Primeiras aulas do curso Agile na Prática: Técnicas aplicadas para gestão ágil

Agile na Prática: Técnicas aplicadas para gestão ágil

Iniciando um Projeto Agile - Introdução

Olá. meu nome é Carol Azevedo e estamos no curso de Agile na prática.

Esse é o curso ideal para quem é Product Owner, Scrum Master, ou se já trabalha ou gostaria de trabalhar com Agile. Aprenderemos a nos diferenciar no mercado através de práticas para entregar mais valor à equipe de trabalho.

Apresentando os conteúdos que abordaremos, a primeira prática será a da Vision Box, que é uma caixa em 3D para nos auxiliar a desenvolver o principal objetivo de um projeto de maneira lúdica. Com ela, nortearemos a equipe para que ela saiba por qual motivo está trabalhando num determinado projeto, e assim não perca o foco.

A segunda técnica que desenvolveremos é o Tweet, que é simples e tem muito poder, pois pode nos ensinar a ser mais sucintos e sumarizar uma ideia complexa. Ele pode parecer fácil, mas é desafiador, e pode nos ajudar não só no projeto, mas em qualquer ideia que precisemos sintetizar.

A terceira técnica que aprenderemos é o Contato do Time, muito útil porque estabelece uma regra de conduta geral, em especial para equipes de trabalho novas. Cada equipe pode construir suas próprias regras de como trabalhar e quais serão os comportamentos adequados para a situação, e entenderemos como estabelecer essa prática sem cair nas possíveis armadilhas existentes, havendo então possibilidade de levá-la para qualquer equipe.

Veremos também as técnicas Mood Marbles e Calendário NiKo NiKo, que servem para medir como está a moral do time, ou seja, os sentimentos com relação ao trabalho, facilitando a convivência entre a equipe.

Aprenderemos a escrever boas histórias de usuário e o que seriam más histórias. Faremos o exercício de analisar várias histórias e entender o que pode torná-las boas ou ruins.

Entenderemos a importância da prática de Estimar usando T-shirt e em que momento utilizá-la. Diferenciaremos Estimar usando T-shirt ou pontos, por que usar os pontos e como jogar poker, com exercícios, estimativas e diversas situações diferentes das quais passaremos a saber como sair.

Com relação às métricas, discutiremos a Velocidade, que parece uma prática simples de comparar velocidades, de iteração para iteração, ou Sprint para Sprint, mas saberemos como não cometer erros e ter uma métrica sólida.

Outra métrica serão os Gráficos Burnup, que aprenderemos como usar, criando gráficos e fazendo exercícios para entender o valor dessa técnica. Os gráficos Burndown também serão vistos no curso, em quais situações é melhor utilizá-los e por que são uma das métricas mais utilizadas em times ágeis.

Por fim, faremos Análise Avançada cruzando métricas para gerar hipóteses a partir desse exame dos gráficos, levando um conhecimento mais avançado para a equipe de trabalho.

Tendo sido ditos os assuntos que nosso curso compreenderá, no próximo momento, construiremos uma Vision Box.

Iniciando um Projeto Agile - Vision Box

Boas vindas a essa aula do curso de Agile na prática. Agora construiremos uma Vision Box.

A Vision Box é uma maneira simples de comunicar o principal objeto e as principais funcionalidades do nosso projeto. Ela é como uma representação física do que seria o Project Charter da maneira clássica, Waterfall.

Teremos a função de um Agile expert, por isso, precisaremos entender a história de nosso cliente. O cliente se chamará Star Web e será um time desenvolvedor de aplicativos. Ele terá sido contratado por uma empresa chamada Fast Sale, a fim de desenvolver um aplicativo mobile, o Sales Handy.

Esse aplicativo deverá ter um algoritmo para identificar oportunidades de venda e gerar insights sobre o mercado. No primeiro release, a empresa Fast Sale (para a qual colaboraremos como Agile experts) terá solicitado que o Sales Handy seja desenvolvido em Android e Ios.

Depois da entrega do primeiro incremento, nos próximos releases ele deverá permitir o acesso simultâneo de 1000 usuários, além de alimentar o banco de dados da companhia.

Nosso primeiro passo para a construção da Vision Box será pegar uma caixa e encapá-la com papel, que poderá ser branco ou pardo. Aprenderemos passo a passo o que a Vision Box deverá conter.

A Vision Box terá o nome do produto escrito na frente. No nosso caso, será o Sales Handy, mas se uma equipe ainda não possuir essa informação, poderá criar um nome fictício e colocá-lo.

Em segundo lugar, deveremos recortar e colar, ou até desenhar nessa mesma face da caixa uma figura de como nosso produto se pareceria. No nosso caso, teremos uma imagem impressa de um celular com o aplicativo aberto. Mas essa representação pode ser feita de outras formas, a depender do produto e da criatividade da equipe.

Em terceiro lugar, na frente da Vision Box também haverá um slogan. Nosso slogan será "As melhores oportunidades para os melhores vendedores".

Então, na frente da caixa, teremos o nome do produto, uma imagem e o slogan.

Na lateral da caixa colocaremos o site da Sales Handy, www.saleshandy.com . No verso, haverá as principais funcionalidades do produto, para que lembremos delas quando estivermos trabalhando no desenvolvimento do aplicativo. Escreveremos, então:

"Disponível para Android e Ios

Alta escalabilidade

Interação com banco de dados personalizado para sua empresa".

Esse texto poderá estar tanto escrito à mão quanto impresso.

A Vision Box é de grande valor primeiramente por ser tangível. É uma caixa e podemos pegá-la. Ela deverá ficar na sala de nosso time de trabalho. Conforme as pessoas passem por lá, vão querer saber do que se trata, e diremos que é o produto no qual estamos trabalhando. A caixa se torna, então, uma maneira clara de chamar a atenção para nosso projeto.

Há Vision Boxes de diversos tamanhos. Criaremos uma de tamanho médio. Porém, elas podem ser imensas, e para não ocupar tanto espaço e para não perdê-la, há empresas que chegam a pendurá-las no teto.

Ela também ajuda a deixar claro para as pessoas que trabalham próximas de nós em outros projetos a que exatamente estamos nos dedicando, pois a caixa sempre terá essas informações registradas.

Além de tudo, às vezes estamos trabalhando questões bastante específicas relacionadas ao projeto, então a Vision Box nos permite uma orientação quanto ao projeto como um todo.

Então, a sugestão de criar uma Box é válida mesmo quando o projeto já foi começado, se for possível unir o time num horário determinado para contruí-la. Ajudará na motivação, será divertido e teremos uma maior noção de para onde estamos indo, inclusive se houver um membro novo na equipe.

Essa pode ser uma ferramenta muito mais poderosa do que um documento extenso como o Project Sharter, geralmente usado nos projetos mais conservadores.

Iniciando um Projeto Agile - Tweet

Aprenderemos agora a como fazer um Project Tweet.

O Tweet é uma prática que nos ensina a expressar uma ideia de maneira simples, exercitando, então, nosso poder de síntese.

A instrução geral do Tweet é que descrevamos o objetivo do projeto e as principais prioridades dele através de uma frase curta.

O conceito do Tweet veio do próprio site Twitter, que costumava permitir postagens de no máximo 140 caracteres.

Então, veremos um exemplo de como seria um Tweet falando a respeito de um projeto, ou seja, o Tweet como prática ágil:

"Aqui nasce o app que mudará o futuro da análise de vendas no mundo e a vida do vendedor, Nosso time é parte dessa história #SalesHandy" Restam: 5

Restaram ainda 5 caracteres e já conseguimos expressar as ideias principais.

Destacamos os pontos importantes na frase, são eles: o produto que desenvolveremos (um aplicativo), a funcionalidade dele (análise de vendas), o usuário mais provável (o vendedor), e o nome do aplicativo (Sales Handy).

O Tweet costuma ser utilizado pelos times estampando uma faixa, por exemplo, ficando exposto para quem passar pelo local qual é o objetivo maior do projeto em que estarão trabalhando naquele momento.

Só conseguiremos escrever esse tipo de frase impactante e sucinta através da prática. Para treinar,mapearemos as palavras chaves e contaremos os caracteres delas. É possível destacar os verbos Automatizar (11 caracteres) e Gerar (5 caracteres), que podem ser encontrados nos objetivos do nosso cliente.

"Análise de Vendas 17 App 3 Automatizar 11 Informações 11 Oportunidades 13 Venda 5 Vendedor 8 Gerar 5 Insights 8 Mercado 7

#SalesHandy 11"

Temos, então, uma lista de palavras para utilizar, e é preferível escolher entre 3 ou 4 delas, deixando os demais caracteres livres para escrever os conectores da frase.

Poderemos, então, tentar escrever um Tweet relacionado ao aplicativo, lembrando sempre que o mais importante será conseguir demonstrar os objetivos para a criação desse aplicativo e quais serão as principais funcionalidade dele.

Será importante escrevermos o Tweet como uma forma de exercitar o que aprendemos sobre essa prática antes de darmos sequência ao nosso curso.

Sobre o curso Agile na Prática: Técnicas aplicadas para gestão ágil

O curso Agile na Prática: Técnicas aplicadas para gestão ágil possui 123 minutos de vídeos, em um total de 56 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Métodos Ágeis em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Métodos Ágeis acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1184 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1184 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1184 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1184 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?
Acesso por 1 ano
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana