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Design Gráfico: construindo os elementos de uma identidade visual

Introdução e tratamento dos assets - Introdução

Oi, tudo bem? Meu nome é Felipe Labouriau, sou designer gráfico e instrutor aqui na Alura. Gostaria de te convidar para participar do nosso curso de Identidade Visual, a segunda parte do curso passado, em que demos os primeiros passos para a criação de uma identidade visual para uma empresa.

No primeiro curso, vimos como criar uma logo, como selecionar as cores, tipografia auxiliar, criar padronagens, formas, pictogramas, e agora vamos dar vida a tudo isso por meio das peças de comunicação visual, do material gráfico, virtual e impresso de uma marca.

Vamos trabalhar dentro dos softwares Photoshop e Illustrator. É importante que você já tenha algum conhecimento dessas ferramentas.

Vamos criar rótulos a partir das identidades que definimos no curso passado, vamos ver como essa criação pode ser feita dentro do Photoshop e, depois, dentro do Illustrator; a importância e as vantagens de trabalhar com cada uma dessas ferramentas.

Vamos criar também, do zero, um mockup dessas embalagens, como fazer a embalagem do suco de laranja, do suco de melancia, do suco de uva, as particularidades que cada uma dessas embalagens têm.

Depois, vamos criar um material gráfico auxiliar da divulgação da identidade, da marca, como cartazes, que também vão fazer parte de um código visual que já definimos e vamos reforçar o tempo inteiro.

Vamos ver como as postagens de redes sociais podem ser feitas para fazer parte desse universo; vamos fazer materiais institucionais, de papelaria, de escritório mesmo, como cartões de visita e envelopes; e como dar vida a esses materiais no Photoshop por meio de mockups.

Por último, vamos finalizar o curso com a exportação e finalização desses materiais, seja do post de Facebook, que é uma imagem simples, como do material impresso.

Como você vai salvar, por exemplo, o cartaz para ele ser impresso sem problemas, como você vai salvar o cartão de visita, como você vai fazer um envelope que tem dobras, cortes com faca especial, que tem cola.

Enfim, vamos ver todo o processo para criação de uma identidade visual, a partir do tratamento dos assets, desde o início até o final com a exportação das peças.

Espero que você tenha curtido a minha proposta, o curso é para você que está começando, que já tem alguma experiência na área, mas que quer enriquecer um pouco mais seu conhecimento de como criar uma identidade em que você enxergue uma unidade.

Para você que já conhece, como falei, um pouco das ferramentas do Photoshop e do Illustrator, e quer trazer ainda mais conhecimento e conhecer um workflow diferente.

Então, mais uma vez, espero que você tenha curtido a proposta e vejo você no curso.

Introdução e tratamento dos assets - Overview

Vamos ver o que vamos trabalhar durante o nosso curso.

Como você já sabe, vamos criar as peças de comunicação visual da identidade visual que demos início no curso passado. Vamos iniciar o nosso trabalho do básico, tratando dos assets que vão ser empregados em algumas dessas peças.

Os assets são as imagens, nesse caso. Vamos ver como, por exemplo, remover o fundo branco de algumas imagens sem perder as sombras, como isso é possível dentro do Photoshop.

Vamos ver também como algumas imagens que estão em RGB, utilizadas em CMYK, têm algumas perdas de saturação de cores, de definição, e como podemos corrigir isso dentro do Photoshop também.

Vamos ver como duas imagens diferentes, tiradas por fotógrafos diferentes, em momentos diferentes, podem ficar com o mesmo visual, como no caso dessas duas, por meio de ajustes no Photoshop.

Depois desse primeiro trabalho com os assets, vamos começar a criar as peças. Vamos dar início pela peça, talvez, mais principal de uma marca de suco de uva, que é o rótulo.

Vamos criar a base do rótulo no Photoshop, lembrando sempre te empregar, de trazer os elementos da identidade visual para a nossa composição, para começarmos a construir uma unidade, a identidade.

Depois desse trabalho inicial no Photoshop, vamos para dentro do Illustrator, na construção do rótulo, porque vamos ver a importância que cada um desses softwares têm e o que podemos tirar de melhor de cada um deles na criação de peças gráficas.

Além disso, vamos fazer também, para conferir ainda mais materialidade à nossa identidade visual, mockups, simulações desses rótulos, tanto do suco de laranja quanto do suco de melancia e do suco de uva, e ver as particularidades que cada um deles têm.

Ver como vamos atingir nos três cores diferentes de sucos sem causar grandes problemas, sem ter dificuldades. Vamos fazer esses mockups do zero, vamos criar as sombras, a iluminação, vamos inserir o rótulo, enfim, vamos fazê-los do zero.

Além do rótulo e da embalagem em si, vamos também fazer algumas peças promocionais, como os cartazes de divulgação dos produtos. Como podemos, também nesses materiais, incorporar a identidade e criar algum diferencial, como, por exemplo, o uso de uma faca para o cartaz ter um acabamento diferente do que ser um simples corte reto.

Vamos fazer também peças para divulgação em redes sociais, mais uma vez incorporando a noção da identidade; como, dentro do Photoshop, podemos trabalhar com os elementos gráficos que escolhemos para formar essa unidade do material.

Além dos materiais de divulgação, vamos fazer os institucionais, principalmente as peças de escritório, como cartão de visita e envelope; vamos ver como criar essa unidade entre elas, mas em relação também às peças promocionais de divulgação.

Por último, vamos dar saída a todos esses materiais, vamos ver como eles precisam ser salvos para serem impressos. No caso do envelope, os cuidados que temos que ter para indicar, por exemplo, dobras, faca do corte, cola.

Por exemplo, no ocaso do cartão de visita, certificarmos as sangrias, as marcas de corte, enfim, vamos fazer o trabalho desde o início, da preparação dos assets, até a parte final, quando os deixamos prontos para serem utilizados.

Também vamos ver como montar uma simples apresentação para auxiliar a demonstração do material junto ao cliente, como você pode organizar o seu processo de trabalho para que o cliente entenda isso e consiga enxergar a unidade dentro do seu trabalho.

Introdução e tratamento dos assets - Removendo o fundo de imagens com sombras

Download dos arquivos e projetos aqui

No curso passado, já preparamos alguns elementos que vão fazer parte das nossas peças gráficas, como as padronagens e os ícones. Também podemos chamar esses elementos de assets.

No final do curso, conversamos sobre as imagens, como é importante elas seguirem uma linha editorial para que a unidade que estamos criando seja preservada.

Então, selecionei algumas imagens de frutas e de pessoas, de modelos, para que façamos um trabalho, antes mesmo de começarmos a fazer as peças, para garantir que a unidade que estamos buscando seja mantida.

O preparo desses assets vai começar justamente comigo me livrando do fundo branco que está por trás das imagens de frutas. Afinal de contas, quero ter liberdade para trabalhar dentro do Photoshop com as minhas composições, e com o fundo branco eu não consigo.

Só que essas imagens estão com uma particularidade: a fruta não está apenas com o fundo branco atrás, elas tem uma sombra projetada sobre a superfície na qual a foto foi tirada.

Então, eu quero, de alguma forma, remover o fundo, mas preservar a sombra, para que, depois, quando eu utilizar essa imagem em outra composição, ela não fique flutuando.

Como posso fazer isso? Já abri a laranja no Photoshop. Essa técnica vai funcionar para qualquer uma das outras imagens de fruta, bem como qualquer imagem que tenha fundo branco com uma sombra.

Vou desbloquear a camada, dou um clique sobre ela, camada desbloqueada. O que quero fazer? Quero tirar o fundo branco, então posso selecionar o que quero preservar, ou seja, a laranja.

Vou mostrar para vocês uma ferramenta nova do Photoshop CC, de seleção automática, que é “Object Selection Tool”, essa daqui que está no mesmo grupo em que, antes, tinha apenas a “Pixel Selection” e a “Magic Wand/Varinha Mágica”.

“Object Selection Tool” selecionada, ela tem as mesmas opções de fazer uma seleção nova, adicionar, remover parte da seleção e o modo. Eu escolhi o “Lasso”, porque vamos fazer um desenho mais irregular, mas você também pode escolher o “Retângulo”, caso você esteja trabalhando com formas um pouco mais geométricas.

Então, “Lasso” selecionado, preciso fazer o contorno da forma. Não tem que ser muito preciso, é importante que siga, mais ou menos, a orientação. Cliquei, segurei, vou desenhando o que quero preservar.

Repare que escapei um pouco para dentro, para fora, mas não tem problema. Trouxe aqui embaixo, essa outra parte está faltando. Terminei, o Photoshop pensa rapidamente e faz a seleção.

Só que, se você reparar bem, ficou faltando a folha da laranja. Por quê? Porque essa seleção é feita por meio de diferentes tons de pixels, o Photoshop não sabe o que é laranja e o que é fundo branco, ele sabe que existem cores diferentes.

Quando fazemos o desenho e ele reconhece que, dentro desse desenho, existem cores próximas, no caso, tons de laranja e amarelo, ele diferencia das cores que são diferentes, no caso, o fundo branco, mas também a folha verde. Então, vamos precisar depois refazer essa seleção.

A seleção está feita, mas caso você perceba que está faltando alguma parte, você pode editá-la sem problema, é só você se aproximar da parte que está faltando e escolher uma ferramenta de seleção que você melhor tiver costume para adicionar as áreas.

Vou escolher o “Laço poligonal”, estou com a opção de “Add selection” marcada, vou fazer um desenho simples. Lembrando que o laço funciona de clique em clique. Fechei a forma, completou a seleção que estava faltando.

Tem um pedaço também no lado direito que não ficou legal, desenho aqui, fecho a forma, a seleção ficou ajustada.

Estou com a seleção feita, o que quero fazer? Quero remover o fundo e preservar a parte selecionada. Vou tomar sempre atitudes, no Photoshop, não-destrutivas, ou seja, para caso eu cometa algum erro nessa seleção que eu veja só depois, eu consiga recuperar os pixels, as áreas em que me enganei. Então, vou trabalhar com máscaras de camada.

Camada selecionada, venho embaixo, no ícone de “Add layer mask”. Como já tenho uma área selecionada, quando eu clicar, ele já vai esconder aquilo que não estava selecionado.

Como identifico o que está escondido e o que não está escondido? Dentro do thumbnail da camada, a área preta está escondida, não está visível, mas não foi deletada; a área branca está visível. Repare como é o contorno exatamente do nosso desenho.

Aqui dentro ficou faltando uma parte que não selecionei, porque o Photoshop não reconheceu. Vou chamar agora a fermenta “Magic wand/Varinha mágica”, porque é uma seleção bem simples, é uma área branca. Cliquei, fiz a seleção.

Para eu esconder alguma coisa dentro da máscara, meu foreground tem que estar branco, ou seja, a cor do primeiro plano vai estar branca, eu escondo. Quando eu apertar “Delete” ou “Backspace”, escondeu; “Ctrl + D”, desfiz a seleção.

Se você quiser chamar de volta alguma área que você escondeu por engano, você vai utilizar o foreground preto, e é isso que vamos fazer agora, porque, afinal de contas, eu quero trazer de volta a folha da laranja.

Vou dar “Ctrl + J” na camada para duplicá-la. Não estou vendo a folha porque ela está escondida, então vou, momentaneamente, desabilitar a camada que eu dupliquei.

Segurei o “Shift”, cliquei sobre o thumbnail, agora está um “X” vermelho sobre o thumbnail, consigo visualizar a folha. Vou chamar de novo a “Object Selection Tool” e vou fazer o contorno da folha.

Contornada, seleção feita, agora vou utilizar o foreground preto para chamá-la de volta. Para inverter as cores do foreground, o atalho é a tecla “X”.

“X”, inverti, o foreground está preto, só que não vou agir só sobre essa camada, mas sobre a camada de baixo. Vou desligar essa, cliquei sobre a máscara da camada que quero trabalhar, foreground preto, “Delete”, chamei de volta.

“Ctrl + D”, desfiz a seleção. Ficou faltando fazer a sombra. Para fazer a sombra, vou utilizar a técnica de blend mode, ou seja, de mesclagem de camadas. Vou ter que mesclar a sombra com a camada atrás, vou criar essa camada de trás que vai ser, simplesmente, uma cor sólida.

Aqui embaixo, “Camada de ajuste > Solid color”. Gosto de trabalhar assim porque consigo ver se a sombra vai funcionar sobre qualquer cor de camada. Vou colocar uma camada verde e trazê-la para trás.

A camada que dupliquei, que desabilitei a máscara, vou deletar a máscara. Repara, não fiz nenhuma alteração na camada, vou jogá-la para trás e renomeá-la para “Sombra”. Qual é a área que tem sombra? É a daqui embaixo, das laranjas.

Então, preciso desenhar essas áreas que quero preservar. Ferramenta de laço magnético, você pode escolher alguma outra, fica a seu critério, mas recomendo a de laço, porque vou fazer um desenho que não é preciso, porém, não vou selecionar por pixels, por exemplo, que seria uma ferramenta de seleção automática.

Vou selecionar, não tem problema pegar uns pedaços de laranja, mas só a parte de baixo. Selecionei, trago aqui fora e tenho que pegar a parte do branco também, não vou fazer uma seleção em volta precisa da sombra, a parte branca não tem problema, vocês vão ver o porquê.

Confirmei a seleção, a parte que quero preservar é essa, então vou criar a máscara dessa camada. Só que não está legal, estou vendo ainda a parte branca. Como escondo a parte branca?

Por meio daquilo que eu tinha dito, de um blend mode. Preciso de um blend mode de escurecimento porque quero escurecer o branco, possivelmente desaparecer com ele, e deixar só o preto.

É isso que a camada “Multiply” faz, ela esconde todos os pixels brancos e preserva os pretos, mas para isso funcionar, eu tenho que ter uma camada baixa. Se eu desligar a camada verde que eu criei, fica branco de novo, é uma interação entre as camadas, é um blend mode da camada sombra com a cor.

Agora, se eu trocar a cor, por isso criei uma camada de ajuste, consigo ver a sombra independentemente do fundo. Vou deixar nesse amarelo, só que está faltando um pequeno detalhe.

Reparem como aqui, na área em que desenhei, ainda vejo uma linha da seleção que fiz, preciso me livrar dessa linha. Para isso, podemos criar uma camada de ajuste que trabalhe justamente com luz e sombra, que é a camada “Levels”.

Acima da sombra, camada de ajuste “Levels”. Como quero que ela só atue sobre a sombra, vou clipá-la à camada “Sombra”. Nesse ícone, clico nele, agora a camada “Sombra” está sublinhada, vemos uma seta apontando para baixo, ou seja, a “Levels” só vai agir sobre essa, não vai mexer, por exemplo, na camada amarela.

Estou com a “Levels” criada, clico sobre o thumbnail do efeito, não sobre o thumbnail da máscara do efeito, e o que tenho que fazer? Tenho que tirar um pouco do escuro, um pouco do preto dessa imagem.

Vou vir no lado direito do ajuste de “Levels”, que trata da luminosidade, e trazer um pouco mais de luminosidade para dentro da sombra, que seria o lado esquerdo do ajuste.

Quando trago, você repara que começa a tirar um pouco da força da sombra. Se você tirar demais, você vai limitar muito e a sombra vai começar a ficar falsa, então o ajuste tem que ser bem suave. Já melhorou, mas, ainda assim, estou vendo um pouco da linha.

Podemos esconder, mais uma vez, com a máscara de camada. Vou acessar a máscara da camada da sombra, vou chamar a ferramenta “Borracha”, só que tenho que deixar meu foreground branco para apagar.

Inverti o foreground, diminuí um pouco a borracha. Lembrando que o colchete para a esquerda diminui e o colchete para a direita aumenta. Venho rapidamente e tiro. Com a dureza, com o “Hardness” aqui em cima, mais baixo, pode deixar em “0” mesmo, não tem problema.

Tirei um pouco do zoom, vou tirar essa parte da sombra para ficar suave. Então, com isso, vimos como nos livramos de fundos brancos que têm sombra. Essa técnica, como falei, vai poder ser utilizada em qualquer imagem que seja assim, inclusive as nossas imagens de fruta.

Sobre o curso Design Gráfico: construindo os elementos de uma identidade visual

O curso Design Gráfico: construindo os elementos de uma identidade visual possui 238 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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