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Diferença entre UX Writing, Copywriting e Content Writing

Gabriela de Lima Silva
Gabriela de Lima Silva

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Duas pessoas em frente de um notebook em ambiente de trabalho. Uma delas apontando para a tela do notebook. Na mesa, papéis e canetas espalhados.

UX Writing, Copywriting e Content Writing: tudo é sobre texto, mas cada uma dessas áreas têm finalidades distintas. Você sabe a diferença entre elas?

Neste artigo, vamos conversar sobre:

  • O que é UX Writing;
  • O que é Copywriting;
  • O que é Content Writing;
  • Qual a diferença entre essas áreas e como elas podem trabalhar juntas para gerar uma boa experiência para os usuários.

Contextualizando

Com o crescimento da internet e de usuários no mundo inteiro, percebeu-se uma necessidade urgente de melhorar ainda mais a comunicação entre computadores e pessoas. Até mesmo a forma de consumo na sociedade mudou!

Antigamente, quando uma pessoa sentia a necessidade de comprar algo, ela procurava o lugar mais próximo que conhecia. Hoje em dia isso é muito diferente, pois a internet trouxe para as pessoas a possibilidade de ter contato com muitas informações de forma rápida. Então, se alguém sentir a necessidade de comprar um produto, essa pessoa pode pesquisar e a internet irá oferecer infinitas opções em questão de segundos. Por conta disso, a necessidade de haver conteúdo de qualidade na web aumentou muito!

Ao pesquisarmos algo, podemos encontrar vídeos, imagens, e até podcasts sobre o assunto que queremos saber. Mas existe um tipo de conteúdo que continua sendo o mais popular e extremamente importante para a web: a informação escrita. Parece algo simples, mas textos bem produzidos podem atrair usuários e gerar conexões entre pessoas e empresas! Vamos descobrir quais áreas contribuem para que isso aconteça?

O que é UX Writing?

Ilustração de uma mulher ao lado de uma tela de computador, um tablet e um celular.

Imagine a seguinte situação: você entrou em um site e se interessou por um item, porém não deseja comprá-lo agora. Ao observar a tela, você encontra um botão com o ícone de carrinho de compras e ao lado escrito “continuar”. O ícone em si representa apenas a ação de guardar um item para comprá-lo mais tarde, não é conectado diretamente com a área de pagamento. Mesmo sabendo disso, você se sentiria seguro(a) em utilizar um botão onde o ícone passa uma ideia e a descrição mostra uma informação vaga?

Mas, e se mudássemos a descrição do botão para que te informasse exatamente o que aconteceria ao clicar nele? Isso te daria muito mais confiança, não é mesmo?

Imagem ilustrando o botão incorreto com a descrição “continuar” e o botão correto com a descrição “adicionar ao carrinho”.

Todo esse processo de reflexão sobre o texto que irá guiar suas ações em um site ou aplicativo é a especialidade da UX Writing!

A UX Writing ou Escrita de Experiência do Usuário, em tradução livre, é a área responsável por cuidar de todo o texto que irá guiar o usuário para que execute ações de maneira correta dentro de sites, aplicativos, jogos ou qualquer outro produto digital. Podemos observar isso em botões, notificações e até mesmo quando encontramos o famoso “erro 404 - página não encontrada”. Esse profissional irá cuidar de toda escrita para que o usuário seja bem orientado, guiado e não se sinta frustrado ao utilizar algum produto.

O que é Copywriting?

Um homem virado para uma tela e nessa tela temos dois balões de conversa.

Você já passou por uma situação em que leu uma frase maravilhosa sobre um produto e sentiu vontade de comprá-lo? Ou teve contato com slogans (palavra ou frase de fácil memorização que representa o posicionamento de uma empresa) que ficaram na sua cabeça por muito tempo?

A pessoa responsável pela criação desses textos é o profissional em Copywriting!

A palavra “Copy”, dentre muitas traduções do inglês para o português, significa “texto utilizado para vender”. Copywriting é a área especializada em produzir textos que estimulam o usuário a consumir, comprar ou fazer alguma ação como divulgar, compartilhar e interagir com a marca. Os tipos de textos utilizados podem ser e-mails, posts em blogs, slogans ou qualquer produção escrita com o objetivo de vender.

Um exemplo bem legal de copy que muitos conhecem e que mostra a força da copywriting, é o slogan de uma das maiores empresas de bebidas gaseificadas do mundo. Quem nunca ouviu a frase “abra a felicidade”? Exatamente: esse é o slogan da Coca-Cola!

Uma foto mostrando as mãos de uma pessoa abrindo uma garrafa de Coca-Cola.

O que é Content Writing?

Ilustração de uma mulher organizando alguns papéis em um quadro.

Já precisou alguma vez parar e pesquisar sobre algum assunto de forma mais profunda e encontrou um texto que falasse exatamente do assunto que você queria?

Esses textos informativos são a especialidade do profissional em Content Writing!

Content Writing é a área responsável pelo planejamento, pesquisa e produção de conteúdos escritos. O foco principal desse profissional é ensinar ou informar algo por meio do texto que o usuário está lendo, ou seja, ele organiza o conteúdo em textos com escrita simples, objetiva e de fácil compreensão. Essa área é mais importante do que imaginamos: é por meio de textos informativos que muitas pessoas criam vínculos com empresas, pois ganham confiança e compreendem que, se precisarem de ajuda, podem contar com os serviços oferecidos por esses lugares.

Imagine a seguinte situação: você precisa de uma receita e acaba encontrando-a no site de uma empresa que vende leite condensado. Se a receita pedir uma lata desse mesmo produto, inconscientemente, você se sente mais atraído(a) em comprar dessa marca do que das outras. Temos aí o trabalho de um Content Writer dando frutos!

Conclusão: qual é a diferença entre essas três áreas?

A UX Writing, a Copywriting e a Content Writing possuem uma característica forte que é o foco na escrita para o usuário, porém o uso dos textos para cada especialidade tem finalidades diferentes:

  • A UX Writing usa o texto para guiar o usuário e garantir que ele conclua com sucesso suas ações. Exemplo: descrições em botões indicando os próximos passos.
  • A Copywriting utiliza o texto para promover e vender produtos. Exemplo: slogans chamativos que “grudam” na cabeça do consumidor.
  • E a Content Writing tem como objetivo utilizar a escrita para informar e educar o usuário. Exemplo: posts em blogs de culinária.

Apesar dessas diferenças, todas podem ser usadas em conjunto para garantir uma boa experiência para o usuário. Por exemplo: enquanto a Copywriting atrai o usuário, a UX Writing o guia e garante que consiga utilizar o serviço com sucesso, e a Content Writing utiliza conteúdos que agregam na vida do usuário para que ele mantenha uma conexão com a empresa mesmo após a conclusão da experiência.

Existem várias formas de você poder utilizar essas áreas para agregar valor à experiência do seu usuário e também para que ele se conecte com sua marca!

Curtiu a conversa? Aqui na Alura temos muitos outros conteúdos que podem te ajudar a mergulhar ainda mais no mundo da UX! Confira algumas indicações e saiba por onde você pode começar: Formação de UX Design, Formação de Desenvolvimento de Carreira em UX e Formação de Marketing Digital. Bora mergulhar em tecnologia?

Até mais!

Gabriela de Lima Silva
Gabriela de Lima Silva

Olá, eu sou a Gabi Lima! Sou estudante de Design Gráfico. Amo ter contato com pessoas e entender seus sonhos e receios. Também sempre amei estudar, tanto que comecei a dar aulas de inglês aos 17 anos! Hoje em dia sou estagiária em UX na Alura!

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