Alura > Cursos de Programação > Cursos de .NET > Conteúdos de .NET > Primeiras aulas do curso C#: criando sua primeira aplicação

C#: criando sua primeira aplicação

Criando o primeiro programa - Apresentação

Guilherme: Olá, meu nome é Guilherme Lima e sou formado em Sistemas de Informação. Já trabalhei com alguns projetos focados em linguagens de alto nível, como JavaScript, Python e Go, e agora vou te acompanhar nessa aventura com o C#!

Guilherme é um homem branco, de cabelo curto castanho, olhos castanhos, e barba curta castanha. Ele usa um óculos de armação preta e quadrada, e veste uma camisa preta com a estampa branca "The Beatles". Ele está sentado à esquerda de uma mesa preta com um computador e um microfone à sua frente, e ao fundo há uma parede iluminada em lilás com o logo da Alura sobre um painel preto.

Daniel: Olá, eu sou o Daniel Portugal, e assim como o Guilherme, sou graduado em Sistemas de Informação. Trabalho com desenvolvimento há 20 anos, especialmente com C# e .NET, mas também outras linguagens, como JavaScript.

Daniel é um homem branco, de cabelo curto preto, olhos pretos e bigode preto. Ele usa óculos de armação preta e quadrada, e veste uma camisa preta com a estampa roxa "Black Sabbath". Ele está sentado à direita da mesa em frente ao instrutor Guilherme, também com um computador e um microfone à sua frente, e com o mesmo cenário lilás ao fundo.

Guilherme: Estamos muito felizes por ter você nesse curso sobre C#!

Daniel: Ao longo do curso, construiremos um projeto do zero, chamado Screen Sound, em que faremos registros e avaliações de bandas, além de visualizar a média de avaliação.

Com esse projeto, conheceremos o C#, sua sintaxe, e também alguns recursos que vão nos ajudar no desenvolvimento do projeto. Correto, Gui?

Guilherme: Isso mesmo! Como pré-requisito para essa formação, é importante que você tenha assistido aos cursos de lógica de programação. A partir desse conhecimento, daremos continuidade ao tema e nos aprofundaremos de fato como funciona o C# e a estrutura do .NET.

Daniel: Estou curioso!

Guilherme: Vamos iniciar nossos estudos e colocar a mão na massa?!

Criando o primeiro programa - Primeiro programa

Guilherme: Com o Visual Studio aberto, inicialmente temos o primeiro programa feito com C#: o Hello World (arquivo Program.cs). Ao executá-lo, é aberto apenas o terminal com a seguinte mensagem:

Terminal na máquina do instrutor Guilherme:

Hello, World!

O C:\Users\guilherme\source\repos\PrimeiroProjeto\PrimeiroProjeto\bin\Debug\net7.0\PrimeiroProjeto.exe (processo 26844) foi encerrado com o código 0.
Pressione qualquer tecla para fechar esta janela…

Nosso objetivo é desenvolver uma aplicação back-end para um sistema de músicas. Criaremos então uma aplicação de streaming com diversos artistas, bandas e músicas, mas o foco não será a parte visual, e sim o back-end da aplicação.

Dito isso, aprenderemos a armazenar músicas e a manipular determinados conteúdos, como registrar ou avaliar bandas… Faremos tudo isso com o C#!

Retornando ao Visual Studio, temos o código do programa "Hello, World!". Ele é formado apenas por uma primeira linha de comentário e por uma segunda linha contendo o comando Console.WriteLine(), adicionado quando iniciamos o programa.

Vamos remover ambas as linhas e começar a desenvolver a nossa aplicação.

Daniel: O nome do nosso projeto será Screen Sound, correto?

Guilherme: Exatamente. Começaremos o código com um comentário contendo o nome da aplicação de músicas. Para isso, utilizamos o sinal //.

// Screen Sound

O primeiro ponto importante que precisamos entender em relação ao C# é que se trata de uma linguagem fortemente tipada. O que isso significa, Daniel?

Daniel: Significa que precisamos sempre declarar o tipo das variáveis criadas. Podemos iniciar declarando uma variável que represente uma mensagem de boas-vindas ao nosso projeto.

Guilherme: Legal! Quando vamos escrever um texto, geralmente usamos aspas duplas.

Em JavaScript e algumas outras linguagens, podemos escolher entre aspas simples ou aspas duplas. Em C#, existe a possibilidade de usar aspas simples, mas não é esse o caso.

Escreveremos a seguinte mensagem entre as aspas:

// Screen Sound
"Boas vindas ao Screen Sound"

Porém, não é somente dessa forma que criamos uma variável. Precisaremos adicionar algumas outras informações, certo, Daniel?

Daniel: Sim, a informação com a mensagem de boas-vindas precisa estar armazenada em uma variável. Criaremos a nossa primeira variável do tipo string (que representa um texto) e a chamaremos de mensagemDeBoasVindas. Vamos adicionar então ambos os elementos seguidos de um sinal de =, separando a declaração da variável e a mensagem de fato.

// Screen Sound
string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound"

Guilherme: Feito isso, ainda aparenta existir um problema no fechamento das aspas duplas. Ao posicionar o cursor sobre ela, temos a seguinte informação:

CS1002: ; esperado

O que esse último dado significa, Daniel?

Daniel: Significa que toda instrução no C# precisa ser terminada com ponto e vírgula. Essa é a indicação feita pelo computador.

// Screen Sound
string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound";

Guilherme: Colocamos o ponto e vírgula e a notificação do erro desapareceu. Porém, a variável mensagemDeBoasVindas também está marcada com um sublinhado. Posicionando o cursor sobre ela, temos a mensagem abaixo:

CS0219: A variável "mensagemDeBoasVindas" é atribuída, mas seu valor nunca é usado

Ou seja, temos um espaço na memória para a variável, mas não usamos o conteúdo.

Daniel: Perceba que no compilador, o Visual Studio dá feedbacks visuais imediatos. No fechamento das aspas, havia um indicador vermelho que representa um erro. No caso acima, o indicador visual (isto é, o sublinhado) é verde, representando que a variável foi declarada, mas não utilizada.

Guilherme: Antes de começar a usar a variável, vamos deixar a nossa tela um pouco mais limpa em relação aos conteúdos, para focar apenas no código.

Podemos, por exemplo, fechar o Gerenciador de Soluções na lateral direita do Visual Studio. Temos a opção de clicar no botão "X" ou de usar o atalho "Shift + Esc". Além disso, podemos fechar a aba inferior "Saída", onde está selecionada a opção "Mostrar saída de: Compilação".

Dessa forma, teremos somente o código exibido na tela.

Daniel:

No caso da aba "Saída", quando executarmos novamente o programa, o processo de compilação também será executado, então pode ser que essa aba volte a aparecer.

Guilherme: Agora vamos usar o comando Console.WriteLine(). Entre parênteses, vamos passar o nome da variável mensagemDeBoasVindas.

// Screen Sound
string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound";
Console.WriteLine(mensagemDeBoasVindas);

Lembre-se: não colocamos a variável entre aspas, pois queremos exibir seu próprio conteúdo, e não de fato o texto "mensagemDeBoasVindas".

Note que a variável é composta por 4 palavras, sendo que as 3 últimas são iniciadas com letra maiúscula. Quando trabalhamos com variáveis, seguimos o padrão Camel Case.

Daniel: Nesse padrão, a primeira palavra começa com letra minúscula e o restante com letra maiúscula.

Guilherme: Agora vamos executar o código! Para isso, temos o botão "Iniciar Sem Depurar" (ícone ▶), localizado na barra superior do Visual Studio. Caso prefira, você pode usar o atalho "Ctrl + F5".

Após a execução, é aberta novamente a aba "Saída", exibindo a saída de compilação. Finalizado o processo, o programa será aberto em outra janela chamada "Console de Depuração do Microsoft Visual Studio", onde teremos a mensagem de boas-vindas:

Terminal na máquina do instrutor Guilherme:

Boas vindas ao Screen Sound

O C:\Users\guilherme\source\repos\PrimeiroProjeto\PrimeiroProjeto\bin\Debug\net7.0\PrimeiroProjeto.exe (processo 22548) foi encerrado com o código 0.
Pressione qualquer tecla para fechar esta janela…

Temos um programa melhor, com conceitos que fazem sentido para todo o desenvolvimento a seguir.

Conforme dito anteriormente, a C# é uma linguagem fortemente tipada, então definimos o tipo, o nome da variável com a qual vamos trabalhar, e depois passamos o valor do conteúdo para o comando Console.WriteLine(). Dessa forma, conseguimos utilizar nossas variáveis!

Tipos e funções no C# - Isolando o código com funções

Guilherme: O programa ficou interessante, pois conseguimos alterar o texto do "Hello, World" utilizando uma variável, resultando na seguinte mensagem no console:

Boas vindas ao Screen Sound

Apesar de ser uma aplicação de console que será exibida apenas no terminal, seria interessante melhorar sua aparência. Vamos adicionar asteriscos acima e abaixo da frase para deixá-la mais agradável visualmente.

Na linha 4 do arquivo Program.cs, adicionamos um Console.WriteLine("") contendo vários asteriscos. Vamos copiar e colar essa linha logo abaixo da mensagem de boas-vindas.

Program.cs

// Screen Sound

string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound";
Console.WriteLine("**************************");
Console.WriteLine(mensagemDeBoasVindas);
Console.WriteLine("**************************");

Depois clicamos no botão "▶" na parte superior.

No console, obtemos:

***************************
Boas vindas ao Screen Sound
***************************

Agora está mais interessante.

Uma observação relevante é que, ao executarmos o programa com esses asteriscos, ele adquire uma nova aparência. No entanto, essa aparência ainda não é visualmente atraente. Essa mensagem de boas-vindas será exibida em diferentes momentos da nossa aplicação, e um conceito bem conhecido na programação é a capacidade de isolar um código para ser reutilizado em outros momentos, evitando a necessidade de copiá-lo.

Uma abordagem que podemos utilizar para isolar nosso código é criar uma função.

Daniel: A fim de aproveitar o código de forma mais eficiente, é importante notar que vamos mencionar bastante a importância do reuso de código, evitando repetições e tornando o código mais conciso. Isso nos permite utilizá-lo em diferentes momentos, sem a necessidade de recriá-lo constantemente.

Guilherme: Criaremos uma função para reutilizar as três instruções do nosso código. Para começar, precisamos determinar se a função terá ou não um valor de retorno.

Quando a função não tem um valor de retorno, ou seja, realiza ações sem retornar um resultado, usamos a palavra reservada void (em português, "vazio").

Program.cs

// Screen Sound

string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound";

void 
Console.WriteLine("**************************");
Console.WriteLine(mensagemDeBoasVindas);
Console.WriteLine("**************************");

Daniel: Apenas um adendo, Gui. É importante observar que, ao mencionarmos a palavra reservada, o compilador nos fornece uma indicação visual por meio da cor azul. Observe que as palavras "string" e "void" estão em azul, o que significa que são palavras reservadas.

Guilherme: Legal, Daniel.

Prosseguindo, utilizamos o void para indicar que a função terá um comportamento específico, mas não esperamos que ela retorne algum valor. Nomearemos essa função como ExibirMensagemDeBoasVindas(). Para encapsular as três linhas de código, utilizamos as chaves de abertura e fechamento: {}.

A formatação utilizada na função ExibirMensagemDeBoasVindas() é um padrão visual amplamente adotado em C#: o nome da função seguido por parênteses vazios na mesma linha e, na linha seguinte, o uso das chaves de abertura e fechamento.

Depois podemos copiar as linhas das nossas instruções e colar dentro da função:

Program.cs

// Screen Sound

string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound";

void ExibirMensagemDeBoasVindas()
{
         Console.WriteLine("**************************");
         Console.WriteLine(mensagemDeBoasVindas);
         Console.WriteLine("**************************");
}

Daniel: É importante notarmos que diferente da nomenclatura da variável mensagemDeBoasVindas o nome dessa função ExibirMensagemDeBoasVindas() utiliza outra convenção conhecida como PascalCase, em que a primeira palavra inicia com letra maiúscula.

O padrão PascalCase é adotado na nomenclatura de funções

Guilherme: Existem dois padrões a serem seguidos: o CamelCase para nomear variáveis e o PascalCase para nomear funções. Vamos executar clicando em "▶" e analisando no console nada foi exibido.

Isso ocorre porque declaramos a função, porém, não a chamamos para ser executada.

Daniel: Inclusive, há uma indiciação visual no código. Abaixo da função ExibirMensagemDeBoasVindas() há uma sublinhado na cor verde.

Guilherme: Exatamente, e colocando o mouse por cima da função, temos a seguinte mensagem:

A função local 'ExibirMensagemDeBoasVindas' está declarada, mas nunca é usada.

Para usarmos uma função, depois dela nós a chamamos pelo nome e abrimos e fechamos parênteses.

Program.cs

// Screen Sound

string mensagemDeBoasVindas = "Boas vindas ao Screen Sound";

void ExibirMensagemDeBoasVindas()
{
         Console.WriteLine("**************************");
         Console.WriteLine(mensagemDeBoasVindas);
         Console.WriteLine("**************************");
}

ExibirMensagemDeBoasVindas();

Novamente clicamos em "▶" e analisando no console, obtemos a mensagem:

***************************
Boas vindas ao Screen Sound
***************************

Isso significa que a função está sendo exibida.

Vamos melhorar o visual dessa mensagem no próximo vídeo. Até mais!

Daniel: Até, pessoal!

Sobre o curso C#: criando sua primeira aplicação

O curso C#: criando sua primeira aplicação possui 106 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de .NET em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda .NET acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
por
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
por
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

Matricule-se

Ultra

12X
R$209
à vista R$2.508
  • Acesso a TODOS cursos por 1 ano

    Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Certificado

    A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.

  • Mentorias com especialistas

    No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.

  • Comunidade exclusiva

    Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.

  • Acesso ao conteúdo das Imersões

    Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.

  • App Android e iOS para estudar onde quiser

    Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.

  • Luri, com mensagens ILIMITADAS

    Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.

  • Luri Vision, a IA que enxerga suas dúvidas

    Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.

  • Alura Língua - Inglês e Espanhol

    Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.

  • 6 Ebooks da Casa do Código

    Receba cupons da Casa do Código, a editora da Alura, e escolha ebooks que acompanharão a sua jornada de aprendizado para sempre.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas