Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso InDesign: design editorial para e-book

InDesign: design editorial para e-book

Preparação do documento - Apresentação

Olá, tudo bem? Eu sou o Felipe Labouriau, designer gráfico e instrutor da Alura, e quero te convidar a participar do nosso curso de interatividade no InDesign.

Como o nome já bem diz, você será capaz de criar um documento totalmente interativo utilizando o InDesign. Nós veremos como criar elementos clicáveis com hyperlinks, botões de download, botões de navegação, botões que vão ativar animações, animações que acontecem por meio do carregamento de páginas.

Veremos como criar interatividades ainda mais sofisticadas, como o scroll em um texto que por vezes não caiba dentro de uma caixa, mas que poderá ser “scrollado” para aparecer até o final.

Veremos como criar relações de apresentação de conteúdo tipo slides, em que eu tenho uma imagem acompanhada de um texto específico, clico num botão, acesso outra imagem e texto no mesmo lugar, só que com textos e imagens diferentes.

Veremos também como criar, num primeiro momento, tabelas e algumas automações no InDesign. Vamos partir de uma arte que já está pronta, um texto que já está diagramado, com imagens que já estão dentro do documento.

Então é importante que você já conheça o InDesign. Eu não vou te apresentar essa ferramenta do zero. Eu vou partir do princípio de que você já saiba, por exemplo, o que são estilos de parágrafo e estilos de caractere.

Nós vamos também, durante o curso, comentar bastante princípios do design, tanto visuais como da experiência do usuário. Então esse curso é para você que já conhece a ferramenta, quer se aprofundar ainda mais no InDesign ou quer criar documentos visualmente interessantes, chamativos e que tenham uma boa usabilidade e interatividade para enriquecer a sua entrega e proporcionar uma experiência mais interessante para a pessoa que vai ler e interagir com esses documentos.

Espero que você tenha curtido a nossa proposta. Eu te vejo no curso.

Preparação do documento - Overview

Olá. Boas-vindas a mais um curso da Alura. Muito obrigado pela sua presença. Eu quero, neste vídeo, conversar com você sobre tudo aquilo que nós vamos trabalhar durante o curso.

Como eu já disse anteriormente no vídeo de apresentação do curso, eu vou partir do princípio de que você já conhece o InDesign, que essa não é a primeira vez que você abre esse software. Se você nunca tiver trabalhado com o InDesign antes, eu recomendo que você espere um pouco e faça outros cursos da plataforma que eu vou deixar linkados na transcrição do vídeo.

Nós vamos partir de um documento que já está diagramado, com textos estilizados e imagens, então você tem que saber o que é um estilo de parágrafo, um estilo de caractere e como funciona a página principal, antes chamada de página mestre.

Nosso curso será essencialmente prático, nós vamos conhecer muitas técnicas e ferramentas. Só que todas elas serão baseadas em princípios importantes do design visual, do design gráfico, como também do design da experiência do usuário.

Por que nós vamos criar essas interatividades? Simplesmente para deixar nosso trabalho mais bonito? Claro que não. Nós vamos criar interatividades e animações para melhorar de um modo geral a experiência do usuário e para enriquecer a nossa entrega, para que nosso trabalho seja até mais convincente junto ao stakeholder, ao cliente que possa ter te pedido esse projeto.

Nós vamos iniciar o curso ainda tratando de assuntos relacionados ao conteúdo do documento. Embora o conteúdo já esteja pronto, nós vamos criar, por exemplo, um running head, uma automação que vai permitir que todas as seções que eu criar dentro desse documento tenham os seus nomes específicos.

Veremos também como criar a barra vertical que acompanha os parágrafos do texto de uma forma automatizada. E por último, ainda falando do conteúdo, veremos como criar tabelas dentro do InDesign, que acontecem dentro de caixas de texto, não são objetos específicos que nós criamos de outra maneira.

Na sequência nós vamos partir de fato para as interatividades, e agora eu vou abrir o documento já no seu formato final, que será publicado online, e também vamos conversar do porquê disso, porque assim eu já consigo ter todas as interatividades prontas.

Veremos como criar, por exemplo, essa navegação que eu estou fazendo de uma página para outra, como criar um sumário interativo, em que eu clico sobre o número de uma página e vou para essa página em específico.

Observe como acontece uma animação, nós veremos como criar essa animação. Veremos como criar um botão home, representado pelo ícone de uma casa, em que eu clico e volto para o sumário.

Se eu clico na página número 10, por exemplo, tenho a animação acontecendo, e observe que eu tenho uma interrogação no canto inferior esquerdo da página. Se eu passo o mouse em cima, trago um texto para não sobrecarregar o leitor com informações. Esse é um aspecto interessante da usabilidade que nós vamos conversar.

Veremos como criar um menu rápido, em que eu dou um clique, abro as seções do meu documento e posso fechar esse menu novamente. Veremos como agregar interatividade com animações, vamos conhecer diversos tipos de interatividade e de animações.

Vamos criar interatividades sofisticadas, como o scroll. Se eu tenho um texto que não cabe todo e não quero abrir um novo parágrafo, então eu preciso de alguma forma deixar esse texto visível.

Vamos conhecer botões interativos, como um botão de download, que me leva a um novo endereço, a um novo documento.

Veremos também como trabalhar com vídeos dentro do InDesign, como eu posso trazer esse material inclusive de uma maneira acessível, em que eu posso dar play no conteúdo ou acessar trechos específicos dele.

Nós vamos o tempo todo nos preocupar com o aspecto visual desse trabalho, de ser evidentemente legível, visualmente estimulante, mas ao mesmo tempo, entendendo conceitos bem importantes de usabilidade, de sobrecarga de informação. Veremos como trazer o conteúdo ao mesmo tempo, de forma visualmente interessante e sem estressar o usuário.

Nosso curso, como eu disse, tem muita parte prática. Ele terá um conteúdo bem legal para você acompanhar e ir praticando. Eu recomendo que você baixe os arquivos, acompanhe o curso com os arquivos de trabalho do próprio InDesign. Se você não quiser, claro, e o que é mais legal ainda, você pode criar o seu próprio projeto e compartilhar no fórum para trocarmos uma ideia. No próprio fórum você também pode tirar suas dúvidas e fazer seus comentários.

Esse vídeo foi mais para termos uma noção geral, um apanhado do conteúdo que será conversado. Eu te vejo no próximo vídeo.

Preparação do documento - Apresentando o documento

Antes de começarmos a colocar a mão na massa de fato, eu quero conversar com você rapidamente sobre as motivações por trás do nosso projeto. Nós vamos criar animações e interações para um documento de InDesign que já está pronto, já está diagramado com texto, imagens e elementos gráficos.

Esse documento é um relatório que deriva do curso “UX Research: entrevistando pessoas usuárias”. Se você tiver interesse nesse assunto, o curso estará linkado para você acessá-lo depois.

Mas por que então nós estamos criando essas interações e animações? Para deixar o documento mais bonito? Na verdade, não. Nós faremos isso tudo para ter uma entrega muito mais rica, para que você possa apresentar ao seu stakeholder, cliente, ao usuário final, um documento que tem uma interatividade, uma experiência, uma usabilidade totalmente diferente do que apenas uma seta num PDF que vai para a página seguinte ou volta para a página anterior.

Nós poderemos ter artifícios de navegação muito mais interessantes e estimulantes, bem com também propiciar que o usuário possa ir até o sumário, e do sumário ir para uma página de um assunto específico. Uma vez nessa página, nesse assunto, ele pode controlar inclusive a cadência de leitura, chamando os assuntos que ele quer ler por meio de botões. E dentro dessas páginas também ele pode chamar um menu rápido para ir a outro assunto que ele queira acessar.

Esse relatório é um material de consulta, então ele pode existir como uma apresentação, alguém pode apresentar esse conteúdo conduzindo o leitor, mas ele também precisa existir sozinho, para que o leitor seja capaz de interagir com esse documento sem ajuda de terceiros e conseguir explorar todo o conteúdo.

É um relatório para uma empresa, que tem como objetivo que os usuários o visualizem numa tela de computador, portanto, ele tem as dimensões 1920 x 1080 pixels, a resolução full HD.

Dentro do InDesign você consegue, a partir de um documento que já está pronto como esse, criar um layout alternativo, em que você pode aproveitar todos os estilos de parágrafo e de caractere que já existem, as imagens e grafismos em outra dimensão, trabalhando dentro do mesmo documento.

Nós não faremos isso porque o nosso documento tem um propósito bem definido. Nós temos ainda uma opção de layout líquido, e eu vou deixar tudo isso explicado mais a fundo num Para Saber Mais.

Ao ter esse documento, essa entrega final com toda essa interatividade e usabilidade diferenciada, você inclusive tem um argumento de trabalho muito mais sólido. Você tem como convencer o seu cliente, o seu stakeholder, a pessoa que te pediu esse trabalho com muito mais solidez.

Você pode estar reparando que algumas partes não estão prontas, que falta trazer alguns conteúdos, e nós veremos também como fazer isso. Nós teremos um breve momento em que falaremos sobre outros assuntos que não apenas interatividades e animações.

Uma coisa que eu quero que você preste atenção também é sobre a tipografia que você vai utilizar no seu projeto. Eu já selecionei uma tipografia para nós, mas caso você esteja fazendo o seu próprio documento, o que eu estimulo bastante, caso você tenha um projeto já em andamento, toma cuidado para não trabalhar com famílias tipográficas variable, em que você controla os estilos, como se a tipografia é bold ou regular e a inclinação dela no itálico, porque essas tipografias variable não interagem bem com o arquivo de saída que nós vamos gerar ao final do curso.

Pode ser que, se você estiver trabalhando com a tipografia variable, você escolha um estilo, por exemplo, para o título que seja black, que é um estilo mais pesado e chamativo e, na verdade, quando for exportar o InDesign exporta como regular, e isso vai quebrar o seu trabalho. Então utilize tipografias, no caso do Google Fonts, que aparecem com “Estilos”. Toma cuidado para não trabalhar com elas em variable.

Esse foi um papo bem rápido para entendermos todas essas motivações e os porquês de fazermos interatividades e criarmos animações. No próximo vídeo nós vamos entender onde estão as oportunidades para todas essas interatividades e animações.

Eu encerro esse vídeo por aqui. Não se esqueça de que o espaço do fórum está sempre aberto para você tirar suas dúvidas, fazer seus comentários e compartilhar os seus trabalhos, o que é sempre bem legal. Até o próximo vídeo.

Sobre o curso InDesign: design editorial para e-book

O curso InDesign: design editorial para e-book possui 150 minutos de vídeos, em um total de 51 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas