Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Áudio (Produção e Pós-Produção) > Conteúdos de Áudio (Produção e Pós-Produção) > Primeiras aulas do curso Produção de Podcasts: da concepção à publicação

Produção de Podcasts: da concepção à publicação

Concepção do Podcast parte 1 - Introdução

Boas vindas ao nosso curso de Produção de Podcasts. Eu sou o Leo Lopes, radialista, locutor e profissional da voz. Desde 2009 sou host, criador do Rádiofobia, o primeiro podcast criado e desenvolvido pela Rádiofobia Podcast Network.

Desde fevereiro de 2012 sou proprietário da empresa Rádiofobia Podcast & Multimídia, que assina a edição de alguns dos podcasts mais conhecidos do Brasil.

O mais conhecido deles é o Nerdcast. Se já tiver ouvido algum episódio, quem edita o podcast de fevereiro de 2012 até aqui é a empresa Rádiofobia Podcast & Multimídia.

Nesse curso traremos tudo que é necessário saber para começar a produção de podcasts do zero, tanto para quem nunca produziu podcasts. quanto para quem já produz e gostaria de melhorar o processo. O curso será completo, desde a concepção até a publicação do podcast.

Num primeiro momento, saberemos como conceber o podcast como um programa, uma atração, e como produzir cada episódio, desde a definição do tema e do conteúdo, passando pela definição do público à definição do formato do programa, a equipe que fará parte dele, a linguagem que será utilizada, com que periodicidade haverá publicações e por que deve haver uma periodicidade de publicação de episódios.

Além disso veremos como elaborar uma pauta e alguns exemplos que utilizamos ao longo dos anos e quais deles funcionaram melhor.

Depois, conversaremos sobre a produção do podcast como mídia, para ele existir na internet. Teremos que fazer a captação do áudio, ele terá que passar pela edição, será criada uma identidade sonora e falaremos o porquê, assim como a identidade visual (apesar de ser um programa um áudio).

Quanto a hospedagem, vamos ver onde, como e quais as melhores praticas pára hospedar tanto o site, caso resolva ter um, quanto os episódios, artigos .mp3 do podcast.

Falaremos nos motivos pelos quais é indicado ter um site, qual é o melhor Plugin para publicar o podcast em plataforma Wordpress e como gerenciar tudo, a descrição, arte da capa, categoria, Itunes. O plugin também gerará o Feed, espinha dorsal do podcast, que será desmistificada.

Vamos conhecer as melhores práticas de publicação, a importância de ter o podcast no maior número possível de plataformas, principalmente nos aplicativos mobile, onde os ouvintes tem preferido escutar os podcasts segundo a última podpesquisa.

Veremos também sobre como ter as estatísticas que dirão quantos ouvintes temos e como o ouvinte se comporta com relação ao podcast.

Depois falaremos um pouco sobre conceitos básicos de áudio. Saberemos um pouco sobre como o áudio se comporta, como o som se propaga, porque ouvimos em estéreo e falamos em mono, quais são as diferenças entre estéreo e mono.

Entenderemos os formatos de áudio digital mais utilizados, os sem compressão, com compressão sem perda ou comprimido com perda, como o .mp3 e de que forma a compressão de áudio digital afeta a qualidade do que ouvimos.

Falaremos, por fim, sobre a importância da captação. Será que uma captação de qualidade é importante ou posso gravar meu podcast de qualquer maneira e depois tratar o áudio com filtros e plugins?

No nosso curso saberemos que na verdade não é possível fazer tantas mudanças porque o áudio tem uma estrutura básica de captação que é importante seguirmos.

Conheceremos as opções de hardware utilizadas, quais são as mais comuns, as mais práticas e que permitem que gravemos o podcast nas mais variadas situações.

Há também os softwares, aplicativos que utilizaremos para fazer a captação por esse meio, caso prefira, além dos comunicadores para gravar conferências como o Skype e o Hangout, alternativas para quando você ou mais participantes estão remotos e precisam de um ambiente de gravação.

Veremos dicas para gravar com qualidade, o volume de gravação que deve ser utilizado, que não pode ser muito alto para não haver distorção e nem muito baixo, precisa ser equilibrado para haver uma captação de excelência.

Por fim, falaremos sobre a função do host e do participante, com dicas para conduzir entrevistas, caso esse seja o caminho seguido, pois eventualmente haverá convidados no programa e entenderemos como fazer as melhores entrevistas dentro da temática escolhida para o podcast.

O primeiro curso de produção de podcasts da Alura começa a partir de agora.

Concepção do Podcast parte 1 - História do Podcast

Nessa primeira parte do curso, começaremos a falar sobre o que é o podcast e como ele surgiu.

O podcast é fundamentalmente um meio de transmissão de mídia através da internet. Costumamos nos referir ao podcast como o produto, o programa, o que é transmitido. Mas na verdade, o nome está relacionado a maneira como esse conteúdo é distribuído e consumido pelo ouvinte.

A razão para isso está na origem do podcast, que aconteceu por volta de 2004. Antes dele surgir, existia o que chamávamos de audioblog. Acredito que a maioria saiba que houve uma época em que os blogs fizeram muito sucesso e as pessoas entravam na internet para ler os blogs.

Nesse período os audioblogs começaram a surgir, juntamente com a expansão da popularização dos aparelhos de .mp3, como o Ipod, que se tornou o mais conhecido.

Foi mais precisamente no dia 12 de Fevereiro de 2004 que a expressão podcasting foi usada pela primeira vez por um jornalista inglês chamado Ben Hammersley no jornal britânico The Guardian.

Ele escreveu um artigo a respeito da popularização dos aparelhos de .mp3 e dos conteúdos de áudio por meio dos audioblogs e quis imaginar um nome que poderia ser dado para isso. "Audioblogging? Podcasting? GuerrillaMedia (mídia de guerrilha)?"

Ele queria dizer que com a popularização dos aparelhos, a tendência era que houvesse uma revolução auditiva, pois a produção amadora de conteúdo para rádio poderia crescer a partir de então.

Paralelamente, existia o chamado RSS, script para distribuirmos informações através de um feed. Um Feed é um arquivo de extensão .xml em que acrescentávamos informações, então quando alguém fazia um post no blog, esse feed era alimentado e as pessoas podiam assiná-lo em agregadores de feed.

O Google Reader foi um dos mais conhecidos durante muito tempo, e servia para assinar conteúdo de blogs que queríamos acompanhar. Quando alguém atualizava um blog, a postagem aparecia no agregador, e não era necessário sempre entrar na página para conferir as novidades.

Então o programador David Winer foi um dos desenvolvedores do RSS 2.0. Com essa versão, tornou-se possível distribuir arquivos de mídia juntamente com as informações do feed, com a incorporação dos arquivos de áudio, vídeo, texto e assim por diante. Assim, os arquivos estariam anexados ao feed.

Nesse momento, Adam Curry, um empresário, radialista, profissional da comunicação americano (que chamamos carinhosamente de "PodFather") viu que poderia distribuir o conteúdo em áudio que ele produzia através do feed gerado pelo RSS 2.0.

Essa é uma versão breve da história para não deixar de citá-la no início do nosso curso, mas se quiser sabê-la de forma mais aprofundada, é possível entrar no canal do youtube Curso de Podcast, onde será encontrada a playlist Workshop de Produção de Podcasts que conta com dois vídeos falando da evolução do conteúdo, desde o surgimento do rádio até a popularização do podcast, com mais de meia hora de conteúdo.

Prosseguindo, Adam Curry, então, desenvolveu um algoritmo chamado Ipoder que pegava o feed cujo conteúdo tinha incorporado um arquivo de áudio e tornava ele legível nos Ipods. Assim, as pessoas que tinham Ipods, que até então compravam músicas para escutar no aparelho, passaram também a poder assinar esse feed para ouvi-lo.

Aí a palavra podcasting, criada por Ben Hammersley no The Guardian, como já foi dito, nunca fez tanto sentido, pois as pessoas passaram a fazer broadcast no Ipod. O que antes só era possível fazer em outros meios, ou seja, ouvir rádio, passou a existir no Ipod, e o termo se popularizou.

Há quem diga que "pod" é uma sigla para Personal On Demmand, mas outros dizem que não, que essa foi uma conveniência para poder adaptar o termo.

O importante é que o podcast é versátil a ponto de oferecer ao assinante a opção de ouvi-lo quando quiser, como quiser e onde quiser. Essa liberdade para o ouvinte escolher como consumir o podcast é talvez a principal característica dele.

Portanto, o podcast é uma mídia que já existe há 15 anos e nunca antes foi tão comentada quanto agora. Grandes meios de comunicação e personalidades que nunca tiveram um podcast hoje produzem os seus, e esse curso servirá para que você também possa criar um podcast.

Concepção do Podcast parte 1 - Tema e Conteúdo

No nosso curso de produção de podcasts, vamos abordar a produção sobre dois aspectos. O primeiro deles é o podcast como show, atração ou programa.

Também falaremos da produção do aspecto técnico. O que precisamos para que o podcast exista na internet, possa ser assinado, acessado, e o ouvinte tenha a liberdade de ouvir no agregador de preferência dele. Quanto mais distribuído o podcast for, melhor.

Abordaremos também a produção de cada episódio, ou seja, num processo de produção, cada um dos pontos que devemos levar em consideração para produzir os episódios.

Nessa primeira parte do curso, trataremos da concepção do podcast como um programa, desde o momento em que começamos a planejá-lo. Podemos pensar em simplesmente pegar um smartphone e já sair gravando. Assim teremos um arquivo de áudio, podemos publicá-lo num feed e torná-lo disponível para as pessoas escutarem.

É possível começar assim, sem planejamento. O resultado, porém, é que provavelmente não teremos um produto bem pensado, direcionado e produzido. A facilidade de produzir a ferramenta permite que se faça isso.

Mas é muito mais comum que se planeje fazendo um escopo do programa para saber como começar O primeiro aspecto que veremos será a definição do Tema e do Conteúdo do programa. Temos uma variedade infinita de temas e conteúdos, já que o podcast é como se fosse uma folha de papel em branco e aceitará qualquer ideia.

Pode ser um áudio de 30 segundos de alguém contando uma piada, uma receita culinária, uma pessoa contando uma história para uma criança, um drops de uma notícia urgente de um fato que acabou de acontecer, um áudio-drama com 90 minutos de duração editado com trilha sonora, efeito e dubladores profissionais. Não importa.

Qualquer coisa poderá ser distribuída como podcast porque como falamos, podcast não é o que se distribui, mas como, e costumamos chamar o que é distribuído via podcasting de podcast.

A definição do tema e do conteúdo são os primeiros fatores que devemos pensar a partir do momento que nesse ponto em que estamos, com 15 anos de existência da mídia, já existem podcasts sobre tudo. Sendo assim, é importante definirmos um tema sobre algo que gostamos muito ou sobre algo que entendemos muito.

Essas são as opções mais indicadas, porque quando gostamos muito de um tema, falaremos com paixão sobre aquilo, pois consumimos no dia a dia, acompanhamos, somos fãs. Se entendemos muito sobre o tema falaremos com propriedade a partir de nossa expertise.

Claro, o ideal seria escolher algo de que tanto gostamos quanto entendemos bastante, pois essa será uma receita infalível que reúne paixão e propriedade para falar.

É permitido falar sobre qualquer coisa, mas devemos definir o tema. Já existem podcasts sobre quadrinhos, cultura, tecnologia, publicidade, cinema, cultura nerd, programação, música. Podemos escolher falar sobre o que outras pessoas já falam, existe mais de um podcast com o mesmo tema.

Nenhum tema já foi tão explorado a ponto de já ter sido esgotado, além de que, nós particularmente podemos nunca ter falado sobre ele. Então, provavelmente nossa audiência vai querer saber o que nós temos a dizer a respeito daquilo.

Por exemplo, existem muitos podcasts sobre cinema e sai um novo filme dos Vingadores. Se o RapaduraCast falar sobre o filme, o Pipoca e Nanquim também poderá falar, pois não existe exclusividade de temas, nem sobre o tema macro (cinema), nem do micro (o filme em específico).

Ninguém é dono de um assunto, por isso o mercado de podcasts aceita que falemos sobre qualquer coisa, desde que façamos isso com paixão ou entendendo bastante a respeito. Essa é uma boa sugestão para ter prazer em fazer os programas.

Podemos definir que falaremos sobre o tema cinema. Como conteúdo, vamos abordar a parte técnica dos filmes, os bastidores, com pessoas que instruirão sobre como fazer cinema.

Então, teremos um tema, e dentro do primeiro tema, a questão conteúdo. Esse será o primeiro ponto relevante na concepção do nosso podcast.

Sobre o curso Produção de Podcasts: da concepção à publicação

O curso Produção de Podcasts: da concepção à publicação possui 221 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Áudio (Produção e Pós-Produção) em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Áudio (Produção e Pós-Produção) acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Plus

De
R$ 1.800
12X
R$109
à vista R$1.308
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

Matricule-se

Pro

De
R$ 2.400
12X
R$149
à vista R$1.788
  • Acesso a TODOS os cursos da Alura

    Mais de 1500 cursos completamente atualizados, com novos lançamentos todas as semanas, emProgramação, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.

  • Alura Challenges

    Desafios temáticos para você turbinar seu portfólio. Você aprende na prática, com exercícios e projetos que simulam o dia a dia profissional.

  • Alura Cases

    Webséries exclusivas com discussões avançadas sobre arquitetura de sistemas com profissionais de grandes corporações e startups.

  • Certificado

    Emitimos certificados para atestar que você finalizou nossos cursos e formações.

  • Luri, a inteligência artificial da Alura

    Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com Luri até 100 mensagens por semana.

  • Alura Língua (incluindo curso Inglês para Devs)

    Estude a língua inglesa com um curso 100% focado em tecnologia e expanda seus horizontes profissionais.

Matricule-se
Conheça os Planos para Empresas

Acesso completo
durante 1 ano

Estude 24h/dia
onde e quando quiser

Novos cursos
todas as semanas