Primeiras aulas do curso E-mail Marketing: da segmentação ao AB

E-mail Marketing: da segmentação ao AB

Introdução - Apresentação

##Bem-vindo

Bem-vindo, pessoal. Fico muito feliz de estar neste curso em que veremos diversas características de como podemos nos comunicar com nossos (ou possíveis) clientes e interessados, por meio de um mailing list. Assim como antigamente as pessoas enviam panfletos de uma empresa pelo correio - e nos cansamos de recebê-las, porque elas eram spans impressos no papel - nós recebemos estas comunicações por e-mail. Isto é muito chato... Tentaremos fugir deste formato.

Nosso curso não será sobre como fazer spam. Nós veremos como criar uma lista de assinantes, mantê-la utilizando um formulário em que as pessoas possam se cadastrar, informar seus interesses, e dados como nome e data de aniversário. Vamos aprender a criar um formulário em que possamos capturar clientes e os interessados em se comunicarem conosco. E por meio desta lista, nós enviaremos conteúdo que seja do interesse da pessoa. À medida em que ela abrir o e-mail, interagir e engajar-se com o conteúdo, nós acompanharemos tudo por um relatório. Para isto, usaremos a ferramenta MailChimp, mas você poderá usar qualquer outra de e-mail marketing. O MailChimp tem uma versão gratuita para ser usada com listaque esteja começando.

Nós usaremos o MailChimp para criar a lista, a campanha, fazer a comunicação, entender o que o cliente quer - ou não quer -. Entender o porquê de quando ele dá um subscribe... Ver o que podemos fazer para que os e-mails sejam abertos, fazer um teste A/B. Customizar o conteúdo ou o "to" (quem envia) do e-mail, usando as informações fornecidas pelo meu cliente.Agendar horários de envio, entender qual é a melhor hora de envio para nos comunicarmos com o cliente...

Veremos tudo isto neste curso! Aprenderemos como criar a lista, como mantê-la, como descobrir o que é interessante para se comunicar com o nosso cliente, de uma maneira em que ele esteja interessado.

Vamos lá?!

Introdução - Criando uma lista

Vamos começar o nosso projeto. O nosso cliente será a Alura! Temos a plataforma da Alura, cheia de cursos para trabalharmos. Qual é o conteúdo que gostaríamos de notificar os nossos assinantes? Eu quero notificar um maneira nova e mais prática para eles aproveitarem os seus estudos e, ainda, apresentar um curso que eles não sabem que foi lançado. Desta forma eles já poderão utilizar a técnica de estudo que foi mostrada.

Para fazer a notificação, usaremos uma ferramenta de envio de E-mail Marketing: O MailChimp.

Vamos começar criando uma conta no MailChimp, clicando em "Sign up". Após a confirmação e comprovarmos que não somos um robô, o MailChimp solicitará mais algumas informações.

criar conta MailChimp

Depois de preenchermos nossos dados (e-mail, nome de usuário e senha), podemos criar nossa conta. Vamos receber uma confirmação no nosso e-mail, para ativarmos a conta.

ativar conta

Em seguida, precisaremos preencher mais alguns campos com nossos dados e da nossa empresa.

informações da empresa

É importante fornecermos estes dados, porque o nosso cliente receberá uma grande quantidade de e-mails, e é possível utilizar a ferramenta para fazer spam. Por isso, as ferramentas de e-mail marketing passam muitas informações para o nosso cliente, assim ele identificará que o nossa comunicação não é um spam. Considerando isso, informaremos todas as informações que ele pede. Desta forma, evitamos que os usuários finais tenham medo do conteúdo que estamos enviando.

Estamos na primeira tela, que é a Dashbord. Agora, queremos enviar uma campanha para todos os meus alunos. Teremos que criar uma lista com todos eles.

dashboard

Vamos acessar a aba "Lists" e clicaremos em "Create Lists", para criar uma nova lista.

Create Lists

Em seguida, escolheremos o nome da lista. No campo "Default 'from' email" , eu vou preencher com o e-mail e o "Default 'from' name" com o nome que quero que apareça no "From".

from

Lembre-se de colocar um e-mail no "From" (de onde você está enviando).

Podemos criar um mensagem que lembre as pessoas de como elas assinaram a nossa lista, para o caso de que elas tenham esquecido e fiquem zangados.

mensagem recordatoria

O endereço da empresa também será enviado comprovando a veracidade da empresa.

Depois, vamos adicionar os membros na nossa lista. Vamos incluir os assinante que receberão os e-mails.

O termo "assinante" traduzido para o inglês é "subscriber".

Clicaremos em "Add subscribers". Depois, preencheremos o "e-mail" (obrigatório), "nome" e "sobrenome". Podemos adicionar um por vez cada contato. Teremos ainda que selecionar um checkbox confirmando que a pessoa permitiu o envio do e-mail.

permissao

Após adicionarmos o endereço eletrônico, teremos uma pessoa na nossa lista. Repetiremos o processo, cadastrando um novo e-mail.

mails cadastrados

E então, nossa lista já terá dois contatos.

Introdução - Configurando nossa campanha

Temos uma lista e queremos enviar um e-mail para todos os contatos que estão nela. Queremos criar uma campanha, por isso clicaremos em "Campaigns" e depois, em "Create Campaign".

Campaigns

Em seguida, selecionaremos a opção "Regular campaign":

selecionar campanha

Na próxima tela, selecionaremos a opção "Enviar para lista inteira" ("Send to entire list"). Temos que selecionar um nome para a campanha, chamaremos de Alura News #1. Depois, o subject Como aprender mais com o pouco tempo que temos no dia a dia. Ele preencherá automaticamente os campos "From name" e "From email".

Começaremos escolhendo as opções padrões e mais adiante, veremos como trabalhar com estas configurações.

opcoes padrao

Nós podemos escolher o tipo do e-mail, tema e algum template escolhido no passado. Inclusive, temos a opção de escrever o próprio HTML.

temas de email

Nós vamos escolher um tipo padrão de e-mail do MailChimp e saberemos que ele funcionará em diversos dispositivos. Cairemos na fase de design.

design momentaneo

Este é o e-mail que aparecerá para o cliente por enquanto, vamos melhorá-lo ainda. Na parte à direita, nós temos itens para adicionarmos no conteúdo.

design do email

Nós escolheremos o logotipo da Alura. Vemos a mensagem "Drop an image here or Browse". Clicaremos no botão "Browse" e escolheremos uma imagem salva no computador. O processo para subir a imagem é bastante simples. Em seguida, editaremos o conteúdo do e-mail.

editar conteúdo

Vamos começar adicionando a mesma chamada do e-mail.

Como aprender mais com o pouco tempo que temos no dia a dia.

Veremos que o texto vai ficar mal alinhado na página.

texto mal alinhado

O MailChimp exibe o texto no formato que será exibido na maior parte dos navegadores e visualizadores de e-mail. Este é um ponto que costuma ser desconsiderado pelos "designers de e-mail". Escrevemos um texto que parece estar bem visível na nossa tela, mas as vezes no dispositivo do usuário que irá receber, a leitura esta prejudicada.

Continuaremos elaborando o conteúdo do e-mail:

Um dos problemas que enfrentamos no dia a dia é o de falta de tempo e sobra do que estudar. Temos muita coisa a aprender e pouco tempo para tudo.

Estudos mostram que intercalar assuntos permite ao ser humano "relaxar" a cabeça, focando em um assunto em um dia e em outro assunto no dia seguinte.

Uma dica prática é tentar intercalar o estudo: estude nos dias pares um assunto e nos dias ímpares outro assunto. Isso também influenciará a nossa capacidade de interconectar assuntos distintos, trazendo ideias e padrões de um assunto para outro.

Sabendo disso, não perca tempo, estude agora mesmo um curso de programação Front End, como SAAS, o nosso novo curso, e no outro dia um curso de programação back end como o curso de Meteor JS.

Abraço e até a próxima

Guilherme Silveira

Após escrever o conteúdo, podemos visualizar como ele ficou.

texto escrito

Sobre o curso E-mail Marketing: da segmentação ao AB

O curso E-mail Marketing: da segmentação ao AB possui 201 minutos de vídeos, em um total de 64 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Conteúdo em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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