Alura > Cursos de Inteligência Artificial > Cursos de IA para UX & Design > Conteúdos de IA para UX & Design > Primeiras aulas do curso Inteligência Artificial e UX: otimize a construção de um produto digital

Inteligência Artificial e UX: otimize a construção de um produto digital

Iniciando a pesquisa com IA - Apresentação

Olá! Boas-vindas ao curso Otimize a construção de um produto digital utilizando Inteligência Artificial! Eu sou o instrutor Luiz Lima e vou te acompanhar neste curso.

#acessibilidade

Autodescrição: Luiz Lima é um homem moreno, com cabelos escuros longos e amarrados para trás, olhos também escuros e barba rala. No corpo, uma camiseta azul-clara. Ao fundo, uma parede lisa, sob iluminação roxa, e uma estante de livros com estatuetas e jogos de tabuleiro.

O que aprenderemos?

Neste curso, construiremos uma solução desde o início, utilizando a IA. Para isso, vamos entender como:

Cada processo será visto passo a passo, entendendo formas de inserir plataformas que utilizam Inteligência Artificial, além de identificar momentos nos quais não conseguiremos utilizá-las.

Para quem é este curso?

Este curso é voltado para pessoas que já conhecem o processo de UX, pois falaremos superficialmente sobre Personas e Pesquisas. Não nos aprofundaremos nestes assuntos porque o foco do curso é mostrar as formas com as quais a IA nos auxilia nisso.

Mesmo se você não possuir conhecimento prévio, será possível acompanhar o curso, entretanto, não conseguirá extrair 100% do proveito.

É importante acessar as atividades "Para saber mais" e entendê-las muito bem para aproveitar o máximo possível do material.

Vamos logo ao curso para entender como a Inteligência Artificial está auxiliando o processo de construção de produtos digitais atualmente, e como ela poderá auxiliar ainda mais daqui em diante.

Esperamos você lá!

Iniciando a pesquisa com IA - Visão geral

Começaremos utilizando a ferramenta Sharpen para que você construa uma proposta diferente da que será desenvolvida no curso. Disponibilizaremos um "Para saber mais" detalhando esse processo, logo após este vídeo de overview (visão geral).

Após a leitura desta atividade, iniciaremos um novo projeto utilizando o Notion e entendendo como suas ferramentas de IA nos auxiliam no dia a dia de trabalho nas etapas de documentação, organização e melhora da escrita do projeto.

Além disso, trabalharemos com a ferramenta de pesquisa utilizando IA. Desenvolveremos uma forma de criar perguntas e formulários por meio de prompts que agilizarão o processo de pesquisa e o entendimento do que precisamos entender sobre a pessoa usuária para gerar uma Persona.

Junto a esta ferramenta, levaremos a pesquisa ao Google Sheets, lidando com a validação dessas respostas de forma ágil e rápida, trazendo informações de qualidade por meio da Inteligência Artificial.

Em seguida, criaremos nosso sitemap (mapa do site) com ferramentas que nos auxiliarão a realizar esse processo de maneira mais rápida.

Por fim, trabalharemos com nosso protótipo.

Resumindo, trabalharemos com o processo de construção da nossa solução do início ao fim. Após isso, fecharemos a documentação, entregando à pessoa cliente e gerando nosso portfólio.

Esperamos que seja interessante. Agora, vamos partir para o projeto e para nossas definições. Até lá!

Iniciando a pesquisa com IA - Começando a documentação

Estamos preparados para iniciar o projeto. Antes de iniciar este vídeo, veja com calma o vídeo "Visão Geral" e a atividade "Para saber mais". Ali, organizamos todo o ambiente para começar a desenvolver.

É importante lembrar que a proposta abordada no curso pode ser diferente da que você desenvolverá. A ideia do curso é desenvolver o portfólio de maneira única e realizar novos desafios com o tempo. Por isso, construiremos trabalhos e projetos diferentes.

Nós vimos o Sharpen, onde definimos uma nova proposta de projeto. Vimos também a ferramenta de construção de uma logo com Inteligência Artificial que será utilizada no projeto abordado no curso.

Este projeto consiste em criar o design de um novo produto para um zoológico em Nova Iorque. Com a ajuda da IA, criamos uma logo para o nosso zoológico Nature's Wonderland.

Com isso alinhado, podemos iniciar a documentação e organizar o projeto no Notion. Disponibilizaremos no "Para saber mais" uma cópia do documento utilizado, onde veremos como documentar o projeto e o portfólio.

Trabalharemos com o Notion do Nature's Wonderland, onde temos tudo organizado, inclusive o processo de design realizado. A partir dela, começaremos a documentar.

Em seguida, trabalharemos no benchmark. Não explicaremos sobre este conceito no curso, portanto, caso não haja a compreensão do que ele significa, acesse o "Para saber mais sobre benchmark e IA", disponível nessa aula.

Quando trabalhamos com um portfólio, precisamos explicar esses processos para as pessoas leitoras, pois nem todas os conhecem. É aí que a Inteligência Artificial pode nos auxiliar bastante.

Podemos utilizá-la dentro do Notion. Ele já possui um vínculo para recolher textos de outros ambientes, evitando que tenhamos que realizar essa tarefa.

Para acionar o vínculo, acessaremos a linha abaixo do subtítulo "O Benchmark (usando deskresearch)" e pressionaremos a barra inclinada para a direita (/). Ela abrirá uma lista suspensa com opções de blocos, maneira com a qual o Notion organiza seus elementos.

Entre elas, temos a seção "Notion AI", criado especialmente para a inteligência artificial usada por ele como referência. Nela, temos as opções "Continue writing" para trabalhar com escrita contínua, "Summarize" para criar sumários e diversas outras aplicações de inteligência artificial.

Na opção "See more" (ver mais), podemos explorar uma lista suspensa com mais opções, as quais podemos aplicar em momentos diferentes da documentação para, por exemplo, tornar um texto mais curto com a opção "Make shorter" (faça mais curto) ou explicando determinado bloco de texto com a opção "Explain this" (explique isto).

Neste momento, trabalharemos com a opção "Ask AI to write" (pedir à IA que escreva). Vamos clicar nela, o que fará o Notion criar uma linha de prompt, na qual adicionaremos a seguinte definição:

Por favor explique de forma simples em um paragrafo o processo de benchmark

Precisamos criar uma explicação para as pessoas leitoras do portfólio. Após pressionarmos "Enter", o próprio Notion criará o vínculo e escreverá um parágrafo consistente.

O processo de benchmarking consiste em pesquisar e analisar como outras empresas ou produtos concorrentes estão lidando com problemas semelhantes aos que estamos enfrentando. Isso ajuda a encontrar referências e inspirações para aprimorar nossas soluções e a identificar oportunidades de melhorias em relação aos concorrentes.

O texto está interessante, portanto, clicaremos nele e selecionaremos a opção "Done" (feito).

Com esse auxílio de escrita, não precisamos pensar em uma explicação base e podemos nos focar em refinar o texto. Dessa forma, a pessoa que acessar seu portfólio terá facilidade em entender o conteúdo.

Vamos personalizar esse texto para refletir a realidade do nosso projeto. O resultado pode ser visto abaixo.

O processo de benchmarking consiste em pesquisar e analisar como outras empresas ou produtos concorrentes estão lidando com problemas semelhantes aos que estamos enfrentando. Isso me ajudou a encontrar referências e inspirações para aprimorar a solução para o NATURAL's WONDERLAND ZOO e a identificar oportunidades de melhorias em relação aos concorrentes.

A ideia de trabalhar na construção de textos juntamente ao Notion existe para facilitar e agilizar o processo de construção da documentação.

O próximo passo é inserir o benchmark. Como podemos fazer isso com a ajuda da IA?

Nós estamos trabalhando com um zoológico, ou seja, precisamos pesquisar zoológicos que estejam em alta ou muito visitados na região de Nova Iorque. Nós não temos essa informação, e se pesquisarmos no Google, ele retornará uma lista patrocinada de locais, e não necessariamente os mais visitados ou os melhores.

Por essa razão, podemos acessar a página do ChatGPT para dar a partida em nosso processo de pesquisa. Ele possui um direcionamento mais eficaz do que o Google.

Vamos acessar o seu prompt e digitar a seguinte pergunta:

Quais são os zoologicos mais visitados em NY

O ChatGPT trará uma resposta na qual podemos extrair as empresas e zoológicos a serem pesquisados para o benchmark.

Em Nova York, existem alguns zoológicos populares que atraem muitos visitantes. Aqui estão três dos zoológicos mais visitados em Nova York:

1 - Zoológico do Central Park: Localizado no coração do Central Park, o Zoológico do Central Park é um dos destinos mais populares da cidade. Abriga uma variedade de animais, incluindo leões, tigres, ursos polares, pinguins, gorilas e muitos outros. Além disso, o zoológico oferece programas educativos e experiências interativas para os visitantes.

2 - Zoológico do Bronx O Zoológico do Bronx é outro zoológico famoso em Nova York. É o maior zoológico metropolitano dos Estados Unidos e possui uma ampla gama de espécies. Os visitantes podem ver animais como tigres, leões, girafas, elefantes, gorilas, zebras, entre outros. O zoológico também abriga o Butterfly Garden, um jardim de borboletas, e oferece programas educacionais para crianças e adultos.

3 - Zoológico do Queens: O Zoológico do Queens, oficialmente conhecido como Zoológico de Prospect Park, é outro destino popular em Nova York. Localizado no bairro do Queens, possui uma variedade de animais, incluindo leões, tigres, ursos, flamingos, suricatas, lontras, entre outros. O zoológico também oferece atividades interativas, como alimentar girafas e aves, e possui um carrossel vintage para entretenimento adicional.

É importante ressaltar que as informações podem mudar com o tempo, por isso é sempre bom verificar os horários de funcionamento e a disponibilidade de cada zoológico antes de planejar sua visita.

Para a pesquisa propriamente dita, faremos o processo mais comum: acessaremos o site de cada um dos ambientes escolhidos, pesquisar o processo para trazer resultados valiosos e documentar isso no Notion.

Podemos notar que a Inteligência Artificial pode nos ajudar em ambientes distintos e agilizar o processo de pesquisa. Na documentação, ela nos auxilia a criar textos coesos e claros. Já na etapa de pesquisa, ela nos direciona para empresas que podemos pesquisar dentro do benchmark.

Iremos para o processo padrão de desk research, onde acessaremos os sites, buscaremos o que é vantajoso ou não, e documentaremos estes dados em uma tabela.

No próximo vídeo, construiremos uma tabela no Notion de forma ágil, com o auxílio da IA, porém, neste momento, focaremos em identificar o que precisamos dentro do ambiente e da ideia de um zoológico.

Faça isso com a sua proposta! Identifique quais empresas e referências devem ser seguidas com base no prompt que você coletou no video de visões gerais ou na atividade "Para saber mais".

Até o próximo vídeo!

Sobre o curso Inteligência Artificial e UX: otimize a construção de um produto digital

O curso Inteligência Artificial e UX: otimize a construção de um produto digital possui 94 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para UX & Design em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda IA para UX & Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri powered by ChatGPT

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas