Como reconhecer seus colaboradores

Alanis Presotto
Alanis Presotto

Compartilhe

O que faz uma empresa funcionar são colaboradores e colaboradoras, por isso é tão importante valorizar essas pessoas, mostrando que fazem parte do processo e que são fundamentais para um melhor funcionamento da empresa.

Trouxe neste artigo um pouco mais sobre a importância dessa atitude, além de listar 5 exemplos de como retribuir seus funcionários. Venha comigo!

  

Fazer com que colaboradores e colaboradoras se sintam reconhecidos e valorizados pode trazer uma série de benefícios, tanto para a própria organização (refletindo em melhores resultados), quanto para os próprios colaboradores(as). Este ato estimula o nível de satisfação de funcionários com o trabalho, diminui a taxa de demissões, aumenta o nível de motivação e faz com que as pessoas executem as suas tarefas de forma produtiva e proativa.

É muito comum que os funcionários e funcionárias que não têm um reconhecimento profissional, se sintam desmotivados(as) e em último caso partam para a demissão. Nós, seres humanos, temos necessidades, e uma delas é a necessidade de ser reconhecido, amado e notado. É da nossa natureza precisar de uma validação externa, seja na vida pessoal ou profissional.

O mais legal é que esse reconhecimento/incentivo pode ser estimulado, não somente com recompensas financeiras, mas de outras maneiras, como:

Reconheça/elogie diariamente

Um dos reconhecimentos mais fáceis de se praticar e que causa um grande impacto positivo às pessoas são os elogios, aqueles pequenos elogios diários são os que fazem a grande diferença na motivação no dia a dia dos funcionários.

Os elogios devem ser relacionados ao trabalho que o colaborador executa, não elogie só por elogiar, observe as ações dos colaboradores no dia-a-dia e elogie aquilo que te chamou atenção, mesmo se for algo simples.

Crie uma cultura de feedback

O feedback é outra forma de reconhecer os seus funcionários, sejam eles positivos ou negativos também são importantes. Faça com que essa prática seja rotineira entre a sua equipe, já que o feedback é um dos fatores fundamentais para o crescimento profissional e pessoal de funcionários.

Ofereça plano de carreira

É importante que os funcionários e funcionárias tenham conhecimento do seu plano de carreira, tendo em mente as metas que devem ser cumpridas para alcançar o seu objetivo. Mesmo que a empresa não deixe claro o plano de carreira ou não faça parte de sua cultura ter essa atitude, é importante alinhar com o colaborador o futuro que ele pretende ter dentro da empresa.

Essa é uma das formas de manter os colaboradores motivados, mantendo sua dedicação e seguindo o planejamento para alcançar os seus propósitos.

Estimule o desenvolvimento profissional

Outra forma de reconhecimento é mostrar que a empresa se importa com o desenvolvimento das pessoas. Além de criar um plano de carreira, o incentivo ao estudo para potencializar ainda mais as suas skills é fundamental, através de cursos, palestras, bolsas de estudo e outros.

Dê mimos

Este é um reconhecimento que precisa de um planejamento com o time de RH para ser realizado, se a sua empresa é de pequeno porte, prepare algo simples, mas que seja significativo (ingressos para show, uma refeição especial, uma medalha), se a empresa for maior, ela pode investir em algo mais aprimorado.

Não importa o que for, mesmo se for algo simbólico como uma tarde de folga, a pessoa vai se sentir mais motivada, além de enxergar o reconhecimento que a empresa tem por ela.

Essas são algumas das formas de reconhecer seus colaboradores e colaboradoras, fazendo com que contribuam cada vez mais para o melhor resultado da organização. Além do baixo custo, algumas dessas estratégias de reconhecimento são simples e podem ser facilmente executadas.

Gostou desse artigo sobre a importância e as formas de reconhecer seus funcionários e funcionárias? Acesse o curso Hábitos na liderança: boas práticas e outros cursos sobre Gestão corporativa na Alura, e melhore ainda mais seus conhecimentos!

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão