Primeiras aulas do curso Adobe Premiere: Criação de vídeo institucional

Adobe Premiere: Criação de vídeo institucional

Conhecendo o projeto - Introdução

Olá galera, tudo bem? Meu nome é Danilo Máximo e, neste curso, demonstrei formas de estruturar e criar um vídeo institucional. Nesse projeto em específico, gravei um amigo, chamado Jonny Sailor, que possui um estúdio de tatuagem em São Paulo. A ideia é mostrar um pouco do trabalho dele com a tatuagem, tanto da sua dinâmica quanto como ele chegou a essa profissão.

Durante o curso, apresentarei partes do processo criativo, desde a concepção do vídeo institucional em si até a produção - decupagem, estabilização das imagens, correção de cor, color grading (quando colocamos um sentimento nas imagens), legendagem/closed caption e animação no Premiere.

Para execução desse curso, é necessário ter cumprido alguns pré-requisitos: o curso de Premiere básico, do Marcos Cropalato, e o meu curso de colorização no Premiere. Se tiverem quaisquer dúvidas, poderão me procurar no fórum da Alura.

Espero que vocês gostem!

Conhecendo o projeto - Processo criativo

Tudo bom galera? Meu nome é Danilo, sou editor de imagem há 11 anos e nesse curso tentarei passar para vocês um pouco da minha experiência em relação a edição de materiais institucionais.

Às vezes você tem um cliente, seja uma empresa ou uma pessoa, que deseja fazer um vídeo destacando algum serviço ou produto. Nesses casos, o ideal é fazer um vídeo institucional, no qual criamos uma ambientação própria para a divulgação desse material. É comprovado que o vídeo consegue chamar mais atenção e captar mais pessoas, tanto que até mesmo as buscas do Google dão maior destaque para sites que possuam vídeos.

Em muitas dessas situações, para que o vídeo funcione, é necessário entender o motivo da existência dele e o objetivo da sua repercussão. Não basta gravar imagens aleatórias da empresa e construir um clipe com essas imagens achando que isso trará um resultado interessante, temos que fazer um estudo para decidir o que será mostrado ao público e de que modo esse vídeo pode ser veiculado de maneira ia cativar os telespectadores. Do contrário, o material pode até mesmo ter um respaldo negativo.

Na montagem desse material, o ideal é conversarmos com o cliente e tentarmos roteirizar as ideias, criando uma linha de raciocínio que norteará essa produção.

No nosso projeto, trabalharemos com o Jonny Sailor, um tatuador que conheci em São Paulo e com quem fiz várias tatuagens. Depois de uma conversa, resolvi montar um vídeo institucional sobre ele (e não sobre a empresa dele em si), e utilizar o material como base para esse curso para que vocês conheçam a dinâmica do processo.

Como o Jonny é um profissional da área de tatuagem e não iremos expor o estúdio dele, mas sim a própria pessoa, a solução que considerei mais interessante nesse caso foi gravar várias imagens dele e de um amigo, o Japa (que trabalha com ele no estúdio), tatuando em uma convenção.

Depois, fiz uma entrevista com ele sobre pontos interessantes da tatuagem, como o que a tatuagem representa na vida dele, como ele começou a tatuar, quem são as referências dele e quais são os estilos que ele mais gosta. As respostas foram gravadas com dois enquadramentos diferente, um na lateral e um "chapado", para que pudéssemos realizar alguns cortes futuramente e criar um dinamismo.

Escolhemos também uma música que ele gosta para servir de background do nosso vídeo. Portanto, foi durante essa conversa que escolhemos a trilha e tivemos as ideias para a montagem do institucional.

Mas, claro, estamos falando de um caso específico. Se você fosse trabalhar com uma empresa grande, como uma oficina de carros por exemplo, a ideia seria filmar os ambientes como um todo e escolher uma pessoa específica (como o dono) que explicasse a empresa, podendo até mesmo servir de narração de fundo.

Nesse processo, é possível editar as imagens de forma que elas cubram a narração. No próprio vídeo do Jonny, em alguns momentos, coloquei imagens dele trabalhando enquanto a entrevista continua correndo. No caso da oficina do exemplo, seria interessante mostrar os carros sendo trabalhados na oficina, expondo um conteúdo que é importante para a narrativa do vídeo.

Devemos tomar cuidado em relação a isso, pois hoje as pessoas não têm tempo de assistir vídeos por longos períodos, e, se o vídeo não for interessante, elas rapidamente perdem a atenção. Por isso, em toda proposta institucional que eu monto, além do vídeo fechado, eu crio também uma versão para o Instagram, que é um vídeo menor no qual faço ou o making-of da produção ou um clipe menor (de no máximo 1 minuto) exibindo a marca e o lugar em si, com o link do site ou da página da empresa no Facebook (no qual o vídeo institucional fechado estará disponível).

É sempre interessante pedir ajuda de profissionais que sejam experientes com as áreas nas quais você não tem tanto conhecimento. Se você trabalha com edição, por exemplo, pode pedir a ajuda de quem trabalha com roteiro para ter ideias de montagem. No nosso projeto, por exemplo, quem forneceu as artes foi o Marcos Cropalato, que é instrutor de composição/motion graphics no After Effects aqui da Alura.

Ao longo do curso, vamos montar estrutura do vídeo como um todo, recortar as entrevistas, organizar as imagens, corrigir a cor, estabilizar, além trabalhar grading, captioning e formas de animação.

Assim, quando você for montar seus próximos vídeos, já terá um direcionamento interessante. Nas próximas atividades, coloquei um texto sobre processo criativo e outro exemplo de vídeo institucional para que você tenha uma base de como ter boas ideias na montagem do material.

Nesse curso, não focarei muito em ferramentas, mas sim em dicas, formas de trabalhar e soluções interessantes para o processo de montagem. Se você quiser, poderá editar seu próprio vídeo e mandar para a gente. Assim, conseguirei visualizar como você está evoluindo no curso e passar as melhores formas de você ajustar seu material.

Se tiverem dúvidas ou dificuldades, procurem o fórum da Alura ou mandem um feedback na avaliação que é feita ao final do curso. Até o próximo vídeo!

Decupagem e Edição - Decupagem

Agora que exploramos a parte teórica do nosso projeto, vamos passar para a prática. Começaremos decupando o nosso material, um processo que será feito no Adobe Premiere.

Criaremos um novo projeto entitulado "Projeto_Institucional=jhonny", e vamos colocá-lo na pasta direcionada ao nosso material. O resto das configurações podemos deixar como estão, e clicaremos em Ok.

Em seguida, clicaremos duas vezes na área de importação e selecionaremos as pastas audio, bruto e entrevista (deixaremos o logo para depois). Criaremos uma nova sequência já com as configurações definidas pelo vídeo que foi gravado. Faremos isso arrastando um dos vídeos para a timeline. Chamaremos essa sequência de "Entrevista".

Arrastaremos também os dois outros vídeos referentes à entrevista para a timeline. Ela foi gravada duas vezes em enquadramento aberto, e uma vez em enquadramento fechado. Primeiramente, teremos que limpar todos os momentos em que o Jhonny não falou nada e que não são importantes pro nosso projeto.

Faremos isso levando o cursor até o momento em que ele começa a falar, e usaremos Ctrl + K para criar um corte. Selecionaremos o trecho recortado e o deletaremos.

Nota: No Mac, todos os comandos que utilizam "Ctrl" são substituídos por "Command".

Esse processo de decupagem, no caso da entrevista, nada mais é do que limpar o material. Ou seja, iremos assistir o material e excluir todas as partes nas quais não existem falas ou o entrevistado comete algum erro.

Lembre-se de que faremos dois vídeos: a versão para o Youtube e a versão para o Instagram. Sendo assim, duplicaremos a sequência da entrevista e renomearemos a cópia para "Instagram".

No vídeo do Instagram, usaremos esse material para compor um clipe curto. Sendo assim, teremos menos espaço para trabalhar efeitos de slowmotion e estabilização, e não faz sentido utilizarmos os takes muito curtos que foram gravados. Portanto, na aba Project, utilizaremos o filtro "Media Duration" para organizar os vídeos por duração. Repare que temos takes que duram apenas um segundo, ou mesmo que contém trechos muito tremidos ou inutilizáveis. Esse é o momento em que analisamos a qualidade desses takes e eliminamos os que não serão utilizados ou que nos farão perder muito tempo.

Feito isso, vamos organizar os vídeos por nome novamente, de modo que fiquem na ordem de criação, e então selecionaremos o restante dos takes e os arrastaremos até a timeline.

Repare que, nos vídeos finais, deixei a câmera parada durante o processo de tatuagem. Dessa forma, poderemos criar um timelapse contínuo mostrando a evolução desse trabalho. Como o vídeo do Instagram é muito pequeno para uma sequência desse tamanho, podemos remover esse material da linha do tempo.

Em seguida, duplicaremos a sequência do Instagram e nomearemos a cópia como "Youtube". Diferente do vídeo do Instagram, nesse temos o direcionamento de falarmos somente do Jhonny, mas, durante a convenção, também captei imagens do Japa, que é outro dos tatuadores que trabalham no estúdio. Portanto, nessa sequência, removeremos todas as imagens do Japa.

O processo de decupagem nada mais é do que selecionarmos os melhores takes do material que gravamos, retirando aqueles que não iremos usar. A minha dica para quando você for fazer a decupagem de um material que servirá de base para um clipe é não jogar as imagens fora, pois muitas delas podem ser salvas utilizando efeitos.

No próximo vídeo começaremos a editar o vídeo de fato. Até lá!

Sobre o curso Adobe Premiere: Criação de vídeo institucional

O curso Adobe Premiere: Criação de vídeo institucional possui 187 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Edição de Vídeo em Design & UX, ou leia nossos artigos de Design & UX.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Edição de Vídeo acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

  • 1241 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

Premium

  • 1241 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$75
à vista R$900
Matricule-se

Premium Plus

  • 1241 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$100
à vista R$1.200
Matricule-se

Max

  • 1241 cursos

    Cursos de programação, UX, agilidade, data science, transformação digital, mobile, front-end, marketing e infra.

  • Certificado de participação

    Certificado de que assistiu o curso e finalizou as atividades

  • App para Android e iPhone/iPad

    Estude até mesmo offline através das nossas apps Android e iOS em smartphones e tablets

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto práticos para entrega e avaliação dos professores da Alura com certificado de aprovação diferenciado

  • Acesso à Alura Start

    Cursos de introdução a tecnologia através de games, apps e ciência

  • Acesso à Alura Língua

    Reforço online de inglês e espanhol para aprimorar seu conhecimento

12X
R$120
à vista R$1.440
Matricule-se
Procurando planos para empresas?

Acesso por 1 ano

Estude 24h/dia onde e quando quiser

Novos cursos todas as semanas