Primeiras aulas do curso Redes parte 1: Introdução, Conceitos e Prática

Redes parte 1: Introdução, Conceitos e Prática

A rede com IP, ping e traceroute - 1 - Introdução

Olá, pessoal! Eu sou o Rafael Nercessian.

Vamos fazer uma introdução sobre o que veremos no curso de redes da Alura. Nós abordaremos vários assuntos, desde a conexão dos cabos, equipamento de hub, o Switch, roteadores, servidores DNS e DHCP. Vamos entrar com bastante detalhe na parte de IPv4. Veremos um pouco sobre a parte de segurança da informação dos equipamentos de rede.

Redes Vamos especificar aqui o que não abordaremos neste curso: não veremos a parte do subnet do IPv4, o detalhamento do IPv6, e os protocolos de roteamento.

Nós iremos montar um projeto usando um software de simulação de rede, e faremos com que os usuários acessem o site do Google, que criaremos.

Google

Mostraremos como é feita a comunicação para fazermos esta simulação de redes.

Sejam bem-vindos, espero que o curso ajude você profissionalmente!

A rede com IP, ping e traceroute - 2 - Definindo rede

Definindo rede

O primeiro ponto que precisamos entender é justamente o conceito de rede. Por exemplo, estamos na cidade de São Paulo e acesso o site do Google.

Sao Paulo e Goole

Será que existe uma conexão direta entre a minha máquina e a do Google? Não, caso contrário seria necessário fazer o mesmo em todas as máquinas do mundo, o que seria completamente inviável. O que acontecerá na verdade, é que a requisição enviada para a máquina do Google passará por várias máquinas intermediárias espalhadas em diversas regiões e estas serão responsáveis por encontrar uma forma de levar a informação para a máquina do Google. Já a máquina do Google perceberá que queremos acessar o seu serviço e devolverá a informação para as máquinas intermediárias até chegar finalmente no meu computador.

São Paulo e Google 2

As diversas máquinas que estão interconectadas em diferentes pontos, capazes de transportar as informações, é o que caracterizam a nossa rede. As redes existem em diversos tamanhos. Desde um ambiente doméstico, em que temos dois computadores e uma impressora, até grandes corporações com centenas de usuários, máquinas potentes com servidores, até a mais famosa, a internet.

A rede com IP, ping e traceroute - 3 - Ping

Observe que quando digitamos no browser www.google.com.br, o site do Google aparecerá na tela.

Site do Google

Mas como o meu computador consegue identificar a máquina do Google? Deve existir uma forma de identificação dessas máquinas.

Vamos lembrar como era alguns anos atrás quando ainda enviávamos cartas: por exemplo, eu gostaria de enviar uma carta para o meu irmão Ricardo que mora na avenida Paulista. Para isto, eu escrevia no envelope que a carta era destinada para o meu irmão Ricardo e qual era o endereço, no caso Avenida Paulista. Quando eu entregasse a carta nos Correios, o carteiro teria como saber onde entregar. No mundo da internet, o processo de identificação será parecido. O processo de identificação das máquinas é chamado de endereçamento IP. Vamos ver como ele funciona.

Abriremos o pesquisar do computador, e digitaremos cmd e abrir o Terminal. Depois, usaremos o seguinte comando ipconfig (no Mac, seria ifconfig).

Informações do Terminal

Observe que eu receberei uma série de informações do Terminal.

O número sinalizado é o IP da máquina que está sendo utilizada por mim, na gravação deste curso. Trata-se da identificação da máquina. O Google também terá um número com um formato parecido com este, que identificará essa máquina do Google.

Nós conseguimos acessar o site do Google, é razoável concluirmos que existe uma conectividade com essa máquina. Nos casos em que não temos uma conectividade com uma máquina, como conseguimos saber se a máquina que quero me comunicar dentro da minha rede se ela ativa ou está apta para a conexão? Para isto, existe uma ferramenta administrativa chamada ping.

No terminal, escreveremos ping. Depois, precisaremos especificar qual máquina queremos fazer o teste de conectividade, por exemplo não sabemos qual é o número de identificação do Google. No celular, os nossos contatos são salvos com um nome que iremos selecionar se quisermos fazer uma ligação. Mas a discagem não será feita para o nome do contato, mas para o número de telefone que está cadastrado. Deve haver algo parecido com este mapeamento entre nome e número na internet.

(03:45) Por exemplo, quando digitamos no nosso navegador o endereço do Google, o que ocorre é uma tradução da URL para o endereçamento IP. O responsável por fazer esta tradução, o mapeamento é o chamado servidor DNS.

Então, de volta ao Terminal, podemos escrever o ping e a URL que queremos testar. No nosso caso, podemos testar a conectividade do Google.

C:\Users\Alura>ping www.google.com.br

Veja o que acontecerá na saída:

resposta do ping 2

Observe que ocorreu a tradução da URL, para o endereçamento IP, usado para a identificação.

(04:50) Como a informação do ping trabalhará? Dentro dela existe um protocolo chamado de ICMP (uma sigla que significa, Internet Control Message Protocol), que funcionará de forma semelhante a um telefonema. É como se pegássemos um telefone e ligássemos para a máquina do Google, na esperança de que alguém atenda. Dentro da informação enviada, falaremos algo que será representado pelos 32 bytes que aparecem no retorno.

(05:31) A máquina do Google respondeu, vemos pelo IP, e vemos o tempo que a informação levou do meu computador passar pela máquina do Google e retornar. Isto é chamado de tempo de ida e volta ou RTT (Round trip time). Para que seja feita essa conexão, precisamos passar por diversas máquina intermediárias, que podem estar configuradas de diversas formas que caracterizem o loop, porque existe várias interconexões. Imagine a situação em que a nossa informação enviada fique trafegando eternamente no loop, consumindo recursos... Iria travar tudo, Não seria algo muito bom.

(06:35) - Justamente por isso, o "pacote" de informação terá um tempo de vida útil e a cada passagem entre essas máquinas, ele irá decrementar em uma unidade representado pelo índice TTL (Time to Live). No nosso exemplo, quando a informação passar por 54 máquinas, o valor será zerado e será extinguido.

(06:58) - Se continuarmos a análise do ping, veremos que foram enviados quatro pacotes para a máquina do Google, que devolveu todos. Isto significa que a conectividade com a máquina está funcionando perfeitamente.

Sobre o curso Redes parte 1: Introdução, Conceitos e Prática

O curso Redes parte 1: Introdução, Conceitos e Prática possui 202 minutos de vídeos, em um total de 100 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Redes em Infraestrutura, ou leia nossos artigos de Infraestrutura.

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