Primeiras aulas do curso Aprender a Aprender: Técnicas para seu autodesenvolvimento

Aprender a Aprender: Técnicas para seu autodesenvolvimento

Aprendizagem como Estilo de Vida - Introdução

Boas vindas ao curso de técnicas para o auto desenvolvimento! Sabemos que hoje habitamos um mundo digital, com novas relações entre pessoas e o conhecimento é construído de maneira exponencial.

São tantas as informações que ficamos nos perguntamos: "Como posso aprender todos esses conhecimentos? Como acompanho a velocidade das mudanças atualmente?".

O model de educação tradicional não nos ensinou a questionar, ou melhor, a "aprender a aprender", portanto não sabemos lidar com a densidade de conteúdos do mundo contemporâneo.

Neste curso, aprenderemos a criar experiências poderosas de aprendizagem. Exercitaremos o autoconhecimento e o propósito e assim aprenderemos quais são nossos estilos de adquirir conhecimento. Também conheceremos técnicas de disciplina e planejamento

Estudaremos, ainda, alguns conceitos de neurociência para conhecermos as melhores técnicas e as adequarmos de acordo com a nossa realidade de aprendizado.

Devemos criar bons hábitos e fazer com que eles sejam recorrentes, e verificaremos as técnicas disponíveis para que isso de fato ocorra.

Por fim, conheceremos diversas metodologias de aprendizagem para descobrirmos qual é a melhor para cada caso, e exploraremos alguma ferramentes que facilitarão a rotina.

Vamos começar?

Aprendizagem como Estilo de Vida - Lifelong Learning

75 anos foi o tempo que o telefone levou para atingir 50 milhões de usuários. Em 35 dias, o famoso game Angry Birds atingiu o mesmo número.

Mudança, transformação e velocidade são processos vivos da contemporaneidade, e sem volta! Esse novo modo de operar as informações impactará cada vez mais na forma como consumimos informação e, consequentemente, a forma como aprendemos.

20% das habilidades que aprendemos se tornam defasas em apenas 1 ano. Esse foi um estudo realizado pela Harvard business school. Isso significa que em cinco anos, tudo que aprendemos pode não ser de utilidade, e precisaremos atualizar o conhecimento.

Para entendermos melhor esse processos, nós acompanharemos a Fabiana durante esse curso. Fabiana cursa o último ano em ciências da computação e é desenvolvedora júnior em uma startup.

Fabiana descobriu que a linguagem mais utilizada em seu ambiente de trabalho, ainda não foi ensinada na universidade.

65% das crianças que estão no ensino médio vão trabalhar em empregos que ainda nem exitem, esse é um dado do Fórum econômico mundial.

Vivemos em um país em que o desemprego em 13%, mas sobram vagas na área de tecnologia. Como isso pode ser possível?

As pessoas estão se capacitando para fazeres que se alteram rapidamente, se não conseguirmos aprender a desaprender uma habilidade para dar lugar a outra mais útil e moderna, corremos o risco de nos tornarmos obsoletos no mercado de trabalho.

No atual contexto, carreira não é mais uma sequência de posições, mas uma sequência de experiências ao longo do tempo e fazem impacto real em projetos.

Por isso é importante estudar como aprender de forma eficaz e gerar novas experiências impactantes.

Não há exatamente um começo, meio e fim, o aprendizado é um processo contínuo que dura a vida inteira, o que o mercado vem nomeando como life long learning.

Aprendizagem como Estilo de Vida - Razões para Aprender

Fabiana, a desenvolvedora júnior que conhecemos na aula passada, está preocupada: como definir o foco dos seus estudos? Será que de fato é possível se atualizar na velocidade que o mercado precisa?

A saída para esse tipo de problema é o autoconhecimento. Precisamos entender melhor o que nos move. O que você sabe que não sabe?

Quais são os pontos que precisam ser desenvolvidos e temos consciência deles?

É importante que saibamos o por quê de querermos aprender determinadas habilidades, em que elas serão utilizadas? Qual é a razão de querermos aprender certas coisas?

É importante criarmos hierarquias: priorize o que for mais importante. Ao final deste curso, esses tópicos ficarão muito mais claros.

Se uma razão faz toda a diferença no resultado. Precisamos de uma motivação, propósito, missão ou chamado para realizar uma ação. Existem vários motivos para nos adentrarmos em um novo campo de conhecimento, algo que nos dê um sentido de vida é uma das possibilidades.

A curiosidade também é um motor possível, existem pessoas que falam 7 ou 8 línguas porque são curiosos, gostam de aprender. Outras pessoas fazem cursos de culinária ou borado simplesmente porque gostam.

Existem pessoas que aprendem coisas por paixão, estudam um tema porque se identificam com ele, sentem um interesse genuíno: vinhos, culinária, história de um povo.

Outra possibilidade nasce de um projeto, uma razão talvez não tão profunda, mas circunstancial. Muitas vezes atuamos em algum tipo de trabalho ou desejamos atuar e precisamos aprender determinadas ferramentas para executar tarefas.

Antigamente, acreditávamos que as pessoas durante os primeiros anos de carreira adquiriam um grande volume de conteúdo, profundo em uma área de especialização. Posteriormente, apenas iam sobrevoando temas de maneira genérica e rasa.

Um estudo recente da McKinsey Company nos revela que esse modelo não é mais real, pois não condiz com a realidade de mercado. Atualmente, temos a primeira leva de conteúdos até mais ou menos os 25 anos - período em que normalmente é realizado cursos de graduação - mas ao longo da vida temos novos momentos de estudar profundamente outros temas.

Esses novos períodos de aprofundamento ou servem para ampliar as possibilidades de atuação ou mudar completamente de carreira.

É importante que saibamos que podemos aprender mais de um campo, paralelamente. Ter várias linhas de estudo é possível e desejável. Temos muito tempo para aprender.

Existe um conceito japonês chamado IKIGAI. Trata-se de um estudo para que entendermos o que move as pessoas e encontra sua razão de existir.

O IKIGAI possui quatro pilares: o primeiro é sobre aquilo que se ama, algo que realmente faria se não precisasse se preocupar com dinheiro.

Temos também o segundo pilar: aquilo em que somos bons em realizar. Quando conseguimos unir aquilo que amamos e que somos bons, encontramos a primeira parte do IKIGAI.

A terceira parte do IKIGAI: o seu fazer precisa ser financiado, isto é, alguém precisa pagar pelo seu trabalho.

Por fim, temos a quarta parte, mais profunda, que está relacionada ao propósito de existência, missão ou vocação. Em suma, contribuição que fornecemos para o mundo e para o coletivo.

Quando conseguimos unir esses quatro pilares, encontramos nosso IKIGAI. Parece ser algo utópico, fantasioso, mas o IKIGAI é uma aspiração, algo que devemos buscar continuamente.

Dessa maneira, podemos encontrar um caminho para decidir o que aprender, e então podemos escolher estudos e trabalhos que nos levam mais próximos ao nosso IKIGAI.

Fabiana ama ajudar pessoas a resolver problemas, e ela é muito boa em conectar cenários diferentes, relacionar pessoas e entender o que elas precisam. Fabiana também e ótima em organização e planejamento. Fabiana conseguiu unir suas qualidades e atua no desenvolvimento de sistemas com foco no cliente em uma startup.

O desafio é conseguimos unir aquilo em que somos bons e achar uma forma de aplicar. A missão da vida da Fabiana é usar a tecnologia para fortalecer as relações humanas.

O IKIGAI é aquilo em que nos focamos. E se já sabemos aquilo que nos move, começamos a explorar nosso IKIGAI e então podemos nos aprofundar em temas diferentes para construir zonas de saber.

Vamos fazer um pequeno exercício para terminar essa aula. Pensaremos no intervalo de um ano:

Sobre o curso Aprender a Aprender: Técnicas para seu autodesenvolvimento

O curso Aprender a Aprender: Técnicas para seu autodesenvolvimento possui 158 minutos de vídeos, em um total de 52 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Softskills e carreira em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Softskills e carreira acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1150 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1150 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1150 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1150 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana