Rebranding: adaptando sua marca às mudanças

O que é rebranding?
Em tradução rápida, rebranding significa reformulamento. Em marketing, chamamos de rebranding as ações que tem o objetivo de reposicionar uma marca tanto no mercado quanto na mente dos(as) consumidores(as).
Muitas pessoas associam o rebranding somente à reformulação do logo ou da identidade visual de uma marca. Neste artigo, vamos entender porque a palavra define uma transformação ainda mais profunda e necessária.
Por que o rebranding é importante?
Muitas marcas apostam nesta estratégia para que sua missão, visão e valores estejam alinhadas à mensagem passada pela marca para quem consome. O rebranding também pode ser usado para mudar o público-alvo da marca quando esta lança novos produtos ou funcionalidades e deseja expandir a audiência.
Como fazer o rebranding na sua empresa?
É muito importante entender que o rebranding exige planejamento, e que é necessário reconhecer problemas para aplicar melhorias. Por isso, aceitar feedbacks, tanto internos quanto externos é imprescindível nesta etapa. Mas não limite esta pesquisa apenas em seu negócio: analise a situação das outras empresas do ramo, isso poderá te ajudar a identificar as brechas que sua empresa pode fechar.
Depois de pesquisar e analisar, alguns pontos são muito importantes e devem ser considerados para iniciar o processo de rebranding:
- Tenha ao seu lado profissionais qualificados(as): entender as necessidades dos(as) clientes não é uma tarefa fácil, por isso, é importante se alinhar à profissionais durante todo o processo de análise, planejamento e execução do rebranding. Este olhar profissional vai ajudar sua empresa a alcançar resultados ainda maiores com as mudanças;
- Trabalhe a identidade visual: todas as mudanças devem estar alinhadas às cores, ao logo e aos demais elementos que compõem a identidade visual da empresa. Mas aqui vale um ponto de atenção! Cuidado para não descaracterizar a marca;
- A marca ou empresa precisa agregar valor: os(as) consumidores(as) estão cada vez mais exigentes em relação ao valor que a marca agrega. Por isso, de nada adianta ter apenas uma marca bonita se ela não representa os valores dos(as) clientes;
- Crie expectativa nas pessoas: o rebranding precisa ser notado pelas pessoas que consomem seus produtos e serviços. Desta forma, vale apostar em posts nas redes sociais e e-mails para avisar que há novidades chegando;
- Dê sentido às mudanças: assim como apresentamos no case da Caelum, onde os dois pontos da marca representam a continuidade no aprendizado, é necessário que todos os elementos que compõem o rebranding da sua marca tenham sentido e reflitam, de alguma forma, os valores da marca para as pessoas.
Caelum: um case de sucesso
A Caelum, uma das empresas do Grupo Caelum Alura, existe há 16 anos e acredita que a tecnologia pode transformar o mundo.
Em janeiro de 2020, lançamos o rebranding da nova marca da Caelum, com uma nova identidade visual e um novo modo de se comunicar com os alunos e alunas.
Citamos neste artigo que o rebranding é um processo e que envolve estratégia em todas as mudanças. No caso da Caelum, as dois pontos (muito utilizados nos códigos de programação) depois do nome da marca representam a continuidade no processo de aprendizado, novas ideias, conhecimento e evolução, sem colocar pontos finais.
Além do logo, as mudanças foram feitas e são notáveis no site, nas redes sociais, e no tom de voz da marca:
Mesmo sendo uma marca consolidada e com 16 anos no mercado, a Caelum tem em sua visão que nada é bom o suficiente que não possa ser melhorado. Pensando nisso e após uma análise com profissionais da área, identificamos que pessoas que não eram da área da tecnologia não conheciam a empresa.
Surgiu, então, o desejo de reformular a marca, tornando-a conhecida por todas e todos, independente da área de estudo e/ou formação e adaptá-la às mudanças de mercado e de nossos alunos e alunas, que receberam as mudanças de forma muito positiva e embarcaram na ideia de continuar liderando transformações através da tecnologia.
Outra característica que buscamos durante o processo de rebranding foi transmitir qualidade para as pessoas, com um visual mais moderno nas comunicações. Além disso, queríamos passar a qualidade dos cursos para as pessoas.
Ao publicarmos sobre o rebranding nas redes sociais da marca, deixamos claro que a qualidade dos cursos, dos materiais e das aulas permaneceria a mesma. Esta é uma dica importante: deixe claro para seus/suas clientes que a essência, profissionalismo e entrega da marca não mudaram.
Adeque estes conceitos à sua marca
Vimos, então, que o rebranding é um conjunto de técnicas e estratégias que buscam reposicionar a imagem da empresa na mente das pessoas e que esta necessidade pode ser enxergada por avaliações internas ou externas.
Sabemos também que o rebranding ajuda a construir uma relação positiva com quem consome e, desta forma, contribui para a fidelização destes(as) clientes.
Gostou deste artigo e quer saber mais? Os cursos de branding e de marketing digital podem te ajudar a ingressar neste mundo de estratégias para consolidar uma marca no mercado ou reformulá-la de acordo com as necessidades dos(as) clientes.