Primeiras aulas do curso Indesign: Diagramação em grande escala

Indesign: Diagramação em grande escala

Preparando o ambiente - Introdução

Fala galera, tudo bom? Bem-vindos a mais um curso de design aqui da Alura. Meu nome é Gustavo Diuana, sou designer aqui na Alura, já trabalhei muito com diagramação, sinalização de empresas, silk-screen, já fiz muito freelancer e aqui eu quero passar para vocês um pouco da minha experiência no InDesign.

Esse curso aqui não é um curso básico, é um curso intermediário de InDesign por se tratar de coisas que não são tão triviais nessa ferramenta. Aqui a gente vai aprender a automatizar os nossos estilos, aprender a automatizar nossas decisões no InDesign.

Ele é voltado para quem quer fazer uma diagramação de grande escala: diagramação de um livro, revista, um artigo, coisas maiores assim. Mas esse ensinamento serve também para quem está trabalhando em outras áreas com diagramações pequenas. É sempre útil a gente saber mais e ser mais fluente na ferramenta.

Nesse curso, a gente vai aprender a criar índices dinâmicos, onde os capítulos se atualizam sozinhos, tanto nome, quanto quantidade e o número de páginas. A gente vai aprender também a criar corpos de textos que conseguimos dividir em colunas. Vamos aprender sobre grids, baseline grids, grids modulares. Vamos aprender sobre boas práticas de diagramação em grande escala, tais como hierarquias de título, subtítulo, primeiro parágrafo e os demais parágrafos do corpo do texto.

A gente vai aprender muito sobre estilos de parágrafos, como automatizamos esses estilos para nos ajudar. O que são estilos automatizados? É quando eu defino no InDesign que o meu primeiro estilo ou que o meu primeiro parágrafo, que é onde está escrito aqui, por exemplo, capítulo um, vai ter esse estilo aqui e, automaticamente, ele já nos fala que o parágrafo seguinte será um subtítulo, depois o primeiro parágrafo e depois já é o corpo do texto, já automatizamos isso tudo.

A gente vai aprender também a criar nomes de capítulos que são dinâmicos na nossa página mestra, onde aqui no capítulo um, já diz que é o capítulo um, aqui o capítulo dois. E quando formos alterar nosso arquivo posteriormente, isso tudo já fique automatizado.

Eu espero que vocês gostem do material que eu preparei para vocês e até as próximas aulas.

Preparando o ambiente - Overview

Fala galera, beleza? Nessa aula, vou fazer um apanhado geral do que a gente vai aprender nesse curso. Primeiro, a gente vai começar a aprender um pouco sobre encadernação, vamos aprender o que é o grampo canoa, a lombada quadrada e a encadernação espiral.

Depois, a gente vai aprender sobre a importância das referências para o nosso projeto. É muito bom sempre buscar referências, mesmo que a gente tenha uma expertise muito grande, é sempre interessante a gente se alimentar de referências.

Depois, a gente vai começar a nossa parte prática aprendendo sobre grids. Vamos aprender sobre o baseline grids e grids modulares que ajudam a gente na criação do nosso projeto.

Depois, a gente vai começar a dar um estilo para os nossos textos. A gente vai aprender a criar uma caixa de texto, saber dividi-la automaticamente em colunas, saber criar um título que vai se expandir na caixa de texto. Como vocês pode ver, se eu clicar nesse meu texto aqui faz tudo parte do mesmo texto. Se eu arrastar para cima, ele vai pegando, não são caixas de textos diferentes, isso é muito interessante na nossa diagramação.

Depois, a gente vai aprender a remover viúvas, órfãs, vamos aprender o que é isso.

Depois, a gente vai começar a aprender sobre os estilos, vamos nos aprofundar um pouco nos estilos. A gente vai aprender primeiro o que são estilos pais e filhos, onde um estilo é baseado em outro, que, se a gente atualizar esse outro estilo, o estilo filho é automaticamente atualizado, vamos aprender a fazer isso.

Depois a gente vai aprender a criar estilos automáticos, onde eu digo que eu pego um documento, vamos supor que é um documento do Word que está bem separado, por exemplo, o título do capítulo, depois um enter, o subtítulo, um enter e depois vem o corpo do texto.

O estilo automático serve para eu pegar esse texto e já falar assim: o meu primeiro parágrafo vai ter esse estilo, automaticamente o meu segundo vai ser esse, depois o meu primeiro parágrafo do corpo do meu texto vai ser esse e os parágrafos seguintes serão um outro estilo. Isso tudo feito de uma forma automática.

Depois, a gente vai aprender a criar índices dinâmicos onde o índice se atualiza conforme o nome dos capítulos e a numeração da página onde eles se encontram.

Depois, a gente vai aprender na nossa página mestra a criar textos dinâmicos aos nomes do capítulo, onde eu digo que nessa página aqui, automaticamente, ele vai pegar o capítulo que se encontra. Então aqui no capítulo um, eu vou ter esse cabeçalho de capítulo um e aqui no capítulo dois idem. Vamos aprender também como a gente faz a numeração das páginas.

Galera, qualquer dúvida que vocês tenham nesse curso, eu espero vocês no fórum. Eu vou criar um tópico que vai servir como um grande tópico para gente poder criar dúvidas no fórum, onde a gente possa conversar.

Eu vou deixar o link aqui embaixo e qualquer dúvida que vocês tenham, vocês podem postar nesse fórum, onde vocês podem procurar dúvidas de outros alunos, se eu já solucionei as dúvidas, ou então conversar comigo, sugerir alguma coisa, perguntar qualquer coisa é só você clicar no link aqui do fórum.

Espero que vocês gostem do material que eu preparei para vocês e até as próximas aulas.

Preparando o ambiente - Tipos de revista e encadernação

Fala galera, beleza? Então, antes da gente começar o nosso trabalho, antes de colocar a mão na massa, eu quero apresentar para vocês três tipos de encadernação, que é a maneira que a gente tem de juntar as folhas e apresentar isso em forma de livro, de livreto, seja lá o que for, para o nosso cliente.

A primeira delas é através do grampo canoa, que é encadernação canoa, então vou colocar aqui no Google mesmo "grampo canoa", bem simples, colocar uma imagem para vermos o que é.

Estão vendo? Grampo canoa é quando a gente pega uma folha inteira, um papel inteiro, pega várias dessas que já estão impressas, coloca uma sobre a outra, pega o resultado final, dobra aquilo e grampeia na ponta, exatamente como está aqui. Não são folhas soltas, são folhas dobradas.

Deixa-me ver se tem outra ilustração para nos ajudar melhor. Estão vendo? Nessa imagem, fica nítido que você tem uma folha passando por cima da outra, uma folha em cima da outra, dobrada no final, está vendo?

A capa vem vindo como capa, dá a volta aqui e é a mesma folha atrás, e aqui o miolo é a mesma coisa, são folhas que são dobradas ao meio e a ponta é grampeada com um grampo mesmo, um grampeador especial, um grampeador comprido que serve justamente para alcançarmos o miolo do nosso livreto.

A segunda que eu vou falar para vocês é a lombada quadrada. A lombada quadrada é um livro que é formado por diversos livretos de canoa.

A canoa é quando você tem uma folha, coloca uma em cima da outra e dobra, formando como se fosse uma canoa, que você vai colocando um em cima do outro. Então, por exemplo, aqui a gente clica, a gente consegue ver que tem diversos livretos aqui dentro que não estão grampeados, mas estão aqui dentro. Estão amarrados com uma corda, com um fio de algum tecido especial, pode ser náilon, qualquer coisa assim.

É muito importante entendermos encadernação como designer e diagramador porque cada caderno tem suas especificidades e, por fim, quero falar para vocês sobre a espiral.

"Encadernação espiral" que diferente das outras, uma é o canoa, que você pega as folhas e dobra, a outra é composta por diversas canoas, uma em cima da outra e aquilo forma o livro, a encadernação espiral não tem dobra de folhas. Você tem, por exemplo, um caderno espiral que é A4, então você não precisa imprimir esse A4 no dobro do tamanho, não precisa imprimir um A3, por exemplo, para a gente poder dobrar e no final ter o tamanho A4, a gente consegue imprimir direto A4 e, no final, a gráfica vai perfurar a lateral do A4, vai colocar um em cima do outro e vai encaixar espiral, que a gente já conhece no nosso dia a dia.

É isso galera, acredito que esses três tipos de encadernação são os principais para gente dar início ao nosso projeto, para podermos saber como vamos exportar aquilo no final, como vamos preparar o nosso arquivo.

Na próxima aula, vamos começar a entender o que a gente vai fazer, dar os primeiros passos para a construção da nossa diagramação e, por fim, já vamos começar abrindo o InDesign. Eu espero vocês na próxima aula.

Sobre o curso Indesign: Diagramação em grande escala

O curso Indesign: Diagramação em grande escala possui 90 minutos de vídeos, em um total de 25 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas