Storytelling: técnicas para uma comunicação eficaz e envolvente

Storytelling: técnicas para uma comunicação eficaz e envolvente
Jennifer Koppe
Jennifer Koppe

Compartilhe

Contar boas histórias pode ser a chave do sucesso para a divulgação do seu negócio ou para o seu desempenho como profissional. Saiba mais sobre essa estratégia que nos acompanha desde os primórdios da civilização

imagem de um homem palestrando em cima de um palco e olhando para a plateia

Storytelling é uma palavra do inglês que literalmente significa "contar histórias". Pode-se dizer que seja a mais antigas das artes, pois desde os primórdios aprendemos a contar e a compartilhar as nossas experiências. Seja em torno de uma fogueira há milhares de anos, sentados à mesa ou em uma apresentação para um grande público, contar histórias sempre fez parte de quem somos.

imagem de sete pessoas em volta de uma fogueira a noite
Contar histórias faz parte de quem somos desde os primórdios. (Fonte: Unsplash)

O storytelling, que parece tão natural e inato a muitas pessoas, pode ser aprendida mesmo por aqueles que acreditam “não ter o dom”. Atualmente, tornou-se método, podendo ser aplicado em praticamente todas as áreas de expressão que conhecemos hoje.

Dominar essas técnicas e desenvolver a habilidade de contar boas histórias é chave para uma trajetória profissional e também pessoal (por quê não?) bem-sucedida. Boas histórias emocionam, geram conexões, fazem refletir e transmitem a sua mensagem de uma maneira muito mais eficaz. Por isso, o storytelling é tão usado na comunicação de marcas e na venda de produtos.

Elementos do storytelling

imagem de uma mulher escrevendo num caderno em cima da mesa
As técnicas de storytelling podem ser aplicadas a várias áreas de expressão. Suas técnicas são amplamente usadas em textos de publicidade e apresentações. (Fonte: Unsplash)

Para que uma boa história seja construída, é importante que ela tenha estes quatro elementos:

A mensagem

É basicamente o conteúdo que você vai transmitir. Uma descoberta interessante, uma lição de vida, uma história de superação, etc. Pode ser que a mensagem seja singela, mas mais importante do que ela em si é a maneira como vai contá-la.

O ambiente

A sua história precisa acontecer em algum lugar. Uma boa descrição do ambiente faz toda a diferença. Os detalhes têm a capacidade de transportar o seu espectador e inseri-lo no contexto que você está apresentando.

A personagem

Pode ter mais de um, claro. Mas a personagem principal é aquela que se conectará com o público verdadeiramente. Pode ser você, um amigo, aqueles que consomem o seu produto ou alguém que precise dele, mas ainda não sabe.

O conflito

Se não há um desafio a ser enfrentado, a personagem perde força, e a sua narrativa, também. Portanto, é importante que o conflito seja complexo e ensine a personagem alguma lição de vida. Superar o desafio deve ser uma experiência transformadora.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Estrutura de uma boa história

Aprendemos nas aulas de redação da escola que um texto precisa ter começo, meio e fim. Essa regrinha de ouro continua sendo fundamental ao usar as técnicas de storytelling em um texto persuasivo ou em uma apresentação oral.

Lembre-se sempre de apresentar a sua mensagem, as personagens e o ambiente. Depois, desenvolva essa mensagem, crie o conflito que deverá ser enfrentado e, por fim, conclua a sua história com a lição de vida que foi aprendida depois da superação do obstáculo apresentado.

Se parece difícil, existem modelos que podem ser seguidos passo a passo para facilitar a construção de uma boa narrativa. Um deles é a estrutura da Jornada do Herói, criada em 1949 pelo antropólogo Joseph Campbell. Outro modelo bastante conhecido é o do estúdio de animação Pixar, responsável por filmes como Procurando Nemo e Toy Story.

Para criar textos irresistíveis ou apresentações memoráveis, você pode estudar a fundo essas e outras técnicas de storytelling com os cursos online da Alura. Aprenda sobre conteúdo, design de apresentações e oratória. São dezenas de cursos disponíveis na plataforma para ajudar você a criar as melhores histórias para o seu negócio.

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão