Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Marketing Digital > Conteúdos de Marketing Digital > Primeiras aulas do curso Google Analytics 4: eventos e parametrizações

Google Analytics 4: eventos e parametrizações

Página inicial e insights - Apresentação

Olá, boas-vindas a parte 2 do curso Google Analytics 4.

Meu nome é Janaína Oliveira e sou instrutora de marketing digital na Alura.

Janaína Oliveira é uma mulher de pele clara. Tem olhos castanho-escuros e cabelos lisos e ruivos. Usa piercings no nariz, brincos na orelha e blusa azul de gola alta e manga comprida. Está sentada em uma cadeira gamer escura. Ao fundo temos uma parede branca com uma iluminação alaranjada, algumas prateleiras e uma cortina do lado esquerdo.

Esse curso é para você que está começando a estudar o tema e tem interesse em trabalhar na área de análise de dados, como Big Data e Web Analytics. Também é voltado para profissionais experientes do marketing digital que trabalham em áreas diversas, como SEO, tráfego pago e e-mail marketing.

Nesse curso vamos te orientar sobre as principais mudanças do Google Analytics Universal para o Google Analytics 4.

Vamos aprender a criar uma documentação que ajudará no mapeamento das macro, micro e nano conversões.

Vamos analisar os principais relatórios disponibilizados pela ferramenta e descobrir como compreender os dados de desempenho do seu negócio. Além disso, por meio de insights vamos pensar em formas de aprimorar os resultados.

Também aprenderemos a migrar um evento do Google Universal Analytics para o Google Analytics 4 e a criar eventos e conversões personalizadas.

Lembrando que esse é o curso de Google Analytics 4 - Parte 2. Recomendamos que antes de iniciar essa aula você conclua a parte 1: Google Analytics 4: implementação e relatórios.

Aproveite o curso. Até o próximo vídeo!

Página inicial e insights - Projeto do curso

Se você chegou até aqui, é porquê deve ter ficado sabendo sobre as mudanças do Google Analytics.

O Google Analytics Universal foi substituído pelo Google Analytics 4, o GA4.

Esse curso tem como propósito trazer as principais diferenças com essas atualizações na ferramenta. Falaremos sobre as mudanças básicas de configuração que podem trazer uma grande diferença na análise das estratégias.

Para deixar nosso curso mais didático vamos usar o cliente fictício Work Us para estudar o Google Analytics 4 de forma prática. Por meio dessa empresa vamos entender e analisar o desempenho da ferramenta, além de ter novos insights.

Agora que você já conhece o projeto que utilizaremos nesse curso, te espero na próxima aula para começarmos a estudar o GA4.

Até lá!

Página inicial e insights - Tipos de conversão

Nessa aula vamos aprender a fazer um plano de mapeamento para mensurar as ações importantes para seu cliente.

Para isso, usaremos como base um documento para entendermos conceitos e detalhes essenciais para esse mapeamento. Você pode encontrar esse arquivo no "Para saber mais", localizado na lateral direita da tela, e utilizá-lo como checklist para adaptação dos seus projetos.

Indicamos que você sinalize com um check todas as características que definem o seu cliente, dessa forma será mais fácil de visualizar todas as informações essenciais.

Conversões

Existem três tipos de conversões em um site, a macro, a micro e a nano conversão. Embora não pareçam tão importantes, é essencial analisá-las, afinal, em um certo momento precisaremos utilizar esse público que, inclusive, fará muita diferença na aplicação da estratégia.

Macro conversão

É a conversão mais importante. Ações de mais valor para o cliente ou para a sua empresa.

No caso na Work Us, por exemplo, a macro conversão acontece quando uma pessoa faz o cadastro no site para utilizar a ferramenta gratuitamente por 14 dias, mais especificamente quando ela preenche os dados e finaliza o cadastro. Essa é a conversão mais valiosa.

Para descobrir a macro conversão do seu cliente será necessário analisar o site e entender quais são suas expectativas e objetivos do negócio.

Você pode utilizar o documento que disponibilizamos como base, assim poderá definir todas as conversões e elaborar a melhor estratégia para entregar os resultados desejados.

Ter uma documentação com informações sobre o cliente, além de passar credibilidade e segurança, é essencial para que você possa estar alinhado ao que deverá ser mensurado.

Exemplos de macro conversões:

Micro conversões

As micro conversões são ações importantes para o cliente, porém secundárias.

Alguns exemplos são:

Todas essas conversões são mensuráveis e essenciais para analisar o negócio do seu cliente.

Nano conversões

São conversões menores e que geralmente não são analisadas corretamente, porém elas também são muito importantes e podem ajudar no insight de novas ações.

Exemplos de nano conversões:

Embora esse tipo de conversão não seja tão conclusiva, conseguimos identificar melhorias que podem ser realizadas na página.

Por exemplo, um site com uma grande porcentagem de pessoas que rolaram até o final da página significa que possui um conteúdo relevante. Já, se os dados indicassem que as pessoas não chegam até o fim do site, significaria que ele não é interessante, portanto, seria necessário adotar estratégias de melhoria, como um título mais atrativo.

Sobre o curso Google Analytics 4: eventos e parametrizações

O curso Google Analytics 4: eventos e parametrizações possui 123 minutos de vídeos, em um total de 25 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Marketing Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
por
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
por
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

Matricule-se

Ultra

12X
R$209
à vista R$2.508
  • Acesso a TODOS os cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, com mensagens ILIMITADAS

    Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.

  • Luri Vision, a IA que enxerga suas dúvidas

    Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

  • 6 Ebooks da Casa do Código

    Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas