Primeiras aulas do curso Blender: entendendo o Box Modeling

Blender: entendendo o Box Modeling

Organizando o Workspace - Apresentação

Olá, boas-vindas ao curso de Blender: entendendo o Box Modeling. Eu sou o professor Luiz Carlos, e vou acompanhar vocês durante esse processo.

Estamos vindo de um curso em que entendemos a interface e a construção básica dentro do Blender, só com blocagem de elementos. Esse curso tem como objetivo modelar essa pequena composição, para entender como eu construo a partir de um cubo, formas mais complexas, como essa espada. Este vai ser o principal foco do nosso curso, este objeto. Os outros são mais simples de serem criados e vai ser mais para o final daquela plataforma, no final dos exercícios.

E com isso, você vai entender perfeitamente como você consegue modelar personagens para game, objetos para game, como funciona essa técnica de Box Modeling. Entender um pouco mais sobre extrusão, modo de edição, Bevel, Edge Cut, Loop Cut e várias outras pequenas técnicas de forma e editar o seu objeto 3D.

Então, para quem é este curso? Para você que já pegou o curso de Blender e entende a sua base, um pouco das suas teclas de atalho, e quer começar a entender como dar forma ao seu objeto básico, que é um cubo, uma esfera, um cilindro, para gerar coisas mais complexas.

Espero que você goste bastante do conteúdo, e estou aguardando você dentro do curso. Um abraço e até lá.

Organizando o Workspace - Overview

Olá, que bom que você iniciou o curso. Então, só para entendermos um pouco quais etapas nós vamos trabalhar, nós vamos partir de um cubo, e modelar este cubo até conseguir chegar no resultado final, mais definido, que seria a nossa pequena espada.

E eu quero entender conceitos sobre model sheet, eu quero entender conceitos de, por exemplo, como eu consigo molda a parte do meu objeto como eu estou fazendo.

Nós vamos entender todos esses conceitos em cima de uma referência visual, além de começar a construir uma pequena composição. Como eu pego um pequeno elemento desse objeto cubo e faço a extrusão, como eu acabei de fazer.

Como eu deixo mais suave suas bordas, como eu acabei de deixar.

Então, todas essas referências e esse ensinamento vai ser ao decorrer desse curso. Em que na primeira aula, vamos criar a forma base, na segunda aula, começando a construir a espada, a lâmina da minha espada, na terceira aula nós vamos finalizar com cabo e todos os restos dos elementos, e na última aula nós vamos texturizar e criar uma pequena composição, para renderizar essa pequena composição e ter essa aplicação final.

Sempre trazendo a ideia de que eu posso ter desafios diferentes e também testes diferentes de renderização. São resultados diferentes a cada instante que você vai estudando o Blender.

Espero que vocês gostem de cada um desses conteúdos, e que auxilie muito no desenvolvimento pessoa e profissional de vocês, dentro da ferramenta. Um abraço e até as aulas.

Organizando o Workspace - Concept e Modelsheet

Você pode baixar as referências clicando aqui.


Nós vamos começar a trabalhar com o modelo. Agora, entendendo de fato como eu pego esse bloco 3D e começo a dar forma a ele, e não só aquelas blocagens utilizando formas básicas ou formas primitivas.

Só que antes de começarmos a fazer isso, temos que entender algumas coisas. Por exemplo, quando nós vamos desenvolver alguma coisa dentro do universo 3D, em qualquer empresa, em qualquer estúdio, você não vai simplesmente pegar esse universo igual está aqui na tela, do zero, e começar a construir.

Você sempre tem um processo prévio, isso em qualquer conceito artístico, em qualquer projeto. Esse processo prévio é o que nós chamamos de concept art. Então, você sempre vai se deparar com esse tipo de material, no momento em que você for desenvolver ou modelar alguma coisa, que é um conceito.

Nós temos, por exemplo, uma referência do Kratos, do game “God of War”. Então, isso é a arte conceitual de como este universo funciona. Então, a arte conceitual, quanto mais denso é o projeto, mais informação vai existir de cada elemento e cada proposta que existe dentro daquele universo. Por que isso é tão importante? Porque você, como artista, vai ser necessário replicar exatamente o que o grupo, o que o diretor de arte, o que toda a equipe pensou como aquele universo vai funcionar. Até o roteiro dita como as cores, como as formas, como aquilo tem que ser representado em uma arte.

Então, quando você começa a tentar replicar o pensamento de outras pessoas em um conceito visual, um conceito artístico para você entender quais cores usar, quais formas usar, é extremamente importante. Isso é uma das etapas do processo de desenvolvimento de 3D. Ter acesso ou desenvolver o concept art.

Depois do concept art, você percebe que tem na sua cabeça como funciona, quais são as cores, quais são as formas, qual a identidade que aquela minha arte precisa possuir. Depois disso, você tem o que chamamos de model sheet.

Este é um model sheet feito por um freelancer, é simplesmente uma aplicação pessoal, também do personagem Kratos, não é oficial. Mas o model sheet é um espaço em que eu já tenho o conceito, agora eu tenho um modelo técnico para eu oder replicar isso no ambiente 3D, em que eu vou ter a visão frontal do meu personagem, ou do meu elemento, ou da minha arma, do que você quiser.

Assim como a visão lateral, no caso do personagem, você tem um braço separado para identificar do lado como o braço se comporta, e a visão da parte de trás. Nem sempre a visão da parte de trás existe. O importante é a frontal e a lateral. E note, que é muito técnico, a ponto dele estar muito bem alinhado, porque está é a minha referência real para levar para dentro do ambiente 3D e começar a moldar. Você também consegue achar o que chamamos de blueprints.

É bem semelhante ao concept ou ao model sheet, só que nesse caso, você tem uma definição muito mais técnica da coisa. Normalmente, você vai achar blueprints de casas baixas. Quando você vai trabalhar com arquitetura e também é necessário existir esse material, para que você possa trabalhar em um ambiente, não só na construção real daquela proposta.

Então é interessante como esses conceitos de concept, model sheet, existe para todo o momento em que você for trabalhar o 3D. A menos que você trabalhe com VFX, nesse caso é um pouco diferente o trabalho. Mas o conceito vai existir.

Agora que entendemos isso, o que temos aqui? Eu trouxe alguns modelos, alguns concepts que podemos trabalhar. Eu vou deixar um material de apoio logo após esse vídeo, um pouco de um disclaimer sobre o que é concept, o que é model sheet, e vou deixar esses desafios para vocês. Nós vamos utilizar especificamente este modelo.

É um modelo mais simples, mais tranquilo, e eu quero trabalhar e recriar esse elemento. Você, caso queira trabalhar com algo mais complexo, existem outras referências, tanto de concept, quando de model sheet, para que você tenha liberdade para desenvolver da maneira que quiser.

O que eu aconselho é você desenvolver conosco, em conjunto, parou, terminou, volta para o curso, pega outro exemplo e desenvolve um outro exemplo, porque é assim que trabalhamos e é assim que treinamos utilizando esse conceito artístico.

A última coisa que eu quero dizer, é que uma das perguntas que é normal termos, é a seguinte: Eu preciso saber desenhar para poder trabalhar e modelas com 3D? Olha, é bom, quanto mais você entende os conceitos de desenho, anatomia, formas, todo o conceito básico, o conceito teórico que o desenho, a ilustração tem, melhor e mais fácil vai ser no momento em que você for modelar, porque você tem um conceito espacial diferente.

Se você não souber desenhar, você vai conseguir modelar? Vai. Você tem alguns exemplos de concepts e de artistas que acabam modelando em cima de modelos e desenhos de outros artistas. Um exemplo simples é que fui eu que desenhei essas espadas.

Não está a melhor coisa do mundo, eu não sou um ilustrador, peguei referências, tentei desenhar, cheguei no resultado que eu queria, e agora posso levar para o 3D. Se você quer seguir essa área, é u caminho de estudo muito importante, vale muito a pena. Se você está estudando, está querendo aprender agora, pode aprender no 3D, e você vai entendendo esses conceitos de desenho ao tempo. Porém, é uma coisa importante de conhecer. Mas não é limitador.

Agora que entendemos sobre isso, vamos voltar para o Blender e começar o nosso modelo. O que eu faço agora que eu tenho o meu model sheet. É isso que vamos ver no próximo vídeo. Um abraço e até lá.

Sobre o curso Blender: entendendo o Box Modeling

O curso Blender: entendendo o Box Modeling possui 99 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Modelagem 3D em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Modelagem 3D acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas