Diferença entre UX Writing, Copywriting e Content Writing
![Diferença entre UX Writing, Copywriting e Content Writing](assets/diferenca-ux-writing-copywriting-content-writing/diferenca-ux-writing-copywriting-content-writing.jpg)
UX Writing, Copywriting e Content Writing: tudo é sobre texto, mas cada uma dessas áreas têm finalidades distintas. Você sabe a diferença entre elas?
Neste artigo, vamos conversar sobre:
- O que é UX Writing;
- O que é Copywriting;
- O que é Content Writing;
- Qual a diferença entre essas áreas e como elas podem trabalhar juntas para gerar uma boa experiência para os usuários.
Contextualizando
Com o crescimento da internet e de usuários no mundo inteiro, percebeu-se uma necessidade urgente de melhorar ainda mais a comunicação entre computadores e pessoas. Até mesmo a forma de consumo na sociedade mudou!
Antigamente, quando uma pessoa sentia a necessidade de comprar algo, ela procurava o lugar mais próximo que conhecia. Hoje em dia isso é muito diferente, pois a internet trouxe para as pessoas a possibilidade de ter contato com muitas informações de forma rápida. Então, se alguém sentir a necessidade de comprar um produto, essa pessoa pode pesquisar e a internet irá oferecer infinitas opções em questão de segundos. Por conta disso, a necessidade de haver conteúdo de qualidade na web aumentou muito!
Ao pesquisarmos algo, podemos encontrar vídeos, imagens, e até podcasts sobre o assunto que queremos saber. Mas existe um tipo de conteúdo que continua sendo o mais popular e extremamente importante para a web: a informação escrita. Parece algo simples, mas textos bem produzidos podem atrair usuários e gerar conexões entre pessoas e empresas! Vamos descobrir quais áreas contribuem para que isso aconteça?
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O que é UX Writing?
![Ilustração de uma mulher ao lado de uma tela de computador, um tablet e um celular.](assets/diferenca-ux-writing-copywriting-content-writing/imagem1.png)
Imagine a seguinte situação: você entrou em um site e se interessou por um item, porém não deseja comprá-lo agora. Ao observar a tela, você encontra um botão com o ícone de carrinho de compras e ao lado escrito “continuar”. O ícone em si representa apenas a ação de guardar um item para comprá-lo mais tarde, não é conectado diretamente com a área de pagamento. Mesmo sabendo disso, você se sentiria seguro(a) em utilizar um botão onde o ícone passa uma ideia e a descrição mostra uma informação vaga?
Mas, e se mudássemos a descrição do botão para que te informasse exatamente o que aconteceria ao clicar nele? Isso te daria muito mais confiança, não é mesmo?
![Imagem ilustrando o botão incorreto com a descrição “continuar” e o botão correto com a descrição “adicionar ao carrinho”.](assets/diferenca-ux-writing-copywriting-content-writing/imagem2.jpg)
Todo esse processo de reflexão sobre o texto que irá guiar suas ações em um site ou aplicativo é a especialidade da UX Writing!
A UX Writing ou Escrita de Experiência do Usuário, em tradução livre, é a área responsável por cuidar de todo o texto que irá guiar o usuário para que execute ações de maneira correta dentro de sites, aplicativos, jogos ou qualquer outro produto digital. Podemos observar isso em botões, notificações e até mesmo quando encontramos o famoso “erro 404 - página não encontrada”. Esse profissional irá cuidar de toda escrita para que o usuário seja bem orientado, guiado e não se sinta frustrado ao utilizar algum produto.
O que é Copywriting?
![Um homem virado para uma tela e nessa tela temos dois balões de conversa.](assets/diferenca-ux-writing-copywriting-content-writing/imagem3.png)
Você já passou por uma situação em que leu uma frase maravilhosa sobre um produto e sentiu vontade de comprá-lo? Ou teve contato com slogans (palavra ou frase de fácil memorização que representa o posicionamento de uma empresa) que ficaram na sua cabeça por muito tempo?
A pessoa responsável pela criação desses textos é o profissional em Copywriting!
A palavra “Copy”, dentre muitas traduções do inglês para o português, significa “texto utilizado para vender”. Copywriting é a área especializada em produzir textos que estimulam o usuário a consumir, comprar ou fazer alguma ação como divulgar, compartilhar e interagir com a marca. Os tipos de textos utilizados podem ser e-mails, posts em blogs, slogans ou qualquer produção escrita com o objetivo de vender.
Um exemplo bem legal de copy que muitos conhecem e que mostra a força da copywriting, é o slogan de uma das maiores empresas de bebidas gaseificadas do mundo. Quem nunca ouviu a frase “abra a felicidade”? Exatamente: esse é o slogan da Coca-Cola!
![Uma foto mostrando as mãos de uma pessoa abrindo uma garrafa de Coca-Cola.](assets/diferenca-ux-writing-copywriting-content-writing/imagem4.jpg)
O que é Content Writing?
![Ilustração de uma mulher organizando alguns papéis em um quadro.](assets/diferenca-ux-writing-copywriting-content-writing/imagem5.png)
Já precisou alguma vez parar e pesquisar sobre algum assunto de forma mais profunda e encontrou um texto que falasse exatamente do assunto que você queria?
Esses textos informativos são a especialidade do profissional em Content Writing!
Content Writing é a área responsável pelo planejamento, pesquisa e produção de conteúdos escritos. O foco principal desse profissional é ensinar ou informar algo por meio do texto que o usuário está lendo, ou seja, ele organiza o conteúdo em textos com escrita simples, objetiva e de fácil compreensão. Essa área é mais importante do que imaginamos: é por meio de textos informativos que muitas pessoas criam vínculos com empresas, pois ganham confiança e compreendem que, se precisarem de ajuda, podem contar com os serviços oferecidos por esses lugares.
Imagine a seguinte situação: você precisa de uma receita e acaba encontrando-a no site de uma empresa que vende leite condensado. Se a receita pedir uma lata desse mesmo produto, inconscientemente, você se sente mais atraído(a) em comprar dessa marca do que das outras. Temos aí o trabalho de um Content Writer dando frutos!
Conclusão: qual é a diferença entre essas três áreas?
A UX Writing, a Copywriting e a Content Writing possuem uma característica forte que é o foco na escrita para o usuário, porém o uso dos textos para cada especialidade tem finalidades diferentes:
- A UX Writing usa o texto para guiar o usuário e garantir que ele conclua com sucesso suas ações. Exemplo: descrições em botões indicando os próximos passos.
- A Copywriting utiliza o texto para promover e vender produtos. Exemplo: slogans chamativos que “grudam” na cabeça do consumidor.
- E a Content Writing tem como objetivo utilizar a escrita para informar e educar o usuário. Exemplo: posts em blogs de culinária.
Apesar dessas diferenças, todas podem ser usadas em conjunto para garantir uma boa experiência para o usuário. Por exemplo: enquanto a Copywriting atrai o usuário, a UX Writing o guia e garante que consiga utilizar o serviço com sucesso, e a Content Writing utiliza conteúdos que agregam na vida do usuário para que ele mantenha uma conexão com a empresa mesmo após a conclusão da experiência.
Existem várias formas de você poder utilizar essas áreas para agregar valor à experiência do seu usuário e também para que ele se conecte com sua marca!
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Até mais!