Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso Design Visual: aplicando técnicas de composição

Design Visual: aplicando técnicas de composição

Propriedades da percepção - Apresentação

Felipe: Olá, tudo bem? Eu sou o Felipe Labouriau, designer gráfico e instrutor da Alura. Eu tenho a pele branca, cabelos pretos, estou utilizando uma camiseta preta e estou gravando esse curso do meu quarto, com uma iluminação rosa atrás de mim.

Bruno: Fala, estudante! Eu sou o Bruno Cruz, motion designer, editor e instrutor da Alura. Sou um homem negro de pele clara, tenho uma barba curta, um cabelo curto, estou usando uma corrente de prata e uma camiseta rosa. Atrás de mim, tem uma parede branca com uma prateleira cheia de livros e alguns filmes, e também alguns quadros de filmes que eu gosto bastante.

Felipe: Nós queremos te convidar a participar do curso sobre técnicas de composição visual. Nele você vai entender, em primeiro lugar, o que é uma composição visual, conhecendo os elementos que constituem uma composição, como cores, formas, relação entre figura e fundo; e depois, ficará por dentro dos princípios fundamentais que podem nortear as nossas decisões no momento da criação de peças de comunicação visual.

Felipe: Esse curso terá uma porção que tratará tanto da composição visual de materiais estáticos, como materiais para impressão e visualização em tela, como também uma porção que trabalhará materiais audiovisuais.

Bruno: Entenderemos também como funciona essa parte de composição visual no audiovisual, em todo esse conhecimento que já teremos em outras mídias estáticas, sobre cor e forma. Tudo isso também se aplica ao audiovisual, mas também traremos algumas regras de enquadramento e de composição que funcionam melhor quando estamos trabalhando em vídeo.

Felipe: Nesse curso, nós teremos uma carga teórica e conceitual um pouco maior do que uma parte prática, na qual vamos conhecer alguns softwares para justamente trabalhar a composição visual.

Felipe: Esse curso é para você que está dando os seus primeiros passos nesse universo do design, que quer entender sobre esse aspecto tão importante na criação de materiais de comunicação visual. Além disso, esse curso faz parte da formação de Design Visual. Espero que você tenha curtido a nossa proposta e nos vemos no curso!

Propriedades da percepção - Visão geral

Felipe: Olá! Eu quero te dar as boas-vindas a mais um curso na Alura. Agradeço a sua participação! Nesse vídeo, vamos te apresentar o que de fato será trabalhado durante o curso.

Felipe: A proposta é que você entenda o que é uma composição visual. Na primeira aula do curso, trabalharemos com conceitos fundamentais. Vou te apresentar o que é de fato uma composição, como também a Gestalt, uma escola de psicologia alemã do século XX, na qual foi estudada a percepção humana, ou seja, como nosso cérebro interpreta o mundo visual à nossa volta.

Felipe: Vamos conhecer as quatro propriedades da percepção que a Gestalt nos fala, bem como as leis que derivam delas, tudo isso pensando em como nós podemos explorar essa percepção para gerar melhores resultados nas nossas composições visuais, nos nossos trabalhos de comunicação visual.

Felipe: Na sequência, na aula de número 2, falaremos sobre os elementos da composição. Afinal, a composição é constituída de algumas coisas. Então falaremos sobre forma, sobre a relação entre figura e fundo e também sobre a influência das cores nesses materiais de comunicação visual.

Felipe: Após tratarmos dessa parte um pouco mais conceitual e teórica, colocaremos a mão na massa. Trabalharemos com o Illustrator, um software de desenho vetorial. Não é importante que você seja especialista no Illustrator, nem mesmo que você tenha o Illustrator na sua máquina, mas sim que você fique atento a tudo que será feito, às ideias e aos conceitos por trás das ações que eu vou tomar para melhorar peças de comunicação visual que não estão muito bem-acabadas.

Felipe: Se você quer trabalhar com outro programa ou se você já tem costume de utilizar outros softwares, não tem problema. Considerando tudo que já teremos conversado até esse momento no curso, falaremos sobre como melhorar essas peças de comunicação visual observando alguns pontos.

Felipe: No primeiro momento, falaremos da clareza. O que podemos mudar em uma arte para que ela fique mais clara? Depois, conversaremos sobre ritmo e equilíbrio, e como, sem fazer grandes alterações, apenas reposicionando elementos e retrabalhando a relação que esses elementos têm entre si e a posição geral deles, podemos gerar um resultado mais estimulante sem perder o equilíbrio.

Felipe: Falaremos sobre o ponto focal e como é importante definir um centro de interesse no seu material de comunicação visual para que sua comunicação fique mais assertiva.

Felipe: Falaremos também sobre modularidade e como a repetição de informações que acontece em diversas porções da mesma peça de comunicação visual, como um livro, uma revista ou, mais precisamente, um aplicativo, pode facilitar a usabilidade e a interação da pessoa que vai consumir esse produto.

Felipe: Depois, na aula de número 4, falaremos sobre as peças de conteúdo audiovisual. O Bruno te contará em mais detalhes o que será feito de fato.

Bruno: Olha eu aqui de novo, estudante! Na aula 4, falaremos sobre regras de composição visual no audiovisual, no que tange a vídeos. Começaremos falando da regra dos terços. Entenderemos como funciona essa regra e traremos alguns exemplos dela aplicada a algumas cenas de filmes icônicos do cinema.

Bruno: Depois, entraremos em enquadramento, onde entenderemos como funcionam os planos de enquadramento, como eu devo “cropar” a minha cena, o que deve estar enquadrado e o que não deve, como o recorte da tela define o plano que eu estou utilizando. Também traremos exemplos de vários filmes para entender como isso é utilizado e como isso foi pensado dentro dessas composições.

Bruno: Além disso, falaremos um pouco sobre movimento de câmera no final do segundo vídeo da aula 4. E também falaremos sobre paralaxe, um fenômeno que acontece em toda cena devido à profundidade de campo, à profundidade do espaço que está sendo gravado.

Felipe: Nesse vídeo, queríamos justamente te mostrar um pouco mais precisamente qual é o conteúdo que você verá a partir do próximo vídeo. Mais uma vez, boas-vindas ao curso e nos vemos por aqui!

Propriedades da percepção - O que é composição

Felipe: Esse curso é sobre composição, então nada mais justo do que definirmos o que significa esse termo, o que eu quero dizer quando estou falando em composição. A composição é a ordenação de elementos visuais no espaço, e essa ordenação acontece por meio da união desses elementos, da criação de relação entre eles, e do posicionamento desses elementos no espaço. Aspectos como cores, formas, o próprio espaço e a simetria desses elementos são fundamentais em uma composição.

Felipe: Para facilitar o entendimento, vamos considerar, por exemplo, todas essas palavras na tela. Elas têm um significado interno, mas postas dessa forma não fazem muito sentido. Isso porque as palavras têm significado quando estão ordenadas seguindo uma lógica, e o mesmo vale na comunicação visual, em que podemos ter palavras e textos, como também imagens, cores e grafismos.

Felipe: Materiais gráficos, seja para impressão, para tela, mais complexos e extensos, cartazes ou logotipos, só fazem sentido porque eles têm um significado que acontece a partir da composição visual dos elementos que os constituem.

Felipe: Conceitos que ajudam uma composição visual são o equilíbrio, a unidade, o movimento, o ritmo, o contraste e o peso. Vamos conversar sobre tudo isso durante o nosso curso. Entenderemos como trabalhar com esses aspectos para termos uma composição bem-acabada.

Felipe: Para atingir um resultado coeso em uma composição visual, nós devemos considerar primeiro a cor. Como a cor vai funcionar, e ela é um elemento fundamental na composição para que o resultado faça sentido, seja bem-acabado e cumpra o seu papel.

Felipe: Depois, a própria forma. Como trabalharemos os objetos e todos os elementos visuais e seu aspecto formal em uma composição para criar uma lógica interna que favoreça esse entendimento?

Felipe: Outro aspecto fundamental é a proximidade. Elementos próximos em uma composição visual tendem a ser agrupados. Podemos perceber que, evidentemente, onde está marcado na tela, enxergamos uma unidade, assim como temos unidades menores para elementos que estão próximos.

Felipe: Temos um pequeno título, como “uma das 5 hard skills mais procuradas”, logo acompanhada de um texto abaixo, e todos esses elementos estão próximos entre si, mas distantes do parágrafo seguinte, onde se lê “70%”. Então a proximidade desempenha um papel fundamental em uma composição visual, a criar pequenas unidades de conteúdo que podem ser entendidas.

Felipe: E, evidentemente, temos a orientação. Quando eu alinho, por exemplo, o texto ou imagens a partir de uma margem específica, eu também crio pequenos grupos de conteúdo. Se eu tenho um alinhamento pela direita, observe como eu tenho um grupo distinto separado dos outros objetos que estão alinhados, por exemplo, à esquerda. Eu começo a trabalhar minha composição de uma forma que faça sentido e siga uma lógica.

Felipe: Para concluir esse primeiro momento, em que vimos muito rapidamente o que é uma composição, a peça de comunicação visual que você está compondo, e se será impressa ou para visualização em tela pouco importa, precisa comunicar a sua mensagem. Os elementos que existem nessa composição devem acontecer para sustentar a peça, o conteúdo e a mensagem que ela quer transmitir, e não devem existir por motivos aleatórios.

Felipe: Ao criar uma composição, criamos um sistema de relações, e isso é muito importante. As relações que os elementos que fazem parte da composição mantêm entre si vão contribuir decisivamente para a comunicação visual acontecer da maneira correta.

Felipe: E a composição precisa ter uma unidade. Todos os elementos, tudo aquilo que a constitui de fato, deve funcionar com o objetivo final que é fazer a comunicação visual.

Felipe: Nesse primeiro vídeo, eu queria situar de uma maneira bem tranquila para você o que é uma composição visual e seus aspectos mais fundamentais para, no próximo vídeo, conversarmos sobre propriedades da percepção. Falaremos um pouco sobre a Gestalt, uma escola da psicologia alemã do século passado que nos ajuda a entender como percebemos o mundo visual à nossa volta.

Felipe: Finalizo esse vídeo por aqui. Quero te lembrar de que temos o nosso fórum para você tirar suas dúvidas e fazer seus comentários. Nos vemos no próximo vídeo!

Sobre o curso Design Visual: aplicando técnicas de composição

O curso Design Visual: aplicando técnicas de composição possui 140 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas