Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso Canva: criando apresentações

Canva: criando apresentações

Estudando o movimento - Apresentação

Olá, boas-vindas ao curso de Apresentações no Canva. Meu nome é Rafael Balbi, sou professor de design, ilustração e criatividade aqui na Alura, e vou guiar vocês neste curso que vai mostrar o Canva, essa ferramenta maravilhosa que é o Canva, e mostrar como ela pode ajudar você a criar uma apresentação corporativa.

No caso, através de um case que vai ser o fio condutor da nossa criatividade, que é o case do DevCafé, como se estivéssemos fazendo uma apresentação corporativa para colaboradores desse podcast.

Vamos conhecer muitas ferramentas interessantes que o Canva tem para nos ajudar. Desde as funções prontas que ele tem, mas não vamos focar nisso, vamos focar no processo da criação do zero.

Vamos pegar um conteúdo, vamos decupá-lo e vamos ver todos os recursos que o Canva tem para oferecer, desde uma biblioteca grande de ícones e ilustrações, até o uso de algumas ferramentas fora do seu propósito inicial, mas para nos ajudar a trabalhar dentro de um método de criatividade típico do design gráfico.

Vai ser interessante trabalharmos isso para chegarmos em uma apresentação corporativa bem acabada, final, utilizando todos os recursos interessantes que o Canva tem – gráficos, animações e muito mais.

Vamos chegar, inclusive, nesse ponto da apresentação final do Canva, como podemos dar a saída para essa apresentação. Vamos apresentar no Canva, vamos salvar em PDF, como vamos fazer?

Vamos chegar neste resultado, com transições, com gráficos tranquilos, que mostram o conteúdo, mas, ao mesmo tempo, não agridem com tanta informação, trazem de uma forma tranquila uma informação que, de outra forma, poderia ficar pesada de mostrar.

Então, ajuda a você vender a suas ideias, a entender o que o conteúdo quer passar, o storytelling de cada slide e a trazermos isso de uma forma profissional, inclusive.

Vamos ver como utilizar bem ilustrações, como trazer a identidade visual. Vamos trazer a ideia de parágrafos, de tipografia, de como trabalhar com espaços, de como diagramar as coisas, como organizar as coisas no espaço, como fazer o upload de elementos gráficos – como, por exemplo, logos de parceiros, etc.

Como trabalhar com títulos, como trabalhar com ordem e hierarquia visual, como trabalhar com a noção de movimento e indução do olhar. Vamos brincar também com elementos animados do próprio Canva, que tem um repertório grande disso.

E vamos, finalmente, chegando no final, em que trazemos gráficos mostrando o resultado, o desempenho do podcast, e encerramos a nossa apresentação.

Você vai aprender todo o caminho até aqui, nesse processo, aprendendo as ferramentas que o Canva e as soluções que podemos dar, seja você um designer, para entender as facilidades que ele tem e desempenhar o seu trabalho dentro do seu método de criatividade usual.

Se você não é designer, você vai entender esse método de criação e as facilidades que o Canva tem para facilitar o aprendizado e a execução criativa do projeto.

Por fim, é importante dizer que temos um pré-requisito. Nós trabalhamos com um curso introdutório do Canva, é importante que você tenha feito esse curso antes, mas se você estiver com a necessidade de ver logo este curso, ele não vai deixar você na dúvida, nós abordamos todas as ferramentas que trabalhamos.

É claro que você vai ter um pouco mais de jogo de cintura se você tiver feito o curso introdutório. Então, é isso, espero que você curta esse curso, que você chegue até aqui com bastante sucesso.

Use o fórum, lembre de usar o fórum para passar as etapas da sua criatividade, para tirar dúvidas, e também faça os exercícios, não deixe de fazer, porque eles são muito importantes para fixar o conteúdo também.

É isso, vamos arregaçar as mangas e vamos começar a nossa apresentação.

Estudando o movimento - Overview

Vamos conhecer o conteúdo que vamos percorrer durante essa aula, o que vamos aprender dentro do Canva para montarmos a nossa apresentação, para chegarmos no resultado final.

Vamos começar o curso de apresentação do Canva falando da plataforma de forma geral. Dentro do Canva, você vai ter muitos elementos, inclusive elementos prontos.

Você pode utilizar templates prontos, soluções prontas, e só adaptar esses templates. É uma opção, vamos ver isso, mas o importante é que vamos aprender a fazer do zero.

Porque, se você aprender a fazer do zero, você vai criar uma consciência de criação e de trabalho gráfico que vai te ajudar a escolher um template, caso você esteja sem tempo de fazer uma solução autoral.

O Canva oferece muitos recursos além da própria solução pronta. Ele oferece elementos gráficos, ícones, animações, tudo com presets interessantes e também editáveis, para que possamos chegar em uma solução personalizada.

Vamos conhecer, primeiro, o conteúdo da apresentação que queremos fazer, que no caso é uma apresentação corporativa de um podcast chamado DevCafé, que é um case fictício que temos na Alura, mas que vai servir de fio condutor da nossa criatividade.

Vamos fazer uma interpretação do conteúdo, vamos decupar o texto, entendendo o que é o storytelling, a mensagem que cada slide quer passar, e entendendo o que podemos precisar de elementos gráficos. Vamos começar a ter ideia gráficas já na decupagem do texto.

Aí começar a fazer um planejamento, a fazer uma pesquisa. Vamos entender o que podemos buscar de imagens e como guardá-las de uma forma bem organizada dentro do Canva, porque o Canva tem um repertório muito grande de imagens, e é importante que possamos nos organizar dentro dele para termos um acesso fácil durante a criação da nossa apresentação.

Vamos passar a planejar a apresentação de forma geral, vamos aprender elementos básicos de design que são decisões fundamentais que vamos ter para podermos trabalhar com mais jogo de cintura.

Vamos começar a entender qual tipografia vamos utilizar, quais as tipografias que o Canva traz para nós dentro de um banco de tipografias imenso; como escolher a tipografia certa; vamos entender a anatomia da letra, do tipo; e vamos ver, inclusive, como podemos trabalhar com identidade visual dentro disso.

Afinal de contas, vamos estar trabalhando com um case que já tem uma identidade visual, um podcast que já tem uma solução de identidade visual que foi tema de outro curso na Alura, um curso de Canva para construir a identidade visual do DevCafé.

No caso, vamos continuar planejando a apresentação a partir da escolha de cores, trabalhando com a psicologia das cores, o fenômeno psicológico por trás de cada cor, o fenômeno físico da cor também, entendendo suas anatomias cromáticas através da ferramenta do círculo cromático.

Vamos ver que existe um kit de marca, que é uma ferramenta que o Canva traz para organizarmos uma paleta de cores e outros elementos de marca. Não vamos aprofundar nisso, mas mencionamos, porque é uma coisa muito útil que temos no Canva.

Depois vamos continuar planejando a apresentação através de outros elementos gráficos, inclusive, como, por exemplo, como organizar os elementos dentro do espaço.

Vamos entender fundamentos de composição, vamos entender o que é um grid que os designers costumam utilizar, como podemos buscar recursos dentro do Canva para usar paralelamente, fora da caixa, como recurso visual para gerar um grid dentro do Canva.

Isso facilita organizarmos visualmente os nossos slides. Uma vez que tenhamos planejado bastante, começamos a inserir fundos e ilustrações, o que fica bem orgânico na construção da apresentação.

Você vai aprendendo conforme vamos buscando os elementos do Canva e entendendo para que servem.

Vamos entender como utilizar um fundo de tela, para que serve, qual a utilidade de ter um fundo ou não ter e como utilizá-lo? Vamos entender as relações de figura e fundo, que são princípios de design.

Vamos entender para que serve o ornamento, quando utilizá-lo e qual a funcionalidade que podemos ter em uma ilustração, em uma forma geométrica, entender a forma e a função das coisas.

Entender também a concorrência visual, como as coisas embolam no gráfico. Vamos entender estilos gráficos e identidade, vamos entender que existe uma questão de estilo, que cada designer tem o seu estilo, mas também há uma identidade a seguir, que temos que preservar, que, no caso, seria do seu cliente, da empresa ou do podcast, que você está fazendo a apresentação.

Começamos a encarar cada slide não somente como uma questão de storytelling, como uma mensagem que temos que passar, mas como um gráfico.

Começamos a utilizar fotos e molduras de forma a contar essa história de forma bem clara. Tratando as fotos, criando agrupamentos visuais que nos ajudem a passar uma mensagem.

Vamos aprender fundamentos de Gestalt que entendem que o somatório das imagens e dos recursos visuais que colocamos em uma imagem é maior que o simples somatório de seus elementos, tem algo a mais quando posicionamos e entendemos a relação entre as coisas da imagem. Vamos estudar isso.

Inclusive, entendendo a importância do espaço vazio em uma composição. Vamos continuar estudando o slide como gráfico e como utilizar a grade composição a nosso favor.

Como ela pode nos ajudar na nossa criatividade, mas também como podemos fugir um pouco dela, porque ela não é um limitador, mas um propulsor da nossa criatividade.

Vamos entender também o conceito de mancha gráfica, como os nossos olhos são impressionados pelos agrupamentos visuais, que já aprendemos.

Vamos aprender a utilizar isso para guiar o olhar e passar melhor a nossa mensagem, de uma forma mais eficiente. Isso permite que consigamos uma concisão visual mais tranquila e consigamos nos comunicar melhor.

Vamos entender o arrasto visual e os pontos de interesse, que são coisas típicas da composição.

Depois, vamos trabalhar com parágrafos. Vamos entender como se constituem os parágrafos, como eles funcionam como unidades lógicas e como organizá-los de uma forma coerente, de uma forma que comunique bem.

Vamos entender a estrutura do parágrafo, a hierarquia visual, as entrelinhas e a proximidade dos elementos. Além disso, vamos aprender a como representar graficamente dados, informações.

Vamos aprender como representar através de gráficos, como, por exemplo, comparações de porcentagens dentro de um total de 100%, ou como estabelecer comparações entre dados separados, entre momentos separados, como no gráfico de barras.

Vamos entender também alguns elementos da Gestalt, como continuidade, e como isso pode influenciar na nossa percepção dos gráficos.

Vamos entender como trabalhar com a ideia de movimento, seja a partir de imagens estáticas ou com imagens animadas. Vamos entender a funcionalidade das animações e descobrir que o Canva tem uma biblioteca imensa de animações que podemos utilizar.

Por fim, vamos entender o fechamento do projeto, ou seja, como podemos utilizar o Canva para apresentar o nosso projeto, ou também para salvar em outros formatos, para compartilhar.

Vamos ver que o Canva tem muitas opções, desde você gravar uma apresentação com o seu rosto, você falando e aparecendo no vídeo com uma composição interessante, até gerar uma página, uma apresentação em PDF, enfim, você tem muitas formas de dar a saída do projeto da sua construção.

Vamos ver os formatos de apresentação, as saídas de arquivo, o compartilhamento e a colaboração – como chamar mais pessoas para colaborarem com o seu projeto.

Então, é isso, espero que você goste desse projeto, espero que você possa mergulhar bastante nele e que você saia daqui podendo utilizar o Canva com bastante liberdade e com consciência das suas criações.

É isso, vamos colocar as mãos na massa.

Estudando o movimento - Elementos da apresentação

Vamos começar o nosso curso de apresentação no Canva. O que vamos trabalhar neste curso? Vamos começar do zero e vamos fazer uma apresentação corporativa, como se fosse para os colaboradores e para a equipe de um podcast chamado DevCafé, um podcast fictício da Alura.

Vamos mostrar para a equipe como é produzido esse podcast. Pode ser para os colaboradores, pode ser para um funcionário novo, vamos ter essa apresentação para mostrar como é produzido o podcast.

Isso é uma história que vamos contar, essa coisa de “como produzimos?” é uma história, do início ao fim desse processo. Vamos utilizar a apresentação como um auxílio visual para ajudar a contar essa história.

Neste caso, vamos utilizar o Canva, que é uma ferramenta incrível, que vai nos ajudar com muitas facilidades para montarmos uma apresentação profissional do zero.

Seja você designer – neste caso, você vai ver que ela é tem muitas facilidades de fato, muitos recursos interessantes; e se você não for designer, você vai ver como é simples, como você pode utilizar os recursos que o Canva traz para chegar em resultados profissionais sem necessariamente utilizar a mão de obra de um designer.

Deixa eu mostrar o Canva, vou abrir ele para mostrar algumas soluções semi-prontas que ele tem.

Quando falo de soluções semi-prontas, estou falando dos templates. Se você já conhece o Canva, você já deve ter visto que ele tem muitos templates, ou seja, soluções que você consegue personalizar – você consegue mudar o texto, mudar a cor, vamos dar uma olhada.

“Templates”, quando você clica em “Templates” na home, você já pode vir para “Apresentações”. Uma vez que você clica em “Apresentações”, você escolhe uma que está de acordo com o que você quer, tem várias que podemos escolher.

No caso, vou clicar – pegar qualquer uma só para mostrar para você como é. Você clica e ele traz para você personalizar o template. Aqui ele traz os thumbnails, ou seja, as imagens menores das páginas, traz as cores em uso, as fontes em uso, o tamanho.

Você pode clicar em “Personalizar template” e você consegue mexer no que ele, ou seja, modificar o texto, modificar as cores. É só clicar, como um editor de texto, e ir mexendo.

Inclusive, eu coloquei como pré-requisito deste curso outro curso de Canva em que mexemos em templates. Então, se você fizer o curso introdutório a esse aqui, você vai ver como é fácil mexer no template. Você pode pegar um template desses e simplesmente resolver a sua apresentação.

Mas nós podemos fazer isso de uma forma um pouco mais consciente. Para isso, posso sugerir – e é algo que escolhi fazer neste curso – partirmos do zero para chegarmos em uma apresentação muito mais personalizada do que um template.

Ou seja, vamos chegar em uma apresentação que traz um auxílio visual muito específico para o tipo de história que queremos contar.

Para isso, vamos estudar o que é uma apresentação, quais são seus elementos, como eles se relacionam e como podemos utilizar as ferramentas e recursos do Canva a nosso favor para chegarmos em um resultado interessante.

Nós começamos destrinchando o que é uma apresentação. O que é uma apresentação? Normalmente, é um auxílio visual. Você vai contar uma história, vai para a internet falar com os seus companheiros/clientes, você normalmente tem alguma coisa a dizer, seja apresentar dados, apresentar um processo, apresentar um produto – você tem alguma história para contar.

Para auxiliar essa história, vamos ter esse auxílio visual da apresentação. Ela não serve somente para auxiliar no momento que você estiver apresentando, ela serve também como uma consulta.

Depois da apresentação, você pode, inclusive, mandá-la para as pessoas que foram o público dela para que elas lembrem da história que você trouxe, ou seja, ela serve como um auxílio de memória também.

Então, para começarmos a estudar esse processo todo de criação, é importante destrincharmos a apresentação. Tem quatro elementos fundamentais que podemos dizer.

O primeiro é o texto da apresentação, que é o conteúdo, os parágrafos, o que aparece escrito na apresentação. Normalmente, quando estamos planejando a apresentação, começamos pelo texto.

Um cliente mandando para um designer e falando “quero uma apresentação assim e o conteúdo é esse”, normalmente, ele vai passar por e-mail, por um documento, vai passar um texto.

Se você estiver projetando a sua apresentação, o normal é que você digite o que você quer dizer nela. Então, começamos pelo texto, e depois vamos para as imagens, que são ilustrações, fotos etc.

Depois vamos ver o projeto gráfico, que amarra tanto o texto quanto as imagens em uma coisa maior do que a soma das suas partes, em um resultado que é maior do que a soma das partes, ou seja, vamos ver como funciona o resultado final em conjunto com os textos e com as imagens.

E com outras regras que podemos utilizar de boas práticas para chegar em um resultado interessante. Por fim, vamos entender a mídia que vamos utilizar para apresentar, de fato, o nosso conteúdo.

Vamos entender que a mídia é, no fim das contas, uma etapa importante para considerarmos quando estivermos criando a nossa apresentação.

Quando falamos em texto, estamos falando de conteúdo e em traduzir esse conteúdo para o gráfico que queremos. No caso, o texto vai entrar sempre nos auxiliando a contar a nossa história.

Então, é importante que não tenha um texto muito grande, que ele não apareça em um parágrafo muito grande. Temos que ter os elementos do parágrafo se relacionando diretamente com o conteúdo.

O que é título, o que é texto menor, o quanto de texto menor tem ali, como apresentamos isso e como utilizamos isso de uma forma sintética para ajudar em uma apresentação?

Depois vamos passar para as imagens, entendê-las como o símbolo que elas são e como auxiliares na hora de apresentar uma ideia, de marcar uma ideia, de servir como marco visual para guiar o olhar também.

Vamos ver como as imagens ajudam muito nisso, sejam fotos, ilustrações, ícones – que nos ajudem a marcar alguns títulos e parágrafos –, gráficos – que nos ajudem a mostrar alguns dados –, ou que sejam grafismos – que nos ajudem a organizar melhor, visualmente, o que queremos mostrar.

Nisso tudo, conforme vamos trabalhando esses elementos em conjunto, vamos chegando em certas relações entre eles. É essa relação que estudamos no projeto gráfico.

No caso, vamos entender como o texto vai aparecer? Com letras maiúsculas e fortes ou com letras menores e mais frágeis? Vamos entender a tipografia que vamos utilizar.

Vamos entender também as cores que vamos utilizar e como elas nos ajudam, ou nos atrapalham, a contar uma história. Vamos ver como isso se relaciona com a identidade visual de uma marca e como podemos trazer isso para as nossas opções.

Vamos ver como podemos organizar o conteúdo no espaço, levando em conta tudo que já vimos, e também como os elementos que trazemos, quando olhamos no todo, formam manchas gráficas.

Termos o domínio sobre isso vai ajudar muito a entendermos como nos comunicar a partir do texto – se tem muito ou pouco texto, de como ele se relaciona com as imagens, isso ajuda muito.

No final, vamos entender a hierarquia visual, que é guiar o olhar para o que consideramos, dentro do nosso conteúdo, mais ou menos importante. O que é uma informação primária, o que é uma informação secundária e como podemos trabalhar com isso.

No próximo vídeo, vamos começar a pegar o conteúdo em si, a parte textual, e decupar. Vamos ver como começamos a pensar o nosso projeto a partir do texto.

É isso, até o próximo vídeo.

Sobre o curso Canva: criando apresentações

O curso Canva: criando apresentações possui 177 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas