Primeiras aulas do curso Microsoft AZ-900 parte 1: Azure Fundamentals

Microsoft AZ-900 parte 1: Azure Fundamentals

Aspectos gerais da certificação - Apresentação

Você que está estudando sobre tecnologias em nuvem e está precisando conhecer melhor como é, quais são as definições, tecnologias, como é que está estruturada a nuvem da Microsoft, essa é a ideia do curso.

No curso de fundamentos da Azure, veremos as principais tecnologias, como banco de dados, computação, histórias, a parte de rede, a parte de segurança, dentro de uma proposta de passar como essas tecnologias funcionam e até como podemos começar a fazer as integrações.

O material desse curso representa a base para quem está procurando tirar a primeira certificação na Azure, que é a AZ-900, ou mesmo quem está no dia a dia precisando conhecer a tecnologia para poder trabalhar e desempenhar as atividades dentro da estrutura da Microsoft.

Eu sou o Ricardo Merces e quero te dar as boas-vindas a esse curso. O curso é dividido em quatro módulos e começaremos agora o primeiro módulo.

Aspectos gerais da certificação - Sobre o curso

Vamos bater um papo rápido sobre a quem se destina o curso, como é que vamos trabalhar, como é que estão estruturadas as questões de prova e tudo mais.

Primeiro ponto: a quem destina-se este curso? Quem precisa fazer esse curso? O primeiro caso e mais específico é: estou estudando há algum tempo, já uso a nuvem da Azure e eu quero fazer essa primeira certificação. Esse curso é para mim? Sim. Se você está buscando a certificação AZ-900, que é a primeira (já vou te mostrar isso em detalhes), esse curso é para você.

“Ricardo, eu quero aprender sobre nuvem, quero aprender sobre a Azure, mas não tenho interesse agora em trabalhar com a certificação, não quero fazer a prova, só quero conhecer as tecnologias. Posso fazer esse curso?”. Sim. Esse curso também é para você.

A ideia é passarmos pelas tecnologias e em algumas delas, dentro das principais, é claro, daremos aquele zoom, faremos um laboratório para que você entenda e comece a se familiarizar mais com a nuvem da Azure. Então esse curso também é para você, para que você possa conhecer e desenvolver as atividades dentro da nuvem.

Esse curso de fundamentos tem uma visão mais geral. Não é que seja superficial, ele vai apresentar as tecnologias, ele não entra no detalhe do detalhe de cada configuração.

Quando chegar na parte de computação vamos criar a máquina virtual, vamos fazer um ajuste ou outro. Aquele detalhe do detalhe não é a proposta desse curso. Já é um curso, o Associate, que é um nível acima, onde vamos explorar cada recurso no máximo do detalhe.

A ideia é você ter uma visão geral. Por isso que não só quem trabalha com infraestrutura, DevOps, está trabalhando com Cloud, quer se tornar um arquiteto para conhecer e poder montar, você precisa saber o que é oferecido de serviço, o que é ofertado de tecnologia para montar esse Lego e poder trabalhar.

Então é essa a ideia do curso fundamentos Microsoft. Lembrando sempre que a referência em caso de certificação, prova, tudo mais, é a AZ-900.

Mas vamos verificar como isso está estruturado dentro da nuvem da Azure. Lembrando que tudo estará disponível na plataforma, com os links à parte. Neste primeiro link, olha que legal como ele desenha isso para nós.

Nesse diagrama você pode observar vários cursos, várias temáticas. Por exemplo, nós vamos trabalhar no centro. Vamos aumentar um pouco.

No centro temos a parte de fundamentos, que é o que vamos trabalhar, e depois temos Solutions Architect. Esse Solutions Architech é exatamente aquilo que eu comentei: esse é um nível acima, onde tem todo um detalhamento de cada item, de cada tecnologia. Nós vamos trabalhar no nível de fundamentos.

Vou deixar esse link para você dar uma explorada. É bem legal como está organizada toda a parte de cursos e certificações. Na sequência temos outra página com um painel acessível neste link, também bem legal. Na parte da Azure, que vamos trabalhar, tem curso de especialista, curso de fundamentos, onde está o AZ-900.

É legal que nesse painel você tem uma pontuação de onde você está enquadrado. Nós estamos trabalhando no nível básico e depois podemos ir para outros níveis.

Mas essa é a ideia do curso. Não vamos perder tempo, vamos começar a trabalhar. Conteúdo da certificação. “Ricardo, eu estou estudando, eu vou realmente querer fazer a prova. Como é que está estruturado?”. E essa estruturação, como eu disse anteriormente, representa também para você que quer conhecer as tecnologias. Então vamos ver.

A prova segue essas divisões. "Descrever conceitos de Cloud" está entre 20 e 25% do conteúdo. Isso é o que cai na prova. Depois "Descrever os principais serviços do Azure", com 15 a 20%. "Descrever principais soluções e ferramentas de administração", bastante importante conhecer isso para podermos arquitetar os nossos serviços.

"Recursos gerais de segurança e segurança na rede"; "recursos de identidade, gestão de identidade, governança, privacidade, conformidade". E por fim a questão de ASLA, dos serviços.

E é exatamente esses conteúdos que vamos trabalhar, dividindo em quatro módulos. Agora vamos trabalhar no módulo 1, onde vamos começar a apontar algumas tecnologias. Continuamos no próximo vídeo.

Aspectos gerais da certificação - Detalhes da certificação

Agora que você já entendeu como está a estrutura e os tópicos principais, vamos dar uma olhada nos detalhes da prova, como é que acontece essa prova. Primeiro item importante: a prova do AZ-900 não tem pré-requisito. Isso é importante, então não tem pré-requisito.

Uma média de 40 a 60 questões. Depois que você terminar esse curso teremos um curso de simulado comentado. É legal você dar continuidade. Mas se você vai fazer a prova, você vai trabalhar entre 40 e 60 questões.

E eu sempre chamo atenção para o tempo de prova, para você poder administrar isso melhor. Mais à frente eu dou umas dicas.

Duração de 85 minutos para realização da prova. Ela está custando 99 dólares. Não sei porque não é 100 dólares, enfim. Pontuação mínima de 700. Ou seja, você tem que tirar 7 para passar na prova.

E outro ponto: ela está disponível em inglês, espanhol, japonês, coreano, alemão e chinês. Ou seja, em português ainda não temos essa prova.

E vale um comentário breve: por isso que todo esse material do curso está em inglês. Para que peguemos as questões, os conceitos na língua inglesa e quando chegar na prova não tenha problema de tradução ou um mau entendimento. É exatamente o que você vai ter o contato na prova ou no uso das tecnologias da Azure. Então o conteúdo é todo em inglês.

E para finalizar, conseguimos fazer o exame presencial, dependendo da condição que estiver o presencial estará disponível, ou a parte online, onde você conecta, tem toda uma verificação do teu setup, tem uma pessoa acompanhando e você faz a prova no conforto da tua casa, do escritório, no lugar onde você já está ambientado.

Eu sempre recomendo essa opção online, que é bem interessante. No presencial são aqueles centros de treinamento autorizados, aonde você vai e tem um ambiente preparado para você.

Mas vamos continuar. Como me preparar? Isso é importantíssimo. Como é que eu estudo? Só fazer o curso basta? Não. Só mexer na Azure basta? Não. Você tem que fazer um pouco de cada.

O curso vai te servir para balizar e apontar toda a temática que é cobrada numa prova, não só para quem está fazendo a certificação, mas também para você ter uma visão geral da nuvem da Azure.

Então o curso logicamente é uma base, seguido de experiência prática de um ano. Tem que fazer a parte teórica e prática que faremos, mas é fundamental que você use as tecnologias da Azure. Assim você vai pegar a prática e familiaridade com os termos, como elas funcionam, como você acessa cada uma delas. Então é fundamental a prática.

Boa parte dessas recomendações estão descritas no próprio site da Azure, eu só acrescentei. Então fique atento. Laboratórios e tutoriais. Faremos alguns laboratórios. Dentro da documentação tem vários tutoriais que eu também recomendo que você faça. Documentação. Sempre que precisar expandir um assunto dá uma olhada na documentação oficial da Microsoft.

E na reta final, preparando para a prova, o simulado é bem legal, porque vai, como a palavra diz, refletir um ambiente que você vai encontrar na prova.

Esses são os pontos principais. Vamos agora começar a mexer efetivamente na nuvem, criar nossa conta, ver como é que conseguimos organizar cada item desses.

Sobre o curso Microsoft AZ-900 parte 1: Azure Fundamentals

O curso Microsoft AZ-900 parte 1: Azure Fundamentals possui 113 minutos de vídeos, em um total de 33 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Azure em DevOps, ou leia nossos artigos de DevOps.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Azure acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas