Como utilizar o terminal integrado do Visual Studio Code

Como utilizar o terminal integrado do Visual Studio Code
Camila Pessôa
Camila Pessôa

Compartilhe

Introdução

Já imaginou trabalhar com Git bash, PowerShell, zhs ou cmd na mesma tela e no mesmo ambiente do seu editor de código? Não? O terminal integrado do Visual Studio Code, o VS Code, possibilita executar diferentes terminais e neste artigo vamos abordar os primeiros passos para consumir essa excelente ferramenta do editor da Microsoft. Vamos lá?

Terminal integrado do Visual Studio Code, o que é?

Para começo de conversa, é interessante saber que o editor de código Visual Studio Code possui internamente uma série de recursos, um deles é o terminal integrado. Essa ferramenta é muito prática e também muito conveniente, pois podemos instalar pacotes com npm (Node Package Manager ou em tradução livre, o Gerenciador de Pacotes do Node), versionar o código, subir servidores, criar ou navegar entre diretórios, como em qualquer outro shell. Além disso, fornece e suporta funcionalidades como detecção de links e erros, tudo isso na mesma janela do seu editor de códigos.

Como abrir o terminal integrado?

Há várias formas de abrir o terminal integrado do Visual Studio Code, podemos fazer via interface gráfica ou por atalhos. Vamos conferir algumas?

  • Atalho no seu teclado:

    Pressione as teclas Ctrl + ’

  • Menu do VS Code:

    Selecione “Ver” > “Terminal”.

    Em inglês: View > Terminal menu command.

  • Menu do VS Code:

    Selecione “Terminal” > “Novo Terminal”.

    Em inglês: Terminal > New Terminal.

Algo bem interessante é que a janela do terminal integrado é iniciada na raiz do seu projeto, ou seja, você não precisa procurar o diretório. Olha só na imagem a seguir como se apresenta a interface do terminal PowerShell diretamente no VS code:

A animação mostra o editor de código VS Code, em fundo preto, e o cursor clicando em “ver” > “Terminal”. Após o clique na aba, o Terminal integrado abre e são digitadas nele as linhas de código “echo “Hello World”” que retornam um “Hello World”.

Shells no Terminal integrado do Visual Studio Code

A imagem mostra o editor de código VS Code, em fundo preto, e o terminal integrado aberto. O terminal tem um formato de um retângulo e está destacado em linha rosa. Ao seu lado direito há uma seção que mostra outras opções de terminais respectivamente: “debug terminal, JavaScript Debug Terminal, powershell, bash, cmd” e uma caixa rosa demarcando seu espaço em torno das opções.

Uma das maiores utilidades do terminal integrado é a possibilidade de controlar os shells que estão instalados na sua máquina como o Prompt, zsh, ou mesmo os terminais PowerShell e bash, que se apresentam de forma padrão nos sistemas operacionais.

Para abrir um novo terminal também há mais de uma opção:

  • Por atalho:

    Para abrir um Novo terminal clique Ctrl + Shift +

  • Pela interface gráfica:

    Clique no botão em formato de cruz “+” que está posicionado no canto direito do menu do terminal integrado e depois selecione o terminal desejado.

Essa ação cria outra entrada na lista das guias que estão associadas ao terminal, conforme vemos logo a seguir:

A animação mostra o editor de código VS Code, em fundo preto, e o cursor clicando no ícone em formato de cruz (sinalizando um sinal de “mais”) que fica no canto superior direito do menu do terminal. Após isso é aberto um novo terminal.

Você também pode dividir a área de visualização dos terminais clicando em:

  • Interface gráfica:

    Passe o mouse em cima do terminal desejado e aparecerá o ícone para “Dividir” (está ao lado esquerdo da lixeira) o terminal.

A imagem mostra o editor de código VS Code, em fundo preto,  e o terminal integrado aberto. O terminal tem um formato de um retângulo e ao seu lado direito há uma seção que mostra outras opções de terminais respectivamente: “debug terminal, JavaScript Debug Terminal, powershell, bash, cmd, powershell, bash” e uma caixa rosa demarcando o botão de dividir terminal, que tem o formato de um quadrado com uma faixa no meio.

  • Interface gráfica:

    Clique com o botão direito do mouse no terminal desejado e selecione a opção “Dividir Terminal”.

A imagem mostra o editor de código VS Code, em fundo preto, e o terminal integrado aberto. Há uma seção em cima do terminal que corresponde ao clique com o botão direito do cursor. Algumas opções estão disponíveis respectivamente: “Dividir terminal, Mover o Terminal para a Área Editorial, Alterar Cor, Alterar ícone, Alternar o Tamanho para a Largura do Conteúdo, Renomear, Encerrar Terminal, Ingressar terminais”. A opção “Dividir Terminal” está destacada com uma caixa da cor rosa em volta.

  • Via atalho:

    Clique no teclado Ctrl + Shift + 5

Você pode arrastar e rearranjar as sessões com o cursor e para desfazer a divisão basta clicar com o botão direito e selecionar a opção “Desfazer divisão do terminal”, como na imagem a seguir:

A imagem mostra o editor de código VS Code, em fundo preto, e o terminal integrado aberto. Há uma seção em cima do terminal que corresponde ao clique com o botão direito do cursor. Algumas opções estão disponíveis respectivamente: “Dividir terminal, Mover o Terminal para a Área Editorial, Alterar Cor, Alterar ícone, Alternar o Tamanho para a Largura do Conteúdo, Renomear, Encerrar Terminal, Desfazer Divisão do Terminal”. A opção “Desfazer Divisão do Terminal” está destacada com uma caixa da cor rosa em volta.

O terminal integrado apresenta inúmeras funcionalidades que garantem uma melhor usabilidade, você pode configurar sua aparência, os ícones de mensagens de erro ou customizar as tabs dos terminais.

  • Paleta de comandos:

    Para verificar as opções com o terminal integrado. Abra a paleta de comandos com (Ctrl+Shift+P), e escreva “terminal”.

A animação mostra o editor de código VS Code, em fundo preto, e as teclas de atalho “Ctrl + Shift + P” em destaque, na cor branca. Após isso é aberto a paleta de comandos e escrevemos a palavra “terminal” no campo de busca, em seguida surgem várias opções para trabalhar com o terminal.

Como deletar um terminal?

Para deletar um terminal instanciado, você deve clicar no ícone lixeira ou então selecionar a tab em que o seu terminal está e pressionar a tecla “Delete”, essa ação mata o terminal e encerra os processos.

Conclusão

O hábito de usar várias janelas ou muitos terminais abertos pode se tornar um transtorno na vida do desenvolvedor, pois é fundamental consumir menos tempo em determinadas tarefas. Pensando nisso, o terminal integrado se apresenta como uma solução viável para otimizar a rotina, principalmente para o desenvolvedor que trabalha em apenas uma tela, e auxilia a manter um aspecto mais clean. Com essa breve introdução sobre o uso da ferramenta, agora você pode dar “adeus” às inúmeras janelas e começar a utilizar o terminal integrado do VsCode a seu favor!

A animação mostra um homem caucasiano de paletó e um chapéu de aniversário, uma mulher caucasiana com roupa formal. O homem abre uma garrafa de champanhe e joga o espumante em cima da mulher, pois ambos estão comemorando. Cena da série the office com os personagens Michael e Erin.

Afinal, nem todos têm essa habilidade com o Alt + Tab...

A animação mostra uma mulher de costas, ela tem os cabelos compridos, está sentada em uma cadeira de escritório e veste uma roupa branca. À sua frente vemos a tela de seu computador de trabalho com um jogo de tiro. Em seguida um homem, que veste uma blusa preta, surge e puxa o monitor da mulher. Ela rapidamente muda a imagem de seu monitor para uma tela de prompt todas as vezes em que ele tenta olhar o que ela está fazendo em seu computador.

Tabela com os principais atalhos do terminal integrado

Principais atalhos do terminal integrado do VS code
Abrir Novo terminalCtrl + Shift + '
Paleta de comandosCtrl + Shift + P
Dividir TerminalCtrl + Shift + 5
Abrir/fechar TerminalCtrl + '
Encerrar terminalDelete

Para conhecer mais:

Camila Pessôa
Camila Pessôa

Olá, sou a Camila ! Tenho 33 anos, sou mãe e ingressei na área de tecnologia por meio da robótica educacional. Participei do Bootcamp { Reprograma } com foco em Back-End /Node.js e curso Sistemas de Informação.Atualmente faço parte do Scuba-Team e tenho grande paixão por educação e tecnologia, pois acredito que essa combinação é transformadora!

Veja outros artigos sobre Programação