Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Gestão Corporativa > Conteúdos de Gestão Corporativa > Primeiras aulas do curso Liderança: práticas de gestão e melhorias

Liderança: práticas de gestão e melhorias

O desafio de liderar - Apresentação

Olá! Eu sou Ana Ribeiro, instrutora de Inovação e Gestão aqui da Alura

Audiodescrição: Ana se declara como uma mulher parda, de olhos e cabelos castanhos. Seu cabelo é longo e ela está usando óculos de armação preta e uma camiseta azul escrito Alura. O fundo está desfocado, mas a parede está iluminada na cor rosa. Também é possível identificar, à direita, uma estante contendo alguns objetos, como um quadro e alguns vasos, e, à esquerda, um vaso com uma planta grande.

Desejo as boas-vindas para você que vai me acompanhar neste curso de liderança. Este curso foi criado tanto para quem já atua como líder há algum tempo, quanto para quem está em processo de transição de função. Este curso será prático. Por isso, já adianto a importância de sempre fazer as atividades propostas a cada aula.

Abordaremos conceitos importantes para quem atua com liderança, assim como formas de implementá-los dentro da sua equipe. Tudo o que apresentarmos pode e deve ser colocado em prática. Desta forma, você poderá correlacionar o conteúdo que apresentaremos aqui com a sua rotina de trabalho.

Falaremos sobre o seu autoconhecimento como líder. Vamos refletir sobre o seu perfil atual e como você pode ajustá-lo para atender melhor às demandas do seu time ou do seu próprio negócio. Além disso, exploraremos técnicas para conhecer melhor a sua equipe. Afinal, é a partir desse conhecimento que você conseguirá elaborar estratégias que façam sentido para essas pessoas, sendo mais assertivas e alcançáveis, melhorando, inclusive, a forma como define suas metas.

Aprenderemos como implementar essas melhorias e acompanhar a evolução de cada uma delas ao longo do tempo. Para isso, utilizaremos dados, o que permitirá que você tenha uma maior acurácia em relação às estratégias que escolhe seguir.

Para melhorar ainda mais a sua experiência e aprendizado aqui conosco, reforço a sugestão para que você visite a comunidade da Alura no Discord para trocar ideias e experiências com as pessoas que estão estudando com você. Além disso, você pode acessar o fórum do curso para tirar dúvidas. A cada atividade ou aula que você for concluindo, compartilhe dúvidas e opiniões nessas duas plataformas.

Estou realmente animada para começar esse curso com você. Então, aperte o play e matricule-se no curso para começarmos a nossa primeira aula.

Vamos lá?

O desafio de liderar - Estilos de liderança

Todos sabemos que liderar é um desafio, então esse curso é para vocês que já lidera times ou está fazendo uma transição para esse perfil e atuação. Nesse momento, você precisa criar um maior autoconhecimento sobre como você lidera suas equipes e conduz os seus projetos.

Perfis de liderança

Em algum momento você pode ter pesquisado quantos perfil de liderança existem no mercado e suas características e, dependendo da referência e da fonte que você encontrar, é possível encontrar quantidades diferentes de tipos de liderança. Isso acontece porque, ao longo do tempo, com as mudanças do mercado, surgiram diversas teorias que apresentam diversas necessidades que a liderança precisa atender e as competências que ela precisa apresentar. Através disso, analisa-se o comportamento priorizado na atuação dessa liderança.

É comum gerar confusão para definir a real quantidade de perfis de liderança existentes no mercado, por isso o primordial é entender que as lideranças se modulam com o tempo, de acordo com as demandas do cenário na qual ela atua. Para ajudar você a definir seu perfil atual de liderança, usaremos a teoria de Kurt Lewin, criada por meados de 1939.

Um grupo de pesquisadores, junto ao Kurt, observou três grupos de crianças que estavam desenvolvendo um projeto de artes. A partir dessa observação eles elencaram três perfis de liderança, que representam comportamentos diferenciados para condução do time para realização do projeto:

Escolhi apresentar essa teoria, dentre as diversas existentes, porque esses três perfis descrevem a essência principal das lideranças que podemos encontrar no cotidiano, e certamente você se identificará com uma delas. A partir dessa identificação, você conseguirá especificar qual modelo é mais compatível com o seu perfil e quais outras nomenclaturas podem ser encontradas para cada tipo. Sendo assim, focaremos nas essências de cada liderança, nos aprofundando nas características de cada um desses perfis.

Autoritário

As lideranças adeptas ao perfil autoritário prezam por possuir um maior nível de autoridade, buscando o poder de decisão centralizado em si. Uma vantagem recorrente para quem atua com esse perfil, e que podemos destacar, é a agilidade na tomada de decisão. Justamente por estar centralizada, as decisões são tomadas de forma objetiva, sem precisar de reuniões sobre o que deve ser feito.

No entanto, esse perfil possui também desvantagens, porque, se a liderança se encarrega de decidir quais projetos devem ser feitos, e de que maneira, o time desenvolve uma maior dependência dessa liderança. Além disso, podem ocorrer diversos desalinhamentos, que é uma consequência natural da baixa frequência de encontros síncronos e assíncronos para compartilhamento de estratégias.

Participativo

A liderança participativa preza pelo compartilhamento da tomada de decisão com as pessoas lideradas. Como vantagem desse perfil de liderança é o engajamento e identificação das pessoas colaboradoras desse time. Se essa liderança preza por compartilhar a tomada de decisão, as pessoas se sentem mais à vontade em colaborar com ideias, opiniões e se colocarem à disposição para participar de projetos. Essa postura gera um ambiente maior de confiança e atribui mais responsabilidade para o time, que ganha mais oportunidade.

Por outro lado, a desvantagem desse compartilhamento do poder de decisão, apesar de aumentar a autonomia do time, a liderança tem um menor controle da liderança. Essa diminuição não é brusca, como no próximo perfil, mas é um ponto de atenção para pessoas que se identifiquem com esse perfil. Além disso, ocorre a redução na velocidade de decisões, porque a divisão dessa decisão com outras pessoas exige, ao menos, reuniões de alinhamento.

Delegativo

Quem lidera com um perfil delegativo busca apoiar as pessoas lideradas nas tomadas de decisão, ou seja, tem um baixo grau de controle devido ao aumento da confiança nas pessoas do time. Essa confiança faz com que o time conduza suas tarefas de forma mais autônoma, mas também possui vantagens e desvantagens.

Como vantagem está justamente na distribuição de decisões. Nesse cenário, as pessoas que têm um conhecimento considerável e atuam de maneira colaborativa, compartilhando o conhecimento com seus pares, costumam ser bastante reconhecidas e ganham grande confiança. Devido à autonomia que a equipe ganha, também há necessidade de desenvolvimento da autogestão dentro dessa equipe, o que é viável de ser feito com o apoio da liderança.

Como desvantagens, ou seja, pontos de atenção, é relacionada à desorganização. Devido a essa forte autonomia do time, pode haver momentos de desorganização, portanto é necessário que a liderança esteja atenta a metodologia de trabalho e como será feito o acompanhamento do fluxo de execução para ser possível atuar com o alto nível de independência do time.

Outra preocupação deve ser quanto a invisibilidade dessa liderança, ou seja, a distância entre o time e a liderança. É importante confiar no time, mas não se tornar uma liderança completamente omissa. É necessário estar presente em momentos estratégicos do time, auxiliando com conhecimento e reflexões sobre o avanço do projeto e fornecendo feedbacks. É necessário pensar em quanto essa presença é essencial para não se tornar uma liderança invisível.

Conclusão

Após refletir e identificar com qual tipo de liderança você mais se identifica, analise quais os pontos de desenvolvimento você precisa trabalhar.

O desafio de liderar - Como identificar o seu estilo

Agora que você já conhece os perfis de liderança elencados pela pesquisa do Kurt, como entender o que faz mais sentido e qual se identifica mais com a atuação e liderança que você apresenta hoje. Existem algumas reflexões norteadoras que podemos fazer para nos identificarmos com algum dos modelos.

Essa reflexão deve ser feita considerando os últimos três meses, por ser um período justo de avaliação das recorrências majoritárias de cada comportamento. Um período menor, como duas semanas, não é uma amostra de tempo significativa, pois pode representar demandas específicas desse período que impactam a situação. Por isso três meses apontam uma coerência maior no perfil.

A primeira reflexão é se há uma tendência a tomar as decisões de maneira mais isolada e apenas comunicá-las ao time. Nesse caso, representa um perfil mais autoritário.

Por outro lado, se durante esses três meses houve a busca por oportunidades de consultar a equipe e compartilhar opiniões para tomada de decisão, seu perfil é mais participativo. Há o hábito de compartilhar o poder de tomada de decisões e a procura por criar mais interações com o seu time.

Por fim, se nos últimos três meses você frequentemente selecionou especialistas e pessoas específicas do time para tomarem frente de decisões, você confia bastante no potencial de pessoas específicas da sua equipe. Isso caracteriza um perfil mais delegativo.

Portanto, é importante refletir sobre isso e se lembrar de todas as definições de pontos positivos e e pontos de atenção de cada perfil de liderança. Dessa forma, você conseguirá entender o que precisa ser modulado no seu perfil. Também conseguirá entender outras teorias e nomenclaturas que encontramos em pesquisas, podendo se identificar com outros tipos de liderança.

A partir de agora você já sabe a base do seu perfil: autoritária, participativa ou delegativa, o que é um ponto crucial para o seu autoconhecimento de liderança.

Sobre o curso Liderança: práticas de gestão e melhorias

O curso Liderança: práticas de gestão e melhorias possui 141 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Gestão Corporativa em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Gestão Corporativa acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas