lábio mais pronunciado, explorando a sua iluminação, explorando a sua textura.

Vamos ver também tratamentos específicos que funcionam muito bem com peles mais escuras. Também vamos ver tratamentos que funcionam muito bem com peles mais claras, que vão realçar as informações específicas dessas peles que têm tons mais claros, para justamente fazermos essas informações mais importantes brilharem.

Vamos trabalhar também com fotografias de paisagens, conversando bastante sobre a composição. Como eu posso fazer com que, por exemplo, uma fotografia que tem cores pouco saturadas, não muito evidentes, ganhem vida, inclusive aplicando um recorte na imagem e fazendo com que a sua mensagem de vastidão, de amplitude, seja destacada também.

Vamos manipular a luz, vamos ver como eu posso trabalhar diferentes parâmetros aqui no Lightroom para criar uma relação de contraste de claros e escuros ainda mais pronunciada, como eu posso trabalhar as sombras, como eu posso trabalhar os realces, tons específicos, cores de uma maneira particular, para ter esse resultado aqui.

Vamos conhecer também uma ferramenta chamada geometry, que vai nos possibilitar ajustar perspectiva, fazer com que a imagem se comporte da maneira que eu queira, como, por exemplo, deixá-la mais centralizada, dar um destaque a uma parte específica.

No caso dessa fotografia, que originalmente tinha a linha d'água muito fina, demos uma importância muito maior, a fizemos ser muito mais relevante.

E também como criar um efeito preto e branco a partir de uma fotografia colorida, mas valorizando as informações que nós julgamos mais importantes, ou seja, o contraste entre claros e escuros, a textura, como criar um resultado particular próprio seu e não aplicar apenas um perfil de cores de branco e preto.

Na sequência, na aula seguinte, vamos trabalhar com fotografias de alimentos para conversar sobre a ambientação, como eu posso criar um preset, um look para as minhas imagens. Tanto de uma maneira mais individualizada, explorando muito as máscaras aqui dentro do Lightroom, aplicando tratamentos específicos a partes específicas da imagem.

Para que, por exemplo, eu mais uma vez traga essa relação de figura e fundo, dando um destaque muito importante, nesse caso, às panquecas, às frutas, como também criar um preset que eu possa aplicar apenas com um clique, depois de realizar todos os ajustes, o mesmo visual a múltiplas imagens, criando um estilo único, esse tal look.

Vamos conhecer a ferramenta healing brush, que vai nos permitir remover partes específicas de uma imagem, inclusive criando diferentes versões da mesma imagem, uma em que eu tenho as plantas aqui no canto superior direito e outra em que eu não tenho essas plantas, inclusive aplicando também o preset que nós criamos.

Vamos entender também os limites do Lightroom, como em casos específicos em que eu queira remover, por exemplo, esse fio de cauda, eu possa precisar do Photoshop.

Como o Lightroom se comunica muito bem com o Photoshop, eu não preciso nem trocar de dispositivo, basta ter o Photoshop instalado no dispositivo, trocar para ele, no caso do iPad essa funcionalidade é possível, porque nós temos o Photoshop para o iPad, e continuar o tratamento.

E vamos finalizar o curso conversando sobre as diferentes maneiras de se exportar imagens, como eu posso exportar cada imagem individualmente, como também eu posso exportar diversas imagens de uma vez, afinal de contas, o Lightroom é um software pensado para o processamento de grandes quantidades de fotografias.

E por que você vai utilizar o Lightroom na versão dispositivo móvel e não a versão em desktop? Nada impede que você trabalhe com as duas, você tem essa integração em tempo real, os arquivos do Lightroom são sincronizados automaticamente na nuvem, então o trabalho que você começa aqui no iPad ou começa no smartphone, você pode continuar no desktop, mas o Lightroom para dispositivos móveis é extremamente otimizado.

No caso aqui do iPad, ele por vezes vai funcionar melhor do que a versão do Lightroom para desktop. Mais uma vez muito obrigado pela sua presença e nos vemos aqui no curso.

Conhecendo o App - Interface do Lightroom

Vamos dar início ao curso abrindo o Lightroom pela primeira vez. Lembrando que eu estou utilizando a versão para iPad, de modo que se você estiver em outro dispositivo móvel, pode ser que haja algumas diferenças na interface, principalmente no visual dos ícones das ferramentas.

E eu estou utilizando também a versão premium do Lightroom, que é a versão paga. Você tem também a versão gratuita, mas essa tem menos recursos.

Vou clicar no ícone do aplicativo e ele de cara já me mostra todas as fotografias aqui do meu dispositivo. Ele vai reconhecer as fotografias conforme a sua galeria de imagens, dependendo do seu sistema operacional. No caso aqui do iPad, vai ser as nossas fotos.

E nesse painel do lado esquerdo nós temos essas organizações diferentes. No caso, ele está me mostrando todas as fotos. Se eu quiser, por exemplo, observar as fotos que foram recentemente adicionadas, eu posso vir em “Recently Added”, ou as fotos recentemente editadas, “Recent Edits”.

O Lightroom permite também que dentro do aplicativo eu tire uma fotografia. Se eu vier em “Lr Camera Photos”, eu posso clicar em “Take a Photo” e tirar uma fotografia. Eu não vou utilizar essa funcionalidade, mas ela está disponível, caso você tenha esse interesse.

Esse painel está visível mas, caso eu queira, também posso escondê-lo. Aqui no canto superior esquerdo eu posso clicar neste ícone de uma biblioteca de livros, que é justamente a minha biblioteca de imagens, e ele se esconde. Clicando uma segunda vez eu trago de volta.

Ao lado deste ícone da biblioteca eu tenho outro aqui que são dos meus trabalhos compartilhados. Caso você esteja trabalhando de maneira colaborativa, você tem essa possibilidade.

Ao lado deste ícone nós temos os tutoriais oferecidos pelo Lightroom. Temos eles categorizados conforme a sugestão para você, aqui em “For you”. Em “Browse” que eu posso selecionar uma das categorias aqui em cima e os meus recentemente assistidos, “Recently viewed”.

Se eu quiser, por exemplo, assistir um desses tutoriais, eu clico sobre ele e sigo o passo a passo que o criador desse tutorial seguiu para chegar ao resultado final. Eu não vou ter acesso a imagem, mas eu tenho aqui uma maneira interessante de adquirir conhecimento.

Num outro ícone aqui em cima de um pequeno planeta Terra eu tenho o que está rolando no Lightroom, conforme os seus usuários estão compartilhando aqui para nós.

Eu tenho, por exemplo, “Daily inspiration”, inspiração diária de fotografias. Eu tenho aqui “Trending”, o que está bombando. E o legal é que eu posso clicar sobre uma dessas fotografias e acompanhar o passo a passo que esse usuário seguiu para chegar ao resultado final.

Vamos clicar nessa imagem aqui, note que o Lightroom vai processando os passos que foram executados até chegar a este resultado. Eu clicando aqui em “Edits” consigo enxergar todas as edições, exatamente conforme elas foram feitas, para chegar ao resultado final.

Vou clicar nessa seta no canto superior esquerdo e voltar para a tela anterior. Vamos retornar à nossa biblioteca e abrir uma fotografia com o Lightroom, de fato, para enxergarmos a interface das ferramentas de tratamento.

Eu vou clicar sobre essa imagem e no lado direito eu tenho meu painel de ferramentas. Se eu clicar sobre este primeiro ícone, das edições, eu posso esconder o meu painel. Mas vamos clicar nele mais uma vez para trazer e enxergar que aqui eu tenho todas as ferramentas de edição, conforme categorias ou parâmetros específicos da imagem.

Aqui dentro de “Light” – eu não vou passar por todas essas ferramentas, nós vamos conhecer muitas delas durante o curso – eu posso fazer diversas edições, como, por exemplo, controlar a exposição. E eu vou trazer aqui o slider para a direita, aumentar a exposição, a luz da minha fotografia.

Se eu quiser desfazer essa ação, eu posso tanto clicar nessa seta apontando para a esquerda, no canto superior direito, que eu volto para o estágio anterior, como também eu posso dar um duplo clique sobre esse pequeno círculo do slider.

Digamos que eu aumente bastante aqui os “Highlights”, eu trabalhe nas minhas sombras, eu trabalhe aqui nos “Blacks”. Se eu ficar voltando um por um até achar o “Highlights”, o que vai acontecer? Eu vou perder os ajustes de “Blacks” e “Shadows”.

Se eu quiser só zerar os “Highlights”, eu vou dar um duplo clique nesse círculo, que eu só trabalho nele. Mas no caso aqui eu vou zerar todos, porque eu não vou fazer ainda edições nesse momento.

Na sequência eu tenho outras categorias, eu posso trabalhar as cores, eu posso trabalhar os efeitos, como, por exemplo, controlar o contraste dentro dos meio tons, por meio do ajuste “Clarity”, que é muito interessante para trazer textura.

Depois de “Effects” eu tenho os detalhes, como aumentar o “Sharpening”, a definição dessa imagem. Eu posso controlar ainda correções de lente, que no caso aqui do Lightroom para o iPad, não está funcionando de maneira tão otimizada quanto do desktop. E por último eu tenho das ferramentas de geometria, para trabalhar a perspectiva da minha imagem.

Abaixo dessas ferramentas de edição eu tenho aqui os “Presets”, que são as configurações automáticas que tanto o Lightroom pode me recomendar, conforme análise dessa fotografia, e eu posso clicar, por exemplo, nesse primeiro preset, que ele já aplica uma série de edições, como também eu posso acessar os presets chamados “Premium”, que é uma das funcionalidades dessa versão paga.

Eu vou desfazer essa ação e eu posso aqui, dentro de porta-retratos: pele com profundidade, clicar nesse primeiro aqui, yellow, por exemplo, e ele já aplica esses ajustes. Vamos voltar.

Abaixo eu tenho a opção de redimensionar a minha imagem, ou seja, de cortá-la de alguma maneira específica. Vou voltar porque eu não vou cortar nesse momento.

Aqui eu tenho a minha ferramenta de “Healing Brush”, que é a possibilidade de eu apagar pequenos detalhes da fotografia. Eu tenho as minhas máscaras, nós vamos conhecer isso tudo mais a fundo durante o curso.

Aqui eu tenho a possibilidade de aplicar ajustes de fotos anteriores nessa, se assim eu quiser. E, por último, nesse ícone de relógio, à direita, eu acesso as versões que eu tiver trabalhado essa imagem. Aqui em automático, se eu quiser acessar algum momento específico da edição, eu posso clicar.

Vou fechar aqui, vou voltar para as minhas edições e o que eu quero por último te apresentar, nesse primeiro momento da interface, é que além de enxergar a foto desta maneira, eu posso ainda, nessa seta no canto inferior direito, chamar o meu rolo de fotografias e, por exemplo, trocar a imagem que eu vou trabalhar e fazer os meus tratamentos.

No próximo vídeo nós vamos ver como organizar as fotografias. Se você tiver uma quantidade grande de imagens para trabalhar, se você já tiver um fluxo de trabalho um pouco mais profissional e quiser fazer o tratamento aqui dentro do Lightroom, como eu posso organizar essas imagens, inclusive classificando e categorizando-as.

Vou encerrando esse vídeo por aqui. Quero te lembrar, como sempre, que o nosso espaço do fórum está aberto para você tirar suas dúvidas, fazer os seus comentários e, claro, ir compartilhando os seus trabalhos durante o curso. Até o próximo vídeo.

Sobre o curso LightRoom Mobile: tratando imagens no app

O curso LightRoom Mobile: tratando imagens no app possui 149 minutos de vídeos, em um total de 48 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
por
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
por
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

Matricule-se

Ultra

12X
R$209
à vista R$2.508
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, com mensagens ILIMITADAS

    Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.

  • Luri Vision, a IA que enxerga suas dúvidas

    Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

  • 6 Ebooks da Casa do Código

    Receba cupons da Casa do Código, a editora da Alura, e escolha ebooks que acompanharão a sua jornada de aprendizado para sempre.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas