Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Fotografia > Conteúdos de Fotografia > Primeiras aulas do curso Fotografia: fotografe usando seu celular

Fotografia: fotografe usando seu celular

Introdução - Apresentação

Oi, gente. Tudo bom? Eu me chamo Flavia Palazzo, sou instrutora de fotografia aqui da Alura e convido vocês a fazerem o meu curso de fotografia com celular. Neste curso você vai primeiro entender um pouco do conceito de fotografia, que é muito importante até para quem fotografa com celular. Entender o que é composição, o que é harmonia, entender sobre as lentes do seu telefone.

Depois vamos ver sobre como usar a parte manual do seu celular, como melhorar, sair desse lugar de usar só no automático e ter controle sobre sua fotografia, como você vai mudar sua exposição, como você vai mudar os parâmetros da câmera, quais são os softwares que podem nos ajudar a fazer isso, se o celular não permite.

E depois vamos para prática, entender vários truques, coisas interessantes que podemos usar para fazer fotografias diferentes, interessantes, divertidas, coisas que você achava que só poderia fazer com uma câmera profissional, com o celular também dá.

E por último vamos editar as imagens, porque 50% é fotografia e 50% é edição. Você pode ter certeza que tudo que você vê por aí, e que você gosta tem a ver com a edição e vamos ver aqui no curso. Vamos começar?

Introdução - Overview

Que legal que vocês chegaram até aqui, que vocês quiseram fazer esse curso, então agora eu vou apresentar para vocês um pouco do que vamos ver.

Na primeira aula vamos falar sobre conceitos básicos de fotografia, coisas que todo mundo tem que entender, até quem fotografa com celular. Vamos entender sobre luz, qual é o melhor horário do dia, o que cada luz de cada momento representa na nossa fotografia, o que ela pode agregar.

Vamos falar sobre composição, quais são as técnicas de composição que podemos utilizar para poder melhorar ainda mais as nossas fotografias, para facilitar o nosso olhar quando estamos na rua, ou quando estamos em alguma situação em que não sabemos muito que fazer, quais são os mecanismos que podemos buscar para ajudar, quais são essas ferramentas que vão nos ajudar a melhorar.

E vamos falar sobre as lentes do telefone, entender um pouco essa nomenclatura, e como escolher um telefone ou outro de acordo com aquilo que ele pode oferecer.

Em um segundo momento, vamos falar sobre a parte manual da nossa câmera, não precisamos ficar preso só ao automático do celular, ele tem recursos pro, existem aplicativos que nos ajudam com isso, e podemos trabalhar ISO, velocidade, luz, vários elementos diferentes que vão fazer com que você tenha mais controle, que você possa trazer efeitos diferentes para a sua imagem, que você possa trabalhar isso de uma maneira um pouco mais legal.

Em um terceiro momento vamos para a prática. Como colocar esses conceitos que foram falados anteriormente e essas técnicas, esses mecanismos de trabalhar no manual, na parte prática, então vamos falar um pouco sobre fotografia de rua, quando você estiver na rua o que buscar e como fazer, vamos falar sobre fotografar pessoas, e vou dar também alguns truques e técnicas de coisas super divertidas que você pode usar para melhorar a sua fotografia.

E, na última aula, vamos falar sobre edição, como pegar o próprio editor do teu telefone básico, simples, e já usar ele para melhorar as suas imagens.

Ou usar softwares como o Photoshop e o Lightroom para celular, que são aplicativos grátis, mas que faz uma diferença enorme na fotografia. Porque como eu falei anteriormente, a fotografia é 50% o ato de clicar e escolher as coisas, e 50% a edição, tudo aquilo que você vê, que você gosta, você fala: "Nossa, será que essa pessoa tirou foto com celular?" Com certeza foi muito por conta da edição. Então, vamos para primeira aula?

Introdução - Conhecendo a luz

Nessa aula vamos falar sobre dois elementos muito importantes para fotografia, independentemente se você vai fotografar com uma câmera profissional ou com seu celular.

"Mas Flávia, precisamos aprender essas coisas, mesmo que para fotografar com o celular que é uma coisa tão rápida?". Sim, porque é isso que faz toda a diferença quando você olha e fala: "Nossa, por que aquela pessoa fez uma foto tão bonita com o celular e eu não consigo fazer? Essa foto aqui foi feita com uma câmera profissional". E aí quando você vai ver é com o celular. É porque as pessoas entendem certos conceitos que são muito importantes para mudarmos o nível da nossa fotografia.

O primeiro que é o que vamos falar nesse vídeo, é a luz, temos que entender a luz, até porque fotografia é a "escrita da luz", então entendermos essa luz e usá-la da melhor maneira possível, vai fazer com que a nossa fotografia mude.

Vamos falar aqui sobre luz natural, o que falarmos sobre a luz natural pode ser aplicado no estúdio, tanto que em estúdio conseguimos reproduzir um monte de coisas que vemos naturalmente. Mas basicamente vamos falar sobre a luz natural, até porque normalmente estamos com o nosso telefone na rua, ou com uma pessoa, um amigo, em alguma situações, e é o que mais utilizamos.

A primeira luz que eu vou falar, é sobre a hora dourada, a golden hour, que é essa queridinha de todos os fotógrafos, que é essa luz que acontece no amanhecer e no entardecer, particularmente é minha preferida também, é onde eu mais gosto de fotografar.

Essa luz é uma luz muito suave, como vocês podem olhar aí, a transição da alta luz para sombra, ela é muito tranquila, ela é muito suave, não temos sombras muito marcadas, sombras fortes, então ela passa essa sensação de suavidade, de leveza, de romantismo, esse clima gostoso.

É uma luz que normalmente tem coloração, essa coloração alaranjada, avermelhada, lilás, rosa, e ela ocorre muito rápido, normalmente é naqueles 30 minutos finais, ou no começo do pôr do sol, no final do pôr do sol, ela é rápida, então tem que saber aproveitá-la na hora em que ela acontece. É uma luz muito legal e vale muito a pena acordarmos bem cedo muitas vezes, porque normalmente os lugares estão vazios para aproveitar ela.

A segunda luz é a luz azul, a luz azul ela encontramos muito ela em dias nublados, ou chuvosos, mas também a luz azul ela está mais presente quando vamos chegando perto do meio-dia. Algumas pessoas falam: "Em dia nublado as fotos não ficam bonitas". É porque vocês não estão sabendo ler e entender essa luz.

É uma luz que pelo fato de ter muitas nuvens, ela já tem um difusor natural, não temos a fonte de luz que no caso é o sol, muito forte incindido no seu objeto, ela é uma luz que está super difusa, ela também tem transições muito leves, quase não tem sombras, e o legal dessa luz é que podemos aproveitar o entorno, o ambiente, para fazer a composição com o nosso objeto a ser fotografado.

Por não ter muita diferença de luz entre o fundo e o objeto, você pode usar o fundo, ele vai aparecer um lugar de igualdade junto com o seu objeto, mas também você pode fotografar 360 graus, porque você não precisa ficar fugindo da luz, onde ela está estourando, onde ela está fazendo muita sombra, você consegue utilizar todo o seu cenário, então ela é uma luz muito interessante, ela não tem muito contraste, e ela também acaba dando uma tonalidade um pouco mais verdadeira nas cores.

A terceira luz é a luz dura que é essa luz de meio-dia, ou próximo do meio-dia, esse sol forte. Como vocês podem ver na primeira imagem, olha como essa sombra, diferente da primeira, é muito marcada, você quase não vê transição nenhuma do que está superexposto para o subexposto.

É aquela luz que passa calor, toda essa sensação quente, ela pode ser muito bem utilizada mas temos que nos preocupar com algumas coisas com essa luz, uma delas é justamente quando estamos querendo tirar foto, é que se estamos com sol de meio-dia em cima da nossa cabeça, a luz vai estar vindo de cima, o que ela faz?

Aquele panda nos olhos, fica sempre aquele olho escuro, por que? Porque o nosso olho ele está mais fundo, tem uma barreira aqui em cima, então ele vai fazer essa sombra, vai escurecer. Então tira foto um pouco mais de cima para baixo, levanta um pouco mais o rosto, procura mais essa fonte de luz, e se não for no meio dia mas for um pouco mais diagonal essa luz, procura essa luz um pouco para poder quebrar um pouco essas sombras, ou então usa ela de uma maneira marcada mesmo, bem gráfica, que pode ficar muito legal.

Uma outra dica que eu dou para vocês é dessa segunda foto, que é o que eu chamo de "chuveirinho de luz", o chuveirinho de luz nada mais é do que você botar o elemento que você quer fotografar, pessoa, objeto, entre a fonte de luz e você. Então vamos ter a fonte de luz na frente ou em cima, o objeto no meio e você do outro lado.

Muitas vezes temos que fazer um pouco mais de baixo para cima, angular um pouco a câmera para poder fazer com que esse objeto fique entre você e a fonte de luz que, por ser uma luz mais dura, provavelmente vai estar um sol mais em cima, e aí o que que temos aí?

Esse recorte da pessoa com a luz estourada atrás e o rosto dela na sombra, temos que nos preocupar em colocar o rosto da pessoa ou o objeto na sombra para ele ter uma exposição correta, conseguirmos ter todos os elementos no rosto e ter atrás o fundo estourado, nesse caso não vamos nos preocupar muito com o fundo, o fundo não é tão importante, como por exemplo, na luz azul que falamos anteriormente.

Ele pode estourar, ele pode não aparecer muito, não importa, o que vai importar mesmo é o elemento a ser fotografado estar bem exposto, então são coisas interessantes para usarmos quando estivermos fotografando com celular também.

E por último, a luz de janela, que é uma luz muito linda também, muito utilizada, e ela é muito interessante porque ela é uma luz muito volumosa, e o que que podemos fazer em relação a essa luz? Pensar que quanto mais próximo o elemento estiver da janela, mais dura vai ser essa sombra e mais volume ela vai também.

Então é legal deixarmos o objeto, a pessoa, em transversal ou diagonal à fonte de luz, conforme você vai se afastando da janela essa luz vai ficando um pouco mais suave, e podemos aproveitar. Mas é uma luz muito legal, até porque às vezes estamos dentro de casa, queremos fazer uma foto um pouco mais conceito, ou ter uma luz mais bonita, muitas vezes utilizamos a janela que é um ótimo recurso.

Tem um outro recurso que é muito interessante que é importante pensarmos, que o celular nos oferece um controle de luz. Muitas vezes não sabemos, pegamos o telefone, apontamos, ele lê automaticamente aquilo ali e batemos aquela foto, e vemos que estourou esse céu, essa sombra está muito escura... Como controlar um pouco melhor essas luzes no nosso telefone? Vou mostrar para vocês.

No nosso telefone temos uma coisa chamada bloquear a exposição de luz, então estamos lá com a nossa câmera, está vendo? Vou apontar para essa planta, vou mexer essa planta aqui, nossa que bonita, o que fazemos?

Ao encostarmos na tela aparece esse quadrado, isso aqui você vai achar no iPhone, você vai achar no Android, em todos os telefones funciona dessa forma, do mesmo jeito, está esse quadrado lá, vocês viram que apareceu um ícone de sol ali do lado? Esse ícone de sol vai nos ajudar a expor essa luz, se eu empurrar esse solzinho para baixo, ele vai escurecer, se eu empurrar esse solzinho para cima ele vai clarear.

Então eu vou lá, vou ajeitar essa planta, quero pegar esse detalhe, estou achando que está muito escuro, eu subo ela um pouco, mas se eu mexer meu telefone, ele reavalia a luz de novo e volta para aquele ponto.

Então uma dica importante que podemos fazer é, se eu ficar pressionando esse quadradinho, ele aparece lá bloqueio, ele bloqueia a sua exposição, então qualquer lugar que eu mexer a exposição vai ser a mesma, de acordo com aquela que eu quis. Então eu vou lá, está bloqueada a minha exposição, essa luz agora está legal, tiro uma foto, vou tirar mais daqui, aí ele desbloqueou, você vai lá, aperta de novo, ele bloqueia, vou clarear um pouco e vou bloquear a exposição, tiro a foto, e por aí vai.

Isso pode ser muito útil quando queremos fotografar pôr do sol, quando queremos fotografar paisagem, pessoas, que queremos reenquadrar, tirar muitas fotos, tem que ficar toda hora apertando na tela para poder ajeitar a exposição, esse é um ótimo recurso e tem em todos os celulares.

O importante é estarmos sempre tentando buscar ler essa luz e trabalhar ela da melhor maneira possível. Vamos para o próximo vídeo ver qual é o próximo elemento que é importante para nossa fotografia?

Sobre o curso Fotografia: fotografe usando seu celular

O curso Fotografia: fotografe usando seu celular possui 107 minutos de vídeos, em um total de 33 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Fotografia em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Fotografia acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas