SEO: Ferramentas gratuitas para seu site rankear melhor

SEO: Ferramentas gratuitas para seu site rankear melhor
Giulia Losnak
Giulia Losnak

Compartilhe

Quando criamos uma marca ou um negócio nos dias atuais é fundamental marcar presença na internet, através de um site, blog e das redes sociais.

Todas as palavras utilizadas nos sites e redes sociais precisam ter forte ligação com a marca ou empresa, para que a página seja encontrada e vista pelo maior número de pessoas possíveis.

Mas, como é feita a escolha dos sites que aparecem nas primeiras posições para cada palavra?

Para chegar nesse resultado, o site deve ser bem rankeado nas ferramentas de pesquisa. Mas, existe alguma forma de controlarmos isso?

Definindo as palavras-chave do site

Precisamos pensar nas palavras que estão em todo o site, porém, não como vendedor, e sim como cliente: Quais palavras as pessoas pesquisarão quando pensarem neste tema? Estas são as chamadas palavras-chave, uma das melhores formas que os mecanismos de busca tem para avaliar se o conteúdo do site condiz com o que o usuário busca.

Por conta disso, procurei algumas ferramentas que permitem procurar as palavras que definem as páginas do site, descobrir a popularidade, o quanto as pessoas as procuram e, além disso, encontrar outras palavras que podem ser utilizadas no site relacionadas àquelas.

As palavras escolhidas - e que seriam conferidas nessas plataformas - devem ter relação com a marca ou produto.

A primeira ferramenta que utilizei foi o Google Trends.

Banner da Escola de Inovação e Gestão: Matricula-se na escola de Inovação e Gestão. Junte-se a uma comunidade de mais de 500 mil estudantes. Na Alura você tem acesso a todos os cursos em uma única assinatura; tem novos lançamentos a cada semana; desafios práticos. Clique e saiba mais! gif google trends

Esta ferramenta do Google mostra o quanto uma palavra ou sentença foi pesquisada no Google em um período de tempo. Na pesquisa é possível filtrar os dados por local, por quantidade de busca do mundo todo ou de países específicos, além do período. No exemplo acima, pesquisei os dados de pesquisa dos últimos doze meses no Brasil.

Desta forma, podemos avaliar o interesse das pessoas nas palavras-chave.

Ela mostra as cidades ou regiões daquele país definido que mais pesquisam aquele termo, para saber onde as pessoas mais se interessam. Também apresenta assuntos e consultas relacionadas a ele, para entender o que mais as pessoas procuram além do termo em si.

Outra funcionalidade legal é que o Trends permite comparar as pesquisas de duas palavras para saber qual é mais pesquisada e, também, qual delas teve o maior crescimento no número de pesquisas. Assim, além de vermos a quantidade de pesquisa, pudemos comparar quais das palavras eram mais procuradas e deveriam ter um foco maior no site.

Ubersuggest

gif ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta que permite buscar uma palavra-chave e apresenta uma visão geral que mostra:

  • O número de buscas por aquela palavra em um mês;
  • O nível de competição na busca orgânica;
  • O nível de competição na busca paga;
  • Custo por clique, caso pague um anúncio;
  • O nível de dificuldade de rankear o seu site com ela;
  • A porcentagem de chance de com aquela palavra o seu site atingir os 20 primeiros resultados do Google.

Também apresenta palavras relacionadas e oferece sugestões de conteúdos que poderiam ser escritos com elas, para sabermos que outras palavras podemos usar e quais conteúdos podem ser criados a partir deste tema. Assim, tivemos ideia do sucesso que o site pode ter na pesquisa do Google, de acordo com a quantidade de pesquisas e competição na busca orgânica. Além de já termos uma ideia do nível de dificuldade para rankear o site e, inclusive, ideias de conteúdos tanto para um possível blog no site ou até mesmo para as redes sociais e vídeos. Depois de tudo isso, você pode estar se perguntando se as palavras-chaves realmente iriam ajudar no rankeamento do Google. Como o Google analisa os sites e os coloca nos resultados da busca?

SEO

A resposta é que ele faz isso por meio do SEO, que é a sigla para a frase em inglês Search Engine Optimization, que significa Otimização Para Mecanismos de Busca, que define um conjunto de técnicas e boas práticas para que os sites, blogs e páginas sejam identificados pelas ferramentas de busca e mostrem sua importância para elas, assim, aparecendo cada vez mais no topo. As palavras-chaves são muito importantes pois são elas que as pessoas irão buscar e encontrar, nos resultados, o site. E depois, como faremos para saber se realmente está funcionando e o Google está nos avaliando e nos colocando em alguma posição nos resultados da busca?

Analisando a performance do SEO

Utilizando ferramentas como as que nos ajudaram a ver palavras parecidas com as palavras-chaves e montar conteúdo para todo o site! E qual poderíamos usar sem fazer um cadastro?

Woorank

Esta ferramenta também apresenta um relatório completo e detalhado sobre a situação do SEO do site. Porém, em cada seção a análise é indicada pela cor:

  • Verde - está certo;
  • Vermelho - contém erros;
  • Cinza - é uma seção informativa.

Outra diferença é que aqui ao invés de analisar questões mais de conteúdo, eles analisam as questões das noções básicas de SEO.

Então, o relatório apresenta informações a respeito da tag de título do site, de descrição meta, dos headings, ou títulos dos textos do site, as palavras-chave, os atributos alt das imagens, que as descrevem e a quantidade de páginas encontradas.

Além de links que ancoram para alguma parte da página, se há links quebrados, redirecionamento de endereço secundário, sitemap, se usa undercores (underline ou _) e como está o domínio, quando ele foi criado e quando irá vencer.

Também apresenta dados sobre como o site abre em dispositivos móveis, como ele é visto nos dispositivos, se está preparado para touchscreen, os plugins presentes, tamanho da fonte, como o conteúdo se encaixa na visualização aberta no celular, frameworks de dispositivos móveis, entre outros.

Indica também questões sobre a utilização do site, como a URL, página de erro 404 personalizada, cache, idioma, domínios, além das tecnologias utilizadas no site - entre elas a de análise, como Analytics -, backlinks que levam ao site e as redes sociais que estão conectadas ao domínio - e se estão corretas ou não.

Por fim, o site apresenta a possibilidade de você aceitar um plano de marketing para melhorar seu site e SEO de alguns profissionais cadastrados, além de pagar um plano e ter uma análise mais completa.

Ubersuggest

A Ubersuggest já usada para conferir as palavras-chave também serve para avaliar o SEO do site. Depois de usarmos a Woorank para avaliar o SEO do nosso site, decidimos confirmar novamente nesta ferramenta, que apresenta uma visão geral do resultado que mostra:

  • Palavras-chave orgânicas, que é a quantidade de palavras-chave daquele site que aparecem em busca orgânica;
  • Tráfego orgânico mensal, que é a estimativa total de tráfego mensal que o site recebe por meio das palavras-chave;
  • Domain Score, que é a força geral do site em relação ao seu posicionamento no google. Quanto maior o valor, mais próximo das primeiras posições ele estará;
  • Backlinks, que apresenta a quantidade de links de outros sites que levam àquele;
  • Tráfego orgânico mensal em um gráfico com a quantidade de visitas naquele mês;
  • Ranking de palavras-chave, que indica quantas palavras-chave do site estão em determinadas posições do google, que são 1-3, 4-10, 11-50, 51-100;
  • Principais páginas na busca orgânica, que são quais páginas que mais aparecem nos resultados das pesquisas;
  • Principais palavras-chave que apresentam como resultado as páginas do site;
  • Além disso, também há uma página com mais informações das principais páginas que aparecem nos resultados, e outra das principais palavras-chave.
  • Por fim, a ferramenta mostra um estudo mais detalhado, que possui uma análise detalhada do SEO, dando uma pontuação para o SEO total do site, além de apresentar uma verificação de saúde, que indica quais páginas do site estão saudáveis, quebradas, têm problemas, bloqueadas e têm redirecionamento.

Também apresenta os erros críticos de SEO, advertências para melhoria, recomendações, como também uma análise para a velocidade de carregamento do site e os principais problemas de SEO. E na aba de backlinks ele mostra todos os links de outros sites que levam àquele.

Começando e analisando o SEO

Depois de avaliar todas as informações, percebemos que devemos sempre analisar o SEO para buscarmos uma melhor posição nos resultados de pesquisa do Google. Porque, desta forma, mais pessoas podem encontrar de maneira orgânica o site e não precisaremos pagar muito para propaganda.

E que este trabalho de ver como podemos rankear bem no Google começa antes mesmo da criação do site, lá com a definição das palavras e textos que o irão compor e, enquanto o fazer, todas as tags e práticas que melhoram a qualidade do SEO.

Estas análises feitas por ferramentas como essas ajudam em todo o processo e em, inclusive, a melhorar cada vez mais o SEO do site e, assim, a posição do site no Google.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre as boas práticas de SEO e técnicas de como melhorar o SEO do seu site, faça a Formação de SEO da Alura que ensina técnicas, além de como analisar as métricas do site.

Giulia Losnak
Giulia Losnak

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão