Alura > Cursos de DevOps > Cursos de AWS > Conteúdos de AWS > Primeiras aulas do curso AWS Storage Híbrido: soluções de armazenamento na nuvem

AWS Storage Híbrido: soluções de armazenamento na nuvem

Storage Híbrido - Custo vs Eficiência - Apresentação

Está precisando trabalhar com Storage na nuvem, mas parte da tua infraestrutura ainda é local? Como é que você consegue conjugar, combinar esses dois ambientes? Essa é a ideia para esse curso.

Vamos pegar alguns serviços da AWS, vamos trabalhar com Storage Gateway, com S3, com o próprio EFS e combinar esses dois mundos para que possamos montar uma infraestrutura híbrida e ver como é que funciona, quais as vantagens e desvantagens de cada solução.

[00:36]Eu sou Ricardo Merces e vou te acompanhar durante as aulas, vamos começar.

Storage Híbrido - Custo vs Eficiência - Ambientes híbridos

Então para começarmos vamos bater um papo rápido nessa aula para começarmos a desenhar alguns cenários. E esse slide de custos e eficiência mostra exatamente, vamos dizer, o pró e contra, o que deve ser considerado, o que precisamos pensar em trabalhar.

Hoje em dia muita gente está trabalhando com ambientes híbridos, eu acho particularmente uma solução bem legal, porque você tem parte, você que já tinha lá um investimento no teu datacenter, na empresa, você já tenha lá um parque de máquinas e quer preservar algumas coisas, eu chamo dentro de casa, e começou a utilizar a nuvem, aos poucos está migrando para lá, e aí se deparou no seguinte cenário.

Parte de Storage, o avanço da nuvem vemos que usar o Storage em nuvem, dentro da cloud, é muito mais barato se for bem dimensionado, se a estrutura tiver bem alinhado.

E pensando nisso como é que conseguimos conjugar, consegue trabalhar com esses dois ambientes? Nesse slide de custos e eficiência, eu coloquei essa visão para discutirmos, para conversarmos o seguinte. Eu tenho o meu ambiente on premise, e eu tenho lá o meu ambiente na nuvem no caso aqui do curso na AWS.

E dentro da AWS eu estou usando as soluções de Storage, por enquanto ainda não pontuou a tecnologia, eu tenho a solução lá, e aí o que acontece? Eu tenho a questão de custo, a questão de eficiência.

Por exemplo, custo, eu preservar o meu Storage dentro de casa, dentro do on premise, eu tenho um custo muito grande, eu tenho que manter servidor, manter disco, isso além de espaço, consome manutenção, consome uma série de recursos de infraestrutura.

Agora se eu coloco uma solução de Storage, 100% na nuvem, o que acontece? Será que a minha eficiência vai ser a mesma do que eu ter o meu dado, o meu Storage dentro de casa? Exemplo prático disso, é mais rápido eu gravar um dado localmente e fazer acesso a ele, porque logicamente esse dado está local, do que ter um dado lá na nuvem.

"Ah Ricardo, mas lá nuvem é mais barato do que eu ter em casa". Mas, por outro lado, se eu tenho meu dado aqui em casa, tem todo esse custo, todo esse ambiente em manutenção para manter isso, então vamos explorar esse negócio vendo cada tecnologia, mas já considerando esses dois pontos.

E aí para resumir isso, eu considero o seguinte, temos que fazer uma conta, uma conta de dinheiro, de custo do serviço, sendo local ou sendo na nuvem, e qual o nível de eficiência que você quer ter, você vai precisar gravar e ler o dado. Se eu fizer tudo lá vai funcionar de acordo? Será que tem soluções aonde eu posso gravar localmente e espelhar isso lá na nuvem? Eu já te digo que sim, por exemplo, a solução do Storage Gateway que é um segundo cenário que vamos ver durante as aulas.

Vamos elaborar três cenários diferentes para você ver, o pró e o contra de cada um. A parte que temos que fazer em paralelo, é pensar sempre nessa questão de custo e na questão de eficiência precificando cada serviço.

E para isso, eu acho legal dar uma lida, fazer umas simulações. Pesquisando no navegador, "calculadora AWS". No site de pricing calculator, você consegue estimar alguns serviços. Por exemplo, clique no botão do lado direito da página chamado "criar uma estimativa". Se eu vou usar só o S3 que é o Storage direto na nuvem, serviço mais básico da Storage da AWS, se eu for utilizar ele o que fazemos?

Por exemplo, buscamos S3 na barra de pesquisa e clicamos no botão "configure" no resultado do S3 ("Amazon Simple Storage Service"). Na nova página aberta, ele vai dizer qual a classe, qual a região. Vou deixar essas informações todas em default. Eu vou dizer que eu vou ter uma storage de 5 TB por mês. Vou deixar o resto da página em default. É legal você fazer esse exercício junto com o time, junto com a galera que vai trabalhar nisso, para ter uma estimativa.

O site diz para mim que esse valor de 5 teras vai custar 117 dólares por mês. Isso parece alto. Mas lembra que quando você considera gravar isso dentro casa, você tem o custo não só do servidor, mas da manutenção do teu ambiente e tudo tem que ser levado em consideração, desde refrigeração, suporte, depreciação da marca, então tem que fazer uma conta com calma para você ir esboçando e trabalhando bem esses valores.

O que eu quero deixar sem ocupar muito tempo do curso é essa calculadora da AWS, por quê? Porque aqui você teve como fazer essas estimativas em "My Estimate". Vou clicar em voltar algumas páginas até poder selecionar um serviço em "Select Service". Vamos falar de Storage Gateway (procure esse serviço no campo de pesquisa). Esse serviço é bem legal, para podermos trabalhar de uma forma híbrida. Clique no botão de configurar ("configure") do serviço "AWS Storage Gateway". Vamos só rodar a página.

File Gateway, *Volume Gateway você vai entender essas opções que esse serviço oferece ao longo do curso. Vou escolher nas configurações do serviço ("Service settings") 1 tera, por mês, por exemplo. Quanto é que isso custa? 1 tera por mês é barato, 10 dólares, 10 teras por mês, 102 dólares. Olha, já começa a fazer sentido algumas coisas.

Então o que eu quero deixar claro nessa aula é o seguinte: independente do curso de aprender a tecnologia é importante entender essa precificação, quem vai te ajudar isso em cada cenário, é um diferente, cada caso é um caso é a calculadora da AWS. Na sequência eu volto para falarmos um pouco mais e já começarmos a trabalhar no cenário número 1.

Storage Híbrido - Custo vs Eficiência - Latência e armazenamento

Continuando nessa aula o nosso papo introdutório do curso, antes de partirmos já para trabalhar no primeiro cenário, olha só, eu peguei um exemplo para a aula, um fabricante. Existem milhões de marcas e aqui não estou fazendo consideração da marca, eu só quero mostrar a ideia de um valor. Até para que você dentro do teu time, independente da tecnologia que você vai utilizar, faça as contas, e consiga desenhar pelo menos uma estimativa de um cenário.

E quando olhamos lá o custo, vai lá na calculadora da AWS, e considera o custo de 100, 200, 500 dólares. A princípio, a coisa parece ser meio salgada. Mas se você considerar um servidor, olha essa página, eu abri na página de um fabricante, um servidor de Storage para você ter localmente, no preço de hoje na página é 63 mil, tem mais barato? Lógico tem 30 mil, vai depender do range, vai depender da redundância, da qualidade da máquina e tudo. É interessante você considerar isso também nas tuas contas.

Mas deixando um pouco de lado essa questão de precificação, um outro ponto importante que eu comentei lá na introdução do curso é a latência, como assim? Eu tenho um acesso que eu preciso realmente ler e escrever, os sistemas precisam desse dado rápido, eu não posso ter delay na minha leitura e na minha escrita, eu tenho que considerar fatores de latência.

Se eu tenho uma leitura e uma escrita, uma demanda que eu realmente precise o dado imediato, eu preciso que o meu cliente, que o meu usuário tenha uma experiência 100% local, ele não pode gravar um dado na nuvem. Qual seria a solução que me oferece isso? Eu tenho que considerar as questões de latência.

E para as questões de latência, para já partirmos para o primeiro cenário. Eu peguei um site para medir a latência chamado CloudPing que é bem interessante, isso vai fazer toda a diferença no teu projeto. Vou deixar para você o link, o que é esse CloudPing.info aqui? Como vamos trabalhar com a AWS, vou deixar executando aqui (aperta o botão para executar), o que ele faz?

Você sabe, você já está trabalhando na nuvem, você sabe que na AWS, assim como em outros provedores, podemos trabalhar em várias regiões diferentes. Posso trabalhar em uma região aqui no Brasil, no caso da AWS em São Paulo, mas dependendo do meu tipo de acesso eu poderia considerar em colocar essa minha infraestrutura em uma outra região, por exemplo, nos Estados Unidos.

"Mas Ricardo, o que tem a ver isso com o que falamos?" A questão da latência, nesse teste de latência que é importantíssimo, o CloudPing te mostra uma estimativa, uma ideia de latência, para cada região da AWS, para ver se a tua aplicação vai suportar no caso de termos um Storage 100% na nuvem. Será que a minha aplicação hospedada lá na Vírginia, pode considerar 152 milissegundos de latência? Não sei te responder, só você fazendo teste na tua aplicação. Mas para você fazer o teste, você tem que considerar esses fatores apresentados no site.

Juntando essa questão de latência, associada a questão de custo, vamos desenhar, na próxima aula, cenários para trabalharmos. E o nosso primeiro cenário, ele é o mais simples, e, entre aspas, o mais barato possível.

O primeiro cenário vamos usar o Storage 100% na nuvem e depois dos outros vamos trazendo isso mais para perto de casa, certo? Próximo vídeo vamos começar a trabalhar no nosso primeiro cenário que é, eu estou on premise, eu estou local e todo o meu Storage vai funcionar diretamente na nuvem. Então, vamos trabalhar nesse cenário.

Sobre o curso AWS Storage Híbrido: soluções de armazenamento na nuvem

O curso AWS Storage Híbrido: soluções de armazenamento na nuvem possui 165 minutos de vídeos, em um total de 47 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de AWS em DevOps, ou leia nossos artigos de DevOps.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda AWS acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas