Primeiras aulas do curso Fotografia: Técnicas criativas e edição para celular

Fotografia: Técnicas criativas e edição para celular

LightPainting - Introdução

Fotografia para celular. Nesse curso veremos técnicas de composição, como Lightpainting, Tiltshift e como utilizar o horário de ouro. Também veremos técnicas de captação, sairemos do automático e vamos para a captura manual, com o câmera FV5. Aprenderemos tempo de exposição, balanço de branco, fotometria e foco pontual, para um ajuste fino da nossa imagem.

Além disso, teremos edição com Snapseed e o Instagram. Além de ajustes básicos diretamente no celular, teremos também ajustes avançados para nós conseguirmos corrigir só uma parte da imagem com os ajustes seletivos, transformação de perspectiva e recorte.

Além de filtros de efeito de foco, para gerar o efeito Tiltshift, tanto no Snapseed quanto no Instagram. Teremos todas essas técnicas de composição, captação e edição para transformar a nossa ideia numa imagem fantástica.

LightPainting - Lightpainting e tempo de exposição

Nessa aula vamos falar de desenhar com luz no Lightpainting. Mas antes eu queria mostrar o site FlickRiver. É sempre bom termos boas referências. Esse é um site que ele sempre tem boas imagens e isso faz parte do dia a dia do fotógrafo, para melhorar nosso olhar temos que melhorar nossas referências. E aqui tem muita coisa interessante mesmo.

Como vamos falar de Lightpainting, vamos pegar boas referências aqui nesse site, é só escrevermos Lightpainting e vai começar aparecer um monte de fotos Lightpainting. Damos uma passeada, são fotos do Flickr, que é um site de imagens e River porque é estilo Facebook, é infinito. Quanto mais nós descemos, mais fotos aparecem.

Isso aqui são fotos, não é edição de Photoshop nem nada, são fotos mesmo tiradas, e onde aparecem esses rastros de luz. Nós temos várias referências interessantes e vamos buscar esse efeito. A primeira coisa que nós precisamos, obviamente, do celular e vamos precisar também de um tripé ou alguma coisa que vai segurar o nosso celular. Se você não tiver um tripé, esse aqui é um tripé aqui com aquela pontinha de câmera selfie, e um tripé de câmera normal.

Se não tiver um tripé, tenta apoiar em algum lugar e deixar ele bem fixo, em um livro ou alguma coisa que não deixa ele escorregar. Vamos precisar também de lanterninhas, lanterna de mão. Eu vou usar aqui para o nosso exemplo a minha lanterna da bicicleta, mas sem piscar, com ela acesa normal e vamos desenhar com a luz.

O software que vamos usar, com a proposta de pararmos de usar a câmera automática e começar a aprender a utilizar a câmara manual, e entrar aí no mundo da fotografia manual. Nós vamos conseguir fazer muito mais coisas saindo do automático. Aqui o aplicativo que eu vou usar é chamado câmera FV5. Eu vou usar essa versão Lite, a única coisa que ele não faz é alta resolução, ele limita um pouco a nossa resolução, mas dá pra usarmos ele tranquilamente.

Se quiser comprar e fazer as fotos em alta resolução são 10 reais. Para quem usa iOS tem essa versão 645 Pro, é um aplicativo também para câmera manual, ele também tem as opções que nós vamos precisar. Para quem usa outros tipos de sistema operacional você vai ter que procurar uma câmera manual que tenha esses recursos que vamos passar.

Vou só mostrar a cara aqui da câmera. Basicamente é uma câmera muito parecida com a câmera compacta, o que está mostrando aqui para nós. E nós vamos deixar tudo no automático, deixar todos os recursos totalmente automáticos e aos poucos vamos introduzindo cada um desses recursos da câmera. Mas, basicamente, nós vamos precisar de uma câmera manual que tenha a opção de escolha de tempo de exposição, se você estiver usando algum sistema operacional que não é Android nem o iOS.

Vamos pra prática, fazendo é mais fácil de entender.

LightPainting - O processo do lightpainting

Perfeito, estamos aqui na minha, já está posicionado a nossa câmera, eu coloquei ela num tripé, mas pode pôr num livro, ou apoiado em algum lugar que ela não caia. O importante é ela ficar bem parada. Nós vamos fazer alguns testes. O primeiro teste vai ser na câmera automática, eu estou aqui com uma luz de bicicleta, mas com qualquer tipo de luz nós conseguimos fazer o Lightpaiting.

Então, o primeiro teste. Eu vou vir aqui atrás e vou tentar desenhar uma circunferência. A única coisa que eu vou ligar aqui é o timer, de cinco segundos para dar tempo de eu chegar lá na frente. Valendo.

Vou girar. Vamos conferir? Perceba que não deu para fazer a circunferência inteira. O clique, a foto foi tirada durante esse espaço de tempo que eu mexi a mão, minha mão até sumiu e ficou o começo do rastro. Nesse momento, começamos a ter uma necessidade de usar algum dispositivo que saia do automático. O celular não gosta de fotos borradas, o celular quer tirar foto o mais rápido possível.

Vou voltar para a câmera. Voltei para a câmera aqui e vamos buscar uma opção que nós conseguimos deixar a câmera um pouquinho mais lenta. Ela está muito rápida. Nós vamos começar a sair do automático, nós vamos começar a fazer um processo um pouco mais manual, tem o risco de estragar foto, mas vamos testar.

Aqui nesse P, eu cliquei, é o modo programa que não é totalmente automático, nós podemos mexer na exposição e mexer em algumas opções. Nós estamos entrando em um modo que vamos escolher o tempo que a máquina vai deixar exposta a foto. Entrei em S, de shutter, que é o shutter speed, a velocidade do obturador. O obturador é shutter em inglês.

Vamos escolher aqui esse S de segundos, podemos escolher tempo de exposição. Vamos testar um segundo. Perceba que ele mexeu na resolução, porque em configuração, a resolução da imagem padrão é uma resolução já reduzida, porque o software não foi comprado e aqui eu tenho a resolução de longa exposição. É um pouquinho menor ainda. 1.2 megapixel.

Não tem problema, é uma resolução boa para teste, mas ele reduz um pouquinho. Nossa exposição está para um segundo. Eu vou colocar o timer de cinco segundos. Vamos lá? Conseguimos fazer já o começo de uma circunferência. Eu apareci todo borrado, com essa cara estranhíssima. Isto está acontecendo porque tem muita luz aqui na minha sala.

Eu vou querer só a luz do pisca, então vou apagar as outras luzes. Também podemos aumentar esse tempo de exposição. Eu vou escolher cinco segundos e vou apagar as luzes. Não posso esquecer do timer. Sempre que olhamos a foto ele perde o timer, e perde a opção do shutter. Shutter de 5. Vamos lá?

Perfeito, esse é o nosso começo de Lightpainting. 5 segundos deu pra fazer uma circunferência interessante. Agora vamos voltar aqui pro estúdio e analisar o que está acontecendo em cada imagem que nós tiramos. Essa última ficou bem clara. Nós tiramos uma foto durante 5 segundos e por isso conseguimos fazer todo esse monte de risco aqui, girado o braço enquanto a captura era feita.

Esses cinco segundos, pra nós entendemos um pouquinho mais sobre a câmera FV5 e a maioria das câmeras manuais, desde as câmeras profissionais até câmeras compactas, elas mostram esse valor aqui. Esse cinco ponto zero, no caso, que nós escolhemos cinco pontos zero segundos. Essas aspas aqui significam que são segundos. Escolhemos cinco segundos, por quê? Porque nós precisávamos fazer um risco, nós queríamos desenhar e por isso também usamos esse modo S, várias outras câmeras também têm esse modo S que podemos escolher o tempo de exposição.

Além disso, nós já usamos várias vezes, mas só para relembrar, onde fica a última foto que tiramos, se clicarmos aqui voltamos pra última foto. Aqui é onde clicamos pra tirar a foto e o timer que nos ajudou. Essa montanha aqui, se clicarmos tem várias opções e uma delas é o timer pra conseguirmos esperar um tempinho antes de começar a tirar foto. Senão ia começar a riscar desde a hora que fosse clicado.

Esses cinco segundos ele mostra logo após dele ter tirado a foto e um pouquinho depois também. Quando acabamos de acertar ele já mostrou, essa nossa foto vai ter cinco segundos de exposição, antes mesmo de clicarmos. Se voltarmos para a penúltima imagem, aconteceu a mesma coisa, logo após tirar a foto ele indicou que foi uma foto tirada durante um segundo. E logo após tirar a foto também ele indicou, só foto durou um segundo de exposição, porque nós escolhemos.

Esse foi o resultado final da foto de um segundo. E lembrando que a luz externa ela influência também, a câmera está o tempo todo capturando a luz, por isso desligamos a luz da sala, porque senão ficaria esse monte de informação aqui atrás. Isso acontece também na câmera, e a câmera de celular funciona um pouquinho diferente da câmera profissional e de outras câmeras, porque uma foto de um segundo normalmente tudo aqui atrás ia começar a ficar muito claro, muito claro mesmo.

Então, ela consegue fazer uma compensação e não deixar tão claro. Mas de qualquer forma, não era o que queríamos, por isso apagamos as luzes do local. A nossa câmera estava no tripé, porque se mexesse na câmera tudo que estivesse em volta também iria borrar, da mesma forma que a nossa mão. Queríamos escolher o que gostaríamos de borrar.

Na primeira foto que nós tiramos perceba que não tem um valor definido aqui de tempo de exposição, o tempo que vai ficar captando a imagem. Não tem por que estarmos no modo P. No modo P ele vai analisar durante a captação e parar quando ele achar que já está boa a quantidade de luz que entrou na câmera. Aqui está um pouquinho estourado porque por acaso a compensação do tempo de exposição, que tínhamos lá um solzinho, estava um pouquinho mais do que 0. O Zero é referência.

Como se tivesse colocado o solzinho ali, e girado, para deixar um pouquinho mais claro a nossa imagem quando usamos ali a câmera automática padrão do celular. E quando acabamos de tirar foto, foi isso que apareceu. Apareceu um número agora um pouquinho mais diferente. Uma fração, 1 sobre 15. Esse 1 sobre 15 quer dizer que essa foto aqui foi capturada um quinze avos de segundo, um segundo dividido em 15 foi o tempo de exposição para gerar a nossa primeira foto.

Então, é muito rápido, só que isso porque estamos dentro de uma sala a noite. Se estivéssemos com luz do sol esse valor chega até a um milésimo de segundo, ou 1 sobre 3 mil. Então, pro celular no automático aqui, no modo P, ele sempre vai tentar usar o menor número possível, o menor tempo de exposição possível para tirar a melhor foto, pra nada sair borrado. Se quisermos gerar algum tipo de borrão, vamos ter que nos mexer muito rápido, ou vamos ter que compensar aqui no modo P e mudar para o modo S pra poder escolher o tempo de exposição.

O tempo de exposição, local onde vai tirar foto, o modo P ou S, e com isso a vamos conseguir fazer vários tipos de desenhos. Vamos voltar lá para a sala e fazer umas coisas mais legais do que um simples círculo.

Sobre o curso Fotografia: Técnicas criativas e edição para celular

O curso Fotografia: Técnicas criativas e edição para celular possui 125 minutos de vídeos, em um total de 33 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Fotografia em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Fotografia acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1017 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana