Primeiras aulas do curso Reconhecimento de imagens: Twitter e Computer Vision API

Reconhecimento de imagens: Twitter e Computer Vision API

Criando App no Twitter - Introdução

Olá, meu nome é Júlio e dou as boas-vindas ao curso de Reconhecimento de Imagens com Twitter e Computer Vision API. Nesse curso vamos aprender a coletar informações de uma rede social e analisar as imagens em uma API de reconhecimento de imagens. A plataforma que vamos utilizar de rede social aqui vai ser o Twitter, e para isso vamos aprender a mexer na parte de desenvolvedor do Twitter, onde vamos criar um app, vamos autenticar esse app de dentro do nosso código.

Como que conseguimos postar um tweet de dentro da nossa aplicação, recuperar tweets que foram postados por outras pessoas e, muito importante, conseguir pegar imagens que estão no Twitter que foram postados por outras pessoas. E essas imagens, vamos analisar utilizando a Computer Vision API, que é um produto de reconhecimento de imagens da Azure, a cloud da Microsoft.

Então nesse curso, não vamos aprender a desenvolver o modelo de Machine Learning para fazer reconhecimento de imagens, vamos utilizar um produto pronto para isso e ver várias features já que a Microsoft deixou pronta para nós do que conseguimos analisar em uma imagem.

Então muito do nosso foco aqui vai ser: como que eu consigo criar essa integração completa, onde eu coleto informações com uma API, no caso a do Twitter, e por exemplo, analiso informações que eu trouxe de lá com uma API, que é uma API de reconhecimento de imagens.

Então o foco do nosso curso vai ser muito em criar toda essa integração. É bem importante ficar atento aos pré-requisitos desse curso, que precisamos estar com os conhecimentos de Python para conseguir fazer o desenvolvimento dessa nossa aplicação. Vamos então utilizar o Colab como a nossa plataforma de notebook, é uma plataforma de notebook gratuita do Google.

E vamos ver também como que nós logamos, como que conseguimos utilizar e ao longo do curso, vamos aprender então de dentro do nosso notebook a fazer autenticação, postar tweet, procurar por tweets e até lá no fim vamos fazer uma streaming de tweets, onde vamos ficar coletando tweets em tempo real.

E onde que eu posso aplicar os conhecimentos que tirarmos desse curso? Uma demanda muito grande no mercado é fazer o monitoramento de redes sociais, então você vai conseguir monitorar diversos assuntos em uma rede social. E outra coisa é conseguir fazer essas conexões com diversos tipos de API para utilizar produtos que já estão construídos para nós. Muito importante: você vai sair desse curso com projeto pronto para entrar no seu portfólio.

Criando App no Twitter - Conta de Desenvolver do Twitter

Então nesse curso, vamos pegar informações que estão no Twitter, analisar essas informações dentro do Python com o auxílio das ferramentas cognitivas da Azure, a cloud da Microsoft.

Então passo a passo, o que vamos precisar fazer? O Python vai ser o nosso centralizador, de dentro dele, vamos utilizar algumas bibliotecas e serviços para conectar automaticamente com Twitter, para conectar automaticamente com a Azure. Só que para isso, precisamos estar cadastrado nessas plataformas e a forma como pegamos essas informações, utilizamos os serviços dessas plataformas, são através de APIs.

E no caso dessas plataformas que vamos utilizar, temos que nos cadastrar para utilização desses serviços. Vamos começar com o Twitter, que é aonde vamos pegar as informações e, mais para frente no curso, vamos fazer o nosso cadastro também dentro da Azure.

O que eu preciso para conseguir utilizar a API do Twitter? Primeiro requisito é ter uma conta no Twitter, uma conta básica. Então eu tenho aqui a minha conta Julio Alura, que vamos utilizar para esse curso, e essa conta, ela me permite aplicar para uma conta de desenvolvedor do Twitter.

Então você pode usar a sua conta pessoal ou você pode criar uma conta para esse curso, para o projeto que você for fazer. Então, primeiro passo: ter a sua conta básica do Twitter. Segundo passo: vamos acessar developer.twitter.com e aqui é a página de desenvolvedores do Twitter, então aqui vamos aplicar para que essa nossa conta tenha acesso às APIs.

Então vou clicar aqui em cima em apply e um ponto importante para notarmos aqui é que normalmente, essas plataformas de desenvolvedores das redes sociais ou de outras aplicações, elas costumam mudar com uma certa frequência.

Então se você estiver fazendo esse curso e a tela não for a mesma, o texto, ou pedir algumas coisas a mais, algumas coisas a menos, isso é comum. Essas plataformas, elas estão sempre com constantes mudanças, principalmente pelo fato de segurança, de privacidade e de evolução da plataforma como um todo, então se tiver alguma coisa diferente, leia com atenção, procure a documentação, que você vai conseguir sim fazer esse cadastro.

Então aqui nós vamos na parte de apply for a developer account, vou aplicar para uma conta de desenvolvedor. Aqui dentro, a primeira pergunta que ele me faz é que tipo de uso que eu vou fazer para isso e existe uma coluna sobre uso acadêmico, que é o que estamos fazendo aqui, escolha o que faz mais sentido para você, então vou usar a parte de teaching. Agora que eu já estou aqui dentro, que eu já selecionei o conteúdo, ele vai fazer uma revisão sobre a minha conta.

Um ponto aqui ele fala sobre o meu username, se é esse mesmo. Um ponto importante aqui: ele está falando que essa é uma conta para times, como eu não estou usando essa conta para times, eu vou falar que essa é uma conta para desenvolvedor individual, então vou clicar aqui, switch to na individual developer account, então agora eu estou aqui como um desenvolvedor individual. Aqui embaixo ele está dando opção de mudar o e-mail, vamos ver um pouco para frente se isso aqui é importante.

Aqui eu vou colocar o país, como eu gostaria de ser chamado, não quero receber essas atualizações, você pode escolher se quer receber ou não, vou clicar em next e nessa etapa aqui, ele vai pedir para descrevermos com as nossas próprias palavras para quê estamos querendo utilizar a plataforma. Ele já identificou aqui que eu selecionei que é para questões acadêmicas, então ele já até adequou a pergunta aqui um pouco para o que estamos utilizando, e eu vou colocar aqui um texto que eu escrevi explicando o porquê eu quero utilizar.

Você pode explicar com suas próprias palavras o que você vai fazer dentro da plataforma. Então eu vou copiar um texto que eu escrevi aqui para isso, você pode olhar o meu texto para se inspirar, fique à vontade. Aqui é o texto que eu escrevi, explicando que eu vou usar a plataforma para usar o Python com Twitter, dentro da Alura, o objetivo é coletar informação pública e aplicar inteligência artificial. Fique à vontade para escrever o seu próprio texto e se inspirar no texto que eu escrevi.

Agora descemos um pouquinho mais, ele está perguntando se eu planejo analisar esses dados, nós vamos analisar esses dados, então deixa aqui marcado como yes e vou colocar a outra resposta que eu escrevi aqui para isso, então estou escrevendo aqui que eu planejo analisar sim as informações utilizando o Azure Cognitive Services API para detecção de imagens. Vou descendo, aqui ele me pergunta se eu planejo ficar retweetando, dando like, follow, com a API, não, não vamos usar a API para isso, só vamos pegar as informações.

Se eu planejo mostrar esses tweets em algum lugar, também não, não temos esse plano de utilizar para isso. Se é um produto que está relacionado com o governo, também não. Então, aqui eu marquei no para todas essas três aqui e a de cima marquei yes. Selecione conforme você for utilizar a plataforma também. Então aqui uma checagem sobre os passos, parece que está tudo certo, vamos ver. Aqui tem os termos e condições da plataforma, então vamos aqui embaixo, dá ok.

Olha que interessante: vocês lembram a parte do e-mail? Então o Twitter é muito fácil para você criar uma conta, você pode criar uma conta simplesmente com seu e-mail ou simplesmente o seu telefone, sem fazer nenhuma verificação de e-mail. Só que para conta de desenvolvedor, é importante o e-mail estar verificado, então foi de propósito, é bem comum os alunos terem essa dificuldade, às vezes criaram a conta, não fizeram a verificação de e-mail. Então é importante você estar com o e-mail verificado.

Então basta voltar aqui e ir na parte das configurações do Twitter, e, na sua conta, você fazer essa verificação do e-mail, mas você pode seguir o passo a passo aqui também para você verificar. Então vou verificar o e-mail do meu e eu volto com o e-mail verificado.

Já verifiquei o meu e-mail, agora eu vou submeter a minha aplicação, então eu confirmei o e-mail agora de desenvolvimento e apareceu para mim essa tela aqui falando que a minha aplicação está sob revisão, isso pode acontecer, pode ser que você demora um pouco para ter o acesso liberado, pode ser que o acesso seja liberado na hora.

Então vamos seguir para os próximos passos para verificar como que está o nosso acesso. Então agora eu posso vir aqui em Apps, e note que a validação da minha conta ainda está pendente, eu preciso esperar um pouco eles revisarem a minha conta, então isso vai depender de como que o Twitter identificar sua conta, se sua conta for nova, se você tiver utilizando alguma coisa diferente pode demorar um pouco mais para essa parte de validação.

Então eu vou seguir a partir de agora uma conta minha, que já está validada, caso você esteja nessa parte também de revisão, você tem que esperar um pouco para que o Twitter valide as suas informações. Caso você já tenha esse Create an app disponível, sua conta já está revisada, você pode seguir para os próximos passos normalmente.

Criando App no Twitter - Criando um App

Então eu mudei aqui para a minha conta pessoal, onde eu já tenho o acesso a desenvolvedor liberado. Agora eu posso vir aqui e clicar na minha parte de Apps e aqui tem os apps que eu já criei dentro do Twitter. Eu vou fazer o passo a passo aqui com vocês de como criar uma aplicação dentro do Twitter, essa vai ser a base para conseguirmos chamar os dados do Twitter de dentro do Python. Então temos uma conta de usuário dentro do Twitter, essa conta está habilitada como desenvolvedor, e eu vou ter uma aplicação lá dentro.

Então o Twitter vai gerenciar isso através de uma aplicação e eu consigo fazer várias coisas com essa aplicação. Aqui no caso, vamos utilizar ela para coletar dados que estão dentro do Twitter. Então eu vou clicar aqui em Create an app. E eu tenho que dar um nome para o meu app, a primeira coisa, ele vai falando aqui para nós tudo o que temos que preencher, eu vou colocar aqui o nome para o app, então vou colocar “alura-python-twitter”.

Aqui embaixo ele pede uma descrição e essa descrição é o que um usuário vai ver, então você pode criar um app que vai ficar disponível para vários usuários e não só para nós utilizarmos igual vamos fazer aqui agora. Eu já tenho uma descrição que eu fiz aqui também, eu vou copiar essa descrição, colocar aqui. Então, de novo, pode se inspirar na minha resposta. Ele pede um website como URL, então aqui você pode passar qualquer site pessoal que você tenha, qualquer conta que você use.

Eu sempre coloco a minha conta no GitHub, então caso você tenha uma conta do GitHub você pode colocar, pode criar uma, ou colocar um outro site que você tenha. Então vou colocar a minha conta aqui do GitHub. Aqui ele tem mais algumas questões que ele pergunta para nós, não precisamos Enable sign with Twitter, ele pede um callback URL, precisamos passar isso aqui e aqui vamos passar “http://127.0.0.1:1410”, isso aqui é um callback padrãozinho que colocamos.

Mais para baixo, aqui ele pede de novo, uma descrição, mas dessa vez uma descrição que os trabalhadores do Twitter vão ver, então os desenvolvedores lá do Twitter que vão ver posso isso aqui. Eu posso colocar a mesma descrição para nós, como a nossa aplicação não vai ficar aberta para usuários utilizarem. Então é isso, colocar aqui a descrição, dar um nome para o seu app, aqui colocamos um website, passa esse callback aqui padrão e colocar a mesma descrição aqui embaixo, clicar em Create.

Aqui ele tem alguns termos que ele está nos falando sobre o uso de dados sensitivos, governo, e tipo de automação, se você for fazer bots dentro do Twitter, então alguns termos é importante dar uma lida nisso. Podemos passar para o próximo passo com Create. Então eu já tenho o meu app aqui e esse app, ele já está aqui para nós com a parte importante que temos que agora que é keys and tokens.

Eu posso vir aqui em Keys and tokens e ver quais são os tokens que foram gerados para mim. Aqui ele criou um Consumer API, então eu tenho aqui o secret key e o consumer API. Para mim utilizar dentro do Python, eu vou ter que fazer um access token, então vou clicar aqui Create. Daqui ele gerou para mim o access token e o segredo desse access token também. Então tome muito cuidado com essa informação, ela vai dar acesso ao seu app do Twitter.

Então vou ensinar para vocês como vamos colocar essa informação lá no código. Então clique aqui em Create, gere o seu token, tem a sua API key e o secret dela também, agora estamos aptos para ir lá para o Python e conseguir consumir os dados do Twitter de dentro do Python.

Sobre o curso Reconhecimento de imagens: Twitter e Computer Vision API

O curso Reconhecimento de imagens: Twitter e Computer Vision API possui 114 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Data Science em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Data Science acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$85
à vista R$1.020
Matricule-se

Pro

  • Acesso a TODOS os cursos da plataforma

    Mais de 1200 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, em Programação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas