Programação

Python 3 parte 1: Introdução à nova versão da linguagem

Curso online de Python 3 parte 1: Introdução à nova versão da linguagem

2161 9.2

9,2

é a nota desse curso

6.074

alunos neste curso

Faça esse curso e...

  • Aprenda Python 3 na prática
  • Use PyCharm para desenvolver
  • Crie um jogo para aprender os recursos fundamentais do Python 3
  • Rode o seu código em qualquer lugar

Carreiras com esse curso

Veja o primeiro vídeo

Público alvo

Desenvolvedores que desejam aprender Python na versão 3

Nível de Dificuldade

Básico

Instrutores

  • Nico Steppat

    Nico trabalha na área de tecnologia há mais de 20 anos e atuou como desenvolvedor e instrutor no Brasil e na Alemanha. Participa ativamente na comunidade e com uma experiência de mais de 12 anos em educação, coordena hoje equipes de instrutores e é responsável pela curadoria de cursos online na Alura.

Já é aluno?

Começar o Curso

Conteúdo Detalhado

  1. Introdução e Instalação do Python 3

    • Introdução
    • Instalando o Python no Windows
    • Instalando em outras plataformas
    • Função print e variáveis
    • Tipagem do Python
    • Para saber mais: Snake_Case
  2. Lidando com a entrada do usuário

    • Instalando e conhecendo o PyCharm
    • Comparando variáveis
    • Diferenças entre o Python 2 e o Python 3
    • Para saber mais: JavaScript vs Python
  3. Testando valores

    • A condição elif
    • Para saber mais: if sem ou com parênteses?
    • Mão na massa: Usando while
  4. A sequência do jogo

    • O laço com while
    • Formatação de strings
  5. Iterando de maneira diferente

    • O laço com for
    • Encerrando a interação e o loop
    • Para saber mais: Interpolação de strings
    • Interpolação: Python 2 vs Python 3
  6. Gerando números aleatórios

    • Gerando e arredondando um número aleatório
    • Importar modulo
    • O grande sorteio
    • Definindo um intervalo para a geração de números aleatórios
    • O menor e o maior
    • Múltiplos aleatórios
    • Mão na massa: Número secreto aleátorio
    • Para saber mais: Pseudo-Random
  7. Nível e Pontuação

    • Adicionando níveis ao jogo
    • Definindo uma pontuação para o usuário
    • Funções built-in
    • Dividindo pontos
    • Mão na massa: Níveis e Pontuação
    • Para saber mais: arredondar no Python 2 e no Python 3
    • Para saber mais: Divisão de float e integer
  8. Organizando ainda melhor o nosso código

    • Importando arquivos dentro de outros
    • Criando funções para os nossos jogos
    • Declarando funções
    • Importação de módulo
    • Importação de módulo, mas um pouco diferente
    • Diferenciando um arquivo executado de um importado
    • Um módulo pode se chamar automaticamente?
    • Mão na massa: Modularizando o jogo
    • Download do jogo
  9. Comparando Python com C

    • Python vs C
    • Interpretado vs Compilado
    • Python é interpretado ou compilado?
    • Download e considerações finais

Escolha o seu plano e vamos começar

  • Cursos
  • Certificado de participação
  • Todas as formações
  • Projeto avaliado pelos instrutores
  • Certificado de avaliação
  • Acesso à Alura Start
  • Acesso à Alura Língua
  • Como Funciona?
Premium
  • 617
12X
R$75

à vista R$900

Matricule-se
Premium Plus
  • 617
12X
R$100

à vista R$1.200

Matricule-se
Max
  • 617
12X
R$120

à vista R$1.440

Matricule-se
Acesso por 1 ano
Certificado Digital de conclusão
Estude 24h/dia onde e quando quiser
Novos cursos toda semana