Como utilizar o terminal integrado do Visual Studio Code

Como utilizar o terminal integrado do Visual Studio Code
Camila Pessôa
Camila Pessôa

Compartilhe

Introdução

Já imaginou trabalhar com Git bash, PowerShell, zhs ou cmd na mesma tela e no mesmo ambiente do seu editor de código? Não? O terminal integrado do Visual Studio Code, o VS Code, possibilita executar diferentes terminais e neste artigo vamos abordar os primeiros passos para consumir essa excelente ferramenta do editor da Microsoft. Vamos lá?

Banner promocional da Alura, com um design futurista em tons de azul, apresentando dois blocos de texto, no qual o bloco esquerdo tem os dizeres:

Terminal integrado do Visual Studio Code, o que é?

Para começo de conversa, é interessante saber que o editor de código Visual Studio Code possui internamente uma série de recursos, um deles é o terminal integrado. Essa ferramenta é muito prática e também muito conveniente, pois podemos instalar pacotes com npm (Node Package Manager ou em tradução livre, o Gerenciador de Pacotes do Node), versionar o código, subir servidores, criar ou navegar entre diretórios, como em qualquer outro shell. Além disso, fornece e suporta funcionalidades como detecção de links e erros, tudo isso na mesma janela do seu editor de códigos.

Como abrir o terminal integrado?

Há várias formas de abrir o terminal integrado do Visual Studio Code, podemos fazer via interface gráfica ou por atalhos. Vamos conferir algumas?

  • Atalho no seu teclado:

    Pressione as teclas Ctrl + ’

  • Menu do VS Code:

    Selecione “Ver” > “Terminal”.

    Em inglês: View > Terminal menu command.

  • Menu do VS Code:

    Selecione “Terminal” > “Novo Terminal”.

    Em inglês: Terminal > New Terminal.

Algo bem interessante é que a janela do terminal integrado é iniciada na raiz do seu projeto, ou seja, você não precisa procurar o diretório. Olha só na imagem a seguir como se apresenta a interface do terminal PowerShell diretamente no VS code:

A animação mostra o editor de código VS Code, em fundo preto, e o cursor clicando em “ver” > “Terminal”. Após o clique na aba, o Terminal integrado abre e são digitadas nele as linhas de código “echo “Hello World”” que retornam um “Hello World”.

Shells no Terminal integrado do Visual Studio Code

A imagem mostra o editor de código VS Code, em fundo preto, e o terminal integrado aberto. O terminal tem um formato de um retângulo e está destacado em linha rosa. Ao seu lado direito há uma seção que mostra outras opções de terminais respectivamente: “debug terminal, JavaScript Debug Terminal, powershell, bash, cmd” e uma caixa rosa demarcando seu espaço em torno das opções.

Uma das maiores utilidades do terminal integrado é a possibilidade de controlar os shells que estão instalados na sua máquina como o Prompt, zsh, ou mesmo os terminais PowerShell e bash, que se apresentam de forma padrão nos sistemas operacionais.

Para abrir um novo terminal também há mais de uma opção:

  • Por atalho:

    Para abrir um Novo terminal clique Ctrl + Shift +

  • Pela interface gráfica:

    Clique no botão em formato de cruz “+” que está posicionado no canto direito do menu do terminal integrado e depois selecione o terminal desejado.

Essa ação cria outra entrada na lista das guias que estão associadas ao terminal, conforme vemos logo a seguir:

A animação mostra o editor de código VS Code, em fundo preto, e o cursor clicando no ícone em formato de cruz (sinalizando um sinal de “mais”) que fica no canto superior direito do menu do terminal. Após isso é aberto um novo terminal.

Você também pode dividir a área de visualização dos terminais clicando em:

  • Interface gráfica:

    Passe o mouse em cima do terminal desejado e aparecerá o ícone para “Dividir” (está ao lado esquerdo da lixeira) o terminal.

A imagem mostra o editor de código VS Code, em fundo preto,  e o terminal integrado aberto. O terminal tem um formato de um retângulo e ao seu lado direito há uma seção que mostra outras opções de terminais respectivamente: “debug terminal, JavaScript Debug Terminal, powershell, bash, cmd, powershell, bash” e uma caixa rosa demarcando o botão de dividir terminal, que tem o formato de um quadrado com uma faixa no meio.
  • Interface gráfica:

    Clique com o botão direito do mouse no terminal desejado e selecione a opção “Dividir Terminal”.

A imagem mostra o editor de código VS Code, em fundo preto, e o terminal integrado aberto. Há uma seção em cima do terminal que corresponde ao clique com o botão direito do cursor. Algumas opções estão disponíveis respectivamente: “Dividir terminal, Mover o Terminal para a Área Editorial, Alterar Cor, Alterar ícone, Alternar o Tamanho para a Largura do Conteúdo, Renomear, Encerrar Terminal, Ingressar terminais”. A opção “Dividir Terminal” está destacada com uma caixa da cor rosa em volta.
  • Via atalho:

    Clique no teclado Ctrl + Shift + 5

Você pode arrastar e rearranjar as sessões com o cursor e para desfazer a divisão basta clicar com o botão direito e selecionar a opção “Desfazer divisão do terminal”, como na imagem a seguir:

A imagem mostra o editor de código VS Code, em fundo preto, e o terminal integrado aberto. Há uma seção em cima do terminal que corresponde ao clique com o botão direito do cursor. Algumas opções estão disponíveis respectivamente: “Dividir terminal, Mover o Terminal para a Área Editorial, Alterar Cor, Alterar ícone, Alternar o Tamanho para a Largura do Conteúdo, Renomear, Encerrar Terminal, Desfazer Divisão do Terminal”. A opção “Desfazer Divisão do Terminal” está destacada com uma caixa da cor rosa em volta.

O terminal integrado apresenta inúmeras funcionalidades que garantem uma melhor usabilidade, você pode configurar sua aparência, os ícones de mensagens de erro ou customizar as tabs dos terminais.

  • Paleta de comandos:

    Para verificar as opções com o terminal integrado. Abra a paleta de comandos com (Ctrl+Shift+P), e escreva “terminal”.

A animação mostra o editor de código VS Code, em fundo preto, e as teclas de atalho “Ctrl + Shift + P” em destaque, na cor branca. Após isso é aberto a paleta de comandos e escrevemos a palavra “terminal” no campo de busca, em seguida surgem várias opções para trabalhar com o terminal.

Como deletar um terminal?

Para deletar um terminal instanciado, você deve clicar no ícone lixeira ou então selecionar a tab em que o seu terminal está e pressionar a tecla “Delete”, essa ação mata o terminal e encerra os processos.

Conclusão

O hábito de usar várias janelas ou muitos terminais abertos pode se tornar um transtorno na vida do desenvolvedor, pois é fundamental consumir menos tempo em determinadas tarefas. Pensando nisso, o terminal integrado se apresenta como uma solução viável para otimizar a rotina, principalmente para o desenvolvedor que trabalha em apenas uma tela, e auxilia a manter um aspecto mais clean. Com essa breve introdução sobre o uso da ferramenta, agora você pode dar “adeus” às inúmeras janelas e começar a utilizar o terminal integrado do VsCode a seu favor!

A animação mostra um homem caucasiano de paletó e um chapéu de aniversário, uma mulher caucasiana com roupa formal. O homem abre uma garrafa de champanhe e joga o espumante em cima da mulher, pois ambos estão comemorando. Cena da série the office com os personagens Michael e Erin.

Afinal, nem todos têm essa habilidade com o Alt + Tab...

A animação mostra uma mulher de costas, ela tem os cabelos compridos, está sentada em uma cadeira de escritório e veste uma roupa branca. À sua frente vemos a tela de seu computador de trabalho com um jogo de tiro. Em seguida um homem, que veste uma blusa preta, surge e puxa o monitor da mulher. Ela rapidamente muda a imagem de seu monitor para uma tela de prompt todas as vezes em que ele tenta olhar o que ela está fazendo em seu computador.

Tabela com os principais atalhos do terminal integrado

Principais atalhos do terminal integrado do VS code
Abrir Novo terminalCtrl + Shift + '
Paleta de comandosCtrl + Shift + P
Dividir TerminalCtrl + Shift + 5
Abrir/fechar TerminalCtrl + '
Encerrar terminalDelete

Para conhecer mais:

Camila Pessôa
Camila Pessôa

Oi oi, sou a Camila ! Ingressei na área de tecnologia por meio da robótica educacional e comecei os estudos em programação com desenvolvimento web e foco Back-end com Node.js. Adoro ler, assistir séries/filmes, animes, jogar e passear ao ar livre com minha filhota.Tenho tenho grande paixão por educação e tecnologia, pois acredito que essa combinação é transformadora! :)

Veja outros artigos sobre Programação