Alura > Cursos de Inteligência Artificial > Cursos de IA para Negócios > Conteúdos de IA para Negócios > Primeiras aulas do curso Excel com IA: mapeando e evoluindo processos

Excel com IA: mapeando e evoluindo processos

Entendendo a tecnologia - Apresentação

Olá! Sou Roberto Sabino, instrutor na Alura, e te dou boas-vindas ao curso Mapeando e Evoluindo Processos com IA, onde falaremos sobre processos e inteligência artificial.

Audiodescrição: Roberto é um homem de pele clara, com cabelo e barba escuros, um pouco grisalhos, olhos castanhos, e veste uma camisa preta completamente lisa. Ele está sentado em frente a um microfone preto, com uma parede escura iluminada em marrom ao fundo e um móvel preto à direita com um quadro branco e um vaso de plantas.

Para quem é este curso?

Este curso foi desenvolvido para você, que trabalha ou pretende trabalhar com processos e deseja inserir a inteligência artificial como uma ferramenta assistente para incrementar sua produtividade ou elevar o valor do seu trabalho diário.

O que vamos aprender?

Nós abordaremos diferentes ferramentas utilizadas no trabalho com processos, tais como SIPOC e VSM, porém, passaremos por essas ferramentas de forma gradual.

Além disso, mostraremos uma ferramenta desenvolvida pelo instrutor no Excel para integrar a inteligência artificial, gerando aceleradores para o SIPOC e o VSM.

Trabalhar com processos pode ser um desafio, mas recorrer ao assistente de inteligência artificial para os processos diários pode se tornar uma importante ferramenta de auxílio.

Lembre-se de que este curso foi projetado para proporcionar uma aprendizagem ativa. Ou seja, desde o início do curso, você entrará em contato com esses conhecimentos, podendo aplicá-los nas suas atividades cotidianas.

Além disso, você terá algumas ferramentas à disposição para uso, como por exemplo, o Discord e o fórum, onde poderá entrar em contato com outras pessoas estudantes, podendo esclarecer suas dúvidas e também auxiliar outros colegas.

Estou bastante empolgado para iniciarmos este curso, pois todos os conteúdos de inteligência artificial têm sido muito interessantes e temos aprendido muito, tanto durante o curso quanto posteriormente, em nossas atividades profissionais.

Vamos usar inteligência artificial desde o primeiro minuto? Te espero na primeira aula!

Entendendo a tecnologia - Nossos combinados

Vamos iniciar nosso trabalho de aprimoramento e mapeamento de processos com inteligência artificial. Faremos alguns combinados iniciais, já que este será um curso 100% prático.

Nossos combinados

O instrutor já está com a planilha preparada que aprenderemos a utilizar, mas primeiramente, vamos contextualizar nossa abordagem para que possamos aproveitar ao máximo este curso. Faça o download da planilha que ele utilizará em todo curso clicando aqui.

O objetivo principal é aprender a realizar mapeamento e melhoria de processos com IA. O foco não é especificamente aprender a usar uma tecnologia em particular; teremos uma visão geral sobre a tecnologia e como podemos aplicá-la de diferentes formas.

Neste curso, vamos usar o Excel com o Chat GPT, através de uma integração de uma API. No entanto, isso não significa que você precisa fazer o mesmo.

Você poderia usar, por exemplo, o Copilot, quando disponível na sua assinatura, ou também o Bard da Google com integração, se estiver disponível.

Veremos uma aplicação específica, mas o principal objetivo é entender como a inteligência artificial pode nos auxiliar no cotidiano.

A planilha que iremos utilizar será disponibilizada para você. Nessa planilha, fizemos primeiro uma contextualização em uma aba. Além disso, fizemos um SIPOC sugerido por IA. No decorrer do curso, explicaremos mais a fundo o que é o SIPOC e por que a IA será útil neste caso.

Em seguida, fizemos uma derivação para um VSM.

Abordaremos brevemente os conceitos de VSM, porém, já temos cursos na plataforma Alura que explicam SIPOC e VSM. Então, incluiremos os respectivos links desses cursos na seção Para saber mais.

Além disso, vamos aprender a melhorar processos trabalhando com os desperdícios conforme a metodologia lean. Para isso, teremos algumas conversas com as inteligências artificiais, a fim de discutirmos possíveis aprimoramentos.

Conclusão

A partir do próximo vídeo, vamos iniciar imediatamente a parte prática. Começaremos demonstrando como fazer a integração do Excel com o Chat GPT, etapa relevante para podermos prosseguir com o curso!

Entendendo a tecnologia - Configurando Excel com ChatGPT

Neste vídeo, vamos entender como fazer a integração do Excel com o Chat GPT.

É importante lembrar que essas tecnologias estão evoluindo muito rapidamente. Portanto, é possível que isso já tenha mudado no momento em que você assistir a essa aula ou que existam formas diferentes de fazer a mesma coisa.

Também é relevante saber quais são as alternativas. Nós, muitas vezes, estamos acostumados a fazer algo de um jeito, mas podemos encontrar uma alternativa e testá-la.

Configurando o Excel com o ChatGPT

A integração realizada utilizou uma API e uma função que já estava disponível para o Excel antes mesmo do lançamento do Copilot.

A primeira coisa a ser feita é a inserção de um suplemento. Este suplemento pode ser inserido na opção "Obter Suplementos" no menu superior do Excel.

Na janela que será aberta, vamos buscar por "labs" e adicionar a primeira opção retornada "Excel Labs, a Microsoft Garage Project". Isto é interessante, porque estas são funcionalidades experimentais, desenvolvidas pelas próprias pessoas funcionárias da Microsoft.

Após a adição, o botão "Excel Labs" ficará disponível no canto direito da faixa de opções superior. Neste botão, será necessário realizar uma configuração solicitando uma chave de API, que deve ser gerada na página da OpenAI.

Nessa página, após fazer o login, há um detalhe importante: para contas criadas mais recentemente, provavelmente não há um crédito inicial que você pode usar sem fazer nenhum pagamento. Portanto, a integração feita pelo instrutor dependerá de ter algum crédito.

Posteriormente, o instrutor mostrará quanto tem gasto para utilizar isso. Porém, o valor necessário é razoavelmente baixo e acessível para se trabalhar com a inteligência artificial.

Criaremos uma nova chave de API para demonstrar o processo. Na seção "API keys", vamos clicar em "Create new secret key" e dar um nome para essa nova chave de API, que será "Integração Alura", por exemplo. Feito isso, clicaremos em "Create secret key" no canto inferior direito.

Feito isso, podemos copiar a chave gerada e colar no campo "OpenAI API key", na janela "Excel Labs" à direita, para que você possa realizar a integração da função do Excel.

A partir desse momento, é possível chamar o Chat GPT de dentro do Excel. Para demonstrar, vamos chamar a função LABS.GENERATIVEAI() em uma célula qualquer.

=LABS.GENERATIVEAI()

O prompt inserido entre os parênteses da função é a pergunta que você fará para a inteligência artificial. Então, a resposta ao prompt será a mesma que seria dada pelo Chat GPT.

Passaremos, por exemplo, a pergunta "você está aí?":

=LABS.GENERATIVEAI("você está aí?")

A princípio, será retornado #BUSY!, indicando que está ocupado, porque cada vez que fizemos um prompt, o Excel tem que chamar a API do Chat GPT e retornar.

Agora, sempre que utilizarmos a função LABS.GENERATIVEAI(), o Excel chamará o Chat GPT para responder. Ou seja, começamos a utilizar a inteligência artificial dentro da nossa ferramenta de Excel para melhorar nossos processos.

Custo da integração

Voltando às questões de custo, mostraremos o uso do instrutor no Chat GPT. No dia 21, ele utilizou 21 centavos de dólar. No dia 23, usou 4 centavos de dólar. E hoje, fazendo a gravação do curso, utilizou 23 centavos de dólar.

Veremos que executar esta planilha várias vezes não gera um custo muito alto, mas precisamos estar cientes de que esse custo existe.

Outro ponto interessante é que você pode estabelecer limites. Atualmente, na página, existe a opção Rate limits (Limites de taxa) que você pode acessar para conferir os limites possíveis, mas também temos a opção Usage limits (Limites de uso), localizada em "Organization > Billing > Overview".

Essa opção é útil para o seguinte cenário: vamos supor que você insira os dados do seu cartão de crédito e comece a utilizar o serviço repetidamente. Ao fim do mês, você pode se deparar com um valor muito alto na fatura. Nós não queremos que isso aconteça. Então, em "Usage limits", você pode estabelecer limites para o seu uso.

No caso do instrutor, foi estabelecido que o "Soft limit" seja de 5 dólares. Portanto, quando o custo acumulado chegar em 5 dólares, ele será notificado que alcançou esse valor.

Além disso, foi estipulado um "Hard limit" de 10 dólares. Ou seja, se o instrutor gastar 10 dólares em um mês, ele quer que o serviço pare de funcionar e responder às solicitações.

É essencial estabelecer esses limites para evitar surpresas futuras, caso você decida utilizar a versão paga do Chat GPT.

Uma última coisa importante sobre o Chat GPT é que a versão utilizada após a integração não é a plus. Trata-se de um crédito que você adiciona para poder usar a API, que irá descontar alguns centavos de dólar a cada vez que você a utilizar.

Conclusão

A partir de agora, vamos começar a utilizar a planilha. Precisamos estar cientes de todas essas configurações e também já ter estabelecido nosso limite de uso para evitar problemas.

No próximo vídeo, começaremos a explorar o funcionamento da planilha!

Sobre o curso Excel com IA: mapeando e evoluindo processos

O curso Excel com IA: mapeando e evoluindo processos possui 121 minutos de vídeos, em um total de 31 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para Negócios em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda IA para Negócios acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas